Laowai

Laowai Sônia Bridi

Resenhas - Laowai

Cla Motta 06/03/2024

Jian, visão a longo prazo dos chineses
Sônia nos leva por uma viagem cultural, curiosa e cheia de conhecimento pela China e Japão. Aprendi sobre o dia a dia deles, o que é importante, o foco deles etc.

Vini Laux 21/08/2023

Interessante
É um pouco cansativo de se ler, mas segue o que a sinopse promete: relatos banais ou não dos anos de China da Sônia Bridi. Porém, o que é interessante msm é o tanto de informação que se pode ter sobre como vivem e pensam as pessoas do outro lado do mundo.

Nathalia MN 03/01/2019

Fui pra China
Depois da minha ida ao Japão fiquei fascinada com o continente asiático, confesso que tenho minhas reticências com a China e foi através desse livro que procurei quebrar meus pré-conceitos, tendo em vista q Sonia Bridi é uma repórter referência para minha pessoa.
O livro é antigo (2005/2006) do qual ela, junto com marido e seu filho ainda criança, tornam-se correspondentes internacionais da Globo. Ela com seu papel jornalístico e o marido com os registros de fotos/vídeos.
Além do trabalho em realizar matérias e afins, ela expõe sua aventura num país tão restrito e tão atípico, sem falar o idioma, tudo é uma grande aventura. Mas encontra pessoas que os ajudam na missão, dentre eles, tradutores. Ah e a Internet lá é bem limitada (leia-se, fiscalizada pelo governo), especialmente a impressa internacional (mas isso é um capítulo a parte)
O livro foi escrito de uma maneira leve, rápida de ler e ao mesmo tempo com uma grande carga de conteúdo histórico, que por acaso foi o que eu mais gostei no livro: sejam as cicatrizes das guerras anteriores, sejam as fortes raízes culturais.
Adorei cada página e recomendo a leitura, sinto que viajei pra China através da leitura desse livro

GeanPerius 30/10/2017

Made in China.
Espécie de narrativa e diário da jornalista Sônia Bridi como correspondente na China. Ela, seu marido Paulo Zero e seu filho, passam por uma adaptação cultural difícil em uma cultura muito diferente da brasileira, onde desconhecer ou ignorar determinadas regras pode lhe trazer sérias complicações. Leitura interessante na medida em que ela vai aprendendo a lidar com as dificuldades e limitações do cotidiano. É, de certo modo, um desafio e lição de vida.

Eliane 09/04/2015

Você já foi a algum país sem nunca ter pisado os pés nele?
Pois bem, assim foi a minha viagem a China graças a este maravilhoso livro. Leitura fácil, agradável, a riqueza de detalhes, as experiências fantásticas(outras nem tanto) da autora e sua família.

Cezar 05/02/2015

China, lá vamos nós.
Confesso que eu estava com um pouco de receio de ler este livro pelo fato da autora ter vínculo com a Rede Globo de TV. Mas felizmente obtive uma boa surpresa ao ler o livro, achei excelente. Dei risadas em muitos momentos, e o tom da escrita é muito bom, mistura de jornalismo, confissões e anedotas. Com o livro, dá para se sentir imerso na China e em outros países asiáticos. Interessante também os paralelos traçados pela autora com o Brasil. Pelo visto, continuamos parados enquanto o mundo, especialmente a China, anda. E anda rápido.

ximenes 14/07/2013

Uma viagem com Sonia Bridi
Gostei de ler o livro, e a cada capítulo, procurava a foto correspondente, exatamente para ver se a narrativa condizia com a foto. E sempre me satisfiz, pois a foto, geralmente, é o retrato do que está escrito. Achei ótimo este acompanhamento, e lamentei que não tivesse mais fotos. Fiz uma viagem e tanto, e em boa companhia !

Karina 15/05/2011

Um aprendizado sobre a China
Descreve em detalhes os pontos de vista da Sonia durante o periodo em que lá viveu como correspondente da Globo. Leitura leve, aprendi muito sobre como é a China, viver na China, etc.

Ana Cristina 11/07/2010

Em Laowai (estrangeiro em Mandarim) Sônia Bridi (jornalista da Rede Globo), relata sua vida de correspondente internacional na China, durante 2 anos.

Bridi tem uma maneira muito gostosa de escrever, e nos transporta à China, parece que estamos ali vivenciando com ela as aventuras e desventuras de uma cultura muito diferente da nossa, mas que em muitos momentos parece que estamos falando de certas peculiaridades brasileiras.

Foi uma exoeriência fascinante para Bridi e para mim - enquanto leitora.

Hazuki 17/04/2010

O jeito como a Sônia Bridi divide suas experiências (na maior parte do tempo frustradas) em sua viagem à China é divertido demais. O livro foi escrito de uma maneira leve, rápida de ler e ao mesmo tempo com uma grande carga de conteúdo histórico, que por acaso foi o que eu mais gostei no livro. A repórter não só diz o que se assucedeu por lá em suas andanças pelo país, mas também conta o que leva os chineses a agirem daquele jeito: sejam as cicatrizes das guerras anteriores, sejam as fortes raízes culturais. Tudo isso com uma leve pitada de humor.

Cada capítulo é uma experiência única e o tempo todo você sente como se estivesse ali, ao lado da Sônia e do Paulo, experimentando cada um dos pratos exóticos e medicinais, sendo empurrado pela multidão de trabalhadores do centro da cidade na hora do rush (ou em meio às raras manifestações populares que ocorrem por lá) ou respirando o ar poluído das fábricas. E a viagem não se restringe apenas à China. O corrido trabalho de correspondente internacional de Bridi convida você a uma rápida viagem ao Japão, à Índia e à Coréia, com todas as suas pitorescas diferenças culturais.

Ao final do livro, o leitor é presenteado com várias fotos coloridas do cenário local, caracterísitcas dos povos de cada região e do belíssimo cenário rural da China, cada uma contando sua própria história.

Adorei cada página e recomendo demais para quem se interessa em conhecer um pouco mais da fascinante cultura milenar dos orientais.
Lili 23/10/2020minha estante
Li faz muito tempo. Desde então tenho vontade de ir pra China. Tudo mudou tanto!

Leitora Inquieta 28/12/2009

Embarque nessa e Boa Viagem!
Viajar à China através dos olhos da espetacular Sônia Bridi e de seu Marido Paulo Zero é sem dúvida ter a oportunidade de ver os vários lados da mesma face. De forma nada sutil ela nos apresenta uma cultura milenar cheia de costumes engraçados, nojentos, lindos, sábios, nos carrega por lugares sagrados, por paisagens únicas. Nos apresenta pessoas completamente diferente a tudo que estamos acostumados..Já outras, nem tanto assim.
É o típico livro enriquecedor que acrescenta mais até do que pretende, de forma singular.

Valéria 19/09/2009

Uma delícia de leitura
Sônia Bridi faz um relato sobre os costumes dos chineses, explica a origem de hábitos bem diferentes dos nossos, como cuspir no chão e soltar puns em público. Além disso mostra o contraste entre o que o desenvolvimento econômico trouxe de ocidentalização e os antigos costumes arraigados.

Matt 24/08/2009

"Lao wai" é, do começo ao fim, uma aula de cultura deliciosa. É notável o esforço de Sônia Bridi em transmitir o que aprendeu sobre a cultura de lugaes como a China, Japão, Vietnã, Cingapura, Tibete, as Coreias e muitos outros lugares de forma a se distanciar o máximo de preconceitos ocidentais. Um livro maravilhoso!