A Morte da verdade

A Morte da verdade Michiko Kakutani

Resenhas - A Morte da Verdade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

LimaJr 16/01/2022

Essencial para entender fenômeno atual
O livro é bem fundamentado e honesto intelectualmente. Apesar de centrado em eventos da era do governo Trump, aplica-se a fenômeno mais abrangente espacialmente e temporalmente, em que ideologias com viés totalitário (de esquerda ou de direita) se apropriam de métodos de relativização da ciência e dos fatos. Essencial para entender fenômeno atual.

Alex 20/08/2021

?Você pode influenciar mais rápido mil homens se apelar para seus preconceitos do que se tentar convencer apenas um pela lógica?

jade martins 03/08/2021

A autora traz diversos dados muito importantes como alguns relatos sobre a interferência russa nas eleições norte-americanas de 2016, trazendo além disso análises interessantes de diversos autores, porém para quem diz ser simplista algumas falas de Lênin, equipará-lo com Hitler e colocar a esquerda e a direita na mesma moeda é para dizer no mínimo, bem simplista, além de que chega a ser cômico achar que o Trump seria anti o status-quo. Simplista também achar que a democracia liberal capitalista poderia ser salva apenas educando as pessoas e recolocando a confiança na imprensa, sem levar em conta que esse é apenas um efeito do capitalismo e não a destruição dele. Além de ser extramente repetitivo, já nas primeiras páginas a autora chega à conclusão da culpabilização da Rússia e do movimento pós-mordenista para a aceitação geral e estagnação frente a essa enxurrada de notícias falsas todos os dias, porém repetir isso em literalmente todos os capítulos, mais de uma vez, é cansativo.
Filipe Otuka 09/08/2021minha estante
arraso vida

jade martins 12/08/2021minha estante
gostou amor

Rennanzinho 25/07/2021

Texto lúcido, crítico e essencial para esse século
Embora tenha pano de fundo nos EUA e seja uma crítica aberta ao governo de Donald Trump, qualquer semelhança com a eleição de Jair Bolsonaro não é mera coincidência. A crítica literária Michiko Kakutani explora o fenômeno da "pós-verdade" como consequência das ideias pós-modernistas a partir da década de 1960. O texto é rico de História e cuidadoso na referenciação das citações. Retoma contextos como o nazismo de Hitler e o fascismo de Mussolini, bem como o comunismo de Lênin, para mostrar a estratégia propagandística do autoritarismo, através da corrosão da linguagem, da mentira e do relativismo e suas consequências no âmbito social. E se volta para os agentes atuais, que condicionaram a ascensão de líderes da extrema direita. Ótimo texto!

profuilma 20/07/2021

A verdade está em extinção?
Crenças populares, teoria da conspiração, preconceitos e a manipulação dos fatos atingem a massivamente a população através das redes sociais, gerando medo, revolta e contribuindo, inclusive para a volta de algumas doenças.
Nessa obra, a autora Michiko Kakutani apresenta uma análise com um vasto referencial teórico para expor a manipulação das informações no governo Trump e os caminhos para a pós-verdade.
Assim nos faz refletir sobre a notável força com que as redes sociais estão questionando as ciências e os fatos para desse modo influenciar no comportamento da sociedade.
Por que tentar desacreditar os estudos científicos e sociais? Qual será o propósito?
Quais serão os caminhos que um movimento, por vezes irresponsável, levará a humanidade?

Ailauany 05/07/2021

Isto é uma maçã.
Algumas pessoas vão tentar dizer que é uma banana.
Talvez elas gritem repetidas vezes "banana, banana, banana".
Talvez elas escrevam BANANA em letras maiúsculas.
Talvez você até mesmo comece a acreditar que isto é uma banana.
Mas não é.
Isto é uma maçã

Gois 17/06/2021

Uma leitura necessária para entender a atualidade
Vivemos tempos em que as coisas e fatos mudam muito rápido e estamos vendo ascensão de pessoas e ideologias que achávamos ultrapassadas. Esse livro tenta trazer um olhar sobre esse fenômeno. Fala de história, do crescimento dos movimentos de direita, de fake News, Internet, política. Fala da mistura dessas várias questões que formam a realidade atual e faz refletir. Livro curto, escrito de maneira clara, com muitas referências a outros livros e notícias. Vale a pena a leitura.

dudu 12/05/2021

É curioso como se fosse a um tempo atrás eu ficaria me perguntando como os EUA deixaram um cara como esse no poder. Todavia, o Brasil não está muito diferente para que eu possa julgar um outro país.

