A corneta

A corneta Leonora Carrington

Resenhas - The Hearing Trumpet

Joanne.G.P. 28/06/2023

Um acontecimento
Esse livro é uma fusão de metáforas, exaltação ao feminino, à velhice, um tapa na cara de toda crítica da sociedade a respeito da mulher idosa. É um livro fantástico em sua essência, com influência grande do surrealismo e dos sonhos, do tipo que um pensamento leva a outro que leva a outro. Achei simplesmente encantador.

Yasmin O. 16/07/2023

Uma das melhores leituras do ano. Eu já conhecia a Leonora como pintora, de um catálogo de mulheres surrealistas no México (ela é inglesa, mas viveu grande parte da vida expatriada no México) que agarrei num sebo e trouxe pra casa, surtei quando soube da existência desse livro e que ela também era escritora.

É um livro excêntrico, onírico, zombeteiro, subversivo, feminista, com críticas mordazes ao cristianismo, ao patriarcado e à hipocrisia social, permeado pelo surrealismo da autora (sim, tem muita coisa esquisita rolando aqui, com muito significado, amo). Acontece tudo em todo lugar ao mesmo tempo nesse livro, partindo de uma premissa singela: uma senhorinha de 92 anos, vegetariana e com surdez, presenteada com uma corneta auditiva, narra os inusitados acontecimentos do livro em primeira pessoa.

E ainda tem um posfácio da Olga Tokarczuk, que é um espetáculo à parte (ela encontrou até um tempinho para debochar da escrotidão de Joseph Conrad em relação às mulheres 🗣️).

Amei muito esse livro, (quase) sem palavras!! E ainda conversou com outra leitura que tenho feito bem aos pouquinhos, o "Quando deus era mulher" da Merlin Stone.

"(...) tudo o que é excêntrico é como uma Deusa em espírito". - Do posfácio da Olga.

Flavio.Vinicius 24/07/2023

A Corneta
O livro começa muito bem, contado sob o ponto de vista de uma idosa que descobre, graças a uma corneta ganhada da amiga, que deverá ser transferida para um asilo. A narradora é muito simpática, corajosa e inventiva. A maneira como ela encara as situações é inspiradora.

Do meio pro fim o livro descamba no absurdo, e os fatos vão se sucedendo sem haver muito sentido entre uma coisa e outra.

mimperatriz 02/08/2023

A corneta
Saber que Leonora Carrington é uma artista surrealista, já dá uma ideia do que esperar em A corneta.

É um livro excêntrico, feminista, com críticas ao etarismo, ao patriarcado e com fortes considerações ao cristianismo. Mas embora carregue temas importantes, é um livro divertido, com personagens fantásticas e uma história de tirar o fôlego e que não se preocupa muito com a lógica diante da influência surrealista.

Inclusive é essa influência que faz com que Leonora faça uso de mitologia e de criaturas mágicas, como toda sinopse do livro nos mostra.

Ela conta a história de Marian, uma mulher de 92 anos, que ganha uma corneta auditiva da sua amiga Carmella (personagem simplesmente incrível!) e começa a ouvir o mundo. Logo no início do livro, Marian é levada por seu filho para viver em uma casa de repouso, e é aí que a história realmente fica extraordinária!

Achei uma delícia viajar com os pensamentos de Marian! Na vida acontece mais ou menos assim também: a gente começa a pensar em uma determinada coisa, voa até várias outras e percorre um caminho que normalmente é interessante.

O posfácio dessa edição é da Olga Tokarczuk, e ele arremata de forma orgânica a leitura de A corneta.

Além desse arremate fantástico, o posfácio me fez lembrar da Sra. Duscheiko, narradora de Sobre os ossos dos mortos, livro da Olga. A lembrança veio não pela história, mas por pensar nas semelhanças entre as narradoras idosas que contam pra gente, de forma lúcida e tranquila, um pouco da vida. E fui mais além ao lembrar de Humanos exemplares, livro lindo que também tem uma narradora bem idosa, e que talvez seja a que eu mais goste.

É uma leitura incrível. Mesmo. Encantadora!

Dumalis 21/08/2023

É muito bom
Um livro mttt bom, marquei ele quase todo, muitas questões pra se pensar. Sabe aquele livro que quando vc termina se sente mais inteligente? Esse é um deles.
Me perdi um pouquinho no final, mas só melhorou as coisas! Recomendo demaaaais!!

Amanda3547 30/08/2023

Excêntrico. Eu acho que nunca coloquei meus olhos em um livro de tamanha beleza, e não digo nas palavras,mas na história. O apanhado de referências que foi posto nele daria páginas e páginas de estudo sobre cada uma, e o posfácio? FODA. É de uma maluquice muito envolvente.

Aline.Guimaraes 08/09/2023

Não há limites para a imaginação
Quando comecei a ler ? ???????, obra surrealista da artista inglesa ??????? ??????????, logo imaginei que esta seria uma obra sobre uma idosa com algum fundo social, já que logo de início se descobre que a família dela quer mandá-la para um asilo por considerá-la um estorvo.

Sinceramente, não sei por que pensei uma coisa tão limitante. Se esta é uma obra surrealista, na verdade, ?ã? ?á ??????? ???? ? ??? ???? ????????? ????? ????ó???. Algumas das características do surrealismo são justamente o pensamento livre, espontaneidade, criação de cenas irreais, realidade paralela, sonhos, valorização do inconsciente... então nada mais errado da minha parte do que imaginar algo convencional.

