O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

Laríssa 01/02/2022

Fantasia Nordestina
No começo do livro, a Paola diz que foi um desafio criar uma história de fantasia que se passasse no Brasil.. E nossa, como essa fórmula deu certo!!
Aqui temos um caçador cristão e uma maga filha do sete pele, que se juntam pra caçar criaturas sobrenaturais e criaturas do nosso folclore. Tudo isso, ambientado em décadas anteriores e no nosso querido nordeste brasileiro.
A leitura é tão fluída, tão gostosa, que eu levei um susto quando cheguei na última página. Minha maior vontade é que a autora escreva mais um tiquinho (de preferência um montão) sobre novas história de Toninho e Josefa.

Katia Rodrigues 02/02/2022

Um Golem dançando forró
Quando se chega ao final de um livro clássico, não há dúvida: você aprendeu algo, no mínimo enriqueceu seu intelecto. Mas, dificilmente, pode-se dizer que se divertiu como o simples mortal que enfrenta adversários sobrenaturais na companhia de um reconhecido caçador de demónios e de uma maga, filha do cramunhão.

Aliás um dos grandes trunfos dessa história é a dinâmica entre Toninho e Josefa. Espia só: "Tô impressionada, Toninho – ela confessou, por fim. – Tu pode mesmo estar certo. E no mais, não custa nada fazer o despacho e ver no que dá. O homem se inflou todinho. – São muitos anos de experiência e estudos em… – Menos – Josefa pediu, levantando uma mão em advertência. – Não estrague o momento." Muito bom!!!!

Esse é um romance que prende o leitor com a avidez e os sobressaltos das boas histórias que criam realidades efervescentes de aventuras, de pensamento e de encantamento. Recomendo demais.

Joana 04/02/2022

Minha nossa
Sério. Que livro delicioso!!

Fantasia, brasileiro e no nordeste, escrito por mulher. Olhei para esse livro e minhas expectativas estavam lá em cima e como foram atendidas.

A escrita é bem dinâmica. A autora usa de coloquialismos e expressões típicas nordestinas para ambientar ainda mais.

Enfim, estou tão encantada que nem sei o que dizer. Meu xodó, agora.

tábata 06/02/2022

Josefa e Toninho
Gente, o tanto que ri com esse livro não está escrito. Adorei demais essa história!
É impossível pelo menos não dar um sorrisinho com as aventuras de Josefa e Toninho. Só se seu coração for de pedra. Esse livro é uma mistura de literatura de cordel, histórias populares brasileiras e Supernatural. Não tinha como ficar melhor!
Com certeza vou ler outras coisas dessa autora.

Giulia.Goncalves 09/02/2022

Sobrenatural no agreste
Seres mágicos? Temos! Investigação de casos? Também! Magia? Tem também! E tudo isso com sotaque e ambientação na região nordeste do Brasil. Uma leitura extremamente divertida, onde é difícil não se apegar aos personagens. O único defeito é que acaba rápido.

Roniberg0 11/02/2022

Incrível
pessonagens cativantes histórias divertido, melhor ainda no Brasil e pelo nordeste, podem dar uma chance para essa obra prima não vao se arrepender!

DominicSReynaldo 15/02/2022

Abracem as fantasias nacionais!
Se você é um órfão de Supernatural ou/e um fã de fantasias e sonha em ver nossas belas terras Brs como palco dessas histórias, esse é livro pra ti!
Feito com base de muita pesquisa e com viagens ao longe de várias cidades do nordeste, balanceando as mazelas e as alegrias de uma região e época onde o povo tem que se atear a resiliência e esperteza pra sobreviver, acompanhamos as viagens de Toninho e Josefa.
Cada capitulo temos um episodio de caça, com peculiaridades e nos mostrando que nem tudo é preto no branco, e que temos sempre que ver o fundo do problema.
Me lembrou bastante "O Auto da Compadecia", mas seja falta minha de uma bagagem maior de obras com cenário nordestino. E com bastante religiosidade, de formas diversificadas.
2 questões me chamaram muito a atenção:
1:Abordar a pansexualidade de forma tão leviana, quase com se fosse uma "Cota LGBTQIA+", e de forma completamente fora de contexto, simplesmente jogado no texto
2: As representações nas falas e trejeitos nordestinos, talvez podem ser tidos como estereotipados, mas não é algo que cabe a mim falar

Mari 16/02/2022

Pacto de cuspe, caçador?
Esse livro é o maior tapa na cara de quem diz que brasileiro não sabe escrever fantasia. Eu amei as aventuras de Josefa e Toninho e recomendo qualquer brasileiro que quer ler um livro cheio de brasil (gírias, ditados e afins).
Vou aproveitar e recomendar o tiktok da @Anarossetti_ porque eu só descobri esse livro maravilhoso nos vídeos dela.

