Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Se não eu, quem vai fazer você feliz? Graziela Gonçalves

Resenhas - Se não eu, quem vai fazer você feliz?

Renata Almeida 08/07/2021

"Só os loucos sabem."
Graziela, conta como foi o início do namoro, as dificuldades pelas quais passaram e como juntos conseguiram alavancar a banda Charlie Brown Jr., referência no cenário do rock brasileiro.
Com uma personalidade explosiva que a mídia explorava, Chorão também tinha um lado afetuoso, amigável, filantropo e extremamente romântico, um cara família, mas infelizmente devido ao uso de drogas, teve um fim trágico, morto no dia 6 de março de 2013, deixando um legado, com músicas que refletem a realidade dele e de muitos, afinal só os loucos sabem.

Deja 09/07/2021

Do Amor Ao Desespero
Uma biografia, sim! Com um jeito diferente de contar histórias Graziela Gonçalves me encantou do início ao fim. A busca de aceitação constante do líder de uma banda e seu amor pela musa que ao longo da sua trajetória sempre torceu e esteve do seu lado. Nos últimos capítulos mesmo sabendo como terminaria me peguei torcendo pra que fosse diferente...

Gabriela - @livrosdegab 17/05/2022

Chorão Vive!
Livro escrito por Graziela Gonçalves, companheira de Chorão por 20 anos, antes do inicio da banda Charlie Brown Jr. até sua morte.

Chorão, ou pelo menos suas músicas, marcou uma geração nos anos 2000 e eu não fiquei de fora, obviamente.

Me encantei demais com a história contada por Grazon, desde quando eles se conheceram até 2013, quando ele morreu. Uma história cheia de altos e baixos, superação, humanidade… Ela me mostrou um lado dele que eu nem fazia ideia de que existia.

As melhores partes pra mim são as histórias por trás das músicas, como, por exemplo, Proibida pra Mim que conta exatamente como eles se conheceram. Ou a de Só os Loucos Sabem, que surgiu depois de uma visita dele à igreja Bola de Neve, quando as coisas já estavam mais difíceis.

Claro que toda história sempre tem dois (ou mais) lados e não dá pra tomar como verdade absoluta tudo que foi escrito nesse livro. Principalmente a versão das brigas com os integrantes da banda, das separações e reencontros dos integrantes. Grazi tinha os olhos e o coração voltados pra Chorão e defende ele ao longo de todo o relato.

Apesar disso, eu adorei saber mais sobre a história desse cara que marcou minha adolescência. E esse livro me fez “redescobrir” o CBJr! Sempre achei que a banda tinha acabado no disco Tamo aí na Atividade, de 2004, e depois disso eu criticava todas as musicas novas, como boa encrenqueira que sou! 😌
Enquanto lia, dei outra chance aos sucessos como Lugar ao Sol, Pontes Indestrutíveis, Dias de Luta Dias de Glória, Céu Azul e várias outras que eu tinha birra.

“Podem me tirar tudo que eu tenho, só não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz pra quem eu amo.”

Chorão vive!

Chelly @leiodetudo 11/09/2021

Para fãs
Se vc era fã do CBJR e viveu a época de ouro da banda vai gostar. Só que aqui é a história da Grazon e do Chorão enquanto casal e família. Incrível a quantidade de coisas que ela teve que abrir mão em nome do relacionamento. O que eles tiveram é uma linda história de amor rara, mesmo com suas fases ruins. E amor é isso, né?

Deusaalvess 06/06/2023

Se não eu , quem vai fazer você feliz ?
Eu fiquei pensativa depois que terminei esse livro. Até onde você é capaz de ir ? em nome do amor ??
Muito se fala de estar presente nos momentos bons e ruins. Mas até onde suportar o ruim ???
O problema não está nem em se relacionar com alguém com ?instabilidades? mas nessa pesssoa não reconhecer que precisa de ajuda. Não tem como ajudar alguém que não acha que precisa.
Alexandre era uma pessoa de humor/traços extremamente instáveis e com o uso de droga só piorou a situação
A convivência com ele se tornava cada vez mais difícil tanto no profissional quando
no amoroso.
E olha que este livro foi escrito por alguém que o amava e que é perceptível ao longo do livro que ela faz de tudo pra mostrar o lado bom nele. E ainda assim esse lado instável/possessivo/rude dele , aos menos aos meus olhos , se sobressaiu.
Tem uma frase que ela fala pra ele depois dele mandar ela escolher entre o trabalho e ele :
- você diz que todos merecem um lugar ao sol ,que ninguém deve desistir dos seus sonhos então por que quer impedir os meus ??
Fica aí a reflexão.
Às vezes desistir é a melhor opção..

carolinalvescx 15/06/2023

Lindo
Até onde o amor suporta?
a história do chorão e da grazi é a definição de almas gêmeas, a conexão deles sempre foi bizarra, foi lindo de ver essa história de amor que terminou de uma maneira tão trágica
incrível como a Grazi conseguiu se reerguer depois de todos os eventos, ela é uma mulher extremamente forte!

minha5 29/07/2021

Emocionante
No livro, podemos acompanhar a história do casal e conhecer mais sobre o Chorão com passagens por polêmicas em sua carreira e no seu íntimo.
A relação de Grazon e Chorão é apresentada com doçura e bem real, apontando momentos bonitos e crises.
Como fã, senti no texto o desespero de Grazi para tirar ele do vício e sua dor em perdê-lo . De geral, um livro emocionante.

