O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

Larissa3666 10/04/2020

Sobrenatural no agreste
Me falta até palavras pra descrever como gostei de ter feito essa leitura, fico tão feliz que esse livro simplesmente exista! Já tinha ouvido falar muito bem dessa história e logo comprei o ebook, mas ficou um pouco esquecido no meu kindle, até eu ressuscitar ele ontem e sinceramente zero arrependimentos. "O Auto da Maga Josefa" é um livro tão envolvente, engraçado, dinâmico, inteligente, fluido e interessante que foi fácil devorar ele em poucas horas. O elemento fantástico da história, que é de fato a sua essência, é muito muito bem explorado, o que juntando com a construção de personagens extremamente carismáticos, compõem a fórmula perfeita (pelo menos na minha opinião). Tive vários momentos nostálgicos durante a leitura pois me lembrei de várias vezes da série de tv "Sobrenatural ", o que me fez classificar esse livro na minha cabeça como uma verdadeira história de "Sobrenatural no agreste" hahaha exceto que aqui não acompanhamos o casal de irmãos mas sim um caçador cabra da peste e uma maga que vão conquistar seu coração. Então, eu sugiro e imploro que vocês confiram essa história, que pra mim é sim uma verdadeira pérola nacional da literatura nacional fantástica SIM.

Beaaa 04/06/2022

Uma fantasia nacional que se passa no sertão com varios seres sobrenaturais não tinha como dar errado. Toninho e josefa com certeza tem um lugar no meu coração, eles são personagens carismático, divertidos e fazem uma dupla e tanto que não tem como você não gostar deles.

Esse livro é uma leitura bem rápidinha, com uma escrita leve e divertida, que te faz se encantar pelos detalhes do sertão nordestino e eu posso dizer com toda certeza que a única parte ruim é que acaba.

@biblio.sah 02/05/2020

Alguém por favor dê um prêmio para Paola
Quem disse que não tem fantasia no sertão brasileiro?
A sensação de ler esse livro é perfeita. Ouvir cada capítulo ao som do forró e imaginar cada cidade nordestina e as palavras sendo ditas com sotaques... Simplesmente perfeito. E ninguém pode dizer que é bairrismo hahaha ??
Jehpintrix 19/06/2020minha estante
O melhor que esse livro ganhou o Prêmio Le Blanc de 2019

Andreza_ 18/04/2023

Cada capítulo é uma nova aventura!
Com seus cenários, personagens e referências nordestinas, as páginas de O auto da maga Josefa esbanjam a sua brasilidade. Este livro é uma obra e tanto; os detalhes são de encher os olhos e, às vezes, o estômago também!

Onde mais poderíamos ver uma rapadura mágica ou uma mula encantada senão no Brasil? Com muita criatividade, O auto da Maga Josefa cumpre a sua proposta. (Para quem não está familiarizado com o termo "auto", o livro possui referências religiosas e uma boa dose de comicidade.)

Cada capítulo traz uma aventura da dupla improvável formada por um caçador de demônios arretado e uma maga chamada Josefa (filha do "coisa ruim"), que percorrem o nordeste brasileiro atrás de seres míticos que estão causando problemas. Mesmo que alguns desses monstros já sejam nossos conhecidos (como vampiros), a autora foge do óbvio e os enredos nos surpreendem com as suas particularidades.

Inclusive, há um cuidado da autora de justificar a existência desses seres em locais onde não era esperado. Paola Siviero não somente joga os monstros onde quer e espera que o leitor engula. São detalhes que fazem toda a diferença, enriquecem a história e passa ao leitor uma maior credibilidade. Simplesmente impecável!

Contudo, aventuras não são o meu forte, então não favoritei o livro. Mesmo assim, seria injusto dar menos de 5 estrelas para um livro tão bem escrito e original. Vale a leitura!
Luísa 18/04/2023minha estante
Paola foi bem criativa. O livro até cheira e tem gosto (passei uma vontade danada de comer aquelas comidas)! Tbm não favoritei, mas pretendo ler todo e qualquer lançamento dela!

Andreza_ 21/04/2023minha estante
Simm! Criatividade mil. Ela arrasou

bendtherules 19/09/2020

acabei de terminar esse livro e só tenho uma coisa pra falar: incrível.
absolutamente tudo nesse livro emana energia nordestina, a famosa "raiz". e ver a minha cultura como tema de um livro é algo sensacional, e destoa bastante do normal, pois é -muito- difícil achar um livro (nacional ou não) que fale bem do nordeste e exalte sua cultura.

ademais, fora a cultura, algo que me impressionou demais foi a qualidade da história. admito, fiquei interessada de ler após uma amiga mandar quotes do livro no whatsapp, mas nunca poderia imaginar o quão bem construída essa história seria. apesar de curtinha, tem personagens bem desenvolvidos, enredo interessante e as discussões sobre a subjetividade do bem ou mal tornaram essa leitura maravilhosa para mim.

Maria.Isabel 07/03/2022

Uma das melhores leituras pra começar o ano
Fiquei feliz de descobrir uma história que era parecida com Supernatural (uma das minhas séries favoritas) ambientada no nordeste brasileiro com seu folclore e identidade tão única. Toninho e Josefa são a dupla que você quer e se sente como um amigo muito próximo, eles são engraçados, companheiros e muito bons no que fazem, seja em combate ou com gentileza e empatia. Amei e recomendo esse livro pra todos que conheço.
Lari 07/03/2022minha estante
aaaaaaa mds se é parecida com supernatural eu ja amei !! faço questão de ler em breve hihi ??

