Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Kaori11 11/05/2024

Brás não faz nada da vida e só após a morte faz utilidade
Acho que eu nunca vou ser fã genuína de clássicos, tantas palavras difíceis e filosofias, isso não é pra mim.

Com o capítulo final de explicação, conclui que Machado de Assis é muito garota adolescente escrevendo um diário, conta uma história por causa de reflexões, tem textos cheios de ironia, coisas do cotidiano, os personagens aparecem na vontade dele, não expressar os sentimentos necessariamente com palavras, um assunto começado, e do nada um fato que não tem nada haver, mas tem sentido pro autor, e etc.

Ana Lu 09/05/2024

Uma experiência diferente!!!
Memórias póstumas foi minha primeira literatura clássica, foi uma coisa beeem diferente do que eu tava acostumada. queria ler esse faz tempo pq sei como ele é um dos livros mais importantes da literatura brasileira e eu queria poder ler e ter a experiência. foi meio difícil de ler no começo porque o livro não tava me prendendo, mas depois ficou muito bom e consegui terminar!! gosto mto do fato de ele ter quase um capítulo por página pq pra mim faz a leitura ficar mais leve, não sei kkkkkkkkk.

Mary 09/05/2024

Queria começar dizendo que eu gostei demais desse livro, apesar de ter enrolado para leitura engatar. algumas partes foram bem difíceis de pegar, pq tinha muitas referências, por mais que tivessem muitas explicações nos rodapés da página. tbm acho que não consegui pegar tuudo, mas mesmo assim, foi uma leitura mto proveitosa e que rendeu muitas reflexões. Brás era um cara vaidoso, tinha momentos que era um "como eu sou uma pessoa ótima" e medíocre. me peguei refletindo muito nesse tópico. tudo o que ele se propôs a fazer não saiu muito bem. como ele mesmo diz, "cheguei aos 40 anos tão vazios" e "não fui ministro, não fui califa". uma vida marcada por "tentativas" e fracassos, assim como a vida real. Brás Cubas não chegou a uma grande carreira política, não casou com a mulher que amava e ele próprio admite que era um aluno medíocre na faculdade, que estudou muito mal e decorou os enfeites jurídicos. mas acho que vem outra reflexão daí. Lobo Neves casou, construiu uma ótima carreira política mas muitas vezes se via triste. se ser medíocre é não ter uma grande carreira, então Lobo Neves está longe de o ser. mas acredito que a mediocridade não advem de uma grande carreira, na verdade ela é uma consequência. Brás Cubas é medíocre porque não quis se esforçar o suficiente. não quis ser um bom aluno da faculdade, não quis lutar por uma carreira política. deixou-se levar pelo seu dinheiro de herdeiro e boa vida, por suas paixões. ele escolheu sentar e ver outros conquistarem o que ele queria. mas gosto do fato de que ao menos ele admite. outra coisa: como a opinião é importante para nós! não só a opinião alheia mas a da nossa própria consciência. você acha que fez errado porque sente um peso na consciência, vê que não era tão bom quanto imaginava que fosse. mas também, defunto, despido da obrigação de ser alguém sem defeitos, podemos ver quem o nosso querido autor o era. Machado trouxe uma coisa que eu amei: a teoria das edições. "Cada estação da vida nos deixa uma edição". quero deixar aqui registrado que as partes do humanitas foram difíceis pra mim. veja, ele teve varias mulheres. mas gosto particularmente quando ele vê a Marcela com os olhos da 4a edição e diz que a 1a não teria a visto como agora. a vida como ela é, algumas vezes nos deparamos com situações que no passado fizemos de uma forma que não teríamos feito agora. (mas só mudamos porque erramos e vimos que não foi bom). crescemos e olhamos as coisas com outros olhos. e também temos a chance de ver pessoas que nós não imaginávamos ver de novo, que foram muito e agora são tão pouco. das voltas que o mundo dá. e quanto a Virgilia, eu sei que ambos estavam errados pq bem ou mal foi um romance em um adultério. mas sinto verdade no sentimento de ambos e queria que eles tivessem retornado depois. mas entendo que, tem pessoas que são para algumas estações da nossa vida e que as vezes alguns sentimentos são perdidos pelo caminho das ausências. ao menos o carinho restou. e quando terminei finalmente entendi o que ele queria dizer ao falar que vira virgilia como ela fora e como foram ambos. eis as situações que passamos pela vida e as reflexões feitas e não feitas. foi um presente essa leitura e entrou pros meus clássicos favoritos. espero reler um dia e ampliar ainda mais essas reflexões.

