Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

maria20276 26/05/2024

Ilustre
Acho que para um clássico, virou um dos meus favoritos! nunca imaginei que iria gostar tanto desse livro. quando estava na escola, tentei ler Dom casmurro, mas acho que não era seu tempo. vou tentar de novo algum dia.
me superou cada página a escrita maravilhosa de Machado de Assis, adorei a dialética e o jeito que o livro (o autor/personagem) conversa com a gente. com seu humor sarcástico e ácido, com suas teorias e confissões.
adorei a história e muitos trechos dela, que são profundos, mesmo que simples.

Wenddy 25/05/2024

Machado é brabo na escrita.
Esse livro li a muito tempo, na adolescência, recentemente li novamente uma versão em HQ tbm. Mas lembro de quando li pela primeira vez, foi um dos primeiros livros que despertou de forma mais significativa o apreço pela literatura nacional, mas não muito pela história em sim e sim pela sacada inusitada, criativa e (na linha opinião) genial do autor pq eu achei esse lance de o narrador ser o defunto da história, cara, trazer a perspectiva póstuma do personagem, pra mim isso foi revolucionário pra época que foi escrito e sinceramente até hj quando paro pra pensar sobre ele tenho que dizer que é sem dúvida um dos melhores livros mesmo, esse Machado é muito brabo na escrita.

Ellen Dutra Pereira 25/05/2024

Genial
Debochado, ácido, irônico... Enfim, Machado. Belo retrato da nossa aristocracia inútil. Prático e recheado de metáforas sensacionais. Viva as entrelinhas!

pedro_cbss 25/05/2024

Incrível
Foi impossível parar de ler esse livro. A forma como Brás narra o livro e descreve tudo de forma tão sincera é incrível (pois já está morto). Dei bastante risada lendo pq o protagonista acaba sendo tão insensível em suas palavras que fica até engraçado.
Queria muito ter visto o Brás formar uma família com a Virgília, mesmo ela já sendo casada e mãe. Tentei muito entender o Quincas, mas não entendi uma palavra q ele falava no livro.
Com certeza absoluta vale a leitura, além de ser um livro fluido (mesmo sendo clássico), tem um peso enorme pra nossa literatura
nacional, óbvio, Machado de Assis.

Geovanna368 25/05/2024

Defunto autor -
De início eu estava confusa com tantas palavras que viam soltas e tantos rodeio que faziam para concluir apenas uma cena, e no fim parecia que ainda estava nas primeiras páginas.

Li obrigada, tive que fazer um debate sobre este livro em sala e não tivemos outra escolha a não ser ler (ou fingir que leu)
Felizmente, tive a ideia de colocar audiobook, caso contrário estaria o lendo até hoje.

Enfim, não é um livro péssimo... Mas não o leria uma segunda vez. Afinal, com um defunto autor como o Brás eu quero é ficar longe. Personagem principal mimado e insuportável.

Beijos : |
Debora967 25/05/2024minha estante
Português não é pra todos, esse livro inaugurou o realismo brasileiro, eu entendo que o nível dele seja mais complexo, afinal provavelmente os livros que você está acostumada devem ser mais "simples", quando for mais velha tente ler ele novamente, vai se surpreender.

Fceiro 24/05/2024

Grande Livro !
Eu queria ter gostado mais, grande parte do livro são pensamentos soltou ao invés da história. Vou precisar reler quando estiver mais velho, acho que vou ser mais capaz de compreender.
Eu odeio o personagem Brás Cubas e tudo o que ele representa, nasceu em um berço de ouro e ainda conseguiu virar um grande nada!.

Laura C. 24/05/2024

"Crê em ti; mas nem sempre duvides dos outros".
"Não te irrites se te pagarem mal um benefício: antes cair das nuvens, que de um terceiro andar".

Thalita12 24/05/2024

Clássico, e genial.
Que leitura difícil, Machado se superou nesse livro. Nunca me senti tão burra na minha vida, enfim e mesmo assim creio que não consigo descamar e destrincha cada camada dele, mais recomendo muito e farei uma releitura em breve.
Um burguês sem ambição nada vida, sem ideias, sem empatia que não fez nada da vida que descreve de seu túmulo sua morte e vida. Machado foi de uma genialidade impecável, foi irônico e profundo com sua narrativa e sinceridade ao criticar a elite etc?
Quando nossa narrador diz ?Não tive filhos, não transmite e nenhuma criatura o legado de nossa miséria?. Na minha interpretação, que seria mais um como ele egocêntrico e absurdo dos pobres.

julialfmelo 23/05/2024

Não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria
Não esperava tanto desse livro, apesar de ser um clássico da literatura brasileira. Memórias póstumas de Brás Cubas me surpreendeu e cativou de tal maneira, não queria que houvesse fim. Às vezes leio tão rapidamente, com ânsia de acabar um livro e logo iniciar o próximo, mas posso dizer que tive o cuidado de examinar este! Sem dúvida, foi prazeroso conseguir ?ler as entrelinhas?.

Gaby 23/05/2024

Publicado em 1881, o romance é uma sátira mordaz da sociedade brasileira do século XIX, contada através das memórias de Brás Cubas, um defunto autor que narra sua vida após a morte. A narrativa é repleta de ironia, humor negro e observações afiadas sobre a natureza humana, enquanto Brás Cubas reflete sobre seu passado, seus amores e suas falhas. Machado de Assis subverte as expectativas do leitor ao apresentar um protagonista morto que narra sua própria história, desafiando as noções convencionais de tempo, vida e morte.

A obra continua relevante até hoje, explorando temas universais como amor, ambição, hipocrisia e mortalidade. É uma leitura essencial para quem aprecia a literatura brasileira e a análise perspicaz da condição humana.

Justbii 22/05/2024

Incrívelmente incrível
Um livro que tem como dedicatória "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas." Ele não tem como ser ruim, simplesmente não tem.
Nele conheceremos a história da vida de Brás Cubas, que após a sua morte deseja narrar todas as suas aventuras, que na verdade nem são tantas assim, e aqui eu acho que é o pulo do gato, uma vida sem grandes feitos, mas da maneira como é contada com seu humor ácido e as interações com o leitor, deixa tudo ainda mais interessante de ser.
Não é a toa que é um clássico, e que nos faz ter orgulho da literatura brasileira.

sir.pericles 22/05/2024

Aff....
Pela terceira vez eu tento ler esse livro (sendo que consegui concluir em apenas uma) e pela segunda vez eu não o termino. Eu fico pensando nas pessoas que disseram que leram e acharam divertido, engraçado, O MELHOR LIVRO DA LITERATURA BRASILEIRA. MANO, esse livro é podre de chato kkkkkkk. (Ain, mas quem é você pra criticar Machado de Assis, Pericles?). Gente, eu não falei que o livro é ruim. Ele só é tedioso.

Como é que as pessoas gostam? E tenho certeza que só virou tendência nos EUA porque a perda de vocabulário que deve ter sofrido deve ter sido absurda.

Machado tem outros livros fantásticos, mas esse aqui... Com todo o respeito, passo a vez.

bárbara 22/05/2024

Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver
Nunca tinha lido um livro nacional que realmente me prendeu mas esse aqui tá de parabéns.

adorei a escrita de machado e a maneira como a história flui e me faz pensar e refletir.
com certeza vou ler mais livros dele!

????????