A Queda de Gondolin

A Queda de Gondolin J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Queda de Gondolin

Christofaro 21/03/2020

Um estudo de um conto
O mesmo conto nos é apresentado de diversas maneiras, em várias fases de sua produção. Então, mais do que contar a história da Queda de Gondolim, uma das mais fascinantes do universo Tolkien, conhecemos como o conto foi modificado e como em cada versão não existem fatos ou palavras inúteis.

Erick 21/05/2020

Tolkien e os contos perdidos!
Seria injusto dar algum spoiler nesta resenha, ainda que fosse mínima. Prefiro-me centrar para aqueles que conhecem apenas as obras conhecidas de J.R.R e deixar aqui uma ponta de curiosidade.

Se você já desfrutou das obras mais conhecidas e tem curiosidade de descobrir os contos mais antigos da terra média, leia a "Queda de Gondolin".

Fabio.Filho 13/07/2020

Para quem busca algo mais
A queda de Gondolin é o terceiro livro que, junto de Beren e Lúthien e os filhos de Hurin, amplia e detalha as histórias já contadas por Tolkien em O Silmarillion.
Ou seja, essa não é uma leitura indispensável, salvo se o leitor for um apaixonado pela mitologia tolkieniana...
Para aqueles que buscam saciar sua vontade de saber do mundo imaginado por Tolkien, o livro não decepciona!
Por isso, fica a dica: leia, mas preferencialmente após O Silmarillion, Beren e Lúthien e os filhos de Hurin.

Márcio Jefferson 23/11/2020

A Queda de Gondolin
Na minha visão o maior dos três grandes contos ... A balada suprema do Professor Tolkien

Henrique653 08/03/2023

Preciso desse livro no cinema
A Queda de Gondolin é um livro editado por Christopher Tolkien, filho do autor de JRR Tolkien. É um livro com bastante recortes da história escrita, reescrita, anotada, mas nunca completamente finalizada por Tolkien. Ainda assim, é uma história épica, com grandiosidade nas sua glórias e tragédias. Ela sela a vitória de Morgoth, mas também o princípio de sua derrocada. Turgon, Tuor e Eärendil, seus mais marcantes heróis, contra a Ira de Morgoth e a traição de Maeglin.

Darlan12 13/12/2020

Meu deus que vida sofrida nos dias antigos. Pelo menos teve um final não muito trágico.

Reis 23/12/2020

"Gondolin e Nargothrond foram criadas uma vez, e não recriadas. Continuaram a ser fortes e imagens poderosas - ainda mais poderosas, talvez, porque nunca recriadas, e nunca recriadas, talvez, por serem tão poderosas"

Jadna 11/05/2023

Uma história épica, que mantém a alta qualidade da escrita do Tolkien, porém acho que o livro funciona muito melhor como um conto isolado. A adição dos rascunhos da história é um pouco cansativa e acredito que tenha sido colocada principalmente pra fazer valer a pena a edição do livro. Pra mim serve a título de curiosidade mas não precisa serem lidos.

Wernek 28/04/2023

O fluir dos lentos rios de metal
A Queda de Gondolin é uma obra póstuma de J.R.R. Tolkien, publicada em 2018, e editada por seu filho Christopher Tolkien. É um conto épico que narra a queda da cidade élfica de Gondolin, uma das cidades mais poderosas e belas da Terra-média, durante a Primeira Era.

A história segue o elfo Tuor, que é guiado pela intervenção divina de Ulmo, um dos Valar, para encontrar a cidade de Gondolin e ajudá-la a se preparar para a guerra contra Morgoth, o Senhor do Escuro. No entanto, o destino de Gondolin já está selado e a cidade será destruída, apesar dos esforços heroicos de seus habitantes.

A escrita de Tolkien é poética e descritiva, transportando o leitor para dentro do mundo da Terra-média e envolvendo-o completamente na história. Os personagens são bem acompanhados e carismáticos, com seus próprios conflitos internos e motivações. A narrativa é emocionante e cheia de reviravoltas, mantendo o leitor em plena catarse até o fim.

No entanto, como a obra é um conto, ela é mais curta do que outros livros de Tolkien, e alguns personagens e eventos podem parecer subdesenvolvidos. Além disso, a história se passa em um momento específico do universo de Tolkien e pode não ser tão acessível para aqueles que não estão familiarizados com a mitologia da Terra-média.

