Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Space_girl 28/05/2024

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

Uma leitura maravilhosa, Machado de Assis é genial.

Drika.Zimmermann 28/05/2024

Aos vermes etc etc etc... Melancolia! ????
Já estava com a leitura em andamento quando o livro viralizou a partir de um vídeo de uma influencer americana, deixando Memórias Póstumas de Brás Cubas em 2? lugar de vendas na Amazon.

Estava na lista de leitura graças ao clube dedo de prosa, foi a leitura de Maio!

Li esse livro pela primeira vez na adolescência, para aula de literatura, lembro de ter assistido ao filme no cinema na mesma época.

Foi bom demais reler tantos anos depois. Machado de Assis é sensacional. Um livro publicado em 1881! Relendo algumas coisas causam um pouco de desconforto, o que era muito natural na época.

Acompanhar um defunto contando sobre a sua vida foi revolucionário na época, mas até hoje é incrível e já impacta na primeira página! (Aos vermes etc etc etc...)

Meu livro favorito de Machado ainda é Dom Casmurro, mas Brás Cubas vem logo em seguida (agora as partes com Quincas Borba ???).

thedarkprince 27/05/2024

Memórias póstumas de Brás Cubas
Passei um tempo sem pegar esse livro pra ler... por vários motivos, que não importam... Só o que importa é dizer que esse livro é IMPECÁVEL, INCRÍVEL, SENSACIONAL... não há palavras pra descrever. sinceramente, que livro maravilhoso!!!

Aelin13 27/05/2024

...
Fico me perguntando como eu não li antes. Muito bom, e por mais que fale com os acontecimentos da época, ainda assim em alguns coisas consegue ser atemporal. E forma como o autor fala com o leitor é muito sensacional.

Uma Vida em Cada Livro 27/05/2024

? ? ? ? ?
Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma obra prima.
Perfeito!
Fantástico!
Sempre que releio é como se fosse a primeira vez.
Brás Cubas vive sua vida inútil por 64 anos. Não deixa legado nem herdeiros, não fez carreira nem foi destaque em nada. Ao morrer decide contar sua trajetória de vida, seus amores e suas frustrações.
Uma obra muito engraçada.
Uma crítica social brilhante.

ju caruso 27/05/2024

Brás Cubas
Como demorei tanto tempo para me entregar à grandeza de Machado de Assis? Um livro divertido, mas com tantas camadas de densidade social..

Me pegou, me amarrei..
Bruna.Daum 28/05/2024minha estante
Maravilhoso!!!

Laranja.Mousse 26/05/2024

Um clássico é um clássico
A crítica positiva de uma leitora estrangeira sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas influenciou muita gente a ler a obra (ou reler, como foi o meu caso). E que bom foi poder revisitar esse livro com um olhar mais maduro.

Brás Cubas (o defunto-autor) é o típico boy lixo que a gente vê por aí, além de ser um burguês muito estimado apesar de ser um completo inútil. Acho interessante ver como certos comportamentos humanos permanecem iguais mais de um século depois.

Amo a ironia e o humor do texto. A maneira não-linear com que os fatos são contados é instigante sem ser confusa. E o livro está recheado de frases icônicas! Um clássico é um clássico!

wsx.lipe 26/05/2024

Super razoável.
Juro que tentei entender o que se passava nessa história toda, sei lá, foi tudo muito confuso pra mim.

maria20276 26/05/2024

Ilustre
Acho que para um clássico, virou um dos meus favoritos! nunca imaginei que iria gostar tanto desse livro. quando estava na escola, tentei ler Dom casmurro, mas acho que não era seu tempo. vou tentar de novo algum dia.
me superou cada página a escrita maravilhosa de Machado de Assis, adorei a dialética e o jeito que o livro (o autor/personagem) conversa com a gente. com seu humor sarcástico e ácido, com suas teorias e confissões.
adorei a história e muitos trechos dela, que são profundos, mesmo que simples.

Wenddy 25/05/2024

Machado é brabo na escrita.
Esse livro li a muito tempo, na adolescência, recentemente li novamente uma versão em HQ tbm. Mas lembro de quando li pela primeira vez, foi um dos primeiros livros que despertou de forma mais significativa o apreço pela literatura nacional, mas não muito pela história em sim e sim pela sacada inusitada, criativa e (na linha opinião) genial do autor pq eu achei esse lance de o narrador ser o defunto da história, cara, trazer a perspectiva póstuma do personagem, pra mim isso foi revolucionário pra época que foi escrito e sinceramente até hj quando paro pra pensar sobre ele tenho que dizer que é sem dúvida um dos melhores livros mesmo, esse Machado é muito brabo na escrita.

Ellen Dutra Pereira 25/05/2024

Genial
Debochado, ácido, irônico... Enfim, Machado. Belo retrato da nossa aristocracia inútil. Prático e recheado de metáforas sensacionais. Viva as entrelinhas!

pedro_cbss 25/05/2024

Incrível
Foi impossível parar de ler esse livro. A forma como Brás narra o livro e descreve tudo de forma tão sincera é incrível (pois já está morto). Dei bastante risada lendo pq o protagonista acaba sendo tão insensível em suas palavras que fica até engraçado.
Queria muito ter visto o Brás formar uma família com a Virgília, mesmo ela já sendo casada e mãe. Tentei muito entender o Quincas, mas não entendi uma palavra q ele falava no livro.
Com certeza absoluta vale a leitura, além de ser um livro fluido (mesmo sendo clássico), tem um peso enorme pra nossa literatura
nacional, óbvio, Machado de Assis.