A Queda de Gondolin

A Queda de Gondolin J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Queda de Gondolin

Tião 24/08/2021

A queda de Gondolin
Nesse livro, um dos grandes contos de Tolkien, é possível ver como ele era brilhante e um dos maiores se não o maior escritor de fantasia . Nesse livro editado por seu filho vemos detalhes do pensamentos de Tolkien para alguns personagens e como a história foi evoluindo até sua concepção.

stella87 03/09/2021

um mergulho na história de gondolin
um livro fantástico que mostra a evolução da história de tuor e seu destino, além de mostrar, de forma clara ao leitor, a visão de tolkien sobre sua mitologia e heróis!

Veh 07/01/2022

O dia que eu não der 5 estrelas pro tolkien pode me internar
O ultimo, mas não menos importante dos 3 grandes contos de tolkien é simplesmente lendário, fortes emoções. Christopher uniu no minimo umas 4 versões e trechos da obra que conta desde o nascimento e chegada de Tuor a Gondolin até a posterior queda de Gondolin e a viagem de Earendil a Valinor. Eu sou muita agradecida ao Christopher por explicar TÃO BEM o processo do pai dele na escrita dos contos, e principalmente esse, que eu achei que foi o mais explicadinho de todos, é de uma imersão na história surreal. Pode ser repetitivo? Sim, mas esse é o conceito do livro, não é apenas uma narrativa, ele se preocupou em trazer praticamente tudo que o pai escreveu sobre a história. Acho incrível que ele teve a paciencia de trazer contexto, narrativa e as consequencias das histórias para o futuro da Terra Media assim como fez nos outros livros.
E o que dizer da história? É icônica, trazendo lutas, guerras, esperança, uniões que mudariam pra sempre a história da Terra Media, ao meu ver um livro essencial pra entender os antepassados das histórias de O Senhor dos Anéis. Uma história muito triste, mais muito linda e grandiosa como só tolkien é capaz de produzir.

h4gatha 12/03/2022

a queda, aquela música da glória groove
A queda de Gondolin é o conto mais antigo idealizado por tolkien lá em 1916 na cama de uma enfermaria do exército, e somos apresentados, nessa edição (ricamente) editada pelo Christopher, a duas versões dessa história:

a primeira detalha muito bem a batalha que culminou na decadência da cidade oculta, sendo ela quase um personagem da trama; enquanto a segunda nos introduz um tuor mais profundo e desenvolvido, no entanto, é um dos "contos inacabados" já que nunca chegou a passar do último portão de turgon.

a queda de Gondolin tem muitos elementos de mitos gregos: deuses coléricos, traição, saques e grandes batalhas e não é o melhor dos grandes contos, mas tolkien é tolkien e ponto final.

Daniel.Leite 14/03/2022

Forças da Natureza
Esse livro traz um alusão a Ordem e ao Caos, onde um lado é o Caos da Natureza e outro é a Ordem da Natureza

É uma batalha entre essas duas forças onde uma acaba vencendo e gerando consequências graves para Terra Media

Marcus Martins 25/03/2022

A Esperança dos Elfos e dos Homens
A Queda de Gondolin conclui a "Grande Saga" dos Tempos Antigos da Terra-Média, contando as histórias que explicam e aprofundam as histórias contadas em Senhor dos Anéis.
Vale ressaltar que, apesar de dar detalhes e aprofundar em muitos pontos o universo de Tolkien, é uma história que nunca foi totalmente concluída por pelo autor e dentro do livro somos apresentados as mais diversas versões que foram evoluindo ao longo dos anos, mas destaco que a minha versão favorita é o Conto Original que narra a história de forma mais completa e bem mais épica - se é que isso é possível, uma vez que toda a história de Gondolin e seu povo é extremamente épica e que me lembra muito o mito da fundação de Roma.
É uma obra excelente e todo o fã de Tolkien se deleita ao lê-la.

