Três vezes Hilda

Três vezes Hilda Hilda Hilst

Resenhas - Três vezes Hilda: Biografia, correspondência e poesia

Luana 26/04/2024

Amei!
Que saudade de ler um autor brasileiro. Que vontade?

Me deixou maluca querendo voltar aos clássicos: Caio, Clarice?

Milena.Miyazaki 21/04/2024

"Ama-me. É tempo ainda".

"Se te pareço noturna e imperfeita
Olha-me de novo.
Porque esta noite
Olhei-me a mim, como se tu me olhasses."

"finjo o tempo todo, rio, sou alegre, dispersivo, com aquele brilho superficial e ridículo. E em cada fim de noite me sinto um lixo. Há tempos estou vivendo uma estória-de-amor-impossível que rebenta a saúde: sei que não dá pé de jeito nenhum e não consigo me libertar, esquecer estou completamente fixado nessa pessoa, vivo todas as horas do dia em função de encontrá-la, à noite. É insuportável. Sei que estou me autodestruindo, mas isso já não me assusta"

lohiaar 29/03/2024

Clarice Lispector mentioned ?
"Há pessoas que falam: ?É preciso ter os pés na terra?; ?Os seus textos não têm os pés na terra?, coisas assim. Mas o que significa isso de ter os pés na terra? Será que eles querem dizer que é necessário ?estar antenada? com a terra? Aí fico pensando que é melhor ter os pés na superfície esplêndida do cérebro, é estar atento à poesia que há em tudo e que nem sempre é claramente compreensível."

Esse livreto foi meu primeiro contato com H.H. foi interessante conhecê-la a partir de uma breve biografia e ter contato com algumas das cartas do Caio Fernando Abreu ? o que me fez querer conhecer mais das suas obras ?. Definitivamente irei procurar outros livros de ambos.

(Esse livro ganhou meu coração ao ter esse "crossover" com a Clarice Lispector e a reação de Caio ao conhecê-la)

alinevnssa 25/02/2024

"me escreve antes que eu me vá, nem que seja um bilhetinho"
Escolhi esse livreto para ser a minha porta de entrada no mundinho Hilda Hilst. queria muito conhecer mais da sua história e foi ótimo chegar perto das suas inquietudes, frustrações, vontades e conhecer o "background" da Casa do Sol.

mas a melhor parte, sem dúvidas, são as cartas de Caio. muito bom acessar essa intimidade, foram muitos os trechos que me tocaram. deixarei aqui alguns. muito ansiosa para conhecer as obras de Hilda.

"acho que sou bastante forte para sair de todas as situações em que entrei, embora tenha sido suficientemente fraco para entrar."

"vi uma mulher linda e estranhíssima num canto, toda de preto, com um clima de tristeza e santidade ao mesmo tempo, absolutamente incrível. era ela. (Clarice Lispector)"

"penso, com mágoa, que o relacionamento da gente sempre foi um tanto unilateral, sei lá. não quero ser injusto nem nada, apenas me ferem muito esses teus silêncios."

"e se é verdade que o tempo não volta, também deveria ser verdade que os amigos não se perdem."

Luana.Khetley 18/02/2024

Um xuxu
"Confesso que as cartas enviadas pelo Caio foram o que me fizeram adquirir interesse pela leitura e pela Hilda. Apesar de ter alguns eBooks dela no meu Kindle, este foi meu primeiro contato com a escrita da autora. Irei desvendar a riqueza da narrativa para me aprofundar no seu universo, juntamente com as leituras que tenho feito sobre o Caio."

Vitória Kusiak 17/02/2024

É um livro bem curto,.mas que nos permite conhecer um pouco melhor da autora. A parte que mais gostei foi ler as cartas de Caio Fernando de Abreu para ela retratando a amizades deles.

Vivi 06/02/2024

Bem legal pra conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de Hilda Hilst, além de ler um pouco sobre Caio Fernando Abreu e Clarice

Karen 05/02/2024

Já tinha lido e não lembrava
Esse livreto, uma mini biografia, é extremamente singela e dá vontade de conhecer mais sobre a autora.

Porém a vontade não é apenas de conhecer sua vida, mas principalmente de conhecer mais sua obra.

Já li A Senhora Obscena D há uns anos e, apesar de não me recordar, havia lido logo em seguida esse livreto.

Felizmente não me recordava dessa leitura e pude me agraciar novamente.

Esses dias, depois de 3 anos, finalmente consegui começar a entender o sentimento dessa mulher. O amor que ela sentiu foi tamanho que somente sua escrita "hermenêutica" (que de fato é) seria capaz de chegar perto de expressar seu verdadeiro amor.

Uma mulher que deveria ser mais contemplada na nossa sociedade. Mas, infelizmente, mal sabemos ler. Como seremos capazes de entender Hilda Hilst?

Maria 21/01/2024

Três vezes mais encantada pela Hilda
É um livro bem curtinho e quase não tem textos da Hilda mas traz tantos sentimentos e coisa a se pensar sobre, o quão poético o Caio é nas cartas, o carinho q ele tinha por ela e a intimidade também é encantador. Me fez lembrar de qnd eu fui numa visita a casa da Hilda q por mais q eu tenha ido só uma vez definitivamente é um dos meus lugares favoritos no mundo, vc consegue sentir a energia do lugar tão bem e é tão marcante, ver a Hilda da visão de amigos próximos é mais uma forma de se apaixonar por ela

andyp16 18/01/2024

É uma boa obra para conhecer a autora, não foi o meu primeiro contato com a autora mas, foi até agora o melhor desde ?Pornô Chic?.

iarakessia 10/01/2024

Rápido mas informativo
Para mim as cartas no final são uma preciosidade. Nunca li nada da Hilda nem sabia quem era. Mas essa mini biografia é muito boa e eu pretendo ler algum livro dessa escritora não compreendida nem apreciado em sua época.

bels 16/12/2023

"...sou só um ser humano procurando um jeito de viver."

É assim que Caio Fernando de Abreu se descreve em uma de suas cartas à querida Hildinha, incomodado pela nova onda de isolamento da amiga.

Uma sentença que define não apenas qualquer um que caminha neste mundo, mas essa tríplice coletânea de um perfil, cartas e poemas de Hilda Hilst, que assim como nós, buscou (e encontrou) uma forma de viver.

Davi Teixeira 13/11/2023

Muito bom!
Uma pequena amostra da grandiosidade de Hilda Hilst. Um pequeno livreto que apresenta uma introdução da autora, contendo uma pequena Biografia, algumas cartas que ela recebeu de seu amigo e também escritor, Caio Fernando de Abreu, e alguns (bons) poemas. As cartas escritas por Fernando de Abreu são de uma sensibilidade incrível, ali existia realmente uma amizade e muito amor entre eles.

Pêssego 15/10/2023

?Hildinha, se você soubesse como ando escuro,
como ando perdido, como me distanciei de
mim e das coisas em que acreditava: tenho
participado de festas louquíssimas, na base
da maconha, da nudez, jogo da verdade, bacanais,
surubas. Por favor, queria tanto que me
compreendesses. Ando muito sozinho, nessas
festas se reúnem artistas plásticos, atores, atrizes, escritores ? todos jovens, perdidos,
desesperados ? é uma coisa terrível?

iza 03/10/2023

Sensível e interessante demais ler as cartas de Caio para Hilda, é aquele tipo de livro para ler e reler em voz alta, adorei!