O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

Bru 09/02/2024

Que livro gostoso!
Ouvi sobre esse livro num podcast e resolvi procurar. E que escolha acertada! Não sabia direito nem sobre o que era, qual o plot, mas leria ainda muito mais páginas dessa história.
Envolvente, bem construído, personagem carismático, boa dose de humor e um toque de folclore e brasilidade que já me fizeram indicar pra várias outras pessoas!

Ruschel.bruno 05/02/2024

Melhor leitura dos últimos tempos
Que livro incrível, perfeito do início ao fim.
Cada capítulo é uma aventura e missão diferente, com um ser diferente.
Fantasia no sertão do Brasil, com gírias e falas de lá, mas que você entende fácil mesmo não sendo do nordeste.
O final do livro foi a cereja do bolo! Que criatividade da autora!
Apenas leiam.
O meu único arrependimento é não ter lido antes.

AAnacruz 04/02/2024

Tô sem vontade de escrever, se quiser mais detalhes leia ?
Eu amei é uma história bem legal e divertida o tipo de livro que me prova que tenho que dar mais atenção aos livros br rsrs.

Maria 03/02/2024

Lindo lindo lindo. algumas coisas não me agradam mas são mínimas. o que dizer da ideia de colocar deus e o diabo como dois repentinstas? gostoso de ler e muito bem escrito. amei

Mariah145 01/02/2024

Releitura
Li pela primeira vez em 2021 e resolvi fazer a releitura pois foi um livro que gostei muito. Eu lembrava do final do livro de um jeito totalmente diferente kakakkak na minha cabeça a história tinha um final aberto, mas eu estava fora de mim. É um livro muito bem escrito e com várias referências à cultura nordestina e ao folclore brasileiro.

CAssia296 31/01/2024

Uma mistura de fantasia com as escritas de Ariano Suassuna, divertido, empolgante, engraçado.. um livro pra passar um tempo gostosinho! Apesar do medo de ser muito estereotipado, a autora se mostrou responsável e não pesou, recomendo muito! pretendo ler outros livros dela ?

Lara2076 30/01/2024

Nordeste, humor e seres mágicos.
O auto da maga Josefa me surpreendeu positivamente. Li sem muitas expectativas, mesmo porque fantasia não é um dos meus gêneros preferidos, mas o livro foi uma grata surpresa.

Desbravando o Nordeste, Toninho e Josefa vão em busca de uma nova caçada a cada capítulo.

A leitura é fluida, leve e engraçada. Para quem está querendo sair de uma ressaca literária, o Auto da maga Josefa é uma boa pedida.

Ariadne 30/01/2024

Eu já comentei várias vezes por aqui que me sinto bem desmotivada a continuar uma leitura nacional quando o enredo é um genérico de qualquer livro americano, principalmente na ambientação.

Obviamente, não estou proibindo ninguém de escrever aquilo que quer, e nem tenho poder para isso né kakaka mas são tantas histórias que se passam lá fora, que é querer muito que umas poucas (muitas rsrs) sejam ambientadas aqui?

Felizmente, O auto da Maga Josefa é o completo oposto de tudo isso que eu disse acima.

Advindo de uma provocação (obrigada, twitter!), Paola Siviero mostrou muito bem que dá sim para escrever uma fantasia com MUITA cara de Brasil, obrigada.

Estruturada em capítulos que soam como episódios de um seriado, a trama acompanha as andanças de Toninho, que munido de sua peixeira mágica, sua mula encantada Véia, e muita ingenuidade, é um caçador de monstros e demônios.

Em uma dessas caçadas, Toninho encontra Josefa, uma maga filha do próprio demo que estranhamente está caçando monstros também.

Apesar das desconfianças iniciais, os dois se unem e iniciam uma parceria, e passam a caçar criaturas pelo sertão.

E que criaturas que eles encontram ein! Eu amei que há tanto aquelas típicas do imaginário brasileiro, quanto as de fora, que são introduzidas de maneira bem originais.

Apesar das poucas páginas, a química entre os dois é muito bem construída. É muito bonito ver a desconfiança dando lugar a uma amizade genuína, que enfrenta o desconhecido pelo outro, mesmo que isso signifique prometer o que não se tem ideia direito do que está prometendo kkkkkkk

Eu não poderia deixar de mencionar que a história possui muito momentos verdadeiramente engraçados e vêm de forma natural com a trama. Sério, queria ter 10% desse timing cômico!

Mas o que enche os olhos mesmo é toda a ambientação dessa história.

É tudo tão bem escrito que era abrir o livro e eu automaticamente me sentia transportada para o nordeste.

As falas dos personagens, a descrição de cada cidade pelas quais eles passam, os personagens coadjuvantes... Tudo está perfeito.

