O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

Mika 25/04/2024

Muito bem construído e escrito

O livro conta várias histórias que vão construindo a relação dos personagens

Personagens cativantes e muito fofo

Maah 18/04/2024

O livro é uma fantasia nacional incrível, esse livro tem tudo q eu gosto:caçadores de demônio ,mundo sobrenatural ,caçadas , parceria e muito mais além de me lembrar muito a minha série preferida q é supernatural
Eu amei bastão livro , fui ler cm muita espectativa e não me decepcionei

Tonimaco 16/04/2024

Chorei de rir. O Toninho, os diálogos, as briga, os demônios kkkkkkkkkk tudo pft, um capítulo melhor q o outro.

Grazy 12/04/2024

Um livro de fantasia que tem como cenário o nordeste brasileiro. Fiquei encantada de como a autora mesclou o folclore com a mitologia. Os personagens são muito cativantes e a história dividida em contos. Ótimo livro.

Taci.Souza 07/04/2024

Representatividade Nordestina!
"Nem sempre o que queremos é o que precisamos". Nesse livro, busquei algo que eu queria - uma fantasia nacional, e encontrei algo que nem sabia que precisava - um verdadeiro tesouro de referências e representatividade do Nordeste.

Como nordestina, me senti em casa durante a leitura desse livro. Ver nossa cultura, linguagem, folclore e arte sendo representadas; o protagonismo ser colocado em personagens tão familiares e com os quais pude me identificar tanto, foi uma experiência gratificante para além da minha capacidade de expressar.

Embora não seja nordestina, Paola Siviero fez um trabalho incrível na construção e desenvolvimento dessa trama. Foi cuidadosa, respeitosa e elogiosa ao retratar o nosso sertão. E o resultado foi uma aventura fantástica e nostálgica, cheia das mais perfeitas referências.

Josefa, Toninho e Véia, conquistaram minha simpatia logo de cara. A dinâmica entre eles é perfeita e divertida. O ponto alto da trama, que não deixa de ser fantástica em sua totalidade, é o desfecho. Onde somos presenteados com uma referência original e atualizada do "Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna.

Cada momento que me perdi nas páginas desse livro foi precioso. Me apeguei tanto a Josefa, Toninho e Véia, que gostaria muito que a autora escrevesse uma série inteira narrando suas aventuras. Enquanto espero esse acontecimento, pretendo me aventurar por outras obras da autora.

Geo; 04/04/2024

Eu tô encantada.
Que delicia de livro, a ambientação é incrível, amei do início ao fim.
Uma das coisas que mais gostei foi o dialeto e como é tão fácil entender onde a história se passa. A amizade que os dois criaram foi tudinho pra mim.

Faline.Ferreira 31/03/2024

Leitura boa
Eu surpreendi demais com essa leitura, não esperava muita coisa dessa história, mas a capa é linda por isso chamou atenção.
Vemos a trajetória de uma bruxa e um caçador de demônios.
Dois mundos que se cruzam e a partir daí que acontence toda a história.
Vemos aqui um desenvolvimento lindo de aventuras e peripécias.
Adorável conhecer religiões e culturas diferentes .

Clara 29/03/2024

Conforto
O livro mais brasileiro que já li merece ser o primeiro 5 estrelas do ano, misturando elementos do folclore com elementos brasileiros e uma subtraia de tirar o fôlego.
Todos os personagens com uma química incrível, você imagina que eles realmente são amigos.
O formato é muito bom, sendo como se fossem episódios de uma série, com cada capítulo contando uma aventura e uma cacada.

Geovana 17/03/2024

Maravilhosa
Que livro bom, como os contos são leves de ler, quando você assusta o livro tá acabando. A relação dos personagens principais é linda, simplesmente amei Toninho, Josefa e Véia ??

Gabriel 12/03/2024minha estante
Esse livro é lindo demais! ?