Emanuel231 08/05/2024

Belo, sublime e complexo... porém não me apeteceu.
Talvez eu tenha ido sim com muitas expectativas, mas nunca um clássico me foi tão tortuoso de ler, por conta da prolixidade enorme e uma escrita que mesmo sendo tão única, acaba por ser muito cansativa. No mais, considero os personagens definitivamente muito ricos de personalidade, mostrando a ótima escrita presente nesse livro, e toda a história em si que mesmo em poucas páginas se mostra de extrema profundidade, realmente um bom livro, apenas não foi pra mim

BeatrizLeone 07/05/2024

Não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria
Eu amei!
Realmente foi uma experiência diferente 10 anos depois da primeira leitura - ingênua, só pra dar check e ser a adole inteligente

Um livro profundo porém engraçado. Através de Bras Cubas, fala muito sobre as contradições e faltas do ser humano - e, ele, por estar morto, admite essas faltas sem medo, porque não existe mais o julgamento

Otavio.mulato 07/05/2024

A perfeição do machado
É uma obra extraordinária e filosófica. Uma trama que faz você ler continuamente até saber como acaba.
Brás Cubas você vacilou, mas se arrependeu? Eu espero.

Anabsilvass 07/05/2024

Um clássico
"(...) não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria"

No geral, gostei bastante da leitura. Por não estar acostumada com clássicos e com a linguagem "rebuscada" por assim dizer, demorei um pouco mais que o normal para finalizar o livro. Mas o fato de toda a narrativa ser contada por alguém que já morreu, que é o caso do Brás Cubas, me chamou a atenção e me levou a ler. Ele inicia já contando sobre sua morte, o que eu achei ótimo porque foge do "normal" como ele próprio descreve nas primeiras páginas. As aventuras da meninice, o romance com Virgilia e as tentativas de encontrar algo para fazer da vida envolvem as memórias do Brás Cubas e isso foi muito interessante de ler. Algumas partes me deixaram um tanto quanto entediada, mas não deixei que isso me atrapalhasse e continuei minha leitura. Enfim, adorei o livro e recomendo muito!

Gillyard0 07/05/2024

?Morri, tô entediado, vou escrever sobre minha vida chata.?
Sinceramente, eu não tinha expectativa NENHUMA para esse livro, li por que fui obrigado, mas até que foi legal. É muito interessante como somos conduzidos pelo defunto-autor em uma série de acontecimentos que marcaram a vida de Brás Cubas, mas honestamente, nem ele acredita que a própria vida foi boa, achei uma leitura densa e em muitos momentos chata, mas eu gostei.

Milena.Tais 07/05/2024

Defunto-autor e não autor-defunto
Queria ter conseguindo entender mais onde machado quis chegar em alguns capítulos e assuntos que ele abordava, mas creio que tanto pelo contexto da época quanto pela linguagem não consegui acompanhar 100%. De forma geral o livro é muito inteligente e uma das melhores partes é o jeito que Machado brinca com essa questão do defunto-autor, e a ironia que ele usa. As temáticas trazidas também são muito importantes e quebraram muitas barreiras pra época, como a traição, o egoísmo, a hipocrisia e a própria mediocridade do protagonista, que ele próprio admite. O enredo em si não é muito profundo, e fluir melhor em algumas partes do livro do que em outras, mas acho eu a história não era o foco do autor nesse livro, e sim essa análise psicológica dos personagens. Mesmo sabendo disso, foi uma leitura um pouco difícil por essa questao da história não prender totalmente.

Marcela115 07/05/2024

Defunto autor ???
? Tenha um mente que é Machado de Assis, então às vezes a leitura fica meio complicada ou cansativa com as palavras difíceis e os raciocínios lógicos dele kkk

? A história é uma biografia da vida de Brás Cubas enquanto estava vivo. É, ele tá morto kkk. Com isso acompanhamos sua trajetória desde a infância até o dia que deu seu último suspiro de uma forma cômica e bem diferente, já que é um defunto falando. Dentre elas, conhecemos sua família, amores e desafios que enfrentou em vida.

