O Quebra-Nozes

O Quebra-Nozes Alexandre Dumas
E. T. A. Hoffmann

Resenhas - O Quebra-Nozes

Flávia Menezes 21/11/2022

? O LIXO DE UNS PODE SER O TESOURO DE OUTROS!
?O Quebra-Nozes?, é uma edição ilustrada dos clássicos da Zahar, que inclui duas versões dessa história, sendo a original a que foi escrita por E.T.A. Hoffmann, e sua versão clássica, de Alexandre Dumas. De fato, essa é uma das histórias que mais contou com uma diversidade de revisões e adaptações, incluindo o renomado balé homônimo do russo Piotr Illitch Tchaikovsky.

Ernest Theodor Amadeus Wilhelm Hoffmann, mais conhecido como E.T.A. Hoffmann, foi um escritor romântico, compositor, desenhista e jurista alemão, e é conhecido como um dos maiores nomes da literatura fantástica mundial, que influenciou nomes como Charles Dickens, Mary Shelley, Edgar Allan Poe, Robert Louis Stevenson, Herman Melville, Joseph Conrad e Fiódor Dostoiévski, apenas para citar alguns.

Em sua versão original, ?O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos? de E.T.A. Hoffmann, foi publicado em 1816, e é um conto natalino que muito embora não seja considerado como contos de fadas por se tratar de uma narrativa inventada por apenas um autor e não de uma matriz oral, ainda assim, reúne elementos populares e comuns da sociedade daquele período, explorado através de um universo fantástico, que o faz se aproximar desse gênero textual.

Nesse conto nos deparamos com duas histórias: uma principal, a que nos fala sobre como Marie quebrou o feitiço do Quebra-Nozes e se casou com ele, e a história que o padrinho Drosselmeier narra enquanto Marie está doente, sobre uma princesa chamada Pirlipat. Essas duas narrativas possuem um ponto de contato, que são o Quebra-Nozes e o padrinho Drosslmeier.

Enquanto a história principal nos apresenta essa estrutura de contos de fadas, a história da princesa Pirlipat é considerada um anticonto de fadas, em virtude de ser mais perturbadora, macabra e provocativa.

Nesse anticonto de fadas, o Rei e a Rainha são apresentados como dois tolos, e a sua filha, a princesa, é uma garota mimada, sendo essa família perseguida e amedrontada por ratos, que são os vilões da história que substituem as bruxas, as fadas e os ogros. Todo o horror e as ameaças que esses ratos fazem à família real são simplesmente ridículos, trazendo em sua gênese uma paródia da vida na corte da época.

Outros elementos que endossam os motivos pelos quais a história da princesa Pirlipat deva ser considerado um anticonto, é que a motivação do padrinho Drosselmeier e do Astrônomo para quebrar o feitiço da princesa, não acontece por heroísmo, mas apenas como uma forma para se livrarem da morte. E claro, para finalizar, o desfecho dessa história não é feliz, e depois de ter seu feitiço quebrado, porém tendo o jovem Drosselmeir, com um descuido, também ter sido enfeitiçado, ao invés de cumprir sua promessa de se casar com ele, e ajudar o seu salvador, a princesa termina por rejeitá-lo.

Mas, o lixo de uns pode ser o tesouro de outras, e é Marie, uma menina de coração puro, que concede a esse conto o seu final feliz, não desistindo do seu Quebra-Nozes, mas sim, o ajudando a quebrar o seu feitiço, para enfim ter o seu ?felizes para sempre? ao lado do belo e jovem Drosselmeier.

Quando olhamos esse conto sob as lentes da psicanálise, também vemos um conteúdo que se assemelha aquele que encontramos nos contos de fadas, quando a protagonista conquista o declínio do seu complexo edípico e, principalmente, a maturação da sua sexualidade, ao eleger o seu novo objeto de amor, o Quebra-Nozes, nomeado e reconhecido pelo seu primeiro amor, o pai, partindo assim para uma vida adulta independente ao lado do jovem Drosselmeier em um novo reino.