Gabi Guerra 23/02/2022

Nordeste, folclore, mito, medo, religião, riso e confusão
Bora falar mais de leitura nacional? Então deixa eu recomendar um livro leve, engraçadinho na medida certa, curtinho e super gostoso de ler: o auto da maga josefa!
Pois bem, um caçador de demônios da Paraíba se junta à filha do capeta para livrar o nordeste dessas assombrações malignas.
É uma história engraçada e leve que traz os dois personagens pra perto de nós. Acreditem, torcemos pela filha do demo, sim!!
Inclusive, uma das questões do livro é como Josefa pode ser redimida e ir para o céu se é filha do 7 peles kkkkkk. Se não é original, ao menos é muito divertido.
Toninho, nosso caçador, é inocente e cria com Josefa uma grande amizade. No entanto, parece que ela guarda um grande segredo. Qual será?
Pelo nordeste brasileiro enfrentamos, com essas duas figuras icônicas, vampiros e sereias, curupiras e botos.
Se está com ressaca literária, então, vem nesse livro que o tempo voa! Deixe o Toninho caçador de demônios te exorcizar do último grande livrão foda que você leu!!!

Eu amei. Não é livro para guardar pra sempre, mas é entretenimento puro!

Nordeste, folclore, mito, medo, religião, riso e muita confusão. Pode ler, é 10/10

Gabi 26/02/2022

Esse livro tornou-se o amor da minha vida!
Esse livro com certeza virou a paixão da minha vida! A história é linda, o livro é lindo, os desenhos que há no livro são lindos, o card que acompanha é lindo. É tudo perfeito!
Que história encantadora, acabei de ler e estou muito emocionada. Nem tenho palavras pra expressar o que senti a cada página e ao final da história.
No livro tem representatividade nordestina, exalta essa cultura tão linda e que por vezes é discriminada por outras regiões brasileiras. Os seres místicos descritos podem ser vistos como próprio da região, a autora escreve com tamanha destreza e de forma única.
Eu me encontro apaixonada por Toninho e Josefa, como foi delicioso acompanhar as aventuras deles a cada capítulo e o final é surpreendente. Eu só quero mais dessas aventuras, é pedir muito?!
Meu coração encontra-se repleto de amor após a leitura, tô encantada.

Helô 03/03/2022

Pareceu que não tinha ligação nenhuma entre um capítulo e outro. Sempre acho muito legal quando um livro traz elementos da cultura brasileira, mas achei a história fraca, apesar de a escrita ser muito boa.

Daisy 03/03/2022

Hoje eu vim falar para vocês de um livro que tenho panfletado muito desde a primeira página em vários grupos de whataspp: O auto da Maga Josefa, da autora mineira Paola Siviero. O livro tem 224 páginas e foi publicado pela Editora Gutenberg.

O auto da Maga Josefa reúne diversos ‘causos’ de Toninho, um caçador de demônios que viaja no lombo de sua mula encantada chamada Véia. Em um de seus trabalho, Toninho acaba conhecendo Josefa, uma maga que é filha do sete peles, e que, para a surpresa de Toninho, acaba virando sua companheira de caçadas.

Toninho e Josefa passam a investigar juntos vários acontecimentos no interior nordestino, desde encontros com alienígenas, golens e dragões.

Cada trabalho é mais divertido e fantástico que outro, e, acabamos nos conectando cada vez mais ao personagens tão carismáticos que são Toninho e Josefa (e Véia também). O auto da Maga Josefa consegue, em poucas páginas transmitir diversos sentimentos que os personagens tem, principalmente Toninho, que é o fio condutor da narrativa. A cada página virada, a cada trabalho resolvido, Paola Siviero conseguiu conectar e conduzir uma história primorosa e incrível.

Toninho e Josefa fazem um equilíbrio narrativo muito interessante. Toninho é um caçador demônios, vindo de uma família de caçadores, que saiu cedo de casa para cumprir seus trabalhos. Já Josefa é um ser encantando, filha do coisa ruim, que tinha tudo para ser uma vilã poderosa, mas que acaba se juntado com Toninho em seus trabalhos, muitas vezes interferindo para salvar alguns seres encantados.

E a amizade e a confiança entre eles não vem fácil. Mesmo com casos episódicos, Siviero mostra que a confiança é algo que é conquistado aos poucos, mesmo entre seres tão distintos.

Eu fiquei tão encantada com essa história que sempre que posso indicar um livro escrito por autor brasileiro, O auto da Maga Josefa é um dos primeiros livros que me vem a mente. E recomendo muito, pois, além da diversão, o livro também traz alguns ensinamentos que acabamos esquecendo com o passar dos dias.

site: https://mundohype.com.br/review-o-auto-da-maga-josefa-de-paola-siviero/

Literary_tears 04/03/2022

Supernatural nacional?
Lendo esse livro só conseguia pensar no Dean e no Sam (por ser uma dupla de caçadores de criaturas sobrenaturais). Toninho e Josefa me cativaram, são personagens que tem um lugarzinho especial no meu coração; e a escrita da Paola é divertida e envolvente; eu amei as referências à cultura nordestina, e é muito especial para mim ler um livro nacional que cita comidas da cultura brasileira, eu sempre fico tipo: "ai meu deus, eu já comi isso". Enfim, esse livro se tornou um queridinho, não um favorito, mas com certeza é especial para mim