Uma Coisa Absolutamente Fantástica

Uma Coisa Absolutamente Fantástica Hank Green

Resenhas - Uma coisa absolutamente fantástica

richard145 02/03/2024

It?s really an absolutely remarkable thing
Simplesmente um dos melhores livros de ficção científica que já li na vida. Li em 2019, e reli agora em 2024. Todos os episódios de April May investigando a república secreta dos 64 Carl?s ao redor do mundo é fascinante. Tudo nessa história me prendeu, desde o Carl brotando do nada, o Freddie Mercury engolindo as letras das músicas, QUÍMICA, e o final que te deixa intrigante pro próximo livro ??

Emmie E. 01/02/2024

Surpreendentemente bom!
Nota: 4.5 de 5

O que você faria se numa noite, enquanto volta para casa fazendo o mesmo caminho de sempre, desse de cara com uma escultura gigante parecendo um robô no meio da rua?

April May primeiro reparou que todas as pessoas que passavam por ali mal davam atenção para aquilo então ela ligou para o seu melhor amigo para que pudessem gravar aquela "obra de arte" peculiar que apareceu do nada no meio da cidade de Nova York, mas que era ignorada pela maior parte dos habitantes.

O que ela ainda não sabia era que aquilo não era uma intervenção meramente artística e nem tinha aparecido apenas em Nova York, mas em diversas outras capitais do mundo inteiro.

Da noite para o dia, o "Carl" ? como tinha carinhosamente apelidado o robô gigante ? mudou a vida de April e Andy. O vídeo dos dois estava estourado no YouTube e os canais de notícia o usavam incessantemente. Os pedidos de entrevista e explicações era cada vez mais urgentes, as compensações financeiras ainda maiores e é claro várias outras coisas misteriosas começam a conhecer.

Logo April May quer estar no centro de tudo. Por ser tecnicamente a primeira reconhecer a presença de Carl, ela quer ser a primeira a desvendar os mistérios que ele trouxe consigo. Ela passa de uma simples jovem para um símbolo: a garota que está intermediando a comunicação entre os alienígenas
e a humanidade. No entanto, April vai perceber que o propósito dos Carls é muito maior do que ela e vai precisar da ajuda do mundo inteiro para descobrir de fato o que eles querem.

Numa trama bem humorada que retrata não só a fama, mas também o poder de possuir informações, o apelo de estar sempre no auge e os extremos que duas ideias podem criar entre si, Hank Green consegue nos prender nos pensamentos de uma jovem que tinha tudo para ser uma heroína, mas que sempre acaba nos mostrando que é apenas humana e não há nada de errado nisso.

Levei muitos anos para ler esse livro porque, verdade seja dita, os livros do John Green, irmão do autor, não têm quase nenhum apelo para mim. Pelo livro ter saído perto do auge do John, eu imaginei que seria mais uma história sem sal. E me enganei completamente.

A escrita de Hank é completamente cativante e divertida. Ele conseguiu fazer uma "invasão" alienígena sendo narrada por uma jovem bissexual de vinte e poucos anos com problemas de expressar seus sentimentos e ainda na era do auge do Twitter, ser uma experiência única e original.

Devo dizer que foi uma surpresa muito bem vinda nesse começo de ano. Mesmo dias depois de terminar ainda continuo com April e toda sua turma na cabeça (e claro depois daquele final, eu já corri para começar o segundo livro e descobrir o que de fato aconteceu).

Recomendo d+!! É uma leitura muito bacana e envolvente que te deixa preso e fazendo várias teorias mesmo depois que acaba.

Agradeço ao Netgalley e à Editora Seguinte por me oferecerem uma cópia digital deste livro em troca de uma resenha honesta.

Isa 07/01/2024

A coisa que mais amo nessa história é como ela foi contada. A construção do texto, a forma como April faz reflexões incríveis e depois solta uma piadinha pra quebrar o clima, a forma como ela fala sobre si mesma e suas atitudes mas ao mesmo tempo fala tanto dos outros personagens que passamos a gostar deles naturalmente... as descrições dos eventos, a forma como a internet e as redes sociais protagonizaram tudo...enfim, gostei muito muito! A parte que menos gostei é a do Cal em si kkkkkk, mas de resto, amei!

lacklusterstarchild 31/08/2023

Nobody is doing it like hank green
Writing?s cheeky and the plot is so creative of its own i barely mind that i didn?t connect to the main character at all? or the writing style. But it was fun to see everything unfold.

ellenkchaves 24/07/2023

Definitivamente a melhor leitura do ano até agora.
GENTE QUE LIVROOOOO! Fiquei completamente absorta nessa história, não consegui parar de ler até terminar de tão vidrada! Se você quer um livro que te prenda desde a primeira página e te deixe cada vez mais intrigada e curiosa, leia esse! É ótimo pra quem gosta de criar teorias, curiosos e fofoqueiros! Não recomendo, eu INTIMO vocês a lerem essa obra de arte! LEIAM URGENTE!!!!!

