Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Karol com kah 15/06/2024

Machadaísmo é minha segunda religião ??
É muito legal ver que neste livro temos os futuros personagens das outras histórias de Machado de Assis.

Falar que a leitura foi sensacional é quase redundante quando se trata do nosso querido Machadão ?.

E quem não se arrepiou com a dedicatória inicial do livro, é pq já foi comido pelos vermes. ?????

Ana Letícia 15/06/2024

Clássico
Finalmente tive coragem pra ler esse livro.

Na obra há um enfoque no amor proibido de Brás Cubas com Virgília, que é a esposa de Lobo Neves, político e amigo de Brás Cubas. No decorrer do texto é fácil perceber que a história trata de uma pessoa comum, a qual comete muitos erros e tem uma visão pessimista.

"E imaginará mal; porque, ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: ? Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.?

Ketlin.Romansin 15/06/2024

Memórias póstumas de Brás Cubas
Incrível. Uma das melhores histórias da literatura brasileira. O leitor fica
completamente imerso na leitura.

Hanma505 15/06/2024

Machado de Assis é simplesmente um dos maiores escritores que já pisou na terra! Simplesmente perfeito...

luluzão 15/06/2024

Eu ainda vou me acostumar e entender esse português mais formal. O livro é rapidinho de se ler e tem uma história bem legalzinha, me lembrei de "A Besta Humana" quem em certa parte acontece o mesmo lance dos amantes e do cara fazer a mulher ir de americanas, muito bom!! asmei?

Nathany 15/06/2024

Matamos o tempo; o tempo nos enterra.
Grande obra clássica brasileira! Durante a leitura, observei uma forte semelhança nos temas que surgem em muitos livros: traição, orgulho, arrogância e mediocridade. E o que mais poderia representar senão nós, seres humanos? Medíocres. Consideramo-nos donos de toda a razão e honra deste mundo, desejamos sempre o melhor e almejamos constantemente o impossível! Ao seguir a trajetória do nosso protagonista, o finado Brás Cubas, conhecemos sua vida e sua mediocridade em cada pequeno capítulo. Um homem atroz, que se apresenta como benfeitor e empático. Sempre almejando algo que não lhe pertence, uma pessoa medíocre que passava o tempo a julgar os outros, em vez de olhar para si mesmo. Viveu uma vida medíocre e morreu de forma igualmente medíocre!
lujin 15/06/2024minha estante
pfbr escreve mais resenhas, essa foi maravilhosa ??

Nathany 15/06/2024minha estante
Vou escrever amg, obrigadaa???

Allan255 15/06/2024minha estante
amo suas resenhas

Nathany 15/06/2024minha estante
Fico muito feliz????

tivivy 16/06/2024minha estante
amei sua resenha, ainda não li

Nathany 16/06/2024minha estante
Recomendo bastante, é bem envolvente??

jubs05 14/06/2024

Homem medíocre
Tudo o que Brás Cubas tentou emplacar na sua vida não deu certo! O emplasto, o cargo de ministro, o casamento, o jornal...
"-- Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

Camila1647 14/06/2024

"Matamos o tempo. O tempo nos enterra"
O livro é bem filosófico, nos fazendo pensar muito sobre a vida e mais ainda sobre a morte. Não se trata de um drama, mas sim de uma biografia de um falecido. Não conta a história com muitas emoções e sim de uma forma objetiva (fora os capítulos que falam apenas de filosofia).

Ana Clô 14/06/2024

Um retrato do Brasil
Como pode Machado de Assis ser tão genial?
?Memórias Póstumas de Brás Cubas? desnuda completamente a realidade social brasileira.
E como é atual!!!!
A burguesia que se esconde atrás de suas hipocrisias.
Memórias de uma vida medíocre.
E é justamente nisso que Machado brinca conosco: o tempo todo ele atesta nossa mediocridade. (E porque não nossa ingenuidade também).
Um brasileiro médio, que sempre se enxergou como maior do que é e que esta sempre a justificar suas dissonâncias, preconceitos e egoísmos.
Esse é o Brasil.
Leiam essa obra genial!!!!

Gahcardozo 13/06/2024

O passado é vanguarda
Recentemente, retomei essa leitura que se tornou viral após uma trend do tiktok. Reler Machado é retornar à adolescência e aos momentos iniciais da minha formação enquanto leitor e enquanto pessoa.

Nesse romance, em belíssima edição ilustrada da Antofágica, redescubro o prazer de ouvir relatos de um narrador humano, demasiado humano.

Direto do túmulo, Brás Cubas não vive nenhuma odisseia, mas reconta uma vida cheia de lados e complexidades que refletem a época, mas também o futuro.

A seu modo, Machado consegue cativar o leitor por seu caráter experimental, também presente em outros romances, como Dom Casmurro, convidando o leitor para se aventurar e ditar, junto dele, o ritmo de cada capítulo.

Aqui, vemos a inversão da biografia contada do além túmulo, a vida do protagonista não é nada extraordinária, e por isso mesmo tão preciosa.

Redescobrir a potência e criatividade de Machado é como ressignificar a bandeira do Brasil. Cada vez que olhamos, vemos um novo formato e cor.

Vanessa.Oliveira 13/06/2024

A ironia tem presença frequente nesta história, onde é retratado a vida de um burguês em todas as suas fases, mostrando como a elite brasileira pensa e se comporta.

Leticia2513 13/06/2024

O que dizer? Machadinho é uma lenda revolucionária à frente do seu tempo. Escritor de histórias extremamente marcantes porque é um cara muito criativo e meio louquinho da cabeça. Te amo, amô?. Esse livro aqui é maravilhoso, tem capítulos curtos e confesso que demorei mais por conta da escrita meio difícil, mas você acaba entendendo tudo no final pelo contexto da situação. Uma ótima leitura e fico feliz por ter lido ele sem ser obrigada pela escola, ou então provavelmente odiaria esse livro

Julia.Ferraroli 13/06/2024

Essa obra dispensa comentários, um clássico da nossa literatura que com certeza deve ser lido por todos!

Gabriel1994 13/06/2024

O que me ajudou muito a entender o livro por inteiro foram as resenhas e os textos adicionais da Antofágica.

A estrutura, a escrita o fluxo... tudo fica mais facil de compreender quando a gente tem acesso a informações adicionais. A história em si achei bem interessante, mas a linguagem de tantos anos atrás dificulta.

É bom, muito bom!