Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Gianluca.Duarte 07/02/2024

Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, e não é difícil antever o que poderá sair desse conúbio.

Cín 06/02/2024

Um livro
Um livro que me deixo meio... Sei lá, sabes. Nem gostei nem desgostei. Acho que tinha tantos personagens que me perdi um pouco na história. Tive uma leitura monótona.

Edilene Freitas 06/02/2024

"Memórias Póstumas de Brás Cubas", uma obra-prima de Machado de Assis, desafia as convenções narrativas ao introduzir um estilo inovador e ousado. O protagonista-narrador, Brás Cubas, apresenta-se ao leitor como um defunto-autor, cujas memórias são contadas de maneira não linear e fragmentada. Nessa narrativa, Brás Cubas revela-se como um personagem complexo e intrigante, cuja ironia ácida não poupa ninguém, nem mesmo ele próprio. Por meio de suas reflexões, o leitor é levado a conhecer os amores falidos, as tentativas fracassadas de integração na sociedade e o egoísmo inerente ao personagem. A conversa direta com o leitor cria uma conexão íntima e cativante, tornando a leitura uma experiência envolvente e provocativa. Em suma, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" é uma obra que transcende o tempo, desafiando as estruturas narrativas convencionais e oferecendo uma visão perspicaz da condição humana.

joão pedro 06/02/2024

O livro é genial, com umas reflexões filosóficas extremamente incisivas e muitas das vezes didáticas. A ironia do Machado é sensacional, com um humor acertado e atemporal.
Além disso, a escrita do Machado nesse livro é um primor, sempre metalinguística e autocrítica.
Contudo, em alguns momentos o livro se torna um pouco enfadonho, acredito que por conta da linguagem antiga e da grande quantidade de divagações do protagonista, algo que não diminui a obra de forma alguma.
Por falar nele, no protagonista Brás Cubas, é muito interessante como o Machado consegue construir personagens tão intensas emocionalmente, intensidade essa que provoca distorções quase insanas.
Concluindo, é um obra genial, atemporal, como todo clássico deve ser, uma das pérolas mais refinadas da literatura brasileira!

Batman gay 06/02/2024

Se eu entendi é uma grande pergunta
Esse livro eu comecei pq a escola me obrigou, mas depois ele me interessou, e assim, por ser um livro clássico, ele se torna muito complicado, com um linguajar mais antigo, mas ainda assim as mensagens e humor que o Brás Cubas nos entrega com suas memórias de vivo são muito boas, e ver um personagem que esteve quite com a vida ainda assim também é algo incrível pro livro da época

Luis706 05/02/2024

Que livro genial!
A história é super bem desenvolvida, além de trazer consigo uma grande filosofia sobre a sociedade e alguns de seus comportamentos, tudo isso relatado de forma bastante interessante: um morto relatando os acontecimentos de sua vida e expondo seus defeitos. É muito bom.
Tcharles.Amarante 05/02/2024minha estante
Um dos meus autores preferidos, todas as obras de Machado de Assis são impressionantes.

Condé 05/02/2024

O riso contido do falecido
Um conto bem bem brasileiro de uma classe social com alguns costumas que perduram até hoje. Conta que não deixa de ser moderno e quiçá futuro. Histórias de falecido nascido em ?boa? família que sem ter de trabalhar ou produzir nada segue os caminhos definidos pelo padrão da sociedade, a época e atualmente. Realmente uma belíssima coletânea de causos muito bem contatos e engraçados desde sua fase de nascimento até sua morte. Vale a leitura para termos a nostalgia do passado, mas tbm aquela visão do presente e futuro de nossa sociedade. RIP Brás

laviederaia 03/02/2024

AMEI
É o segundo clássico que leio e foi bem melhor do que Dom Casmurro, já tinha assistido a adaptação, porque pasmem, tem um filme. E é muito bom, por isso quis ler o livro e é ainda melhor, amo que Brás Cubas não quis esconder os defeitos e desejos de sua carne, e também gostei do romance.

lu 03/02/2024

Eu gostei, assim...o Brás é um playboy que não deu certo em cada mas muitas das coisas parecia falta de sorte mesmo e eu ficava até com pena? Sim, fiquei com pena. A leitura é mais difícil do que Dom Casmurro, tem mais ironia e metalinguagem que Dom Casmurro e Quincas Borba e eu gostei bastante.
Chandler_bing 04/02/2024minha estante
Também estou achando a leitura mais difícil do que Dom Casmurro. Pensei que fosse só eu.

