Uma Coisa Absolutamente Fantástica

Uma Coisa Absolutamente Fantástica Hank Green

Resenhas - Uma coisa absolutamente fantástica

Tamara 16/02/2023

Protagonista burra em uma trama envolvente
A expectativa é a mãe da decepção. Eu fui ler esse livro com muita expectativa, mesmo não curtindo tanto o tema vida extraterrestre. Não que eu tenha me decepcionado horrores, mas também o livro não atingiu aquilo que eu estava esperando. De qualquer forma, acho que vou ler a continuação só para concluir a história e ver se a protagonista aprendeu algo com os próprios erros. Bom, vamos com os pontos negativos primeiro:

• A protagonista é INSUPORTAVELMENTE egocêntrica e chata. Todas as nossas decisões na vida têm um lado certo, um lado errado, um lado um pouco certo e um pouco errado e o lado totalmente completamente errado e burro. Ela consegue escolher no livro inteiro o lado totalmente completamente errado e burro. Chega a ser uma habilidade impressionante;
• Acho que falta desenvolvimento nos personagens adjacentes. Eles apenas orbitam ao redor da personagem principal, sem muita personalidade e fala. No final, a gente fica sem conhecer nenhum deles;
• Tem uma pegada bem de diminuir países que são historicamente “contra” o capitalismo americano. Os robôs gigantes aparecem em todas as nações do mundo, porém você quer mesmo que eu acredite que apenas na China e na Rússia eles estavam sendo patrulhados pelas forças militares? Jurou né
• Achei o discurso bem “vamos todos nos unir para diminuir as diferenças e fazer um mundo melhor”. Não sei se tinha um sentido oculto na mensagem, mas eu não consegui captar... Talvez eu que seja tansa mesmo.
• A presidenta dos EUA no livro, pelo amor de deus...... Achei tão zZzzzZ que tirou minha imersão do livro a cada momento que ela aparecia.
Agora os pontos positivos:
• O Hank Green escreve bem, de forma leve e que flui rapidamente. Como não são tantas páginas assim, é um livro bom para te tirar de uma ressaca literária;
• O tema é bem envolvente e você quer saber o que vai rolar;
• Por ser extremamente burra (como já citado), você acaba querendo ver qual a próxima grande cagad* que a protagonista vai fazer, o que faz com que o leitor se envolva bastante com a leitura;
• Os temas: exposição na internet, fama, crescimento no mundo virtual enquanto tua vida real se destrói e loucura da direita conservadora foram bons tópicos. Poderia ter aprofundado mais, mas acho que consegue passar o recado bem;
• Dá vontade de ler a sequência e acho um ótimo livro de estreia.

site: https://elozorai.blogspot.com/

Paulo Victor 17/01/2023

Você tem que ler este livro!
Um livro que não fala apenas sobre um robô desconhecido, mas sim sobre fama, sobre como isso afeta suas relações pessoais e o mundo a sua volta, sobre como a polarização com pontos extremistas é capaz de passar por cima de qualquer coisa para impor sua verdade. Um livro com tantas e tantas camadas. Apaixonante. Uma lição sobre diversas situações cotidianas, com uma história envolvente do início ao fim. Ansioso para ler a continuação. Celebrem as boas leituras!

Galindez 10/01/2023

Bom demais!
Ao início achei o livro muito chato, não estava conseguindo entender o que queria contar April. Mas agora achei muito bom! Não tem como não amar esse livro perfeito. O final deixa ainda mais vontade de ler o segundo, e preciso, mas ainda acho muito caro, jaja.

Galvão 28/12/2022

"Todo negro que passa muito tempo com brancos acaba sendo colocado na posição de falar por todos os outros negros. Odeio isso. É idiota. E cada um pode responder a essa idiotice como quiser. Mas minha ansiedade acabou fazendo com que eu fosse extremamente cuidadoso com tudo o que digo. É claro que não represento todos os negros, mas, se as pessoas acham isso, sinto que é minha responsabilidade tentar fazer isso bem"

kohler 30/11/2022

NAMORAL
para todos os nerdolas: leitura obrigatória!
sempre li oq john green colocava nesse mundo, desde pequena, mas apenas esse ano tive contato com a leitura de hank, e puta merda o talento segue na família.
esse livro genuinamente me fez feliz e brava e ansiosa e tudo que alguém pode sentir
ao mesmo tempo que adoro e me identifico com a April, odeio ela.
fiquei intrigada a leitura inteira tentando entender oq tava acontecendo, realmente senti que estava experienciando junto da April.