Favoritei com gosto!

site: https://www.instagram.com/p/C2vH0kcPgba/

Jessie Sioux 29/01/2024

Paola Siviero é uma contadora de histórias
Esse livro me encantou logo nas primeiras páginas. É incrível demais! Imagina os irmãos Winchester, só que sendo uma maga e um caçador de demônios. Eu amei!

Além de trazer uma brasilidade linda, tem uma escrita muito fluida.
Josefa e Toninho são muito divertidos. Eu ficava ansiando para ler mais e mais aventuras dos dois.

Eu só acho que deveria trazer mais criaturas do nordeste, achei que faltou isso. Foi para longe das crenças e folclores nordestinos.

Eu gostaria de ler muito mais sobre Josefa e Toninho. Esse livro é um encanto demais!

Paola sabe como contar histórias!

twicetagram 29/01/2024

Totalmente encantador
Amei demais demais demais. me senti totalmente representada, a história trouxe muitos elementos da minha cultura com um toque místico espetacular, explorando nosso folclore de uma forma cômica. os personagens são muito cativantes, apaixonada demais por esse livro!!!

malu 27/01/2024

Adorei
É uma mistura de Supernatural com The Good Place, ambientada no sertão nordestino. Em resumo, não tinha como dar errado.

É muito legal ver tantos elementos que remetem à brasilidade sendo incorporados aos mitos de caçadores, e acho que a construção dos personagens e da relação entre os dois torna tudo ainda mais interessante.

Também adoro a reflexão sobre o maniqueísmo que muitas vezes rege nossas ações e sobre o sagrado/ religioso.

Vale 100% a leitura, me diverti bastante e li bem rapidinho.

Zara3 26/01/2024

Um Brasil mágico como você nunca viu antes
Quando comecei a pesquisar por ficção folclórica, "O Auto da Maga Josefa" foi um dos primeiros livros que eu achei, então ele ficou na minha lista por um bom tempo até que eu tivesse dinheiro - porque esse é o CERTO, gente, nada de pirataria de livro nacional, pelamordedeus!

A arte da capa me encantou de primeira e possui elementos que vão aparecendo ao longo da história e que remetem às ilustrações de cada capítulo, só que coloridas. Essas imagens que abrem cada capítulo (lembrei de "Crônicas de Serra Baixa" hehe) foram um charme, especialmente porque imitam as xilogravuras dos cordéis - o que casa maravilhosamente com a temática.

A escrita da Paola Siviero é fluida, leve e divertida, tanto que eu me vi rindo muito com certos diálogos (alguns tinham muito uma vibe meio Chaves kk) e terminei a leitura bem rápido, devorei o livro com gosto. O uso de regionalismos, de comidas típicas e de cenários nordestinos variados me fez ter um quentinho no coração. Também fiquei maravilhada com a representatividade religiosa. Foi muito interessante ver como a cultura brasileira e as crenças populares acabam gerando certo sincretismo nessa magia brasileira.

Confesso que fiquei meio receosa, assim como quando li os livros da Renata Ventura, de ler histórias que vão retratar um Brasil não vivido pela autora. Felizmente, assim como na saga da Arma Escarlate, na Nota da Autora, Paola já deixa claro a importância de uma pesquisa beeem extensa e da leitura crítica nesses casos, deixando um texto primaz que me deixou ainda mais apaixonada por ficção folclórica brasileira

site: https://www.instagram.com/p/C2kx2QIPOYD/?hl=pt-br

Editora Dame Blanche – 2018 - SC
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 25/01/2024

Autora
Nasceu em Belo Horizonte – MG.
É escritora e roteirista.
O livro “O Auto da Maga Josefa” ganhou os prêmios LE Blanc e Odisseia de Literatura Fantástica em 2019 e também foi finalista de diversos outros.

Sobre o livro
No sertão do nordeste se encontram Toninho e Josefa.
Ele é um caçador e vem de uma tradicional família de caçadores. Ela uma Maga experiente e que vive há anos caçando e derrotando seres fantásticos.
Os dois se conhecem e saem à caça desses seres mirabolantes e da forma como derrotá-los.
Usando os mais diversos ingredientes e os mais diversos instrumentos os dois caçam: vampiros, lobisomens, golens, chupa-cabras e outros semelhantes.
As tramas que os dois fazem alcançam até o Todo Poderoso. Então o desafio supremo para a salvação dos dois se dá. E haverá salvação para esses dois arteiros?
Só Deus fará o julgamento.
É um livro com uma história bem divertida.
Há citações de poemas e versos de músicas populares brasileiras.
Eu gostei e recomendo.
Lembra muito as histórias fascinantes de Ariano Suassuna.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2024/01/2024-janeiro8-leitura-anual-8-o-auto-da.html