Barbitúricos

Barbitúricos Gustavo Paiva

Resenhas - Barbitúricos

Bah 27/05/2022

Não foi bom nem ruim.
Os primeiros contos de fato me deixou muito interessada na leitura, esses primeiros contos valem muito a pena.
Mas os três últimos não foram muito bons, um deles queria atingir um público tão específico que eu dificilmente acho que esse público leia livros nacionais contemporâneos. Sem falar as comparações bem meh. Deu para entender o objetivo mas não foi lá grande coisa.
Mas recomendo quem tava procurando alguma leitura do gênero mais diferente e interessante. Esse livro cumpre a proposta.

Bia 18/04/2021

Recomendo.
Nunca li nada parecido.
É bem meu tipo de leitura.
Retrata o ser mais cruel do mundo: o ser humano!
Tem suspense, vingança, inveja. É um livro que não esconde nada.

Rafael 17/02/2020

Mediano
Alguns contos bons, outros nem tanto. Nada que empolgue.

Erika 03/02/2020

Barbituricos
Casos que alguns parecem absurdos, mas que bem poderiam ser verdade.

Rafael.Santos 03/02/2020

Horror em dez doses
Barbitúricos traz doses de um remédio amargo e viciante, com verdades que precisam ser ditas, mas que não as tornam menos difíceis de engolir.

Arcanjo 26/07/2019

Dificil e instigante.
Barbitúricos é um livro que apresenta 10 contos cada um com sua dose de loucura, alguns horrpilantes e nojentos mas ainda assim instigantes e que trazem ao leitor diversas possiilidades de observar a mente humana. Gustava Paiva acertou ao classifica-lo como um livro tarja preta não é mesmo fácil de absorver algumas histórias o que me remete ao Álvaro de Azevedo e sua literatura gótica, talvez seja para ele uma iņfluência.

Pizza 26/02/2019

Livro bom para passar o tempo
Neste livro lemos 10 contos com diversos temas. Um misto de fantasia, violência e/ou de terror.

Achei interessante como o autor trabalha com o figura materna nos textos. Em vários contos a mãe aparece como figura central, tornando-se indispensável para a conclusão das histórias.
Os contos que realmente me chamaram a atenção foram: Velha Infância; Sinantrópico; Conscientização; Menarca e Carne Osso e Justiça.

O livro possui algumas características que podem melhorar. Alguns contos tem uma linguagem mais culta, outros mais coloquial, o que causa uma falta de linearidade, não sei se essa foi a intenção do autor, mas não me agradou muito.

Acredito também que, uma boa revisão poderia auxiliar, pois há alguns erros de concordância e a falta de uma ou outra letra aqui e ali. Situação comum em muitas obras virtuais. Nada que desabone a qualidade dos textos.

Por fim, é um bom livro para conhecer uma safra nova de autores e passar o tempo( você lê com facilidade em três dias). Acredito que o autor vá aprimorar muito sua escrita e as histórias vão ganhar corpo.

Pretendo acompanhar novos trabalhos.

Lu | @gambiarraliteraria 16/11/2018

O mais assustador é humano
Barbitúricos traz um desfile de contos que faz o sobrenatural parecer fácil de encarar. Utilizando das piores atitudes humanas para caracterizar seus personagens e narrativas, Paiva faz várias metáforas sobre o que é realmente o horror e porque a sociedade se volta para o fantasioso quando o mais terrível e cruel das histórias pode estar entre nós.
Os contos são acompanhados de temas como, psicopatia, megalomania, abuso sexual infatil, bullying e miséria completa. Com uma linguagem de cair o queixo e acalentar àqueles que amam nossa gramática, Paiva se mostra um escritor nacional que gosta da própria língua e a utiliza como material de construção para o enredo de um dos contos.
São tantas metáforas e técnicas narrativas bem colocadas que fazem o leitor se encantar por algo horroroso.
Meu conto preferido foi difícil de encontrar, pois todos são maravilhosos de uma maneira bem bizarra, mas escolho eleger Rosinha como a narrativa que me tocou mais.

Rone 14/09/2018

Horrendo e alucinante!
Em "Barbitúricos" a gente é apresentados a dez contos que caminham pelo terror, horror, suspense e até pelo fantástico.

Paiva gosta de escrever sobre temas fortes.

Vingança, ódio, ciúmes permeia suas tramas assustadoras.

Nós causando incômodo e reflexão em cada página.

Sua escrita sempre afiada e cortante.

Será que somos monstros vestidos de humanos ou somos humanos vestidos de monstros?

Já que muitas das suas histórias os protagonistas não são os verdadeiros culpados pelos seus atos horrendos e doentios e sim, os atagonistas que os rodeiam em suas vidinhas.

Paiva desnuda e deseca o ser humano, o seu íntimo, os seus medos e os seus receios.

E em Barbitúricos ele está em sua pior forma.

O conto titulado "Rosinha" tratando do bullying, é belo e bizarro, escrito de uma forma horrenda e lírica.

“Olhe para mim, ainda estou assim. ”A mãe abraçou-a e sussurrou-lhe aos ouvidos: “Está assim porque sempre foi perfeita, não há o que mudar em você. Quem te vê imperfeita é que deve mudar. ”

Mostrando toda criatividade e versatilidade do autor.

Para ler o restante dessa resenha visite:

site: https://www.instagram.com/p/BmHmlofH3CP/?hl=pt-br&taken-by=cabeca_de_leitor