A versão clássica de Alexandre Dumas (pai) não possui tantas diferenças da original, e ter lido ambas em uma única vez, só me fez ter mais atenção a cada detalhe dessa história que, apesar de ter alguns elementos macabros, é uma encantadora história de natal repleta de muita magia e personagens encantadores, que nos transportam para muito longe de toda a loucura das obrigações e tribulações do nosso dia a dia, para sonharmos um pouco, e viajarmos nesse universo infantil.

Além de estarmos bem próximos da época de natal, acho que esse já é um motivo bom o suficiente para nos desligarmos das nossas mentes adultas, e embarcarmos em uma aventura gostosa nesse universo fantástico, como as crianças que um dia já fomos! E quem sabe com um pouco de magia, os nossos dias também não se tornem muito mais leves, e cheios dessa mágica de todos os natais? Eu só posso esperar que seja exatamente assim!

Aline MSS 29/12/2021

Clássico fofo e simples de ler!
Livro fofíssimo ??. Não tinha mta noção do q se tratava e acabei curtindo demais isso aqui.
É compreensível pq se tornou um clássico e é amado por gerações.

As duas versões são ótimas, mas prefiro a escrita pelo Alexandre Dumas. Gostei da escrita do autor, apesar dos floreios e palavras rebuscadas entrei no clima da leitura com mais facilidade.
A versão original é mais "resumida" e simples de compreender.
Ótimo livro pra presentear uma pessoa querida! ?

Mawkitas 20/12/2022

Hoffmann sendo Hoffmann
A edição d'O Quebra-Nozes que eu li trouxe as duas versões do conto: a original, de E. T. A. Hoffman e a mais conhecida e que serviu de inspiração para o ballet, de Alexandre Dumas. Na minha opinião o conto original é muito melhor do que a versão de Dumas: mais curtinho, objetivo, menos mastigado e ao mesmo tempo mais bem explicado.

Em O Quebra-Nozes encontramos de tudo um pouco: a relação fraternal e suas pequenas picuinhas, fantasia, guerra, amor, um padrinho meio inventor, banalização do discurso infantil pelos pais com pouca imaginação, clichezões relacionados à época em que o texto foi escrito, enfim, tem de tudo um pouco. Entretenimento de boa qualidade com pitadas de bizarrice.

Diego 12/09/2020

Um clássico infantil
Muito bom! Eu não conhecia a história. Lendo para minha filhinha dormir, reparei essa lacuna.

Teteu 09/10/2021

"Deus nos dá as nozes, mas não as quebra".
O quebra nozes é um história espetacular, e como eu imaginava, bem diferente das dezenas de adaptações existentes hoje em dia. O enredo é sensacional, e agora que li, pretendo assistir ao ballet, estou extremamente empolgado.

A única coisa que eu estranhei nesta edição da Zahar é que embora ela apresente duas versões, a original (alemã), e a clássica (francesa), a versão alemã, que é, cronologicamente a primeira publicada, se encontra depois da versão francesa.

Enfim, tanto a história, quanto a edição são incríveis, recomendo a todos!

Gessyka.Loyola 17/08/2023

Clássico fofo!
Achei o livro muito melhor do que o desenho da Disney. A história do quebra nozes é linda e com muitas lições.
Fiquei encantada e com fome do mundo doce.?

nanahxis 25/12/2022

Conto de fadas natalino
É um livro bom para ler para crianças nos dias que antecedem o Natal.

Me fez transportar para a infância, quando os frutos da imaginação eram maduros e caiam aos nossos pés em cada nova brincadeira.

Conto de fadas é onde acontecem ?todo tipo de coisas magníficas e milagrosas, desde que você tenha olhos bons o suficiente para vê-las.?

E eu acrescentaria: onde é permitido sonhar, como o fizemos facilmente na infância.
Leiam para seus filhos!

Cinara... 31/12/2020

Um livro de terror?
"O medonho rei dos camundongos estava ali, no seu travesseiro, com os olhos lançando uma chama sangrenta e as sete goelas abertas, como se prestes a devorar a pobre Marie."