? O livro tem MUITOS capítulos e não são grandes. Isso é bom, porquê não deixa a leitura cansativa e você pode parar sem cortar a história no meio do capítulo.

? Acho interessante frisar a estrutura do livro:
- História (págs. 8-178)
- Complementos de leitura (179-182)
- Questões comentadas (183-192)

Victor_lcnetto 07/05/2024

Livro clássico.
Talvez não seja um livro em que eleve muito o seu conhecimento de mundo, ou que você aprenda diversas coisas dentro dele.
Mas ao mesmo tempo não é considerado um dos livros mais importantes de nossa literatura atoa. Machado de Assis sabe da arte de escrever como ninguém, além do vasto conhecimento em filosofia demonstrado ao longo do livro.
Em suma, um livro bom, não excepcional, mas marcado por diversas frases e passagens de nossa literatura clássica. Vale a pena a leitura, por ser muito leve e fácil.

lissamed 06/05/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado De Assis
"Memórias Póstumas de Brás Cubas" é uma obra-prima da literatura brasileira escrita por Machado de Assis. A narrativa é uma sátira social e psicológica que acompanha Brás Cubas, um defunto autor, que narra sua própria vida após a morte. Com ironia e humor ácido, ele revisita suas experiências, relacionamentos e reflexões sobre a sociedade e a condição humana, oferecendo uma visão única e provocativa da vida e da morte.

Nesta trama Machado De Assis descreve de maneira satíricas diversas críticas à sociedade a qual ele vivia, porém muitas delas que hoje podemos interpretar como a frente do seu tempo, e que podem ser usadas para diversos aspectos da sociedade atual. Um dos principais pontos que podemos citar é uma crítica ao fardo do homem branco, que, inclusive, diversas pessoas acabam não interpretando a obra e acabam a interpretando como racista, onde, na verdade, seu objetivo era o contrário.

Machado De Assis é conhecido por suas obras complexas que requerem uma maior interpretação do leitor, principalmente nos dias atuais, devido as alterações linguísticas sofridas na nossa língua ao longo dos tempos. Esses detalhes os quais deixam suas obras mais ricas e interessantes.

Este livro aborda a mediocridade de um homem que mesmo tendo todos os possíveis recursos em suas mãos acabara a morrer sem nenhuma conquista e sem realizações.

O egocentrismo da personagem é algo que já é notório na própria dedicatória do livro, onde ele em sua vida não encontrou alguém bom o suficiente para dedicar suas memórias póstumas, assim as dedicando aos vermes que roeu as frias carnes de seu cadáver. Porém, há não apenas uma interpretação desta dedicatória, a mesma que pode ser vista como uma crítica em relação a todos que, metafóricamente, roeram a carne do escritor, todos aqueles que o criticaram.

Ana 05/05/2024

"Escrevia-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia."
Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor carioca nascido em 1839 e falecido em 1908. Viveu 69 anos e é considerado por muitos o maior nome da literatura Brasileira.
Considerada sua obra prima e um divisor de águas na história da literatura brasileira, Memórias póstumas de Brás Cubas, publicado em 1881, inaugura o Realismo no Brasil.
Aqui temos um narrador defunto autor, ou seja, depois de morto conta sobre sua vida, seus amores, duas experiências de forma irônica, sarcástica, divertida e principalmente melancólica e pessimista.
Brás cubas era um homem que nasceu numa família abastada, que sempre teve tudo, mas não conseguiu realizar nada, não foi relevante nem deixou nenhuma marca. O livro aborda, entre muitas outras coisas, a mediocridade da existência humana.
A narrativa não é linear e Machado faz muitas inovações de forma como capítulos muito curtos. Capítulos que simulam uma lápide, capítulos sem diálogos, capítulos fora de ordem cronológica...
Críticas a realidade da época tbm está presente. Uma sociedade que é extremamente estratificada e escravagista, machado nos mostra a grande importância que davam para a aparência e a ascensão social acima de tudo.
É o tipo de livro que deve ser relido várias vezes. Espetacular.