Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Amante de livros 31/03/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Conclui sua autobiografia por meio de um capítulo que busca resumir a vida por meio da negação: não alcançou a celebridade, não foi califa, não se casou, não foi ministro. Entretanto, observa que a negação também pode ser positiva: não padeceu a morte como Dona Plácida ou de demência como Quincas Borba. A última negativa revela o ceticismo do narrador em relação ao mundo e diz que, ao não ter tido filhos, seu saldo foi positivo, pois assim não transmitiu a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.

maria cueca 31/03/2024

O maior hipócrita da literatura brasileira
Livro dificílimo de ler, requere muita atenção e o leitor deve duvidar o tempo inteiro do narrador
obra que inaugura o muvimento literário realista, criticando a elite e as relações político sociais da época, além de criticar o famoso "sujeito de bem"
incrível

Camila.Santos 31/03/2024

Quebra da quarta parede em pleno século XIX.
A grande sacada desse livro é a liberdade do personagem em contar sua própria vida livre de julgamentos, pois o faz já depois de morto. A graça é que mesmo assim ele sabe que está sendo julgado por nós, leitores, com quem ele se comunica de tal maneira que é quase como se não fosse uma leitura, mas uma conversa, cheia de humor e cinismo, durante a qual ele parece antecipar cada uma de nossas reações.
No fim, é como se o Sr. Brás, aquele filho abastado da elite carioca do século XIX, tivesse se tornado nosso amigo íntimo, daqueles que a gente sabe que tem muitos defeitos, ideias tortas, atitudes reprováveis, mas com um carisma que nos faz continuar querendo ouvir mais e mais.
Em resumo, é um livro escrito há mais de 140 anos, uma crítica brilhante à elite da época, mas que parece ser muito recente. Não fossem algumas referências a literatura antiga e alguns termos rebuscados, pareceria ter sido escrito no nosso século. Sugiro que procurem ler numa versão com notas de rodapé, que facilitem a compreensão. Mas é uma leitura divertidíssima e o tempo passa voando.

Figueiredo 31/03/2024

MACHADO DE ASSIS NÃO É PRA MIM ?
MACHADO DE ASSIS NÃO É PRA MIM ?

?Eu sei da importância do Machado, sei que muita gente gosta, mas não é pra mim. Quando era mais jovem a minha dificuldade era a linguagem, hoje eu não acho mais difícil, só acho desinteressante ?

?Eu posso dizer que achei OK o ?Alienista? e o ?Dom Casmurro?, bem escrito e tala, mas LEGAL? INTERESSANTE? Achei não ?

?O Machado prepara um ambiente pra te contar algo babado, e quando acontece NÃO É nada demais. Uma grande anunciação de nadas

?Estou oficialmente fechando a temporada de Machado para minha vida, já dei muitas chances e não rolou.

?Eu tiro duas conclusões disso: 1 não deixe de ler alguns livros só porque é difícil, mas 2 se for chato, não precisa ler ?
Caroline.Rodrigues 08/04/2024minha estante
Tô assim tb

milly111 31/03/2024

??
Esse livro é tudo que falam mesmo, machado de assis é genial viu! e apesar da leitura SUPER difícil por ser de época, eu não me pressionei e fui lendo conforme ia entendendo.. achei o defunto um chato às vezes mas ele é bem engraçadinho.. tô ansiosa pra ler mais do Machado.

laviniax 30/03/2024

O melhor de machado
Se quincas borba e dom casmurro são modorrentos e enfadonhos (tratando de homens malucos e sinceramente quem quer saber do que se passa na cabeça de homem?), brás cubas vai no sentido contrário e é absolutamente diferente do esperado. vamos ignorar que ele era racista e etc e focar na personalidade desesperançosa que é uma perfeita representação do brasileiro médio na década de 2020 e a representatividade é óbvia, o cara é um amargurado e ainda faz piada dessa vida horrível que todos nós levamos. um querido! amei virgília muito mais do que brás amou, e acho ela tão fascinante, se não mais do que capitu.

march 30/03/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas
O protagonista faz parte da elite brasileira então é bem chatão ler sobre um cara egocêntrico e rico mas é uma boa leitura que trás reflexões bem?

Alice2329 30/03/2024

Excepcional
No começo fiquei um pouco confusa, talvez pelo fato de não ter o costume de ler clássicos. Entretanto, este livro é incrível, a escrita é sensacional, quando o Brás Cubas fala com o leitor é tão incrível. Machado de Assis foi um homem além de seu tempo. Um dos melhores livros nacionais que já li.
Edilene.Pina 30/03/2024minha estante
Tinha certeza que iria amar!!!

Erick 30/03/2024

Clássico do realismo
?Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes?

Essa citação é interessante, ainda mais levando em conta o personagem-autor Brás Cubas, que, não por falta de tentativas, acaba morrendo sem construir grandes coisas.

Uma das minhas coisas favoritas neste livro é a ironia e o humor de Brás Cubas ao contar suas próprias memórias. Até porque, como já está morto, não se importa com o que os outros vão pensar. Isso faz com que surja brincadeiras interessantes com capítulos e até envolvendo o leitor.

Primeira leitura de Machado de Assis pra mim.

Laninha14 29/03/2024

Memórias póstumas de Brás Cubas
Um clássico da literatura brasileira que literalmente quebrou em mim aquela ideia de que todo protagonista precisa viver a vida perfeitamente e com um final espetacular.
Foi uma leitura difícil mas valeu a pena para saber como foi a história desse personagem.

vanillapeony 29/03/2024

Livrão
Leria de novo. Achei o final diferente no mínimo, maior parte da leitura foi bem entretiva mesmo com a linguagem rebuscada. O livro tem um vocabulário muito rico. Só me entediei um pouco nos últimos capítulos. Fiquei muito tempo sem ler. Leria de novo num ritmo mais constante pra mergulhar na história por inteiro. Mas talvez o livro seja só isso mesmo. Um final sem positivos.

Madu 29/03/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas vai nos contar, por meio do próprio Brás Cubas após a sua morte, a história de sua miserável vida e o seu desenrolar.
Estou tentando ler mais clássicos e gostei desse, não é o meu favorito, mas me trouxe questões para refletir. É um livro bom

@tatysturnick 28/03/2024

Cômico ?
Um livro que nos faz rir enquanto refletimos sobre a vida (ou a falta dela)! Imagine só, o protagonista já começa morto e decide contar sua história do além túmulo. Que cara de pau, não é mesmo?

Machado de Assis nos presenteia com um narrador sarcástico e cheio de tiradas irônicas, que não perde a chance de nos fazer dar risadas enquanto refletimos sobre a futilidade da vida e as ironias do destino. E olha que o Brás Cubas não poupa ninguém, nem ele mesmo! Até mesmo sua própria morte é motivo de piada.

Entre as aventuras amorosas, as críticas sociais e as filosofias existenciais, você vai se pegar rindo das desventuras desse defunto ilustre enquanto ele tenta encontrar um sentido para sua existência (ou seria não-existência?).

Genial!

eduarde0 27/03/2024

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas."

vixe, chega arrepia aqui