Os Quitutes de Santa Sé

Os Quitutes de Santa Sé Roxane Norris

Resenhas - Os Quitutes de Santa Sé

Carol Guimarães 16/04/2024

Vou começar dizendo que esperava mais desse livro. Ele cria uma expectativa que infelizmente não é atendida. Principalmente essa parte dos quitutes que quase não aconteceu.
O inicio da história a cronologia é confusa demais. Demorou um pouco para que eu pudesse entender.
Durante a história existem algumas discrepâncias que precisam de revisão, são detalhes mas que fazem diferença na leitura.
Eu gostei da história pena não ter sido melhor desenvolvida pois ela tinha tudo pra ser maravilhosa.
Gosto da mocinha e de alguns personagens secundários que aparecem, que tem um passado de luta. Mas não me apaixonei pelo mocinho.
Alguns personagens que pareciam que iam ter um papel importante na verdade sumiram.
E pra finalizar ao invés de fechar os pontos pra alguns personagens a autora na verdade cria um gancho pra uma próxima história algo que não precisava.

Escuta Essa 22/06/2021

Resenha Literária - Os Quitutes de Santa Sé
Resenha Literária - Os Quitutes de Santa Sé, da autora Roxane Norris publicado pela Rico, é um romance de época nacional que se passa no interior do Brasil, nos tempos dos barões do café, é um livro único e curtinho de 140 páginas, mas não se deixe enganar, a leitura é espetacular, com personagens fortes, que passaram por muitas situações intensas e reais. O livro surpreende com sua escrita detalhada, fluída e nos cativa do início ao fim.

Nessa história vamos acompanhar a vida de Joana, uma garota de 16 anos que irá abandonar tudo para fugir de um destino detestável, mas ao chegar em uma cidade pequena a esperança de um futuro melhor não lhe parece muito promissor.

Ao encontrar abrigo em um Solar com uma reputação nada boa, um acordo é selado e muitas coisas acontecem. Joana acaba por se apaixonar, coisa que não é permitida em seu "trabalho".

Em meio a muita paixão, intrigas e pessoas impedindo esse amor, temos também assuntos importantes sendo abordados que enriqueceram muito toda a trama, mostrando como a mulher era tratada nessa sociedade machista onde não era permitido expressar a própria opinião e que a lei do poder do homem falava mais alto.

Super recomendo a leitura, porque esse romance vai além de uma simples história de amor.
Leia e se surpreenda

site: https://www.instagram.com/p/CQcJBOyhS05/

Ceiça alves 04/05/2021

Queixo caido
Essa é uma história pode haver gatilhos!
Esse foi meu primeiro contato com escrita da autora, e por um livro de época não esperava ver cenas de abuso tanto físico/psicológico. As vezes a vingança vai muito além do que a gente pode imaginar.

Thamires.Sobral 01/04/2021

Os Quitutes de Santa Sé | @amante.literaria.944
Nessa história vamos conhecer Joana, que fugiu de casa aos 16 anos, pois seu pai havia prometido em casamento, como forma de pagamento de uma dívida de jogo.

Ela vai consegui abrigo no Solar onde Madame Meire decide ajudá-la, em troca de transforma-la em sua sucessora como dona do Solar, vamos descobrir que mesmo Meire se identificando com a história de Joana, veremos que ela toma algumas atitudes, que nos fazem sentir raiva dela.

Meire herdou o Solar uma casa de prazeres de de madrasta Meire, que a entregou ao barão Fernandes para selar o casamento de sua filha Lucy que não era mais virgem.

Quando Joana aceitou o acordo com Meire o que ela não imaginava aconteceu, ela se apaixonou por Matheus, que é filho do barão.

“Não permitimos que o amor invada nosso espaço de trabalho”

Joana se entregou ao nosso mocinho e os dois fizeram promessas, mas Meire e o Barão, trataram de impedir essa paixão, logo Matheus viajou para estudar e Joana se mostrou uma excelente aluna aprendendo tudo com Meire.

Bom o que eu mais gostei nesse livro é que ele vai além do romance, temos um enredo enriquecedor, a história em um período onde ser homossexual resultava em morte ou experimento cientifico, a mulher não tinha liberdade e após casadas o marido podiam trata-las como quisesse.

