A Morte da verdade

Resenhas - A Morte da Verdade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Paulo Henrique 18/05/2020

Feito para Trump, mas serve para o Brasil
Esse livro foi escrito para tratar da era Trump, das eleições e da maneira que esse personagem caricato chegou ao cargo da mais poderosa potência mundial. A autora traz logo no início um pouco de teoria, que torna a leitura mais cansativa, mas a intenção é demonstrar o modelo utilizado por Trump para assumir a presidência e para governar.
O livro tem tudo a ver com as mídias sociais e o papel que estas passaram a ter na definição da vida política dos EUA, mas você irá perceber que isso vale para o Brasil da era Bolsonaro. Todo o livro pode ser estendido para o Brasil, pois fica claro que Bolsonaro copiou o modelo de Trump e vem copiando na maneira de governar, na base da mentira e da truculência.
A principal ação é mentir, mentir e mentir, e demonstrar que todos mentem o tempo todo, menos eles. Essa maneira de governar pode existir porque as mídias sociais permitem que você direcione notícias de acordo com o perfil de seu público, portanto você fica isolado na bolha de suas crenças e esses governantes criam o seu mundo ideal. Por isso você é capaz de juntar um bando de pessoas protestando contra não se sabe o que e gritam palavras de amor a políticos, algo realmente estranho. Esse modelo não se preocupa com diplomas pois o mundo criado é o que você sonha, por isso você irá rasgar seu diploma por esse mundo.
Um dos pontos mais interessantes é o tal combate ao establishment, que na verdade esses políticos fazem parte mas fazem você acreditar que não e que todos os demais poderes estão ali para te prejudicar, e ele somente ele pode te salvar.
Leitura fácil e rápida sobre esse mundo maluco que estamos vivendo e que a pandemia de COVID permitiu desnudar com mais força esse modelo louco e sem sentido.

julia 30/04/2020

2,5

A maior parte do livro é bem interessante, consegue fazer um bom panorama da eleição do Trump e a tese da autora, de uma apropriação por parte da extrema direita das teses relativistas dos anos 1970 e 1980, é interessante. Mas aí chega aí chega no penúltimo capítulo do livro e durante várias páginas o texto é só uma profusão de anticomunismo. Equiparar o Lenin ao HITLER? Sério? Estragou a leitura pra mim, honestamente.

Achei que faltou uma análise das estruturas que perpetuam a profusão de mentiras no debate público dos EUA. O capitalismo, no caso. E às vezes a própria autora cai no conto da carochinha de que o Trump é anti o status-quo. Não, ele é um dos lados do status-quo. Ele é um empresário podre de rico e só foi eleito porque os interesses dele se alinham com os outros empresários podres de ricos do mundo. A disputa da hegemonia política nos EUA é entre dois grupos da mesma elite dominante.

Enfim, minha conclusão é que tem dados interessantes, mas uma conclusão ruim. Então, assim, ele tem seu mérito. Mas eu sou comunista demais pra esse livro, essa é a verdade.

Mayara 07/04/2020

Um livro que toda pessoa deveria ler, não apenas quem se interessa por política. Livro essencial para a era que estamos vivendo, a era da pós-verdade.
'... a Internet havia não apenas democratizado a informação de maneira inimaginável, como também estava fazendo com que a "sabedoria das multidões" tomasse o lugar do conhecimento legítimo, nublado perigosamente os limites entre fato e opinião, entre argumentação embasada e bravata especulativa. '
A autora ainda usa de seus conhecimentos literários para comparar livros clássicos como 1984 de Orwell e Admirável Mundo Novo de Huxley com a realidade que o mundo está vivendo com seus presidentes autocratas e narcisistas.

mdudalivros 26/03/2020

fuck trump
muito esclarecedor!

Vanessa.Oliveira 12/02/2020

Necessário
O cenário sociopolítico dos Estados Unidos não é algo de tanta estranheza (possuem apenas um pouco mais de requinte) uma vez que vivenciamos basicamente as mesmas circunstâncias. O livro trata de uma guerra cultural onde a verdade é ridicularizada e relativizada. Onde a ciência é substituída pelo "conhecimento em massa"/senso comum e o jornalismo pelas fake news "whatzapianas". Infelizmente nada disso é por acaso, são estratégias guiadas por projetos de dominação social, econômica e cultural.

Luana.Rayalla 31/12/2019

QUE LIVRO!!
adorei a análise que essa autora faz, enfim um ótimo livro.

Lari 06/10/2019

sem fôlego!
A autora faz um trabalho que mesmo para uma leiga como eu dá para ver que é um ótimo material de cunho jornalistico. Explicando a responsabilidade da esquerda e da direita no cenário politico e como a extrema direita pode tomar o poder, além do papel das redes sociais na contemporaneidade. Realmente pensei que não iria terminar o livro, pois Kakutani traz verdades indigestas, que para uma idealista como eu são desafiadoras de ler.

Muito, muito bom

Rafael 16/08/2019

Como jumentos chegam ao poder
Uma análise prática de fatos, referências de romances (Orwell e Huxley) e estudos (Arrent) que tenta desvendar como esse novo movimento político (que se diz extrema direita, mas parece extrema idiotice) que promove a perseguição à verdade, deturpação da realidade e o ódio, alçou jumentos como Trump (e no Brasil, o Bolsonaro) ao poder. O livro não tenta explicar como uma pessoa adulta é capaz de votar numa coisa dessas, mas abre luz para entender que o excesso de informação, as metiras (fake news), a bipolarização e a violência verbal não são coisas espontâneas, mas fazem parte de um sistema muito complexo e orquestrado para confundir, enganar, exaltar e saciar este monte de fascistas. É triste e necessário. E de se cortar os pulsos. O que será o futuro? Dá até medo de imaginar.

Paloma 25/06/2019

A morte da verdade fala sobre a mentira na Era Trump mas bem podia ser substituída pela Era Bolsonaro.

Neste livro, Michiko Kakutani fala como no mundo todo ondas de populismo e fundamentalismo estão fazendo as pessoas recorrerem ao medo e à raiva no lugar de um debate de ideias e trocando opiniões especializadas pela sabedoria das multidões.

O que se vê hoje em dia é que as pessoas estão não apenas dando suas opiniões mas estão recriando os fatos. A internet possibilitou a criação de bolhas e filtros. Os algoritmos acabaram por reafirmar para as pessoas apenas a sua realidade.

Livro muito bom e pertinente para entender essa época de fake news.

Bruno 28/05/2019

Um livro assustadoramente necessário que fala da mentira na Era Trump, mas parece reverberar no bolsonarismo brasileiro. Na verdade, o que temos aqui é uma cópia mal feita de um estado de coisas em que a manipulação do conhecimeconhecimento e da verdade é fundador do modo de fazer política.

Renata 23/04/2019

O livro apresenta vasto referencial para sustentar a visão de mundo proposta pela autora e, assim, permite que o leitor forme seu próprio juízo crítico sobre os fatos e teorias apresentados.

Já na largada, por exemplo, é possível perceber o alinhamento da autora à teoria de Hannah Arendt sobre o totalitarismo, bem como sua preferência pela democracia liberal.

Essa transparência na exposição de sua ideologia é um ponto alto do livro, assim como a linguagem fluída e os inúmeros insights da realidade contemporânea!

Recomendo a leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5