O Imbecil Coletivo

O Imbecil Coletivo Olavo de Carvalho

Resenhas - O Imbecil Coletivo

Carol 30/05/2023

O velho é polêmico, irônico e muito engraçado!
Uma das características marcantes do livro é o estilo enfático e provocador de Olavo de Carvalho. O autor utiliza-se de um tom sarcástico e irônico para expor suas opiniões sobre a cultura e a política brasileira, com críticas contundentes aos intelectuais e artistas de esquerda.
No que diz respeito ao conteúdo, o livro abrange uma ampla gama de temas, desde a análise da cultura brasileira até discussões sobre educação, religião e filosofia. Olavo de Carvalho apresenta sua visão conservadora e crítica em relação ao pensamento dominante nas universidades e instituições culturais, argumentando que há uma hegemonia esquerdista que impede o desenvolvimento de ideias contrárias. Ele expõe sua preocupação com a influência do marxismo e do politicamente correto na sociedade brasileira.
É uma obra polêmica que desperta reações diversas. Independentemente da opinião sobre Olavo de Carvalho e suas ideias, é importante reconhecer que a obra possui um papel significativo no contexto intelectual brasileiro, contribuindo para debates sobre cultura, política e educação.

Tatiane 31/07/2023

Proceder corretamente, abster-se do mal é por definição um dever de todos, um dever absoluto e incondicional. Desse dever decorre a obrigação de cada qual se dominar a si mesmo, sondar e julgar severamente suas próprias intenções antes de torná-la dogmaticamente como boas e, investido da convicção da própria pureza sair berrando contra a injustiças alheias. Denunciar quem age errado é um ato fundamentalmente ambíguo que só se torna bom em determinadas circunstâncias especiais e que no mais às vezes deve ser evitado.

Ler Olavo de Carvalho não é fácil, mas para quem tem um espírito humilde e muito desejo de aprender não verá obstáculos.
Apesar de serem apenas artigos publicados e não publicados por jornais, os argumentos apresentados são valiosos.
Recomendo para aqueles que tem fome de aprendizado.

Josue.Costa 18/11/2020

Excelente livro..
Tal obra voltada para filosofia política é de extrema importância...

Fzoccola 27/02/2020

Livro escrito na década de 90 mas muito atual, expõe o que há de mais imbecil no pensamento e atitudes de pessoas que se consideram a intelectualidade do nosso país.

Nah Sakura 27/09/2019

Provocativo
Nessa compilação de artigos de Olavo de Carvalho podemos vislumbrar um pouco mais sobre as ideias do autor. Já no título vemos como será o tom das críticas dirigidas, a princípio, a um grupo específico de pessoas... E depois, conforme alguns vão tomando as dores, àqueles que personificam a figura desse Imbecil Coletivo. É um livro irônico e provocativo do início ao fim! Ideal para aqueles que estão fartos do politicamente correto.

Rodrigo 04/01/2019

Livro Necessário!
Olavo de Carvalho é atemporal, no Imbecil Coletivo os textos são datados da década de 90, mas podem ser lidos, examinados e confrontados com a nossa realidade psico-patológica atual no Brasil. Como o próprio autor diz, o imbecil coletivo trata de um grupo com inteligência média ou até mesmo superior que reúnem-se para imbecilizar uns aos outros, no decorrer do livro Olavo de Carvalho vai fazendo um contra-ponto a cada insanidade e loucura proferida pelos intelectuais orgânicos e midiáticos fabricados pela imprensa. Como disse no título desta resenha, é um livro necessário, uma ótima análise do autor sobre a extensão e gravidade do assunto. ( A histeria psico-patológica dos tempos atuais).
Rodrigo 04/01/2019minha estante
Ps: Durante a leitura podemos ver a estética e estilística do Olavo em seus textos, uma ótima aula para quem quer aprender a escrever melhor em português.

Allan Diego 26/11/2022

Reflexões sobre a intelectualidade brasileira
Traz muitas observações ao longo dos anos, em relação a quem "comanda" o debate intelectual no Brasil (Universidade, mídia e artistas), demonstra a quase total dominância da esquerda nestes ambientes e o resultado disso até os dias de hoje em nossa cultura.

Inalda 02/03/2021

O imbecil coletivo.
Um livro político que trás críticas sobre a mídia , filósofos , elite.....
Com abordagem voraz ele questiona vários assuntos polêmicos. Faz alusão a vários filósofos e fala o que pensa.

Alexandre 09/01/2019

Excelente Livro.
O imbecil coletivo representou a fissura na barragem do imaginário intelectual brasileiro, fissura essa que se propagou e hoje toma forma de corpo contraditório, posição crítica que faz companhia agora a uma intelectualidade atrofiada por décadas de solipsismo que converteram o que é alta cultura num espectro medonho carregado de vícios e automatismos caipiras.

O avançar tecnológico monstruoso das últimas décadas foi acompanhado de equivalente queda na produção de alta cultura, este último aspecto foi diagnosticado por diversos intelectuais de todos os espectros ideológicos nas décadas de 80 e 90 do século XX, mas só um teve a disposição de apresentar isso de forma enfática, pelos seguintes motivos: não ter compromisso algum assumido com a sinecura acadêmica, justamente por estar desvinculado desde meio; ter visto de perto a imoralidade de certos agentes no meio cultural.

Olavo de Carvalho apresenta aqui casos que servem de exemplo das consequências geradas pelo declínio qualitativo da intelectualidade. Em "O Jardim das Aflições" são apresentadas as causas numa adaptação para livro mais bem acabada.

Reparei aqui algumas críticas toscas. O autor, ou qualquer um que tenha lido ao menos parte da sua obra diria algo como: "como queria demonstrar"; pois nada mais deselegante e grosseiro, para ser educado, do que criticar uma obra sem ler ou mirar a crítica na pessoa do autor, mantendo uma distância aparentemente segura da crítica de pontos específicos da obra.

As pessoas que vomitam frases feitas são as mesmas que ouvem alguém falar da obra de figuras como Foucault ou Marcuse e tomam aquilo como se fosse produto de uma razão analítica, geométrica, incontestável, e dizem que esses são grandes filósofos, fontes da "verdade". Não concordei integralmente com alguns pontos de "O imbecil coletivo", mas enxerguei consistência na obra como um todo, que traz alguns textos excelentes.

Aquele que tem curiosidade deve seguir em frente e ignorar os críticos que criticam obra sem ler ou não entendem nada do que estão lendo, são bobalhões que vomitam bobagens. O livro contém muitos textos interessantes sim.

mari freitas 28/11/2023

Li tanta, mas tanta coisa maluca ao longo desse livro que ?fui obrigada? a ler para utilizar em um debate, que comecei a questionar se a louca não era eu.

Lucas Anschau 11/04/2024

Parece ser escrito pelos Sofistas que o Sócrates tanto nos avisava
Li 150 páginas do livro antes de abandonar... Parágrafos bem longos, com muitas críticas e pouca profundidade. Fiquei ofendido diversas vezes.