Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Yasmim Lovato 04/05/2024

Novamente surpresa com a imensidão da escrita de Machado,o livro nos surpreende em diversos aspectos ao mesmo tempo que traz a interação do leitor.

scelxols 04/05/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas
É um livro magnífico e de tamanha genialidade!! Acredito que não consegui captar todas as mensagens que o Machado quis passar com esse livro, mas para mim, a leitura desse livro acabou sendo uma experiência esplendorosa.

AleJF 03/05/2024

É um prazer ler uma obra tão genial, leve e ao mesmo tempo cheia de sofisticação e referências.
Machado é de uma sutileza que assusta, mas pega pesado em muitos momentos, escancarando a hipocrisia e os preconceitos de uma época!
Valeu cada minuto investido!

maria.duda 02/05/2024

Finalmente venci Memórias Póstumas de Brás Cubas

acredito que eu não entendi algumas coisas que o Machado realmente quis dizer no livro, mas é possível sentir a sua genialidade pela escrita
o narrador defunto é a melhor parte do livro, o modo como ele parecia brincar com alguns capítulos é espetacular

segunda que vem será minha aula de memórias, vamos ver como será
Alê | @alexandrejjr 02/05/2024minha estante
Curiosidade, Maria: tu vais lecionar ou vais aprender sobre esse livro na aula?

maria.duda 02/05/2024minha estante
irei aprender!

Mila Campos 02/05/2024minha estante
ainda vou ler esse um dia ??

tati_viannaa 01/05/2024

"O vício é muitas vezes o estrume da virtude. O que não impede que a virtude seja uma flor cheirosa e sã."

Thi Acrisio 01/05/2024

Aos Vermes
Dedico essa resenha aos vermes seguintes que roeram as carnes do Brás Cubas, e um dia degustaram minha fria carne. É triste pensar o quão superficial e mesquinha é nossa vida, mas é ela, é assim.
No início imaginei que teríamos uma grande lavagem de roupa suja, mas essas memórias do Cubas foi uma descrição dedicada de nossa vida de tentativas, de ser, de ter, de usar e de viver.
E no fim, ainda leva-se arrependimentos, ou a possibilidade de ter vivido outras vidas.
Eu gostei, enfrentei de forma calma uma dos maiores romances da nossa literatura, e revisitarei mais vezes, é bom demais.

BeatrizY09 01/05/2024

Magnífico.
É tão genial e surpreendente, muito melhor que minhas expectativas sobre o Machado.
Meu primeiro livro dele foi Dom casmurro, aos 9 anos e eu simplesmente viciei em suas escritas.
Magnífico e estupidamente maravilhoso.
Você sente vontade absurda de continuar lendo para saber o restante.

Constzza 01/05/2024

Superestimado?
A leitura do livro a princípio parecia muito empolgante, eu me empolguei quando as coisas passaram a acontecer com uma certa emoção na vida dele, a história do primeiro amor dele me pareceu muito empolgante, mas após determinado momento a narrativa passa a ser um pouco repetitiva, não me entendam mal, eu não detestei o livro, é um bom livro, mas não vejo ele como um livro tão sensacional como foi vendido para mim a minha vida inteira. Vale a pena a leitura, afinal é um clássico brasileiro, mas a história do Bras Cubas não é tão emocionante assim. Talvez eu apenas tenha colocado uma expectativa muito alta.
Priscila959 01/05/2024minha estante
Eu também não curti quando li...

manoellen.ferreira 01/05/2024minha estante
acho que a leitura é meio sobre ver o Braz narrando como se tudo fosse muito mais do que é realmente, pq ele passou a vida inteira sem ter muita atitude sobre as coisas na própria vida. na minha cabeça ele é muito aquela pessoa que presencia uma coisa e aumentar em 10x
(o romance com virgilia é muito bom, remédio pra doido é um doido e meio, nesse caso ninguém sabe quem é quem)

Brunofds 01/05/2024minha estante
Vc expressou tudo q eu senti ao ler esse livro pela primeira vez.

Strarslix 01/05/2024

Obra Prima
Tantas críticas tantas coisas a se analisar, cada frase desse livro é rica, a maior ironia desse mundo foi Machado de Assis, um homem com origens não ricas, de pele escura, que mesmo assim foi capaz de contribuir para a sociedade e ter uma vida de sucesso, enquanto o Brás Cubas cresceu num lar rico, com tudo para ter sucesso e falhou em todas as áreas, ainda morreu orgulhoso e se sentindo superior. Se não tomar cuidado acaba caindo nas façanhas e falácias do personagem que não é flor que se cheire!

Ana Bia 30/04/2024

Um clássico!
A analise crítica do livro é interessantíssima, fora as 173738182 referências que o autor colocou - como sempre, Machado sendo um gênio.
Sinceramente, leitura muito maçante - principalmente por causa de você, Quincas Borba - mas trata de assuntos muito marcantes, como traição, ambições e desejos não conquistados, a ideia humanitista, etc.
Não deixo de reconhecer que foi um marco da transição do romantismo para o realismo brasileiro, e não posso deixar passar a melhor frase do livro: "ao verme que primeiro comeu as frias carnes do meu cadáver, dedico lhe saudosamente essas memórias póstumas"

yaramacchado 30/04/2024

Guardado no coração ?
Apenas a história de um sujeito de alta sociedade que não alcançou a celebridade do emplasto, não foi ministro, não foi califa, não conheceu o casamento, nunca comprou o pão com o suor do seu rosto, não sofreu com as perdas, e mais: não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.

Mateus 29/04/2024

Um clássico é um clássico
Eu me surpreendi, não achei que ia gostar do livro.

No começo as referências e alusões que o livro fazia literalmente eram fora da minha época, mas procurando o contexto era tranquilo de se situar.
E a proposta do livro me conquistou e as aventuras de Brás também.
Entendi o porquê de ser um clássico aclamado até hoje.

André 29/04/2024

Marcante
Leitura apetitosa e interessantíssima. Infelizmente demorei muito para conseguir ler as obras de Machado de Assis; havia tentado outras vezes, com Dom Casmurro, mas nunca conseguia concluir, achava a leitura um tanto enfadonha. Hoje, entendo que não estava pronto para ingressar nos mundos de Assis, me faltava maturidade.
Quanto a história, gostei muito do enredo, mais que o de Dom Casmurro; achei Brás Cubas mais "detestável" que Bentinho. Pode parecer uma crítica, mas não; o desgosto em relação a tais personagens fizeram-me gostar ainda mais dos respectivos livros.
Não estou comparando as obras; não intencionalmente, ao menos; minha pontuação se deu por tê-las lido em sequência. Enfim, recomendo demais!

LKkk 29/04/2024

É bom mas é muito complicado de ler, tem muitas citações e referências a várias coisas antigas, a vida do personagem é meio sem graça, os personagens são confusos, vivia confundindo eles, eu quase desiste na metade de tão monótono que estava, mas ele é uma pérola da literatura brasileira, por mais difícil que foi a leitura pra mim