O Vendedor de Sonhos

Resenhas - O Vendedor de Sonhos - Vol. 1

Wendel 07/10/2012

O Vendedor de Sonhos

Augusto Cury - 295 páginas - Academia

O que direi sobre "O Vendedor de Sonhos"...?

Me somem as palavras, mas tenho que dizer que este livro é excepcional em todos os sentidos. O autor procurou criar um personagem que vai além da sensibilidade humana que criamos hoje em dia, ou seja, quase nenhuma!

Ele tenta mostrar como a vida vai muito além de poderes como fama, glória, dinheiro, riquezas... Cada personagem é especial dentro desta trama, (e muito divertidos!)pessoas que sofreram, que tem histórias de vida banais e desperdiçadas por não saber viver, mas eles aprendem o nos fazem ver que realmente não podemos mudar o passado, mas podemos recomeçar hoje e criar um novo final.

O Vendedor de Sonhos, segue a linha de Jesus, sensível, amável, cativante, inteligente, sagaz e diria um tanto ousado... Augusto Cury, entra num mundo da psique humana e abre vários caminhos aos leitores, diversos pontos de vista nunca antes visitados e nem pensados por muitas pessoas. Vale a pensa nós pensarmos deste mesmo ponto de vista, muito bom!!

Thai 16/08/2021

O vendedor de sonhos
Nessa ficção, um homem aparentemente mal vestido, que ninguém sabe a origem, começa a recrutar pessoas para vender sonhos. Seu primeiro seguidor é um professor universitário que tentava cometer suicídio se jogando de um prédio. Ao vender uma vírgula para esse homem, ele passa a segui-lo e sua vida nunca mais será a mesma.

É uma história legal, muito parecida com a vida de Jesus aqui na terra, um homem humilde que recruta discípulos e muda completamente todo lugar por onde passa.

O livro tenta dar algumas lições para a vida, tem algumas frases de efeito, e um tico de auto ajuda. Apesar da intenção ser muito boa, não concordei com 100% do que foi tratado no livro ( deixando claro que é uma opinião pessoal e você pode discordar), algumas vezes ( ou na maioria delas) senti que ele ignorou um todo e só focou um problema ou motivo para aquele problema, e esse eu acho que é o problema dos livros de auto ajuda, existe uma diversidade e um único livro não pode abranger toda essa diversidade.
Ex: ao dar a palestra aos executivos ele chega a dizer que a vida do proletário chega a ser melhor por não lidar com os problemas que aqurles executivos lidam e já acordam preocupados com sua empresa, porém a vida do trabalhador não é só o trabalho, em um país onde não se é valorizado, ganha pouco, além de problemas pessoais, acho que não se pode afirmar que o empresário tem uma vida com mais preocupações, cada um tem sua particularidade.

Uma frase também me soou um tanto problemática, ele diz basicamente que se você não "sofre" por algo, não há mérito, basicamente isso. Para mim parece uma romanização do sofrimento, mas não quero entrar em mais detalhes.

Apesar disso, existem outras lições que gostei bastante, a quebra de preconceitos, a ideia de uma sociedade mais humanizada apesar de não ser uma luta nova, e vou sim levar essas lições pra vida.

Falando dos personagens, não consegui ter uma aproximação grande com eles, achei meio raso nesse aspecto, acho que por ele querer colocar personagens diferentes, com histórias distintas não consegui me apegar a um e sentir junto com ele as emoções.

JAlia372 09/08/2021

Vendedor de sonhos e vírgulas
Eu não gosto de auto ajuda. Então, quando ganhei esse livro e parei para ler ele, eu comecei sem expectativas. Apesar de ser realmente uma auto ajuda disfarçada de história, eu me apeguei ao livro. Me apeguei ao mestre e os seus seguidores. Apesar de ser uma escrita um pouco mais formal e "difícil de ler", eu até que entendi bastante coisa, e a história é realmente boa (ao menos para mim). Só não gosto muito do Julio Cesar.

Sanoli 18/10/2014

Em uma frase:
Um excelente livro para reciclar celulose: ele pode ser utilizado como papel higiênico, como guardanapo ou para forrar o canto em que o cachorro urina.

Denise Alves 25/12/2009

Começei a ler. Afinal de contas é Augusto Cury!! Mas um nome nao significa certeza de suceeso. Tinha lido apenas alguns livros de teses dele e nunca nenhum romance como é o caso deste livro. E gente... que livro chato!!! Não consegui passar dá pagina 50.

O encontro é forçado. Os dialogos sem pé nem cabeça... uma coisa é você ter, por exemplo, o livro O Homem que calculava, onde a matemática vai se introduzindo paulatinamente no decorrer da história, ou Sofia, conduzindo o desenrolar dos fatos... mas esse??? não chega nem ao dedo minidnho de Socrátes, se era esse o objetivo do método usado pelo autor.

Entretanto tenho que admitir que ele levanta questões interessantes, pontos de vida que devem ser repensados e há várias frases de efeito legais. Mas o modo como tenta vender a história, pelo menos a mim não convenceu. Então decidi abandoná-lo talvez eu um outro momento eu posssa compreendê-lo. Por enquanto, Não!

Se não tiver nada melhor pra ler, leia. Não deve arrancar pedaços...

Luiz Ehlers 29/12/2009minha estante
Poxa, Denise eu comecei e estou na página 40 com as mesmas impressões que você. Juro que pensei que várias vezes em desistir, seu comentário não é animador hehehe, vou ver até onde chego...abraço

Frederico 02/01/2010minha estante
IDEM. ô livrinho chato, não sei nem para quê comprei.

esmit 08/02/2010minha estante
Precisas de uma mente aberta para compreende-lo. A mensagem é muito boa, e à mim não consigo parar de lê-lo.

