O Quebra-Nozes (eBook)

E. T. A. Hoffmann

Resenhas - O Quebra-Nozes

Tawane.Sudan 30/12/2023

A fantasia da criança...
Definitivamente esse não chegou nem perto de ser o meu livro favorito do ano. Acreditava que se tratava de um livro bonitinho sobre o natal e me deparo com esse conto um tanto cruel, na minha opinião.

O que percebi foi a história de uma criança de sete anos que a todo tempo é desacreditada e ridicularizada, mesmo em suas fantasias e que encontra um lugarzinho para chamar de seu com seus bonecos!

Pela época não é nem permitido que fosse diferente, mas me fez pensar o quanto que ainda não fazemos isso com as crianças. Não damos um espaço de audição a elas, de pertencimento e esperamos que se tornem adultos decentes.

Noemi56 30/12/2023

Espera um pouquinho mais
Eu cresci vendo filmes baseados nessa história e comecei a ler super empolgada. E foi frustrante.
A narrativa é boa e cativante, mas a história em si não me cativou.
O objetivo da história é boa e trás ótimas reflexões. Mas não leria pra uma criança pois em muitos momentos chega a ser bizarro a interação dos ratos e afins.

@bibliotecagrimoria 30/12/2023

É um bom conto. Por várias vezes fiquei imaginando o quanto tudo que aconteceu era sonho da pequena Marie e o quanto era de fato aventura vivida por ela.
Mas, como conto de fadas, a fantasia tende a ser a realidade dos personagens. E os autores em suas versões se utilizam bem desse recurso de desenvolver a narrativa do jeito que está.
No geral é um conto gostoso de ler. E as duas versões têm seu mérito. Dumas dá mais voz às personagens, mas a forma enxuta de Hoffman a torna mais fluída.

Mariana Rodrigues 29/12/2023

O Quebra-Nozes
É véspera de Natal. Marie se encanta, dentre todos os presentes, por um quebra-nozes em formato de boneco. Ela acomoda o novo amigo no armário de brinquedos ? mas, à meia-noite, ouve estranhos ruídos. Aterrorizada, vê seu padrinho, o inventor Drosselmeier, sinistramente acocorado sobre o relógio de parede, e um exército de camundongos invadindo a sala, comandado por um rei de sete cabeças! Contra eles, os brinquedos saem do armário e põem-se em formação. Têm uma grande batalha pela frente, sob as ordens do Quebra-Nozes...

Entre o sonho e a realidade, Marie viverá histórias maravilhosas e estranhas, de reinos, feitiços e delícias. Histórias em que o inusitado padrinho tem um papel especial, e nas quais só pode embarcar quem tem os olhos e o coração preparados. Você tem?

belless 29/12/2023

O quebra nozes
Neste livro lemos as duas versões do conto Quebra Nozes, a clássica e a original.
Os dois contos são muito bons mas esperava que fosse um pouco mais natalino do que realmente foi.

_carolthome 27/12/2023

Um clássico com clima de conto de fadas
Em linhas gerais, é um bom livro! Não sei bem se é um conto que se encaixa como conto de fadas, mas com certeza transporta o leitor para um mundo em que os limites entre a realidade e os sonhos são muito tênues. Mesmo que se passe no Natal e que tenha o feriado como parte da narrativa, o clima natalino não é tão presente quanto eu esperava.
O prefácio é muito bem escrito e ajuda o leitor a entender os contextos em que as duas obras foram feitas (a do Dumas e a do Hoffman). Mesmo que sejam duas versões da mesma história (com a mesma cronologia e passagens praticamente idênticas), achei a versão do Dumas melhor, mesmo que a original seja do Hoffman. O Dumas utiliza a narrativa geral de Hoffman e a expande, dando novas dimensões para a história e cativando o leitor de uma forma diferente.
As duas versões foram muito bem escritas, traduzidas e editadas e valem ser lidas! Acho que ler ao contrário traria uma visão diferente, ler primeiro a original do Hoffman e depois a versão expandida do Dumas. Foi um livro muito bom, achei que combinou com a época, mesmo que não tanto quanto o esperado, e me levou para um lugar quentinho e confortável!

luizasouzan 27/12/2023

De volta a infância
Esse livro me fez simplesmente voltar a infância, a forma que ele retrata a história da Marie, a história do quebra nozes e simplesmente incrível

Leitura extremamente fluída, um livro que te prende ( tirando uma parte que é um pouco chata por conta da forma minuciosa que ele descreve o local)

Uma leitura que todos deveria fazer desde crianças a adultos. Um clássico né?!
liamoraess 28/12/2023minha estante
Pretendo ler mais clássicos pro ano que vem, vou adicionar na lista!

Arthur1249 26/12/2023

A leitura do quebra nozes nos inspira coragem, é uma leitura leve, doce, nos traz muitas reflexões. Posso considerar um dos meus favoritos da literatura!
Apesar do dumas florear demais, gosto dessa edição.

Karla 26/12/2023

A história é muito bem escrita, o enredo ótimo. Eu não tenho o que falar, a história é leve e bonita. O quebra-nozes é apaixonante.

Kelly.Yoshimura 25/12/2023

Me surpreendeu
Uma história muito lúdica, que trás vários ensinamentos. No decorrer da história me lembrou de a fantástica fábrica de chocolate e Alice no país das maravilhas. Ele é esse tipo de história.
E essa edição da Darkside está perfeita, as ilustrações são maravilhosas, no nível de que poderiam ser facilmente uma tatuagem as imagens. E com as ilustrações ficou muito mais imersivo.

Anderson. 25/12/2023

Toy Story Sombrio?
Foi exatamente assim que me senti lendo esse livro. Um toy story com tom sombrio. Não que isso seja ruim, foi ótimo! Personagens muito bem detalhados, história envolvente e um anticlímax natalino absurdo ?
Enfim, amei demais as duas versões desta edição, porém a minha favorita ficou com a de Alexandre Dumas por ter sido mais detalhada.

Vangela Oliveira 25/12/2023

O Quebra Nozes
Que leitura adorável!

Estava a procura de um livro para o natal e decidi começar pelo famoso quebra nozes, mas o q eu não imaginava era q seria uma leitura doce, que inspira coragem e muitas reflexões.

Agora já quero o meu quebra nozes.

Amei, super recomendo a leitura!

Pedro 25/12/2023

Em "O Quebra-Nozes" publicado pela editora Zahar não temos apenas uma história, mas duas: a versão clássica do francês Alexandre Dumas, intitulada de "História de um Quebra-Nozes" e a versão original do alemão E. T. A. Hoffmann, "O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos".
As narrativas em ambas as histórias carregam suas semelhanças e distinções, sem perder o brilho maravilhoso da fantasia, aventuras e a essência do natal. E as ilustrações presentes nessa edição conferem uma imersão ainda maior a prosa de Dumas e Hoffman.
Fui surpreendido, de forma bastante positiva, ao ver histórias infantis sendo contadas dentro da própria trama principal. O que além de dar um acréscimo primordial ao enredo encanta pela forma como são contadas.
As personagens cativam pelas suas características próprias, porém a Marie me ganhou com sua doçura, perseverança e altruísmo.
Contudo, o desfecho de ambas as histórias podem causar estranheza nos dias atuais, mas que na época em que foram escritas, uma determinada prática, era bastante comum.
Ademais, "O Quebra-Nozes" nos presenteia com uma trama que vai além de um conto de fadas e entrega narrativas capazes de instigar, surpreender e regozijar até mesmo adultos. Trazendo mensagens profundas que suscitam reflexões sobre nossas escolhas.