Gustavo 13/03/2024minha estante
Igual você

Annelise11 04/03/2024

Faltou muito pouco pra eu amar
O livro é muito bom, a escrita é ótima, a leitura flui, te prende, os momentos de aventura/ação são bem legais, adorei os elementos mágicos junto com as lendas locais, gostei muito da maneira que o Nordeste é retratado com pluralidade e também gostei bastante do humor (realmente bem parecido com o auto da compadecida). Mas achei muito corrido tudo, parecia que de repente a Josefa ia lá e resolvia os problemas sem grandes dificuldades, inclusive o final também foi bem corrido. Não sei se era a intenção da autora, mas eu gostaria de um livro maior com essas partes de ação mais desenvolvidas. Mas isso é gosto também né kkkk enfim, recomendo a leitura. Adoro me surpreender positivamente com um livro que além de nacional realmente se passa no Brasil e em uma parte do Brasil que eu adoraria conhecer.

Ratinha da Biblioteca 29/02/2024

#52semanasliterarias e #DLL2024
Já imaginou Sobrenatural, do Dean e Sam Winchester, no sertão brasileiro? Nesse livro é possível vivenciar essa loucura com muito humor, regionalismo e características típicas do nosso Brasil.

Toninho, excelente caçador de demônios, filho dos melhores, acaba encontrando uma parceira de caçada pra lá de bizarra, uma maga, que diferente dos "bruxos [que] eram humanos que se metiam com receitas macabras, magos eram a cria de uma mulher com o próprio sete-pele que vinha lá de baixo deitar-se com as coitadas das bruxas que eram humanas". Junto de sua mula encantada, a Véia, Toninho e a Maga Josefa, que tem como meio de transporte "um galho de cajueiro, com galhos finos na ponta, folhas verdes e dois cajus pendurados, ainda amarelos", vão viver as aventuras mais divertidas e deliciosas caçando lobisomens, vampiros e até dragões!!

Gente, a riqueza desse livro é tanta, que eu queria mostrar aqui todos os quotes que salvei, mas sem contexto fica estranho 😂 eu dei muita risada, porque apesar do tema parecer pesado, a autora deixa a história tão leve, tão hilária que é gostoso demais de ler. Mas ela também deixa algumas frases que me fizeram refletir muito. E confesso que aquele final eu não esperava!!

Uma leitura fluida, divertida e rapidinha de fazer, perfeita pra quem gosta de sobrenatural, humor ou só o sertão nordestino mesmo 🫢 Eu amei a experiência!!

Quotes:
"Todo mundo tem um bichinho na cabeça chamado consciência, que avisa se estamos fazendo o que é certo."

"O sino tocou, o vento quente soprou, a poeira vermelha levantou e a mula relinchou."

"Vingar-se é beber água para tapar buraco-fome: uma ilusão de saciedade que apenas faz doer ainda mais o âmago ferido."

"Tem gente que não tem quase nada. Se a gente tira o quase, fica só o nada."

"O homem ingenuamente acredita que o pensamento não fere, quando a bem da verdade são suas crenças que esculpem seu caráter."

"Bom, para algumas pessoas a religião pode servir de guia e conforto, para outros ela se tornou um instrumento para justificar o mal que fazem. Mas não é necessário seguir uma religião ou acreditar em qualquer coisa divina; basta praticar a bondade, cuidar do próximo, lutar por uma sociedade mais justa. É isso que importa."

Livinha 24/02/2024

É um livro muito divertido e ótimo para curar ressacas literárias! Cada capítulo é um episódio e em cada episódio tem um monstro diferente. Adorei a ambientação de cada monstro em diferentes partes do Nordeste. Gostei muito da dinâmica entre o caçador Toninho e a maga Josefa, terminei o livro com gostinho de quero mais!

mari.rsp 22/02/2024

Li por indicação do meu amigo samucreu e valeu a pena, kkkkkkkk, ri demais.

o livro é envolvente e o final é sensacional
Samukk 22/02/2024minha estante
Eu só indico coisa boa mesmo ?