Wennie 08/08/2012

Propaganda enganosa.
Começou muito bem, com uma história interessante que me deu até certa expectativa. Mais pra frente... decepção! Achei extremamente repetitivo, com capítulos que andam em círculos cansativos. Nada contra livros de auto-ajuda: O problema é que, assim como muitos aqui, me deixei levar pela fama do livro e pelo tema, que supostamente seria Romance. Propaganda enganosa. Se o que você quer é bom livro de romance ou ficção... não ecolha O Vendedor de Sonhos.

marc_vin 26/02/2010

"Aventura social" contra os estereótipos da sociedade que nos cegam a segui-los...
O livro começa emocionante, com a tentativa de suicídio de um renomado professor que o vendedor de sonhos salva fazendo-o pensar no que ele fez para que chegasse a este ponto critico.
Ele usa de sua inteligencia, astúcia e conhecimentos de sociedade, educação o psique humana para jogar as pessoas contra si mesmas e estimulá-las a pensar numa outra alternativa.
Em meio aos fatos, há frases que nos fazem repensar nossas atitudes, como por exemplo uma das que disse ao tirar o professor do suicído:
"Os suicidas, mesmo os que planejam a sua morte,não querem se matar, mas matar a sua dor."
...
Ele "vendeu" ao professor um sonho, sem nada querer em troca, convidando-o para também vender sonhos. Ele conhece pessoas, figuras, e as seleciona, convidando para seguirem seus caminhos rumo a conhecer a si mesmas numa aventura social. Seus seguidores o começam a entitular "mestre" e assim o livro se refere a ele durante todo o decorrer da história.
Ele é revoltado com os moldes que a sociedade cria: os estereótipos enquadram as pessoas, e as fazem sofrer na luta por um ideal que certas vezes se torna inalcançável.
Devido a isso, todos criam a ideia de que sem status social,dinheiro e uma boa imagem não se consegue ser feliz, e ficam cegos tentando se encaixar num molde pronto que nem todos se encaixam: vivemos num Manicômio Global.
É então contra isto que o "Vendedor de sonhos" luta, procurando causar nas pessoas uma avidez por conseguir suas reais necessidades, sem se preocupar com o que os outros vão achar delas.
Que cada um tenha sua personalidade, sua religião e crenças, e que não se deixe levar pela máquina criada pela sociedade. Que cada um seja vendedor de seus ideais, que se refletirão em vidas levadas na humildade e sabedoria de fazerem a coisa certa de acordo com o que cada um pensa, e não pela sociedade como um todo. Que da sociedade se aproveitam as leis, os direitos humanos,a liberdade e a saúde psiquica, além do respeito ao meio ambiente.
Que se equilate nossa condição de humanos e o respeito a nossa individualidade!!
(...) (...) (...)

Bem, procurei não me estender muito, mas tentei passar um pouco da idéia geral que o livro possui, a de causar nas pessoas uma sede por serem felizes verdadeiramente, procurando sua essência, livre de escudos que as afastem delas mesmas. Em discursos exaltados, o tal "mestre" lança tiradas entremeadas de bom humor, sarcasmo e fica no ar uma dúvida se estaria ele falando com cada um de nós, refletidos ora em um personagem , ora em outro, ou se ele simplesmente fala da sociedade em geral.

Um ponto que parece ser importante é o mistério ALONGADO DEMAIS que se faz em torno de quem seria a personalidade que causa todo esse alvoroço em sua cidade, que provoca as pessoas, e causa tumultos. Creio que seja este um dos motivos pelo qual as pessoas devam abandonar este livro, ele é uma historia intrigante mas que pelo excesso de misterio, ou omissão TOTAL da identidade do personagem principal acaba causando um DESINTERESSE, até por que o personagem fala muito dos outros, mas não tem material suficiente para que os outros o respondam a altura de suas criticas severas.
Eu, particularmente, quase larguei o livro, por causa desta impressão de um critico inatingivel e dono da verdade que ele parece ter...
Mas sua humildade em certos momentos me manteve lendo seus ideais que conduziram a saber aonde terminaria essa aventura social...
e em muito valeu a pena o voto que dei ao livro em descobrir o que aconteceria, e como se desenrolariam os planos...
Só sei que, ao final do livro, pensei:
Quero ser um vendedor de sonhos também!

Andre_Sch 03/03/2010minha estante
E que na verdade o subtítulo do livro é O CHAMADO, ao finalizar ele, a gente entende porque ele esmiuçou cada indivíduo que ele chamou ou vendeu o sonho. Mas lá pelo meio é cansativo mesmo e quase faz a gente abandonar o livro.

Nat 04/07/2012

Entediante
'O vendedor de sonhos', pra mim, serviu como sonífero. É entediante e óbvio demais. Augusto Cury consegue chegar a inimaginável conclusão de que um suicida vai ser matar (não me diga!?). Aborreci-me com o livro. Desisti da leitura.

Luciana 29/04/2021

Um dos livros que iniciou minhas leituras, é um livro que faz você pensar em como está conduzindo a vida

Mizi 13/08/2021

Reflexões puras
Cada capítulo do livro te faz refletir sobre algo da vida, me fez questionar muitas coisas e trouxe vários insights.
Recomendo pra quem gosta desse tipo de leitura, cada experiência retratada no livro dava vontade de repetir e aplicar na vida real!

Bea 13/11/2020

O vendedor de sonhos
Eu achei maravilhoso, você vai se conectando com personagens de diversas situações e se diverte com eles ao longo da história, além de aprender bastante ( aviso: é um livro sobre filosofia) super recomendo.