Emily 09/07/2023

Humanos
Que obra incrível. Não sei nem como resenhar, pois tem tanto nesse livro. Tanto de nós, tanto de ciência, humanas, humanos, psicologia, tanto de tudo que nos torna seres irracionais mesmo sendo racional, que se torna exaustiva a leitura.
April é a protagonista mais odiosa do mundo, eu passei a odia-la, ela é tão humana que me fez criar uma infinita raiva dela.
A mensagem que o livro nos traz é de que sempre queremos atenção, não importa como ou com o que, queremos ser importante e nessa caminhada de se tornar importante nos tornamos muito humanos.
April passa a caminhada toda querendo deixar um legado, não ser esquecida, ser sempre lembrada como: "April May, a garota de 23 anos que mudou o mundo", mas ao ler o livro que a mesma escreveu, nem ela mesmo lembra dela assim, ela se odeia até mais quanto eu a odeio.
A humanidade tá tão fadada a tecnologia (eu resenhando nesse site prova isso), que não importa mais quem te fala coisas ruins, quem fala coisas boas, quem te ama de verdade, se você corre perigo, se você pode morrer ou se você estar se perdendo em sí.
Se você estiver se perdendo, se machucando, em perigo, mas isso estar lhe trazendo engajamento nas redes, você estar ganhando atenção de milhares de pessoas, tudo bem. Pois hoje não importa quem e sim números.
E o Hank relata isso tão incrivelmente bem, em uma narrativa tão absurda e interessante, que é impossível não se humanizar durante a leitura.

Caraminholas 19/06/2023

A leitura desse livro me surpreendeu a cada capítulo, esperava que poderia ser meio bobo por ser jovem mas isso só deixou com um bom humor.
É um livro super divertido com um pequeno suspense e mistério para resolver o que esses seres querem com essas esculturas espalhadas pelo mundo.
Aborda fama e os seus efeitos numa jovem adulta que toma (muitas) decisões ruins, além de um processo de desumanização.

kazuhanerd 18/06/2023

? ? uma coisa absolutamente fantástica
? realmente uma leitura e plot absolutamente fantásticos, eu não esperava ler NADA assim, jurava que seria um romance clichê com açúcar, o livro tava mofando parado no celular e já fazia tempos que eu tinha lido a sinopse que nem lembrava e pra mim foi um choque tudo que eu li! a april e seus amigos são fantásticos.

MKarol 22/05/2023

O livro é bem construído e dinâmico de ler. A leitura é fluída e não cansa, então sempre fica com aquele gostinho de quero mais.
Terminei de ler e fiquei igual o meme do John Travolta ???????
Já quero ler próximo, não vejo a hora

Larissa 07/04/2023

Assim como todos estavam obcecados com os Carls, eu fiquei obcecada com esse livro, a história me prendeu muito, e muitas coisas aconteciam, eu precisava terminar.
A personagem principal faz o papel dela, te deixa frustrada e irritada com as suas decisões, mas da pra passar um pano em algumas coisas.

"Não quero assumir que uma explicação é correta só porque não pensei em outras que batam com as informações que tenho."

Raysza 13/03/2023

Realmente Fantástico
O suspense te carrega da primeira à última página apesar da história dos alienígenas se desenrolar de um jeito muito parado.

O foco do livro são as emoções e discussões dos personagens, que te fazem pensar bastante sobre o vício humano em reconhecimento na era digital e como isso pode subir à cabeça. Assim, a questão dos samurais gigantes pelo mundo não é muito aprofundada além das consequências sociais da situação.

Vale a pena ler pelas reflexões mas recomendo que baixem suas expectativas sobre a parte de ficção científica da história (que é pouquíssimo explicada, imagino para aumentar a ansiedade do leitor para o próximo livro).

paixão 24/02/2023

Tinha tudo pra ser bom
Levando em conta ser o primeiro trabalho do autor, eu posso até dar uma aliviada e dizer que é realmente uma obra completa.

Mas quando se analisa os aspectos individuais do livro, dá pra perceber que poderia sim ser muito melhor. E na verdade, até a metade eu pensei que fosse ser brilhante e cativante, mas me pareceu que a narrativa se perdeu demais e que sinceramente, não dava pra saber qual era o clímax.

Sendo honesta, o final não me impressionou, dá pra saber que nada do que pensaram que tivesse acontecido era verdade por conta da narração. Talvez tivesse me intrigado mais se realmente houvesse um mistério a ser resolvido.

A leitura não foi tão agradável assim, acho que a escrita também não fez muito meu estilo, mas reconheço que é um enredo bem original com uma proposta inovadora. Talvez eu compre a sequência kkkkkkkk.