Roxane nos leva para 1800 e aborda assuntos bem importantes e bem atuais como a violência doméstica e a posição da mulher na sociedade, pois se no passado as mulheres não tinham autonomia e direito de expressar sua opinião, hoje mesmo que tenhamos evoluído, ainda temos muito caminho pela frente.

Confesso que mesmo acostumada com a leitura de romance de época, não imaginava levar um tapa na cara com essa leitura, pois os “Quitutes de Santa Sé” foi muito diferente do que já li e sem dúvidas me surpreendi e tenho certeza se você gosta do gênero assim como eu, vai amar essa leitura!

Queds 28/03/2021

Joana possuía uma vida tranquila, filha de Barão do Café no Vale do Paraíba, acreditava que a felicidade duraria para sempre.
Descobriu ainda muito nova, que a vida geralmente muda o caminho. E que o destino era uma força poderosa.

O enrendo e a trama me chamaram a atenção. Eu já tinha lido dois livros da autora: Um presente do destino e Sr. Jones e foram leituras super gostosas.

Os Quitutes de Santa Sé não me cativou como as leituras anteriores. Joana é aquela personagem empoderada, que fugiu de uma situação difícil e buscou ser a dona do próprio destino. Ela não é a mocinha da corte, é uma personagem que vive à margem da sociedade, e não se esconde.

Um livro que propõe em sua trama temas muito atuais, como a violência contra a mulher e o contexto histórico das relações homossexuais. Entretanto eu senti falta de algo mais.
Criei muita expectativa, gostei do enredo e "pluft", a história seguiu um caminho diferente. Eu esperava mais desenvolvimento dos temas apresentados.

Me apaixonei mais pelos personagens secundários do que pelos protagonista, mesmo Joana sendo aquela personagem que rouba a cena, o mocinho não deu cola. Não me conectei. No final, ele teve um pouco mais de Redenção no meu coração peludo, só que não a tempo de me encantar.

@_herdeiradoslivros 10/03/2021

Adoreeei
Joana tinha 16 anos quando foi perdida numa mesa de jogos por seu pai para um homem mais velho. Resolvida a não deixar que isso acontecesse ela foge de Resende até chegar em uma cidade chamada Santa Sé.
Sem conhecer nada nem ninguém, ela chega até o Solar de Meire, que a recebe e a deixa ficar. Porém esse solar, seria uma casa de favores e se resolvesse ficar lá seria uma das meninas meretrizes.
Meire está morrendo e faz uma proposta para Joana, se ficar e administrar seu Solar ela garantiria sua segurança e não precisaria ficar com homem algum, apenas em sua primeira noite.
Joana se apaixona por Matheus filho do Barão Fernandes. Os dois acabam passando uma noite juntos e Matheus parte para seus estudos, fazendo uma promessa com ela que voltaria. Joana descobre que está grávida e contrariando Meire segue com a gravidez, porém no dia do seu nascimento ela passa mau e ao acordar é avisada que seu bebê morreu. Dias se passam e ela é apenas consolada por Janaína sua amiga e uma das meninas da casa.
Após a morte de Meire, Joana administra o local que ela renomeia de Os Quitutes de Santa Sé, cada moça passa a ser chamada pelo nome de um quitute. Até que seu passado bate a porta, e ela precisa enfrentar a dor,as traições descobertas e decidir se abrirá novamente seu coração para Matheus.

? A história é bastante ampla, os personagens secundários tem papéis muito importantes na história, como também eles tem suas próprias histórias. O livro trata sobre temas diversos como o abuso, homossexualismo, violências, julgamentos e traições, amor, maternidade e paternidade.
? Poderia expressar tantas coisas sobre essa história,mas prefiro que cada leitor tenha sua experiência com essa obra. Recomendo muito ?. Adorei a escrita da autora e como ela soube colocar tão bem os costumes da época.

Rose 18/04/2019

??Este livro contém cenas que podem despertar gatilhos!

Joana não aceitou que seu destino fosse selado pelas de dívidas de jogo do pai, por isso, fugiu sem destino certo, indo parar no Solar da Madame Meire.

