Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Bruna 21/06/2024

O livro mais aleatório
Pra mim, o que é mais incrível nesse livro é o jeito que o machado escreve, pq a história não tem pé nem cabeça, não há linearidade, é só um monte de coisa aleatória e umas baitas reflexões no meio disso. Gostei bastante, Machado>>>> o maior que temos.

Obs: me tirou da ressaca literária

Cecí 21/06/2024

O que dizer de Machado de Assis...
Machado nos prende com a sua maneira de narrar os fatos, uma forma fluida mesmo com os intervalos, os capítulos curtos aumentam a sede de descobrir os próximos acontecimentos narrados pelo narrador falecido. É muito interessante ler as memórias já sabendo qual o seu fim, mas a forma como aconteceu cada um dos momentos da vida de Brás Cubas é completamente nova e instiga muito a leitura, tanto que me vi torcendo por situações que eu já sabia que não aconteceriam, pois o livro inicia-se a partir da morte de Brás.
Esta obra é de uma genialidade que nos faz lembrar porque Machado de Assis é imensamente representativo para a nossa literatura.
Já coloquei Quincas Borba na minha lista de próximas leituras.
Leiam Machado!

Elisa.Libanore 21/06/2024

Primeira Experiência com Realismo
Comecei o livro super envolvida, e ansiosa, adoro o jeito que o narrador começa. Após o meio do livro este pico de energia caiu, ficava dias sem ler, realmente por ter dado uma cansada da escrita, mas em momento algum meu carinho pelo livro sumiu.
Ficava desinteressada pelos detalhes, mas quando passei para mais da metade comecei a me envolver de novo, e aquela sensação de vazio ao terminar um livro que você queria saber mais informações dele, veio. Junto com uma satisfação e sentindo a intensidade. Machado de Assis, ao meu ver trouxe toda a humanidade para os personagens, mostrando o quanto são humanos, com falhas, melancolia e realidade. Não é atoa que é tão importante para a literatura brasileira.
Tem o meu carinho! Talvez um dia eu releia, com mais calma e atenta a detalhes!
Leiam, mas leiam sem pensar que é uma obrigação por conta da escola e vestibulares, não deixe que a escola te tire o prazer de ler. Leia porque é um livro muito comentado e crie sua própria opinião, sua perspectiva, leia para sentir as emoções e compreender os personagens que são lindamente bem desenvolvidos!

Solidade. 21/06/2024

Pensei que não fosse gostar desse livro.

Comecei a ler e gostei dos capítulos curtos, isso me fez querer terminar o livro mais rápido.

Não sou muito fã de livros clássicos, mas gostei bastante desse, a forma como o Machado construiu a história me cativou.

Recomendo muito que leiam.

Ana Paula 20/06/2024

Clássico é sempre um clássico
Estou re lendo essa obra, depois de muitos anos. A primeira vez foi na adolescência, por obrigação para um vestibular. Não foi muito bom.
Dessa vez, eu consegui admirar a escrita, as sátiras e entender muito mais como muitas pessoas se apaixonam por esse livro. Eu acredito, que a época da vida do leitor, ajuda a definir o prazer por cada leitura.

Kyo Garden Mayfair 20/06/2024

Um classico
Enfim um livro normal, não gostei por não ser um livro com detalhes, conversas bem simples enfim o normal da maioria dos livros brasileiros, querer ler mais. Mas não vi profundidade dos personagens.

Eduarda2283 19/06/2024

Primeiro clássico
Julguei o Brás e amei o Brás. Primeiro clássico da vida foi melhor do que imaginava. Machado de Assis merece a fama.

soaresrai 19/06/2024

Reler Memórias Póstumas foi mto gratificante pois consegui vislumbras coisas que antes não faziam sentido na minha cabeça

Ana 19/06/2024

O cara simplesmente viveu o sonho né.

Gatou dinheiro que herdou.
Teve péssimas ideias.
Comeu mulher.
Morreu.

Cê é louco viveu demais.

Primeira vez lendo Machado pois tive um ensino médio tão bom (contém ironia) que nem na escola lemos o divo. Completamente compreensível porque ele é o que ele é.

(Mas caramba que chatice que foi esse plot da filosofia do Quincas, se tivesse tirado seria um livro perfeito.)

Celi Gomes 19/06/2024

Lembro de tentar ler esse livro no segundo grau e de abandoná-lo por achar a,narrativa cansativa e a linguagem difícil, rebuscada. Agora terminada a segunda chance, preciso pedir desculpas a Machado de Assis, pq a história é realmente tudo que dizem dela e só posso pensar que na adolescência não estava pronta para entender o que Machado queria dizer.

Gabriel.Soneghet 18/06/2024

Machado de Assis parece ter um vocabulário infinito e capacidade de utilizá-lo de forma irretocável. A narração é feita pelo próprio protagonista, Brás Cubas, após a sua morte: um "autor defunto". Brás Cubas era um burguês que levou a vida como quis e sofre também as consequências dos seus atos. A principal característica que pude perceber é como Machado de Assis quis mostrar o ser humano como ele é: qualidades e defeitos, sem apelos morais perante isso.

eudigoreviews 18/06/2024

Sobre o sabor vil que experimentou o primeiro verme de cubas
A introdução deste livro é simplesmente a melhor introdução e a melhor citação inventadas na história da literatura brasileira. é um romance extremamente denso e complexo, acaba sendo mais complexo que Dom Casmurro (que, na minha opinião, é o melhor livro dele).
a ironia, o deboche são muito demarcados no livro, o que torna a obra tão magistral. brás cubas, assim como bentinho, narra sua biografia de modo não confiável e não convencional. a crítica a um estilo de vida da elite é pontual e demarca a época em que este livro foi escrito.
memórias póstumas é, para mim, outra grande obra de Machado, perdendo para Dom Casmurro, claro.
quanto ao primeiro verme que roeu suas frias carnes, deveria se sentir lisonjeado por receber uma das citações mais fodas da história

Mercurio2 18/06/2024

Mau caráter porém o amo
Brás Cubas é um personagem tão odiavel e é o faz ser encantador.

O que poderia vir de um Defunto relembrando a sua vida? pensamos que seria um relato triste, de memórias felizes. Mas muito pelo o contrário. Brás Cubas lida com um bom humor, as vezes com ódio, com inveja, tristeza. Tudo isso sendo um Defunto autor, imagina se estivesse vivo?

carolanton 18/06/2024

"Memórias Póstumas de Brás Cubas" é uma obra-prima da literatura brasileira escrita por Machado de Assis.
O romance é narrado por Brás Cubas, um defunto autor, que conta suas memórias de forma irônica e irreverente do além-túmulo.
Brás Cubas, o protagonista, narra sua vida e reflexões após a morte, revelando seus fracassos amorosos, sua relação com a política e sua visão crítica da vida e da condição humana.
O livro é uma delícia de ler, dividido em capítulos curtos e fragmentados, refletindo a visão cética e satírica de Machado de Assis sobre a sociedade brasileira do século XIX.