Giulia.Goncalves 26/11/2022

Genial
Acho que nunca me senti tão próxima pessoalmente de uma protagonista como da April. Parecia real estar conversando com uma amiga porque a escrita é EXTREMAMENTE fluida. Hank não peca nada pra escrita do irmão e inclusive gostei mais do que os livros do John, talvez pelo fato de o tema me interessar mais que romances frustrados kkkk (dsclp fanbase do John). Enfim, leitura leve gostosa e que apesar do absurdo traz críticas contundentes disfarçadas de piada.

TheusKemper 07/11/2022

Que final foi esse????
O livro tem uma escrita bem gostosa, ótima pra sair da ressaca literária. A personagem principal é cativante embora seja meio irritante.

As reflexões sobre a fama são bem interessantes e foram muito bem abordadas, mas a trama decepcionou demais.

A história te envolve, você não consegue parar de ler e fica curioso para saber como vai terminar a história, mas a conclusão é: NÃO TEM CONCLUSÃO.

Um final abrupto e sem explicação para o que vinha sendo construído ao longo da história, ficou só na reflexão sobre a fama mas em relação ao mistério, ficou só no mistério mesmo.

Não sei qual foi o intuído do autor com esse final, só sei que não gostei. O que salva é a escrita e os diálogos que são gostozinhos. Fora isso, não recomendo.
Paulo Victor 17/01/2023minha estante
Na verdade, há sim uma conclusão. Acontece que a editora não foi nada competente em divulgar, tanto que a impressão do segundo titulo é por demanda. Chama-se Um Esforço Lindo e Fútil, foi lançado no Brasil ano passado. Então, pensando nisso, tenta reavaliar a nota. É um baita livro e precisamos falar mais sobre ele para que outras pessoas também possam ler. Espero ter ajudado :)

ellenkchaves 24/07/2023minha estante
é porque tem um segundo livro, a história não termina aí

geovanaoliveiram 24/10/2022

Não é fascinante, mas cativa.
Confesso que iniciei a leitura desse livro esperando mais, assisti alguns vídeos que remetiam um pouco sobre ele, então claramente já cheguei com altas expectativas. O livro retrata muito bem como a sociedade é colocada em nas redes sociais e como a mídia pode transformar as pessoas. Confesso que esperei uma grande reviravolta na história, o que não aconteceu e que de certa forma acabou me decepcionando, mas ainda assim acho que é um livro que compensa ser lido e pode trazer boas experiências ao leitor.

Camilla.Conti 17/09/2022

Bem legal
Esse livro é diferente de tudo o que eu já li. Por mais que seja um sci fi, amei a forma como o livro critica essa necessidade que as pessoas tem em estarem na fama. Além disso, também gostei muito da forma como a protagonista é sincera e afirma com todas as palavras que fez aquilo porque queria ter atenção. Acho que isso pode trazer mais veracidade para as ações da protagonista.
A nota só não foi mais alta porque acho que não li em um momento tão propício, já que tive que ler picado e as vezes me perdia na narrativa. Também achei um livro de altos e baixos, algumas horas estava em um ritmo frenético, enquanto em outras estava super lento. Mas no geral indico muito para quem gosta de scifi com uma pitada de crítica social.

amy lê uns livros 02/09/2022

Hank Green, você me prometeu
Mentira, não prometeu. Adoro Hank Green e dá para identificar muito da história e dos gostos dele nesse livro, mas honestamente não acho que a escrita dele seja para mim. Longas descrições sobre aspectos desinteressantes e personagens fracos num geral ? April May se destaca na história por ser a única cuja humanidade realmente aparece. Os diálogos até que são legais e a discussão sobre fama e política é bem didática, mas esses aspectos acabam afundando um pouco no plot cheio de beats com pouco impacto.

lili.tffs 01/09/2022

Absolutamente fantástico
É o melhor livro possível para quando se está na ressaca literária. Extremamente leve de absorver, mas não de forma fútil, muito pelo contrário. Lendo um ou dois capítulos por noite já dá pra terminar de ler antes mesmo de esquecer como começa. Te amo Hank Green

nico 04/08/2022

amei
pra alguém que gosta de livros contemporâneos mas tbm gosta de ficção científica, esse livro é incrível

comecei ele não botando muita fé, queria ler pq gosto do Hank e terminei de boca aberta, excelente leitura

não dei 5 estrelas pq acho que quem não gosta desse tipo de leitura pode achar um pouco parado, mas eu amei totalmente esse livro, quero mais!

Paloma F. 18/07/2022

Achei um livro bem ok, não estava com expectativas altas quanto ele, então nada de surpreendente. A leitura é envolvente e você se apega aos personagens rapidamente

Julia.Santana 12/07/2022

Foi inovador? Não, porém estava curiosa em saber o que estava acontecendo, descobrir o que os Carls queriam e o final eu fiquei bem surpresa

Paulo Victor 17/01/2023minha estante
O livro possui uma continuação! Chama-se Um Esforço Lindo e Fútil!