A história de Joana, fez Meire lembrar-se de sua própria história. Assim, ela resolveu ajudar a jovem e transformá-la em sua sucessora no Solar. Mas não estava em seus planos que Joana e Matheus se apaixonassem.

Matheus é filho de Affonso, o coronel local que faz o que quer na cidade. Ele foi o responsável pelas amarguras que Meire e outras jovens da região sofreram.

O sofrimento moldou Meire e Joana, e a fizeram construírem suas próprias vidas e princípios, lutando com as armas que tinham pelo futuro que acreditavam.

Joana foi uma ótima aluna, e aprendeu muito bem o que precisava saber. Com ideias inovadoras, colocou o Solar em outro patamar, sendo ainda mais perseguida pelos desafetos locais.

Mas como a vida dá voltas, é justamente ela quem estende a mão para quem sempre lhe jogou pedras. Acontece que a traição de quem sempre confiou não estava em seus planos. E diante do duro golpe sofrido, a verdade torna-se mais cruel ainda, sem falar que vidas correm perigo.

Coragem e inteligência são ingredientes que Matheus e Joana precisarão ter, não só para ficarem vivos como para recuperarem o que a ambição arrancou deles.

O enredo é rico, e mesmo sendo um romance de época, tem temais atuais como violência contra a mulher, jogo do poder, preconceito, homossexualismo, entre outros. A história também trás amor e amizade, sentimentos que se fazem presentes em todo o enredo. Enfim, uma leitura muito boa para os fãs do gênero.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com

Aline.Brasil 09/04/2019

Quitutes
Adoro romance de época e mais uma vez Roxane nos presenteia com uma bela estória, cheia de tramas e reviravoltas, muita emoção. Despertou sentimentos, um ódio daquela Madame. Um casal lindo e apaixonante, que me cativou, amigos fiéis. Mas acho que teve uma pequena falha.

Cassia @AmantedeRomances 26/02/2019

Surpreendentemente tocante!

❝ Por que o desejo da alma de uma mulher tinha que ser confinado aos seus sonhos, quando os homens podia facilmente alcançar os seus?❞ ㅤ

Os Quitutes de Santa Fé é um romance de época nacional cedido em parceria com a autora Roxanne Norris e acabou de lançar em e-book na Amazon.

Esse livro me surpreendeu de muitas formas, primeiro pelo cenário, Brasil de 1800 e pelas dificuldades que a protagonista vive durante a trama.

Joana de Andrade vivia uma vida feliz e tranquila na fazenda do pai, um importante fazendeiro. Até que descobre que este deseja usa-la como moeda de troca para quitar suas dúvidas, a oferecendo em casamento a um homem anos mais velho e agressivo.

Sua única alternativa é fugir, mas para onde uma jovem, sem dinheiro, inocente e sem recursos iria? O destino a acaba levando para Santa Fé, uma cidadezinha em Minas Gerais e precisamente na porta de Madame Meire, sem saber que se tratava de um bordel, um lugar onde fez amizades, encontrou o amor de Gabriel e também a dor.

Todos esses anos moldaram o caráter da protagonista, a tornando confiante e segura de si, Joana não consegue seguir esquecer sua perda, muito menos o amor que jurou voltar.

Roxane surpreendeu de todas as maneiras possíveis ao escrever uma história que aborda tema fortes e infelizmente pouco abordado nos romances de época, como preconceito e homossexualismo, não esperava um conto de fadas e estava certa, encontrei diversas histórias reais, os dilemas e dramas vividos pelos personagens.

Com um narrativa detalhada, e muito descritiva, nos sentimentos caminhando pelas ruas do Rio de Janeiro e as paisagens do interior.O diferencial nesse romance é que 'Os quitutes de Santa Sé' realmente tem uma história para contar, aliás histórias, sofridas mas reais. De uma mulher que precisou se reinventar para sobreviver, lutando contra todo o machismo e preconceito. E também de Luis um homem que por ter uma sexualidade diferente do aceitado era considerado doente.

