Azul Instantâneo

Azul Instantâneo Pedro Vale

Resenhas - Azul Instantâneo

@o_jardim_das_palavras 03/04/2020

Azul Instantâneo - Pedro Vale
"Azul Instantâneo" é um livro poético que reúne textos escritos por Pedro Vale entre 2016 e 2017, em sua página do Facebook.
O autor, português, brinca com as palavras de um modo muito interessante; alguns poemas tem formas distintas, letras espalhadas... Creio eu, de modo a transmitir suas ideias.
Não sou acostumada a ler poemas, pois infelizmente não tenho a interpretação necessária para entender com clareza os sentimentos que um autor quer transmitir, mas mesmo assim, gosto muito da melodia das palavras, o modo como aparecem soltas, juntas, espalhadas pelas folhas...
Em "Azul Instantâneo" você encontra exatamente isso. Poemas curtos, agradáveis aos olhos e ouvidos, cheios de um sentimento que apenas o autor conhece em sua totalidade. Você se pega pensando em quais vivências ele poderia ter se inspirado para escrever cada um: seria a correria do dia a dia em uma grande cidade? A tranquilidade de algum lugar longínquo? Um romance vivido por ele?
Gostei muito dos poemas e recomendo a leitura à todos aqueles que gostam de poesia, e a quem quer conhecer mais do gênero.
Pedro Vale 27/04/2020minha estante
Muito agradecido pela resenha! Feliz por ter arriscado a leitura. Abraços

Lana 10/06/2020minha estante
Adorei sua resenha e concordo. Não sou uma leitora de poesias... Mas confesso que gostei muito ao ler o livro Azul Instantâneo, ele me cativou de uma tal forma. Inexplicável! Parabéns ao Pedro Vale ??????

Pedro Vale 05/01/2021minha estante
Olá Francine, tudo bom? Um ótimo ano de 2021! ? Pf cole a sua impressão do Azul nos comentários do site ?Pedro-vale.com.pt?. Abraços!

Pedro Vale 05/01/2021minha estante
Olá Lana, tudo bom? Um ótimo ano de 2021! ? Gratidão. Pf cole a sua impressão do Azul nos comentários do site ?Pedro-vale.com.pt?. Abraços!

Ernesto Luiz 01/01/2022minha estante
Em relação ao livro Azul instantâneo, do estimado amigo Pedro Vale, só tenho a dizer que considero um trabalho literário de altíssimo valor. Acredito que com muita sutileza, os versos invadem nossos olhos, nos levam a um mundo onde a estética e a estrutura, comprovam que a poesia concreta é sem dúvida um estilo literário cativante.
Resumindo, os versos do Pedro nos levam através do tempo e espaço, em uma viagem profunda pelo imaginário e o real.
No meu caso, foi como navegar pelo mar bravio e quase ao mesmo tempo aportar no remanso de um rio, ou ficar à deriva em uma calmaria. Justamente por essas mudanças na estrutura dos versos, e na forma como as palavras são distribuídas, que a leitura de Azul instantâneo se torna muito cativante e em nenhum momento cansativa.
Parabéns Pedro Vale, pela sua obra. Essa e minha sincera opinião como leitor e seguidor, pois não tenho nenhuma formação acadêmica para uma análise técnica.
Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 2021.
Ernesto Luiz

IdAlia.Bento 21/07/2022minha estante
A escrita literária é sempre envolta em mistério e suspense, em que cada autor transgride o valor da sua própria existência.
Poesia é música em jeito de canção, que soa aos ouvidos daqueles que atentamente ouvem magnificas mensagens que são transmitidas em forma de pensamento.

Susana.Geadas 27/03/2021

Pura poesia
O livro é na sua maioria formado por poemas, no entanto, tem alguns textos de prosa.
Embora aborde temas diferentes, a forma como todo o design foi construído, produz consistência e musicalidade ao livro. Sentimo-nos envolvidos, e por vezes emergidos, nas ondas da sua poesia.
Pedro Vale 08/04/2021minha estante
Muito interessantes os apontamentos, Susana. Ainda bem que apreciou a leitura. Beijinhos do Funchal! ?

