O Imbecil Coletivo

O Imbecil Coletivo Olavo de Carvalho

Resenhas - O Imbecil Coletivo

Raphael Milão 19/05/2024

A raiva dos tais "intelectuais" por Olavo de Carvalho, é bem compreendido em O Imbecil Coletivo. Ele expõe a hipocrisia e as mentiras elaboradas por essa classe de "sábios" que não passam de meros sofistas contemporâneos.

Lucas Anschau 11/04/2024

Parece ser escrito pelos Sofistas que o Sócrates tanto nos avisava
Li 150 páginas do livro antes de abandonar... Parágrafos bem longos, com muitas críticas e pouca profundidade. Fiquei ofendido diversas vezes.

Kethelyn 30/12/2023

Surpreendente.
Li porque um amigo queria que eu lesse para mudar minhas opiniões sobre o Olavo, e como ele emprestou o livro, aceitei encarar esse desafio. O livro trás diversos artigos dos mais variados temas como jornalismo brasileiro, sociedade e política, além de sempre abordar filosofia e literatura. O autor é muito inteligente isso fica claro em poucas páginas e faz referências a inúmeras obras e obtém conclusões muito interessantes, nos faz repensar sobre muitas coisas. Embora eu ainda não concorde com vários posicionamentos do autor ao ler esse livro percebe-se como os indivíduos o deturpam e denigrem a imagem do Olavo. Acredito que vale a leitura, principalmente para conhecer antes de criticar e ter uma nova visão sobre muitas coisas.
Kethelyn 30/12/2023minha estante
Ps. Ao decorrer das páginas parece que o livro foi escrito nos últimos anos, o que não foi, o que para mim ressalta a inteligência do autor.

mari freitas 28/11/2023

Li tanta, mas tanta coisa maluca ao longo desse livro que ?fui obrigada? a ler para utilizar em um debate, que comecei a questionar se a louca não era eu.

Zaqueu 19/10/2023

Mais que atual.
Ler Olavo de Carvalho é mais que necessário num cenário como hoje, onde temos tantas opiniões vagas de vários assuntos e polêmicos, onde o relativismo se tornou voga.

Tatiane 31/07/2023

Proceder corretamente, abster-se do mal é por definição um dever de todos, um dever absoluto e incondicional. Desse dever decorre a obrigação de cada qual se dominar a si mesmo, sondar e julgar severamente suas próprias intenções antes de torná-la dogmaticamente como boas e, investido da convicção da própria pureza sair berrando contra a injustiças alheias. Denunciar quem age errado é um ato fundamentalmente ambíguo que só se torna bom em determinadas circunstâncias especiais e que no mais às vezes deve ser evitado.

Ler Olavo de Carvalho não é fácil, mas para quem tem um espírito humilde e muito desejo de aprender não verá obstáculos.
Apesar de serem apenas artigos publicados e não publicados por jornais, os argumentos apresentados são valiosos.
Recomendo para aqueles que tem fome de aprendizado.

Gabrielli 18/07/2023

Retrato da intelectualidade brasileira
O Imbecil Coletivo reúne uma série de artigos que tratam especialmente dos "intelectuais" brasileiros, que mostram os rumos que o país vem tomando há muitas décadas. Escrita irônica e tranquila de ler.

Carol 30/05/2023

O velho é polêmico, irônico e muito engraçado!
Uma das características marcantes do livro é o estilo enfático e provocador de Olavo de Carvalho. O autor utiliza-se de um tom sarcástico e irônico para expor suas opiniões sobre a cultura e a política brasileira, com críticas contundentes aos intelectuais e artistas de esquerda.
No que diz respeito ao conteúdo, o livro abrange uma ampla gama de temas, desde a análise da cultura brasileira até discussões sobre educação, religião e filosofia. Olavo de Carvalho apresenta sua visão conservadora e crítica em relação ao pensamento dominante nas universidades e instituições culturais, argumentando que há uma hegemonia esquerdista que impede o desenvolvimento de ideias contrárias. Ele expõe sua preocupação com a influência do marxismo e do politicamente correto na sociedade brasileira.
É uma obra polêmica que desperta reações diversas. Independentemente da opinião sobre Olavo de Carvalho e suas ideias, é importante reconhecer que a obra possui um papel significativo no contexto intelectual brasileiro, contribuindo para debates sobre cultura, política e educação.

Daniel.Lourencin 18/05/2023

O Imbecil Coletivo: uma análise sagaz da queda da inteligência nacional.
Olavo, mais irônico do que nunca, aponta os dedos para os tontos que têm voz no cenário político nacional e não se cala diante dos que acham que somente a leitura de uma obra do último vencedor do Prêmio Nobel da paz basta para existir intelectualmente.

Mas, brincadeiras à parte, esse autor é muito talentoso. Não é difícil se envolver na leitura, seus textos fluem tão bem que deixam saudade quando acabam. Além disso, ele é um verdadeiro alfabetizador político, lendo “O Imbecil Coletivo” eu aprendi muito e comecei a estudar com muito mais maturidade.

Sobre a escrita, insistindo novamente: seu estilo ácido e agregada à assuntos densos e complexos torna o aprendizado fácil e divertido. Afirmo com leve espirito que, o autor se tornou referência nesse sentido.

Rodrigo 20/02/2023

Não sei o que pensar
Ler os livros do Olavo, vc precisa abrir muito a mente. É divertido, é uma viajem. Ele é irônico, sarcásticos. As vezes fala besteira, e as vezes fala coisas que arrepia a espinha.
Recomendo a leitura.

Allan Diego 26/11/2022

Reflexões sobre a intelectualidade brasileira
Traz muitas observações ao longo dos anos, em relação a quem "comanda" o debate intelectual no Brasil (Universidade, mídia e artistas), demonstra a quase total dominância da esquerda nestes ambientes e o resultado disso até os dias de hoje em nossa cultura.

Joel Premiani 16/03/2021

Argumentos cirúrgicos
Olavo de Carvalho não só é um pensador brilhante, como também é um escritor sem frescura, pois vai direto ao ponto sobre os itens que quer enfatizar. Os assuntos que ele traz são na verdade um show de obviedades, mas que a mídia e parte da sociedade são policialescas do politicamente correto para amordaçar argumentos que não lhe agradam. Olavo de Carvalho dá uma “banana” para ambos, dizendo tudo aquilo que pensa e que também pensamos (no meu caso) e nem sempre conseguimos converter em palavras. Força e vida longa Olavo!

Inalda 02/03/2021

O imbecil coletivo.
Um livro político que trás críticas sobre a mídia , filósofos , elite.....
Com abordagem voraz ele questiona vários assuntos polêmicos. Faz alusão a vários filósofos e fala o que pensa.

Cris 21/02/2021

O imbecil coletivo
Publicado em 1996, o imbecil coletivo explicou o Brasil daquela época, mas também, ao lê-lo, percebemos que ele explica o Brasil de hoje (assim como explicará o Brasil de amanhã).
Qualquer um que tenha o mínimo de inteligência é capaz de entender o que ele pretende informar no livro, já que ele é um compêndio de textos, publicados ou não, do Olavo, onde, na maioria das vezes ele critica - e com razão - o sistema, a mídia, escritores, jornalistas, etc., demonstrando o por quê estão errados e como suas ações estão ajudando no caminho para chegarmos cada vez mais perto (e mais rápido) a um estado totalitário.
Olavo é um pensador brilhante, com uma visão ímpar do mundo! Vale a pena lê-lo!

Josue.Costa 18/11/2020

Excelente livro..
Tal obra voltada para filosofia política é de extrema importância...