Nina Souza 03/02/2024

Um livro para ser (re)lido [5/193 países - EUA]
O quinto país escolhido para vivenciar uma aventura de volta ao mundo foi o Brasil, e eu não poderia deixar de representá-lo com um livro de um autor que é um marco definitivo da literatura brasileira.

“Memórias póstumas de Brás Cubas” subverte as convenções da época, de forma que se desvincula completamente da configuração colonial e permite que haja uma nova invenção e construção da literatura brasileira e, consequentemente, do próprio Brasil.

Acaba sendo um marco do realismo, e introduz um narrador improvável e sem nenhum tipo de credibilidade: um defunto autor, que escreve os fragmentos de sua vida após ter falecido, tornando-o um verdadeiro fracassado de sucesso.

A obra apresenta diversas características multiculturais que, por serem frutos de pensamentos políticos e intelectuais de uma determinada comunidade, compõem a formação do sujeito e a formação da identidade brasileira.

Brás Cubas é um personagem delicioso que expõe arranjos sociais, formalidades, politicagens e situações de vida do século XIX e todo o funcionamento da lógica de época em uma dualidade constante nas entrelinhas – que não funciona para todos os leitores.

Por ser uma leitura social de uma publicação de 1881, “Memórias póstumas de Brás Cubas” não é um livro fácil. É um livro cheio de hipocrisia, de sonhos e manipulações, erudição e revolta, que se utiliza das letras para a elaboração e materialização da raiva, do absurdo e de metáforas complexas que tornaram a minha experiência literária cansativa – e, em muitos aspectos, difícil.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Amaro 02/02/2024

Comicamente filósofico
Para que queres tu mais alguns instantes de vida? Para devorar e seres devorado depois? Não estás farto do espetáculo e da luta? Conheces de sobejo tudo o que eu te deparei menos torpe ou menos aflitivo: o alvor do dia, a melancolia da tarde, a quietação da noite, os aspectos da Terra, o sono, enfim, o maior benefício das minhas mãos. Que mais queres tu, sublime idiota? ? Viver somente, não te peço mais nada. Quem me pôs no coração este amor da vida, senão tu?

Thalyta86 31/01/2024

?Há na alma deste livro, por mais risonho que pareça, um sentimento amargo e áspero, que está longe de vir dos seus modelos?

Amanda Ayres 31/01/2024

O melhor do Machado de Assis até agora?
Durante o livro ?Memórias Póstumas de Brás Cubas? o Machado de Assis nos conduz a uma narrativa repleta de reflexões, ironias e hipocrisias. É um livro genial, com uma forma revolucionária de contar história. É imprescindível notar o quão brilhante foi Machado de Assis em usar de sua revolta com as atitudes da elite brasileira de sua época, para escrever essa brilhante obra que é repleta de ironia e um sofisticado humor.
Brás Cubas, o personagem principal, era um homem privilegiado que pertencia a uma ótima família. Ele teve diversas oportunidades durante toda a sua vida, devido a sua posição social. Mas ele acabou se tornando um homem sozinho, que durante os seus 64 anos de vida não construiu nada que o deixasse marcado na história. Ele teve uma vida medíocre, de aparências e sem amores verdadeiros. Mas ele pensa que teve uma vida grandiosa e vitoriosa.
A excelência desse livro, me fez considerar o melhor que eu já li do escritor até hoje!