Léo 16/11/2021

Comi o Azul Instantâneo numa sentada. Os poemas concretos me conquistaram: sobretudo os mais tresloucados. Adorei também os poemas curtos. A poesia, quando enxuta, é tiro certeiro.

Quennick 15/05/2020

Blog Eureka Mundo
Esse livro, do inicio ao fim, está escrito de diversas formas. Seja através das letras como conhecemos a escrita seja em forma de figuras a qual denominamos a linguagem visual. Possui versos, poemas, textos e pensamentos de diversos gêneros e ideias. O autor possui imaginação fértil pois até um gato se faz um poema, o que me chamou bem a atenção.
Cartas, poemas de pinheiros, versos de amor, são os inúmeros tipos de textos e as formas de abordagem que o autor expressa neste pequeno mas riquíssimo livreto.  Um trechinho para vocês dos textos do autor:

Queria inventar uma linguagem, movimento perpétuo, e um culto e belo cogumelo encontrar. Queria a raiz, o chão, a manta, o lar.

Recomendo este livro para você que quer explorar mais este lado da nossa literatura de palavras tão tocantes! Até a próxima. #eurekamundo

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2019/06/azul-instantaneo.html?m=1
Pedro Vale 16/05/2020minha estante
Muito grato pela resenha Amanda. Fico muito feliz que tenha embarcado na leitura e que tenha apreciado a viagem! ?

Pedro Vale 05/01/2021minha estante
Olá Amanda, um ótimo ano de 2021! Pf cole a sua impressão sobre o Azul nos comentários do site ?Pedro-vale.com.pt?! Muito obrigado!

Adri 19/05/2020

Um belo livro. A fluidez dos poemas torna a leitura muito agradável e prazerosa.
Pedro Vale 19/05/2020minha estante
Oi Adri. Gratidão pela leitura e palavras. Um forte abraço poético de Portugal ??

Pedro Vale 05/01/2021minha estante
Olá Adriana, um ótimo ano de 2021! Pf cole a sua impressão sobre o Azul nos comentários do site ?Pedro-vale.com.pt?! Muito obrigado!

Brendinha 21/02/2022

Azul instantâneo
Uma experiência única de leitura, trás poesias, pensamentos e reflexões. Leitura fluida e nos faz tirar diversas percepções e interpretações, gostei da forma que o autor brincou com as palavras, de forma incrível e imersiva.

Os trechos que mais gostei:

"Revelou o mestre ao seu discípulo:
- A grandeza dos olhos mede-se
sempre por um renovado modo de olhar."

"Deitada na praia, fecho os olhos e recordo tudo aquilo que ainda não vi."

"O rio não corre,
Só o pensamento."
Escreverlendo 18/01/2023minha estante
Já ouvi falar desse livro! Adorei os quotes selecionados!

Sparr 18/01/2023minha estante
Li esse livro há uns dois anos, gostei muito à época, foi tocante e leve de um jeito bom.

Lu Resenhando 19/01/2023minha estante
Curti demais essa premissa. Já quero ler.

Dayane| @portas_de_papel 05/06/2020

Instantâneo
Eu poderia falar de métrica , de escola literária , e análise crítica , mas prefiro falar de sentimento , porque poesia não é para ser analisada milimetricamente , poesia é para ser sentida, absorvida ; a cor azul é a cor da calma ,da paz , mas o que eu senti lendo o livro do Pedro foi como se eu estivesse no turbilhão de uma grande metrópole na avenida mais movimentada , as palavras soam velozes, volteiam desenhando figuras , espalham e se juntam como carros em semáforos ?, senti a urgência de freiar , de respirar, português , inglês , italiano , francês , a vontade de saber tudo a urgência de aprender tudo e quando terminei de ler , questionei :_ onde está o romantismo ? Sentimentalismo ? Solidão melancólica dos poetas ? Ora não está na minha vida , e nem na sua , é a verdade nua e crua , que a poesia traduziu de forma explícita nossa vida quotidiana , e aí que veio o instantâneo do azul na minha mente e no meu coração , a vontade de olhar para dentro e refletir sobre as coisas que apenas vi e que passaram no turbilhão de ideias sem serem sentidas e vividas de fato , palavras que foram ditas ouvidas e não processadas, nem entendidas , coisas que apenas passaram por nós , vidas que
perdemos na correria da ?eficiência? esse livro é como uma escultura de arte moderna , que desperta em nós o azul instantaneamente
Pedro Vale 08/06/2020minha estante
Olá Dayane. Muito obrigado pela leitura, resenha e avaliação. Abraços poéticos de Portugal ??