Cristiano.Goes 13/02/2021

A morte da verdade
Mais um livro essencial para vislumbrarmos o mundo caótico atual. Recomendo sua leitura para entendermos o perigo da ascensão de governos autoritários e contrários aos ideais democráticos. O relato da ascensão de Trump nos Estados Unidos é feito com primor e provoca medo.

Duda 02/02/2021

Livro trata de uma temática extremamente necessário principalmente nos dias atuais, no entanto, peca em alguns aspectos como a linguagem usada e não relacionar com outros países.

Jacque Spotto 25/01/2021

Aqui encontramos todos os fatos que levaram o Governo Trump a ganhar as eleições nos EUA através das fake news, além de suas insinuações racistas e xenofóbicas.

Muito além das ações desse momento, no livro nos mostra como essa inversão da verdade pôde ser feita a partir do Pós-modernismo e seu subjetivismo da verdade, com isso pessoas como Trump e seus aliados viram uma grande brecha para a distorção ou a criação de uma realidade paralela onde coloca toda a verdade objetiva descrita pelos especialistas como mero ponto de vista errôneo.

Fazendo com que a sociedade americana duvidasse das Instituições especializadas e acreditassem naquilo que acham convenientes para sua própria simpatia.

A gente se pega a todo momento fazendo uma comparação ao Governo de nosso país, pois todas as artimanhas utilizadas por Trump são feitas aqui como um espelho.

elainegomes 24/01/2021

Coincidentemente fiz essa leitura logo após terminar 1984, o que tornou tudo, literalmente tudo, muito mais interessante.

A morte da verdade de Michiko Kakutani, relata de modo jornalístico, a ascensão do Donald Trump, traçando um paralelo assustador de sua história com outras já conhecidas como Mussolini, Lênin, Stálin, Hitler, Putin e suas similaridades desde a preponderância narcisista até seus inegáveis propósitos de autoritarismo e controle absoluto de poder através de seu braço forte.

E, durante a leitura a similaridade com o nosso atual governo federal foi se tornando ainda mais assustador, pois não o vejo apenas como uma marionete ou um simulacro do norte-americano, e sim como um déspota que busca ?restringir, debilitar, sufocar e anestesiar um povo, a ponto deste ser reduzido a nada mais que um bando de animais pacatos e diligentes, dos quais o governo é o pastor?.

A exemplo de grandes nomes da literatura, como Orwell e Huxley, que com suas distopias proféticas, descreveram um futuro assustador, creio que a realidade mundial está superando a imaginação da ficção.

Recomendo a leitura, recomendo especialmente que nunca deixemos de questionar e pensar fora da conveniente bolha, políticas e ideológicas, que mantém pessoas reunidas em grupos que pesam do mesmo jeito e que apenas repetem discursos prontos, que vivem e criam realidades alternativas.

ffernandorl 23/01/2021

A verdade morreu, vá a seu enterro ou vire necromante
“A morte da objetividade ‘me alivia da obrigação de estar certo’. Ela ‘apenas exige que eu seja interessante.’” Stanley Fish
Ao longo das muitas frases fortes desse livro, nenhuma ficou tão presente em minha cabeça quanto a que introduz esse me pequeno texto.
Michiko Kakutani, renomada crítica literária norte-americana e ganhadora do Prêmio Pulitzer: Melhor Crítica (1998), nos entrega uma discussão mais do q só atual, uma necessidade moderna que é pujante e acachapante (a lá professor Marcos Antonio Villa... e tal).
De forma clara e direta sua obra mostra como os medos de Aldous Huxley e George Orwell são cada vez mais reais em um mundo extremamente polarizado e irracional.
Nas palavras do grande Walter Isaacson "Este livro é leitura essencial atualmente".
De uma forma um pouco sonhadora, tudo que posso esperar é que com o poder da educação e do debate real e honesto, sejamos os necromantes que trazem a verdade de volta a vida e para seu merecido e necessário lugar de destaque.

1 | 2 | 3 | 4 | 5