Em resumo, A Queda de Gondolin é uma obra emocionante e bem escrita que oferece aos fãs de Tolkien uma visão mais aprofundada de um evento importante na história da Terra-média. Embora possa ser mais curto do que outros livros do autor e possa exigir um certo conhecimento prévio da mitologia de Tolkien, é uma leitura obrigatória para qualquer fã de fantasia épica.

Messias 05/10/2021

Ótima conclusão para Os Três Grandes Contos
A primeira parte, do Conto Original, quase me desmotivou. Mas depois, principalmente a partir da Última Versão, apesar de pouca mudança no conteúdo da história, o estilo da narrativa me agradou muito mais. Ótima conclusão para os três grandes contos e para a obra de Christopher Tolkien do legado de seu pai.

Infelizmente a gente termina com aquele pesar de saber que é um "fim" de uma obra, quase o fim de uma Era do sol, já que C. Tolkien aponta algumas histórias que infelizmente não puderam ser desenvolvidas, apesar de seu potencial.

Por fim, apesar de estarem no mesmo "grupo", é interessante perceber como as três histórias receberam tratamentos diferentes, a partir de sua estrutura específica. Mérito de C. Tolkien que, ao invés de ir pra segurança de seguir uma fórmula que deu certo, se dedicou a estudar a melhor forma de tratamento para cada um dos contos, considerando também a riqueza dos originais. Vale muito a pena a leitura.

Leitora 06/12/2021

É um livro bom, mas pra ler ele tu precisa já gostar das histórias da terra média. É uma história interessante que mais tarde você vê que tem ligações com alguns personagens de Senhor dos anéis, mais especificamente Elrond.

Ilkrie 14/12/2021

O fim de uma trilogia
Esse livro conta a história de Tuor que é guiado por Ulmo até Gondolin para alertá-los do mal que estava de aproximando, uma trama simples mas que teria bastante desdobramentos.

Ele não possui apenas a versão final mas também os rascunhos que Christopher Tolkien encontrou enquanto fazia as pesquisas, tendo então a versão final e a versão original.

Além de mostrar as dificuldades que Tolkien teve para publicar seus livros, mostrando em algumas páginas a opinião da editora ao ver o Senhor dos Anéis e sua insistências.

Tem algumas referências a livros anteriores e o final dá um gancho para os acontecimentos dos livros posteriores como O Hobbit.

Recomendo bastante para quem quer ter uma leitura de fantasia, bem escrita e saber da versão original antes de ser modificada.

Breno 16/10/2022

Um livro fenomenal para encerrar a carreira do Christopher Tolkien e o último dos três grandes contos da primeira era. Se tornou uma das minhas histórias favoritos, perdendo apenas para os filhos de Húrin.

milliaways 15/03/2022

Dos três contos da Primeira Era, certamente este é o meu favorito por ser um intermédio entre a grande história de amor de Beren e Lúthien e a vida de sofrimento dos Filhos de Húrin. Dito isso, é natural concluir que houve cuidado para estar nesse meio em que Tolkien teceu a história mais próxima do final da Primeira Era. Talvez seu tempo de vida não permitiu mais detalhamento, e isso é o mais triste aqui.

samucacn 16/03/2022

A queda de Gondolin
O último dos três Grandes Contos Perdidos do legendário de J.R.R.Tolkien narra a jornada de Tuor rumo à cidade secreta de Gondolin, refúgio élfico do povo do Rei Turgon. Contra a bela cidade, levanta-se Morgoth, o Inimigo Sombrio, com seu exército de seres malévolos.
A história da Queda de Gondolin começou a ser escrita em 1916 e agora ganha vida graças ao trabalho editorial de Christopher Tolkien, filho e executor legal das obras de Tolkien. Dessa forma cumprem-se duas sinas: a dos Elfos noldorin na Primeira Era do mundo e a do autor, ao conseguir publicar individualmente os três Grandes Contos dos Dias Antigos
Fechando a mitologia da Terra-média, A Queda de Gondolin, assim como Beren e Lúthien e Os Filhos de Húrin, foi ricamente ilustrada pelo renomado artista britânico Alan Lee, que retrata a fantasia de Tolkien há mais de 30 anos.