Cris @cristinadaitx 28/04/2020

O livro Azul Instantâneo não é um livro de poemas que fala de amor, se é isso que você espera dele. Também não fala de belas paisagens. Não, ele vai além. Isto porque poesia não é, e nem deve ser somente isso. O autor nos tira de nossa zona de conforto, nos surpreende e nos toca.
Em suas páginas, o leitor encontrará textos também em prosa. E em muitas de suas páginas surpreenderá com a disposição de texto. O autor faz uso do caligrama; poemas criativos e engenhosos, carregados de beleza, por onde a imagem fica em primeiro lugar em relação ao texto.
A escrita do autor é carregada de significados que são sentidos, e não lidos. É um livro que envolve todos os nossos sentidos e suas sensações.

Pedro Vale 29/04/2020minha estante
Muito grato pela resenha Cristina! Abraços ?

Gabriel Dummer 21/08/2020

Inspirador
Poesias e escritos que vão além das rimas e palavras se transformam em uma obra de arte.

Azul Instantâneo, de Pedro Vale, nos traz poesias e pensamentos que vão além das linhas. Ultrapassam as fronteiras das letras, pois enquadram a beleza etérea e azul da reflexão.

As formas que dizem mais do que palavras e as assimetrias que nos mostram mais do que os fonemas.
Neste livro, a arte se mescla ao pensamento em forma de escrita.

Não digo que é ideal,

E só.

Inspirador.

E você gosta de poesia?
Pedro Vale 24/08/2020minha estante
Olá Gabriel. Tudo bem? Muito inspiradora a sua impressão. Gratidão pela leitura!

Manu 20/10/2020

Azul instantâneo
TÍTULO: Azul instantâneo
AUTOR: Pedro Vale
🔹️ INDEPENDENTE
🔹️ POESIA
◻PAG: 76
ANO: 2018

💙Este livro começou através de postagens no Facebook entre o mês de março 2016 a setembro 2017, só depois todos os textos foram selecionados e tranformados nessa obra.

💙Super indico o livro:

💠 cheio de lindas Poesias.

💠 Poesias espontâneas.

💠 Leitura leve e rápida.

💠 A forma como as poesias foram escritas é uma arte a parte.

💠 Amei a diagramação as poesias são feitas em forma de desenhos.

💠 Para quem ama poesia esse livro é imperdível.

💠 Para aqueles que não costumam ler poesias, vale muito a pena conhecer esse gênero literário, e indico essa obra maravilhosa.

#quotes

🔹️"O rio não corre, só o pensamento."

🔹"Cresce a espuma rebenta o som".

🔹️"Deitada na praia, fecho os olhos e recordo tudo aquilo que ainda não vi."

🔹️"Beber tanto azul até limpar a neurose."
Pedro Vale 22/10/2020minha estante
Oi Manu. Muito obrigado pela resenha Azul! Abraços

Gi 08/08/2020

Que experiência!
Não estou acostumada a ler poemas, tenho a impressão de que não tenho a sensibilidade necessária para compreender o que um poema busca transmitir, porém, acho interessante me desafiar nessa área, e Azul Instantâneo foi definitivamente um desafio.

Confesso que precisei ler o livro duas vezes. Na primeira eu fiquei bem perdida, não compreendi a essência dos poemas, e fiquei bem frustrada. Mas me recusei a aceitar que o livro não me agregaria alguma coisa. Então, fui pesquisar, li resenhas, vi avaliações e foi então que tudo começou a fazer sentido.

