O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

14/07/2021

PERFEITO
Esse é um dos melhores livros que eu já li na minha vida. A ambientação é incrível, amei cada um dos personagens, a história é maravilhosa. AMEI AMEI AMEI AMEI ?

camilavitoria_ 07/07/2021

LINDO POXA!!!!!!!! A AMIZADE É LINDA!!!!!! amei muito me surpreendeu demais e me divertiu bastante.

Anne 24/05/2021

Um mergulho na cultura nordestina
Uma novela, onde a autora escreve de forma leve e autêntica, falando sobre os "causos"do nordeste, envolvendo sua cultura seja na linguagem, mas comidas, nos costumes regadas as canções populares de artistas nordestinos, uma mistura que nos empolga durante toda a leitura. Em diversos momentos tudo pode nos levar a boas risadas!
É interessante que mesmo sendo um livro cheio de fantasias ele nos tras reflexões sobre valores humanos e questões sociais, mesmo que de uma forma sutil, vale a pena conhecer a narrativa dessa autora!

larevv 08/05/2021

Paola Siviero nos apresenta um nordeste místico que todos deveríamos explorar
O auto da maga Josefa" conta sobre Toninho, um caçador de demônios que se une à Josefa, uma maga (que mais entra para a categoria de demônio do que de caçadora), e juntos os dois embarcam em várias caçadas ao redor do nordeste brasileiro.
Tudo na história é impecável: os regionalismos, a narrativa de linguagem simples e popular, a forma como os seres e as lendas foram explorados... A história não peca em nada. É divertido, bem escrito e totalmente brasileiro. Te faz querer consumir a nossa cultura mais e mais, na esperança de ler mais um achado como esse. Vale 100% a pena.

Thici Rodrigues 17/04/2021

Panfleto
A história em si é boa e o ritmo na maioria das vezes flui bem, as tiradas de humor levam um tempo considerável pra seguir o mesmo ritmo então no início as piadas desnecessárias e fora de lugar incomodam mas não muito. Adorei os personagens mas foi difícil criar laços fortes ou conexão, a maga sabe o certo a se fazer e invariavelmente o faz então ela não evolui muito, Toninho evolui bem pouco também mas um pouco melhor que a Josefa, a menção ao irmão e a família que não aparecem no livro da a esperança de uma continuação que será bem vinda. Uma leitura rápida e fácil, bem gostosa de se ver.

José Igor 12/03/2021

Fantasia divertida do diacho!
[Opinião]
Para quem gosta de histórias cheias de aventuras, não pode deixar passar esse livro!

Apesar de não ser do gênero que eu costumo ler, e de não ter tido tanta conexão com os protagonistas, eu gostei muito de revisitar as criaturas lendárias, ainda mais tendo o nordeste como ambientação; minha terra natal é o querido Ceará, e concordo plenamente com a passagem do livro, na qual diz que, nordestino é povo sofredor, trabalhador, mas humilde e feliz!

A criatividade da autora é bastante aguçada, amei todas as cenas de humor (sério, é o melhor do livro!).

Cada capítulo é uma jornada de Toninho, o caçador, junto com a maravilhosa e ranzinza Josefa, a maga, como se fosse uma fase de um jogo "arcade", se é que me entendem.
Portanto, cada capítulo é um ser lendário diferente que aparece no livro.

Bom, toda história é bem costurada, e o final é digno de boas risadas, e também tem lá sua pontinha de emoção e comoção.

E veja isso, senhora Netflix, imaginei esse livro como uma minissérie de 10 episódios. Seria uma boa pedida para nós brasileiros, inclusive aos fãs de nosso folclore que gostaram/amaram "Cidade Invisível". Seria pedir demais?

Enfim, indico este livro divertido e cheio de Brasil e cultura nordestina!

Obs.: eu deveria ter lido tomando boas doses de Cachaça Pitú e saboreando um belo mungunzá.

Paola Siviero está de parabéns pela criação! Talentosa demais! E, Netflix, por favor, vai!!!

Coral Daia 08/02/2021

Que livro mágico!
Era exatamente o que eu estava procurando para ler. Fiquei muito feliz de ter a oportunidade de seguir Toninho e Josefa pelo interior do Brasil resolvendo causos sobrenaturais. Os detalhes, tanto nos rituais, quanto nas diferentes culturas, fizeram eu me apaixonar por esse livro. É, com certeza, um favorito para a vida! Espero um dia poder ler mais sobre esses personagens. Grifei várias passagens do livro, pois me encheu de inspiração para escrever!

site: https://www.instagram.com/p/CLCRl_KrmZh/

Gárgula 03/02/2021

O auto da maga Josefa, de Paola Siviero
Minha primeira leitura de 2020
O auto da maga Josefa, de Paola Siviero, foi minha primeira escolha de leitura do ano de 2020. Estava então envolvido com o Desafio Desencalendo, idealizado pelos queridos Lígia Colares e Lucas Sgrignero e, dali comecei a leitura de quinze livros. Como disse, esse foi o primeiro que li e fiquei bem feliz que tenha lido logo.

Esse livro foi vencedor do Prêmio Le Blanc de 2019 e finalista do Prêmio Argos de 2019. Daí vocês podem ter alguma noção de como essa história é boa! Essa publicação foi feita apenas em formato digital pela Editora Dame Blanche.

Siga boas indicações
Quando estava assistindo uma palestra da mostra Stephen King: O medo é o seu melhor companheiro no CCBB, veio de Regiane Winarski essa indicação. Eu prontamente fiz aquela anotação mental e, assim que pude, adquiri o ebook.