Taís 01/08/2021

Não sou fã da banda, embora conhecesse as músicas mais famosas e saiba da importância no cenário musical brasileiro e a profundidade das letras.
Quando comecei o livro, não havia grandes expectativas mas me emocionei desde o começo. Pelas palavras da Graziele, romântica como sou, me apaixonei por eles como se fosse uma ficção. Isso foi o bastante para acompanhar a obra com muita vontade de saber mais.
Achei importante como ela se colocou como observadora em muitos momentos, e pude me sentir amadurecendo com eles diante de cada capítulo.
O Alexandre era um astro, ele tinha a atitude e compromisso de um. Incrível como seu destino já parecia estar escrito desde o começo. O Charlie Brown Jr era o lugar dele.
Seus pensamentos, suas filosofias e sua vida são completamente dignas do destaque que possui.
Acompanhar esse sonho através dessa obra foi inspirador em diversos sentidos.

Cirilabolas 22/06/2023

Dor e carinho
Esse livro me tocou de uma maneira que eu não sei explicar! a leitura foi super fluida e eu não via a hora de ler a próxima pagina, o deixei cheio de marcações e postitis, senti um enorme carinho pela história de Grazi, e passei a admira muito mais!! senti a dor dela naquele momento e me emocionei junto.
Foi encantador enxergar esse lado do chorão, que é meu ídolo e marcou muitos momentos importantes pra mim através das suas letras que senpre me tocam o coração.
Duas almas gêmeas eu diria , se eu pudesse dar um exemplo com certeza seria chorão e grazi, a ligação inexplicável e unica, que lindo de ver!! de ler e de sentir junto.
Apesar de o fim ser trágico, foi encantador ver Grazi como pessoa, e não como uma musa inspiradora para as composições de chorão, e sim ve-la lutando lado a lado, e infelizmente deixando de lado si mesma para estar do lado dele, oque me doeu demais ... doeu demais ver ela, que tanto vi crescer conforme a história progredia em uma situação péssima e infeliz!! felizmente a história não acabou ai , e enxergar o quanto ela amadureceu e ficou bem consigo mesma e com sua história com o chorão deixou aquele aconchego no peito!!

Ana 31/07/2022

"Eu digo Charlie e vocês dizem..."
ler sobre o Chorão, cbjr, a história dele, a história da Grazi e o fim da vida dele foi muito emocionante.
ler esse livro foi uma experiência diferente de tudo que já li. ter lido como as drogas acabam com a vida de alguém foi doloroso de certa forma.
gargalhei, fiquei surpresa por saber tanto de um artista que eu escuto há tantos anos e não sabia de quase nada, e chorei. chorei muito.
não é livro pra se dar nota porque é a história da vida de alguém.
se tornou um dos meus livros favoritos.

"Fala de todas as dificuldades, que tem que manter a cabeça no lugar e ficar esperto para não cair nas armadilhas. E você sabe que eu caí em algumas. Mas cair faz parte. O importante é levantar e continuar na luta."

"Calma, Tiri, que tudo passa. Não precisa fazer nada, a vida se encarrega. Você vai ver."

"Tentei tanto salvá-lo, e agora eu que precisava de resgate."

"O Alê queria que todos soubessem que ele era de carne e osso, com problemas iguais aos de todo mundo."

"O meu lugar e o de qualquer outra mulher na sociedade não é atrás de ninguém. É, no mínimo, ao lado. Somos todos iguais."

Bruno @viagempelomundodoslivros 14/08/2022

Charlie...
Todos que viveram sua infância ou adolescência nos anos 90/2000, com certeza teve alguma fase embalada pelas músicas da banda Charlie Brown Jr., com seu vocalista genial e complicado Chorão. Músicas como "Proibida pra mim", "Só os loucos sabem", "Ela vai voltar", "Zóio de lula", "Lugar ao sol", "Te levar daqui", entre tantos outros sucessos, tomavam conta das rádios, programas de TV e da internet em seus primórdios aqui no Brasil. Neste livro, temos a história da banda, do Chorão, e da história de amor entre o vocalista e sua esposa Graziela (musa de várias canções da banda), que conta nos mínimos detalhes como essa banda da cidade de Santos conquistou o Brasil e se tornou uma das maiores bandas de nossa história, bem como abre segredos que explicam como um músico e compositor genial como o Chorão acabou morrendo tão cedo por conta do uso excessivo de drogas. Um livro sensacional! Enquanto lia a obra tinha a impressão de estar ouvindo as músicas da banda ao fundo. Super indico!

CPF1964 21/03/2020

Opinião
Sou de Santos-SP. Este livro apresenta diversas referências a cidade. Clima de Nostalgia.

Amabelle 23/06/2021

História de amor de Chorão e Grazon
É um livro maravilhoso, fala sobre a linda a história de amor de Chorão com Grazon, traz também os bastidores e formações da banda, o significado de diversas músicas do Charlie Brown Jr. Um verdadeiro presente para os fãs. A leitura vale muito à pena.

Mycaella.Braga 26/06/2021

grazi obrigada por esse livrão