Esse entrou para lista dos livros que mais me deram pesadelos na vida ? Assustador!! Eu tinha uma ideia muito mais romanciada do quebra nozes!
Tudo o que eu escutava ou se mexia eu achava que eram ratos tomando tudo?

Essa edição com as duas versões acaba se tornando cansativa se lida as duas ao mesmo tempo, as histórias são praticamente as mesmas com pouca mudança, ler tudo de novo a segunda vez fica massante.

A.Maia 21/12/2020

O Quebra-Nozes
Ao admirar todos os seus presentes na véspera de Natal, a jovem Marie vê um boneco, o quebra-nozes. Se sente intrigada com aquele brinquedo e passa da sua hora de dormir cuidando dele. Contudo, percebe que talvez seus bonecos não sejam tão estáticos quanto imaginou e, na realidade, travam suas próprias batalhas contra o reino dos ratos, diante de uma antiga e longa história. A contextualização e os porquês de todo o enredo são interessantes. Por vezes, pelo foco ser o de um clássico infantil, parece que toda a fantasia não passa de uma brincadeira de Marie, mas talvez essa realmente seja a intenção, trazer um questionamento entre o real e a imaginário.

Este exemplar conta com duas versões, a de Alexandre Dumas e a original de E.T.A. Hoffmann. As duas são narradas como se um contador de histórias as tivesse contando. A primeira apresenta muitos detalhes, principalmente de caracterização dos personagens, o que, no início da narrativa, traz um tom cansativo ao enredo em minha opinião. A segunda é mais sucinta e não engata nos pequenos detalhes. Considerei cansativo ler as duas versões uma seguida da outra, são extremamente semelhantes e se diferenciarem em pormenores, o contexto em si não é alterado.

Marie lembra de Alice no País das Maravilhas, se aventurando por ambientes com seres que nunca imaginou. Uma história simples, mas destaco meu estranhamento com o fato de uma criança de 7 anos ter o desfecho que teve e, também, algumas situações pareceram não encaixar direito, mudando de cena de repente. Fora isso é um bom clássico infantil para se distrair!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Bruna | @bmartinssss 10/03/2020

Gostei bastante desse livro, apesar de ter esperado uma outra história. Mas foi uma experiência muito interessante, sem contar essa edição maravilhosa da Zahar.

bruisreading 13/12/2021

?Deus nos dá as nozes, mas não as quebra.?
Um livrinho fofo e bom para entrar no clima de natal, que nos mostra o poder e a importância da humildade e do amor e compaixão ao próximo.
Uma ótima leitura para crianças, escrita fácil e fluida, o tipo de história que encanta crianças e adultos, ambas a versões são muito boas, mas é a mesma história, pra mim não mudou nada.

Nado 31/12/2023

Clássico conto de fadas escrito por E.T.A. Hoffmann e imortalizado na versão de Alexandre Dumas, posteriormente adaptado em balé por Tchaikovsky. A história transporta os leitores para um mundo mágico durante a véspera de Natal, onde brinquedos ganham vida e batalhas fantásticas ocorrem. Clara, a protagonista, embarca em uma jornada encantadora ao lado do Quebra-Nozes, enfrentando o Rei dos Ratos e visitando reinos mágicos. A narrativa combina elementos de magia, aventura e o espírito natalino, cativando gerações com sua imaginação e emoção.
Mais uma expectativa alta e frustrada para o ano??

Lala 27/07/2022

lindíssimo
quis ler por causa do ballet e por conta do natal ser o meu feriado favorito; adorei a história mesmo sendo diferente do que eu esperava (mas eu amo contos de fadas e histórias infantis, então não sou totalmente confiável). o padrinho drosselmeier é assustador e os pais são esquisitos, mas a marie em si é uma fofa e o quebra-nozes é um amorzinho também.
não entendi muito bem o motivo das várias críticas que vi, achei uma história condizente com o contexto em que foi escrita e ela não perde a magia por isso. gostei mais da versão do hoffmann.

(pobre tchaikovsky, que não viveu o suficiente para saber o sucesso que o ballet faria posteriormente :c)
Marina 27/07/2022minha estante
eu amo ?

Ju 28/07/2022minha estante
oii te enviei uma mensagem