Uma história que me tocou e emocionou em certos momentos, que fala de superação e o que a maldade e a ganância podem fazer na vida das pessoas.

site: https://www.instagram.com/p/BtyAkIfAGlx/

Liachristo 29/01/2019

Uma leitura forte e impactante.
Se você está acostumada a ler romances de época e históricos, com certeza vai esperar se deparar com uma história aos moldes dos últimos romances deste gênero que têm chegado por aqui. Mas devo dizer que a história de Os Quitutes de Santa Sé é muito diferente de tudo que eu já tinha lido e com certeza vai surpreender você também.

Roxane Norris coloca em meio ao romance principal de Joana e Matheus, algumas histórias paralelas que só fazem enriquecer e acrescentar ao texto.

A história se passa no interior do Brasil, na época dos barões do café, onde viviam e atuavam os fazendeiros de café, que eram como se fossem aqueles nobres ingleses, com seu poderio e arrogância. A vida das mulheres era dura, sem chances de ter qualquer controle sobre os seus destinos.

É neste cenário que vive Joana uma jovem de 16 anos que descobre ter sido perdida em uma mesa de jogo por seu próprio pai e que será obrigada a deixar sua família para trás e casar com um homem muito mais velho. Para se livrar deste destino horrível, a jovem foge de casa e acaba indo parar em uma pequena cidade, onde sua vida irá mudar radicalmente de uma maneira que ela nunca poderia ter imaginado.

Teremos uma passagem de tempo e com ela vamos conhecer alguns novos personagens e podemos observar o quanto Joana amadureceu e aprendeu a lutar por sua liberdade e felicidade. Nossa mocinha irá passar por muitas provações e irá aprender através do sofrimento, que nem sempre as pessoas são o que aparentam, e nem sempre aqueles que pensamos não poder confiar, no final são os que mais nos ajudam.

A autora aborda temas fortes e de certa forma atuais, entre eles a violência contra a mulher, o desmando de quem detinha o poder, jogos políticos e muitos mais, mas sempre sabendo dosar para que nada fique muito pesado e nem seja trabalhado de forma leviana. Mas também aborda o sobre o poder do amor, da amizade e de poder contar com sua própria garra e tenacidade para vencer as adversidades que surgirem.

Eu gostei muito da história e senti como se pudesse conhecer e estar próxima de seus personagens, pois a forma como ela os mostra é muito crível, como se realmente existissem. Joana é uma personagem cativante, que mesmo perdendo seu olhar de inocência sobre a vida, não perde a sua docilidade. E não posso deixar de falar de Matheus, que em meio a tantos problemas familiares, não desiste em nenhum momento de lutar pela mulher que ama.

Uma leitura que recomendo.

site: https://www.docesletras.com.br

Elida Malheiros 29/01/2019

Um Romance de Época nada Clichê
"- É sempre tão intrometido, senhor...? - Sugeriu quando a peça caiu no chão e eles se olharam no espelho, a frente do qual estavam parados. Era uma peça grande, de madeira entalhada com folhas e mostrava ambos dos pés à cabeça. Joana tinha uma noção exata de como o torço dele se delineava sob a cambraia branca da camisa. O pensamento a fez suprimir a respiração. Quando ele havia retirado o paletó?
Matheus ainda estava composto, perfeito no que restava de seu traje de noite, mas Joana segurava parte do vestido inutilizado junto a si enquanto deixava que sua chemise fosse avaliada em toda sua totalidade, revelando a silhueta de seus seios. Sabia que era alvo do olhar do jovem, e aquele estranho formigamento de excitação cobriu sua pele, tornando-os doloridos e inchados, fazendo-a, inconscientemente, morder o lábio inferior. O peito subia e descia graciosamente sob o tênue tecido, de forma que Matheus os viu enrijecer sob seus olhos.
- Somente quando a dama em questão me fascina - Devolveu o jovem, após algum tempo. A voz rouca ao pé do ouvido transbordava desejo."

Esse livro me transportou pra uma época muito glamourosa aqui no Brasil, onde os barões do café mandavam e desmandavam, onde donos de fazenda eram como donos do mundo, e a riqueza e o status, eram mais importantes que o caráter. Infelizmente essa também era uma época de escravidão e onde as mulheres não tinham voz. Essa ultima parte, foi uma das quais mais me chocou durante a leitura, afinal, a mulher era sim, só mais um objeto dentro da casa.

