Fim de festa

Fim de festa Renata Wolff




Resenhas -


7 encontrados | exibindo 1 a 7


srpuer 28/04/2024

“Fim de festa”, de Renata Wolff, é uma coletânea de 22 contos cujo teor pode ser determinado pela epígrafe de um trecho de F. Scott Fitzgerald em O grande Gatsby: “Aquelas festas resplandecentes e inebriantes ainda permaneciam comigo tão vividamente que eu chegava a ouvir música e risadas de seu jardim, desvanecidas e incessantes; e era como se visse os automóveis indo e vindo pela entrada da casa. Certa noite, ouvi um carro de verdade (...) Provavelmente era um derradeiro conviva que estivera viajando pelos confins do mundo e não sabia que a festa havia acabado”. Os textos todos são eivados dessa melancolia residual de alegria intensa, incômoda e que se reflete não só no cenário de um fim de uma festa, mas no começo de um relacionamento, no meio, nas consequências de um sonho, nas expectativas colocadas e imagens criadas do outro.

Passar por esse livro foi uma experiência peculiar. Comprei-o há alguns anos em uma promoção na falecida Saraiva e sempre que tentava começar a leitura, não passava da primeira página. Os primeiros diálogos não cativavam, a linguagem era artificial, a situação parecia clichê. Depois do primeiro conto (talvez eu não tenha entendido direito), a coisa engatou legal. E assim se seguiu até acabar o livro. Contudo, são os contos de abertura e de encerramento os mais desconexos, faltosos de uma atmosfera própria, um universo convincente e atraente. À exceção desses, o caminho de leitura é um vai-e-vem de emoções, piedades, amores, decepções, choques e contentamento.

Pode-se perceber dois(?) núcleos narrativos que perpassam os contos e que se atravessam todos entre si. O primeiro se encontra na sequência dos contos Buquê (p. 15-21), Máscaras (p. 41-45), Tradução simultânea (p. 59-63), Paris (p. 79-83) e Flash mob (p. 107-110); o segundo, em Madrugada (p. 33-36), Névoa (p. 73-77), Turismo (p. 97-101), e Fim de festa (p. 133-139). Além desses, destaco contos “independentes” (todos podem ser lidos independentemente) que merecem leitu-ra de todo mundo: Sintonia (p. 65-71), Roda-gigante (p. 85-95), Navegantes (p. 111-126) e Fábula (p. 141-151). Esses quatro tratam, com linguagens diferentes e necessárias, de temas complexos e relacionamentos idem, como todo o livro, mas têm uma força e uma pungência de causar arrepios e reflexões desconcertantes, ainda mais em tempos atuais.

Se o começo foi desafiador e excessivamente procrastinado, senti-me recompensado depois de insistir e finalizar a leitura. Uma pena que demorei tanto tempo para passar de um texto que me conduziria a outros 21 que leria em um dia.
comentários(0)comente



Nadia 17/02/2024

Contos...
Gostei de alguns contos, achei a escrita da autora de muito impacto, mas de um modo geral acho que não entendi como as histórias se interligaram e suas conclusões.
comentários(0)comente



Guilherme 07/01/2023

Perfeito...
Acho engraçado as vezes como chego em certos livros, eu compro muito em sebos pela internet, e muitas das vezes pra "ganhar" o frete vou incluindo livros que não eram o meu alvo, mas que pela capa ou pela sinopse ou seja pelo que for me chamaram atenção... Fim de festa foi um desses, mas como alguns outros se mostrou melhor do que os que eu realmente queria comprar. Um livro muito bonito, sensível, triste e feliz, desses que quando você lê e entende sente-se inteligente ou mais culto (é o que pensam dos leitores as pessoas que não lêem)... Mas além disso, é um livro com histórias que tocam e fazem pensar, desses que depois que voce lê tornasse uma pessoa diferente... Passa a pensar em coisas que não pensava... Enfim, achei que muito além das críticas sociais que autora faz no livro, ela realmente escreveu sobre sentimentos, de uma forma muito bem escrita. Vale muito ser lido.
_rafaela.duarte 07/01/2023minha estante
Muito interessante sua resenha! Em quais sebos você costuma comprar livros?


Guilherme 07/01/2023minha estante
Online tenho comprado pelo estante virtual e na shoope, mas sempre que viajo tento trazer alguns




Lu Acadroli 20/03/2022

Achei alguns contos maravilhosos e muito lindos, mas vários eu não entendi muito, talvez pq eu nunca tinha lido um livro desse formato e não estava acostumada. Em geral, a escrita era muito boa e muito rápida para ler.
comentários(0)comente



Nunih 28/12/2021

Gostei muito do jeito como as crônicas se interligam, voltando pra algumas histórias, ligando alguns personagens.

Fim de Festa é um livro com crônicas sobre o que acontece quando uma festa acaba, quais as histórias que continuam, o que os convidados fazem depois que a festa acaba e a vida continua.
comentários(0)comente



Ana Brison 23/09/2021

Agradável, entrelaçado e bem desenvolvido
O estilo da narrativa geralmente não consegue me prender interessada, contudo, gostei muito desse livro, realmente uma obra bem cativante
comentários(0)comente



Raissa594 13/01/2021

Fim de festa
Esse livro é meu xodó, e essa foi a minha segunda leitura dele. Ele também é aquele livro que eu indico e empresto pra todo mundo, porque a palavra da Wolff deve ser transmitida.
É um livro de contos que traz diversas histórias extremamente relevantes de forma fluida, tocante e que vão te emocionar. É lindo como a Wolff consegue falar de temas pesados de uma forma tão suave, quando tu menos esperar vai aparecer algo que vai te impactar ainda mais.
Ela fala de temas como sexualidade, identidade de gênero, relacionamentos não normativos, amor e suas formas, racismo, violência. E o mais interessante, e também o toque de maestria, é que as histórias se conversam umas com as outras, construindo uma cadeia de acontecimentos.

Vale muito a pena ler.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7