Como uma apreciadora de narrativas consistentes, tentei achar uma conexão entre as palavras e os poemas que fizesse sentido, quando na verdade eu deveria ter focado na sensação que elas causam quando lidas juntas, ou na sonoridade que produz um ritmo único, ou mesmo na forma em que cada poema é apresentado. E foi então que li o livro pela segunda vez.

Preciso dizer que me senti muito melhor ao me permitir apenas absorver as palavras e deixar que elas me fizessem sentir, seja o que for. Foi muito mais interessante, porque pude apreciar o formato que cada poema tinha e a forma como as palavras me faziam sentir, ou mesmo lembrar. O fato de serem poemas curtos torna a leitura prática e ao fim da segunda tentativa me peguei pensando nos sentimentos do próprio autor ao escrevê-los.

A verdade é que todo o processo de leitura de Azul Instantâneo foi uma grande experiência porque me tirou da zona de conforto, me fez querer conhecer mais sobre um tipo de leitura que não leio com frequência e me fez ser capaz de pensar fora da caixa.

Obrigada, Pedro, por essa possibilidade! Desejo muito sucesso a você e que eu tenha a chance de ler muitos outros trabalhos seus.

Livro recomendado para quem gosta de poemas e também para quem queira tentar uma leitura diferente que permite diversas interpretações e sentimentos.
Pedro Vale 12/08/2020minha estante
Que bom que gostou da experiência Gi. Abraço poético de Portugal

Flávia | @baixinhasleitoras 05/06/2020

Um pouco de poesia...
?????????
Azul Instantâneo é um livro de poesias do autor Pedro Vale.
????????
O livro é cheio de poemas, alguns me tocaram muito, outros nem tanto. O que eu mais gostei foi do formato do ebook. Do capricho nos detalhes de cada poema.
?????????
É um belo livro sem dúvida!
Xoxo, F. F.

Ju Valiengo - @literandoo 23/07/2020

Ótimo compilado de poesias
Segundo o autor, esse livro é um compilado de poesias postadas na sua página do facebook.
As poesias se conversam perfeitamente e as palavras são muito bem utilizadas, algumas são até desenhadas, o que nos aproxima mais do seu texto.
O aspecto que mais me chamou atenção durante a leitura é que o livro contém poemas em outras línguas como inglês e italiano, confesso que apesar saber inglês nunca me desafiei a ler na língua e as poesias foram um ótimo desafio para sair da zona de conforto.
O livro foi disponibilizado em ebook pelo próprio autor e adorei a oportunidade de conhecer o seu trabalho e conversar um pouco a respeito.
O Pedro é Português, então talvez encontremos algumas diferenças de vocabulário no texto, mas nada que comprometa a leitura.
*Resenha disponível no instagram @literandoo*
Pedro Vale 26/07/2020minha estante
Oi Juliana. Gratidão pela leitura e avaliação! Um abracinho poético de Portugal ??

Luaazul123 21/06/2020

O livro é de poesia, achei os poemas inspiradores e a diagramação ficou bem criativa... Cada poema é apresentado com um formato diferente, o que nos dá aquele gostinho a mais para ler! .
" Por vezes acontece entrarmos num maravilhoso jardim árabe e sentarmo-nos logo alí no primeiro banco de pedra lisa, imaginando o azul do mar" .
O autor tem uma página no facebook onde publica seus poemas! E em breve lançará o segundo volume de Azul instantâneo!
Pedro Vale 21/06/2020minha estante
Muito obrigado por ter lido o Azul Instantâneo, resenhado e avaliado tb. Continuação de boas leituras! ?

Juh 16/09/2020

Azul Instantâneo
Gostei principalmente da organização estética do livro, ele não é escrito da maneira genérica que conhecemos
Pedro Vale 17/09/2020minha estante
Muito obrigado Júlia. Sim, foi arriscado da minha parte ter composto a obra como o fiz. Eu acredito em rupturas para haver evolução. Gratidão pela leitura e avaliação! Abraços de Portugal!