A História começa no início de 1800 e nos trás um vislumbre do passado da personagem principal: Joana. Ainda jovem, na flor da sua adolescência, o próprio pai de Joana perde a jovem em uma aposta de cartas para outro fazendeiro da região, e sendo uma jovem destemida, Joana foge. Sem dinheiro ou bens para sobreviver, Joana paga uma carruagem de aluguel até onde o dinheiro dá, e numa noite tempestuosa, ele se vê em uma cidade desconhecida, e em frente a um solar: o solar dos Castro. A única coisa que Joana não imaginava é que dali pra frente, ao entrar por aquelas portas, sua vida mudaria da água para o vinho.

O solar em si, é como outro personagem da história, já que ele tem a sua própria trajetória, ele abrigou gerações, sofreu mudanças e foi palco de muita, mas muita coisa absurda. Atualmente a estrutura gloriosa abriga nada mais, nada menos, que um bordel, ou como sua dona gosta de chamar: Uma casa de prazeres. Então é isso aí mesmo, Joana recebe acolhimento no ultimo lugar que uma jovem imaculada pensaria em se abrigar, e para sobreviver no meio desse lamaçal todo, ela vai precisar se reinventar e se reaprender.

Apesar do livro abordar temas MUITO pesados, como estupro, violência de todos os tipos, preconceitos e julgamentos, a Roxane soube dosar bem as partes que vão te jogar lá embaixo e as que vão te pôr pra cima, logo a gente acaba se acostumando com os altos e baixos dos personagens, até porque, eles são bem reais. Sabe quando você acaba se surpreendendo com determinadas atitudes? Me senti assim várias vezes, afinal esse é um livro de romance! Mas não deixe se enganar kkk os personagens são tão reais quanto eu e você e todos ali estão jogando um jogo longo e perigoso, a gente sente isso.

Quanto ao romance, é como se fosse uma busca pela redenção. A história é meio que dividida em 2 partes, quando eles se conhecem assim que Joana chega a cidade e uma segunda parte 10 anos depois do primeiro contato entre os dois. Achei isso muito perspicaz, afinal, Joana chega em Santa Sé por volta dos 16 anos, e no ambiente em que o livro é descrito, principalmente na situação em que a jovem se encontrava, não dava pra firmar um amor tão bonito quanto o de Joana e Matheus, já que família de Matheus é inimiga número 1 do solar e tudo o que ele representa, mas ai já é uma história que é traçada nas entrelinhas e que se eu falar, será spoiler kkk.

O contexto histórico é muito detalhado, com ruas, casas, teatros, comportamentos típicos daquela sociedade, tanto como ir à missa aos domingos, ao simples ato de ir numa loja comprar tecidos para fazer os vestidos da estação. É um clima bem cidadezinha mesmo, não sei se Santa Sé existe, mas imaginei uma pitoresca cidade com muitos segredos, belas paisagens, e ótimos lugares para desfrutar de uma boa conversa.

Apesar do contexto do livro ser o mais pesado que li da autora até agora, eu recomendo demais a leitura dele, já que ele tira a gente da nossa zona de conforto, principalmente quem é fã do gênero. Vai ter romance sim, mas não senti como se ele fosse o centro da história, cada personagem tem algo a contar, as relações são construídas de forma sólida, é como se tivessem histórias dentro da história principal, e assim a gente vai acompanhando os dramas de cada um, vendo o crescimento, as descobertas. É um livro que vai além do amor, com certeza! Ele vai trazer o real valor de uma amizade, o perdão, o sentimento de nunca ser tarde pra consertar os erros do passado, mostra a força que uma mulher pode ter, ele empodera uma simples cortesã do século 18 e faz a gente perceber que, não importa as decisões que já tomamos na vida, sejam por quais motivos imaginarmos, o que importa é o que podemos fazer hoje, é nos reconstruirmos, e assim sempre procurarmos um futuro mais digno.

Sei que não abordei muitos temas centrais da história e não falei muito sobre os personagens, mas acho que essa experiência cada leitor vai ter que viver durante a leitura. Só sei que gostei demais! Posso até ter me chocado em alguns pontos, mas foi uma leitura que valeu não só a pena, mas sim a galinha inteira.

site: www.falandodoqueli.com