Marian, de 92 anos, a senhorinha a que me referi no começo, vai ser mandada sim para o asilo por sua família. Mas esse não é um lugar comum ? as instalações têm formatos de cogumelos, iglus, bolos de aniversário, faróis e outros mais e a sua ideologia é um tanto heterodoxa, digamos assim. Chegando lá Marian vai conhecer outras idosas bastante peculiares e acho que seria completa perda de tempo tentar descrever o que vai acontecer a seguir, porque parece que estamos dentro de um sonho, sem lógica, mas completamente vívido.

A obra de Carrington faz referência ao tarô, a criaturas míticas e mágicas, a mitologia celta entre outras e a experiência de cada leitor vai mudar bastante à medida que ele puder pescar essas alusões ao longo da história. Acredito inclusive que cada pessoa pode ler este livro várias vezes de forma completamente diferente.

O livro ainda conta com um posfácio riquíssimo da ganhadora do prêmio Nobel de literatura ???? ?????????? e também com ilustrações da própria Leonora Carrington. É uma obra magnífica para quem quer ter uma experiência de leitura que não se restringe a nenhuma regra nem limite da vida real.

tooonho 10/09/2023

Essa obra surrealista é fantástica desde a primeira linha. tudo é metafórico e sem limites rígidos, falando sobre temas como feminismo, velhice, religião e história. com certeza: a leitura de A Corneta é dos acontecimentos que a gente não esquece mais.

Anderson 13/09/2023

Deve ser o segundo livro surrealista que leio (o primeiro, suponho, foi "A paixão segundo G.H."). Até o meio, o livro caminha de forma quase convencional, mas gradualmente a história toma o rumo das mais absurdas fantasias, como se uma mente fosse perdendo a razão com o passar do tempo. É um tipo de texto que não me agrada tanto, embora reconheça que "A corneta" seja muito bem elaborado e que, em meio às imagens surrealistas, encontramos questões fundamentais para reflexão, especialmente as que dizem respeito à opressão social contra a mulher.

Vinder 01/10/2023

Ótimo livro de uma escritora pouca conhecida. A personagem ganha uma corneta auditiva e descobre que seus familiares têm planos de colocá-la num asilo. A partir daí inicia-se uma história surrealista, com questões etaristas, feministas, especistas e ambientais. Escrito numa época em que tais assuntos eram bem pouco discutidos.

Pri 02/10/2023

Surreal
Não sei bem ainda o que dizer dessa leitura. Personagens excêntricos, uma idosa bem simpática, misturas de mitos e religião e um final apocalíptico, misturando tudo com 7 idosas protagonistas no final do mundo. A autora é pintora surrealista. Isso explica muita coisa! Uma leitura divertida, meio nonsense.

Carla Verçoza 08/10/2023

Romance delicioso, sobre uma velhinha surda de mais de 90 anos, que vivia com o filho, nora e neto, e acaba sendo colocada em um asilo para senhoras senis.
Junto com sua melhor amiga, Carmela e suas novas amigas idosas da instituição, começa a se descortinar um tipo de conspiração nesse asilo, que é regido por um casal que são tipo uma seita cristã maluca.
Uma obra muito divertida e agradável de ler, com um pezinho no surrealismo, no absurdo. Uma ótima descoberta pra mim, essa autora, que também era pintora.

VITo_o 17/10/2023

Fever dream total
O livro é repleto de críticas ao cristianismo, à opressão, à misoginia, ao patriarcado PRINCIPALMENTE como a sociedade patriarcal trata a mulher idosa, as excluindo da sociedade e as vendo como um ser excêntrico, colocando-as de escanteio.

Contado de um jeito fantástico com elementos do surrealismo deixa tudo ainda mais parecendo que você está dentro de um sonho!!!

4.5/5

Diego Piu 22/10/2023

Dos (muitos e maravilhosos) que ganhei de aniversário esse ano, foi o primeiro que li e já comecei muito bem!

Conheci um pouco do trabalho da Leonora Carrington numa palestra maravilhosa da @rottamaga início desse ano, fiquei maravilhado na arte surrealista da Leonora e desde então fiquei super curioso nos livros escritos por ela (esse foi só o primeiro, tem mais dois na prateleira).

Divertido, fantástico e fluido com personagens excêntricos, cômicos e anarquistas.

Perigor 10/11/2023

"A felicidade é um espectro que nunca suportou muitas perguntas intrometidas"
De forma geral, minha recomendação é que quem se propor a ler "A corneta" o faça de uma tacada só; também que, ao fazê-lo, não se atenha ao fio narrativo em si, mas sim aos sentimentos evocados pela leitura.

Gostei muito da primeira parte do livro, vários trechos me encantaram. Já a narrativa dentro da narrativa é emocionante, e por fim, a última parte da obra culmina em surrealismo.

"A corneta" tem personagens cativantes e acontecimentos que vão do divertido ao trágico, em um universo dotado de leis próprias que, para nós, adquirem tons oníricos e fantásticos. Não se trata de uma obra para ser compreendida e sim sentida. Contudo, para quem busca razões em meio aos símbolos, o posfácio de Olga Tokarczuk será de grande valia.