Pois ela acertou em cheio com sua indicação, pois a história é simplesmente maravilhosa. Temos no enredo elementos folclóricos típicos brasileiros, todos misturados junto a uma excelente dose de humor. Sem falar que ela se passa no cangaço e eu sou um apaixonado por esse cenário, principalmente quando se mistura algo do além!

A relação entre a maga Josefa e o caçador Toninho, ambos aliados e ao mesmo tempo inimigos, vai nos apresentando inúmeras aventuras onde testemunhamos o nascimento de uma amizade.

O sobrenatural e o horror são o pano de fundo da história. Juntos com isso as aventuras vão acontecendo temperadas com um humor maravilhoso. Melhor combinação não poderia existir. Como isso ainda não foi parar na televisão eu não sei pois cada capítulo funciona perfeitamente como um episódio.

Rico não só em lendas e folclore, a história é repleta de brasilidades. Estamos ali estampados como nação, em cada um dos personagens de apoio que aparecem, como também nos próprios protagonistas.

Conclusões finais
Se você quer uma história ambientada em cangaço recheada de referências nacionais, essa é a obra! Se quer apenas rir bastante de boas aventuras, essa é a obra!

Um livro delicioso de ler, que duvido muito que não caia no gosto de todos!

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/05/02/o-auto-da-maga-josefa-de-paola-siviero/

Felipe 13/01/2021

Eu adorei ler O auto da Maga Josefa.

É um livro engraçado, leve e cheio de referências brasileiras, principalmente do Nordeste onde a história se passa. A escrita da Paola Siviero é bem gostosa. Isso faz com que a leitura seja fluida.

Posso estar enganado, mas acho que algumas referências de humor de O auto da Compadecida na história de Toninho e Josefa.

Fica a indicação para quem está procurando algo leve, engraçado e de rápida leitura.

Rai 13/01/2021

Ser nordestino é bom demais!
É um livro bem divertido, com o humor bem na vibe dO auto da compadecida (que eu amo). Só que a partir dos 60% vai perdendo a graça, as piadinhas não colam mais, os capítulos ficam mais rasos e superficiais. Inclusive no capítulo do Golem tem um pulo gigantesco na história: ele nos apresenta o problema e no parágrafo seguinte já estão no finalzinho da luta com tudo esclarecido. Esse buraco me incomodou demaaaais. Tanto que quando chegou no capítulo do desafio de repente eu nem me apeguei muito, ainda tava pensando na história do Golem.

Eu queria que esse livro tivesse umas 200 páginas a mais pra trabalhar melhor os personagens e as jornadas deles (o passado também). Eu entendo as caçadas serem rápidas (embora preferia algo mais detalhado), mas nada justifica ter jogado o segredo da Josefa assim de qualquer jeito no final. Só teve menção ao fato dela estar escondendo um segredo umas duas vezes e já no finalzinho. Foi bem abrupto. Espero que nessa nova publicação (vai sair pela Gutemberg esse ano, ou pelo menos foi o que vi no twitter!) a Paola faça uns ajustes.

Mas, no fim, foi uma leitura muito boa. Recomendo pra todo mundo!

Rayanne Fagundes 31/12/2020

?VAMOS VALORIZAR OS LIVROS NACIONAIS?
A nossa cultura brasileira é tão rica e fico super feliz quando leio um livro que consegue passar isso para o leitor. A maga Josefa e o caçador Toninho conseguiram conquistar meu coração.
"O Auto da Maga Josefa" conta a história desses dois personagens típicos do nosso nordeste, onde cada capítulo do livro traz um caso específico que nossos queridos personagens irão solucionar, mas que no fim formam uma história maravilhosa.

Fiquei encantada em como a autora trouxe humor, magia, referencia a comidas típicas, dança e forma de falar dos personagens, tudo sem parecer muito forçado. Acho válido você da uma oportunidade a esse livro e ansiosa por mais de Paola Siviero.

Lara Mélo 25/12/2020

Meu Nordeste é mágico!
Li "O Auto da Maga Josefa" por indicação da galera do podcast 30:Min. A empolgação da Cecília Marcon me contagiou, então comprei o e-book pra ver do que eles estavam falando. E só posso dizer uma coisa: a maga Josefa e o caçador Toninho me conquistaram. Apesar de cada capítulo do livro tratar da resolução de um caso específico, eles são bem concatenados e formam uma unidade harmônica. Adorei as referências às comidas típicas, ao forró, à forma de falar dos personagens, cheia de expressões regionais. Sou nordestina/pernambucana/caruaruense e não lembro de ter me sentido incomodada em nenhum momento do livro com algum trecho muito clichê ou estereotipado - como acontece muito em novelas, por exemplo. A gente come buchada e tapioca, toma cachaça, dança forró, chama os "hômi" de corno... Enfim, não sei qual a relação da Paola Siviero com o Nordeste brasileiro, mas ela conseguiu criar um enredo instigante e atrativo, com uma leitura muito fluida e agradável. Não só gostei do livro, como queria ler mais sobre esses personagens.

Mirlla 01/12/2020

Aquece o coração
Pra mim que sou nordestina, que delícia é ler um livro que tem a cada do meu povo e ao mesmo tempo a fantasia que a gente dificilmente aprecia em livros nacionais. Que delícia de livro! Contente demais que a vida colocou no meu caminho esse achado! Esse livro deveria ser divulgado pelo meu nordeste inteiro!

Raquel.Terezani 11/11/2020

Simpático
Uma novela de fantasia ambientada no nordeste brasileiro, no início dos anos 60. A escrita é leve e bem humorada e a linguagem simples. Achei a ambientação um pouco estereotipada, mas, como não sou da região posso estar errada. Não espere grandes reviravoltas, exceto talvez um detalhezinho no final que pode surpreender alguém. Em resumo é uma leitura divertida e despretensiosa.