Maria.Isabel 07/03/2022minha estante
eu até te empresto se você quiser, é maravilhoso!!!

Lari 07/03/2022minha estante
queroo quero muitooo ???

Maria Clara 06/08/2020

A maior pepita no meu garimpo de nacionais.
O The Witcher brasileiro. O auto da Compadecida fantástico.
Um caçador de demônios e uma maga se juntam se seguem pelo interior do agreste nordestino na caça de criaturas malignas que assolam o sertão.
Li esse livro por recomendação do A.J Oliveira e estou absolutamente EMBASBACADA. Faz tempo que não leio um livro tão gostoso. O final do livro então nem se fala, terminei a leitura com um sorriso enorme no rosto, o último capitulo é excepcional. O único problema desse livro e que ele termina.
50% da minha família é formada por Nordestinos. Praticamente toda familia por parte de mãe é paraibana, e se tem uma coisa que me deixou hesitante com esse livro era a possibilidade de uma caricaturação (essa palavra existe?) do povo Nordestino. Ainda bem que meus medos foram infundados. A leitura é deliciosa. Parecia que eu ouvia o sotaque da minha mãe quando ela está junto dos meus tios (que é quando ele fica mais forte hahaha).
Minha melhor leitura do ano.

Hael 13/08/2023

Um dos melhores livros que já li.
Alguns livros nos passam a sensação de estar vendo um filme da sessão da tarde, mas esse aqui... Me fez esquecer que estava lendo um livro e não assistindo uma série na Netflix. Pra quem tava acostumado com fantasia internacional, ler uma fantasia nacional cheia de referências da nossa cultura foi incrível, além de que a escrita e a história são simplesmente perfeitas, me apeguei aos personagens e me emocionei com o livro. Ler o Auto da Maga Josefa foi uma das melhores decisões que eu tomei nesse ano.

Sarah 12/06/2022

Favorito de 2022
(...) e a chance de qualquer livro bater esse é mínima. Não é a história mais profunda, mas é uma das mais divertidas, lindas e fofinhas que eu já li - ou quão divertida pode ser uma caçada à demônios e outros seres infernais. A questão é que eu comprei a amizade de Josefa e Toninho, torci para que eles se dessem bem em cada mini jornada; quis muito descobrir o grande segredo da Josefa e como Toninho lidaria com isso. Gosto como cada episódio vai dando mais dicas sobre quem é cada um desses personagens, quais seus sonhos e propósitos. Como a jornada deles é tão importante não só pra eles, mas quem está acompanhando também, cada coisinha me fez ficar cada vez mais engajada na história. E a "grande batalha", olha... eu dei uma choradinha, admito.

@enightlibrary 09/07/2022

Uma obra divina e nordestina
" Vale mais dividir a comida com alguém necessitado do que rezar 20 ave-marias "

Encontrei nas primeiras páginas dessa história, todos os seres mitológicos que me fascinaram na infância e ao decorrer dos capítulos me vi nos diálogos que representam o meu nordeste.

" Nem sonhava com a reviravolta dessa caça aos demônios, de uma maga e um caçador. Uma batalha de repente e questões que intrigam o coração de muita gente. "

Finalizo essa " resenha" com a certeza de que esse foi um dos livros mais ricos e divertidos que já li e hoje ele sai ganhando um granfe espaço na minha mente.

Karina 09/06/2020

Premissa bem original
Gostei de como tem momentos em que você se sente na cena. Histórias divertidas para passar o tempo.

AnastAcia 17/07/2022

Um querido tá?
Pra mim serve muito como leitura infanto juvenil (se for me perdoa, a capa era bonita e eu comprei sem averiguar informações), eu gostei muito de como as coisas foram escritas poreeem senti falta do desenvolvimento da relação entre os personagens, mas não acho que quem é mais novo vai se sentir incomodado por isso. Então dêem pra crianças e mini adolescentes porque apesar disso a parte fantástica é muito boa, criativa, o livro é bem humorado e eu amei como a autora resolveu o final além de ter uma leitura super tranquila e fluida.

Kaline 17/07/2022

Que livro maravilhoso! Me divirti muito com Toninho e Josefa, eles são maravilhosos. Fiquei muito feliz lendo esse livro, é tão bom entender as referências a cultura nordestina, reconhecer os lugares que eles passam, as comidas....ah tudo tão perfeito! Leiam! É uma leitura leve e muito divertida. Vale muito a pena.

Rodrigo 19/03/2023

Leitura interessante
Recebi esta indicação de um grupo que compartilha o prazer da leitura e resolvi ler pois me carece esta experiência com escritores brasileiros contemporâneos. E foi uma grata surpresa. Resumidamente é uma história de uma dupla de caçadores de monstros. Trazer a experiência de ?viajar? pelo sertão nordestino mesclado com o rico conjunto das lendas, povoadas por seres sobrenaturais, foi muito bom. O texto tem um bom ritmo e nos leva a acompanhar avidamente as aventuras dos dois caçadores de monstros, Josefa e Toninho. Muito bom o livro e recomendo a leitura.