LGPLAUCK 11/04/2022

O último livro escrito por Christopher Tolkien a partir dos rascunhos de seu pai. Um final digno deste legado, que busca expandir as diferentes versões e evolução da história de Gondolim, mas nem por isso deixaremos de sentir falta de novos e fascinantes detalhes sobre a Terra Média.

Ir.Vivian.CMES 13/05/2022

E se?!
Eu queria tanto que Tolkien estivesse vivo para saber onde ele ia levar essa história, é um grande e se?! fosse... Várias possibilidades e vários caminhos dando uma porta escancarada para a imaginação, como todos os escritos de Tolkien esse fazer parte da prateleira, "EU AMO!"

Lívia 20/05/2022

O mais chatinho de ler
Achei uma leitura meio chata nesse, mae no fum fica topissimo.

Eu queria saber o que aconteceu com Tuor e agora sei o que tem nas profundezas dos anões e porque Gandalf tem medo...

A história em si é muito importante pra conseguir ligar os outros contos
Lucas1806 29/08/2022minha estante
Quero ler esse, mas qual das versões do conto revela o que tem nas profundezas dos anões? O livro tem várias versões do mesmo conto, mas pretendo ler só uma delas. Tem o conto original, o texto mais antigo, a última versão... ou tem que ler todas elas pra entender?

Rômulo 29/07/2022

Perfeito
Sem muitas delongas, partindo do conto original, mais fico maravilhado com todo o universo que Tolkien criou.

Lorena.Arantes 06/10/2022

Esse livro trás informações complementares de o Silmarillion, é importante lê-lo para uma melhor compreensão desse mundo que tanto sofreu nas mãos de Melkor e Sauron

Jonathas 23/04/2024

A queda mais grandiosa dos Dias Antigos
Dos contos dos Dias Antigos da Terra-Média, nenhum retrata com mais emoção a queda dos Noldoli e da casa de Turgon, apesar dos conselhos de Ulmo através de Tuor, do que A queda de Gondolin. Antes esparso entre os Contos Perdidos, chega-nos agora o texto original do Conto, bem como boa parte de sua versão final, com a edição magistral de Christopher Tolkien, que reuniu todas as anotações de seu pai sobre Tuor e nos brindou com a tragédia que ao mesmo tempo quase erradicou os Elfos da Terra-Média quanto deu nova esperança à resistência ao poderes de Melkor, na pessoa de Eärendil.
O Professor Tolkien estava planejando uma história muito grandiosa com esse relato, infelizmente abandonado ao longo dos anos pós Senhor dos Anéis, mas o que foi escrito já demonstra a profundidade da riqueza e alcance de sua imaginação.
De toda maneira, para qualquer fã de Tolkien, uma leitura indispensável.

Ericles Santos 27/11/2022

Aventura
Neste conto, que completa e finaliza a trilogia dos contos do legendário de Tolkien, somos apresentados ao personagem Tuor.

Narram-se as aventuras de Tuor, da sua relação com Ulmo à queda de Gondolin.

O plano de fundo é encontrar a última das grandes cidades elficas: Gondolin. No entanto, sem spoiler algum, conforme o próprio titulo do livro diz, a cidade de Gondolin cai, e, junto a ela, muitas vidas são ceifadas.

Mas, animem-se, pois uma aurora de esperança ainda permanece, junto à Tuor, que lidera os desalentados aos domínios de Ulmo e a os valorosos cidadãos de Gondolin ainda terão muitas novas para contar nesta Terra Média.

Tiago 28/12/2022

O último dos três grandes contos...
Esse volume é um dos três grandes contos da Terra Média, após uma traição o Senhor Sombrio investe com seus exércitos sobre a cidade e a destrói. Sua queda se torna uma história de dor e tristeza imensa e uma das lembranças mais dolorosas dos Noldorin da Terra Média...

Juba 20/01/2023

Esse eh um dos contos q eu realmente acho completinho e redondo é ao contrário d filhos d hurin a história não eh tãoo sombria assim