Rede de Sussurros

Rede de Sussurros Chandler Baker

Resenhas - Whisper Network

Beth Quintella - Lendo Por Aí 21/05/2020

Esse livro foi uma surpresa maravilhosa que o Clube Intrínsecos me trouxe. A escrita da autora é envolvente e fluida, me vi cada vez mais dentro da narrativa, sentindo a indignação das protagonistas. Foi a segunda leitura que fiz nesse ano e foi para começar o ano muito bem.

Uma das características que mais me conquistaram nesta história é que Grace, Sloan e Ardie não são santas. São mulheres reais, com problemas e defeitos, como todas nós. Não é necessário ser perfeita para ser vítima. Os abusos sofridos pelas mulheres da empresa fictícia são, infelizmente, os mesmos que muitas mulheres sofrem na vida real. É revoltante. Não gosto nem de me imaginar passando por situações assim.

Por ter como inspiração o movimento #MeToo, uma onda de apoio às mulheres que denunciaram abusos sexuais cometidos pelo produtor de cinema Harvey Weinstein, este livro nos mostra o quanto é importante nos darmos as mãos e nos apoiarmos. Com uma rede de apoio, fica mais fácil lutar contra o assédio.

Mirna.Porto 23/05/2020

Sororidade
Os desafios da mulher no mercado de trabalho, machismo, vulnerabilidade, maternidade e sororidade. Se Rede de sussurros não é um primor na escrita, a importância dos temas faz dele uma excelente experiência!

@jmich3l 24/05/2020

Muito sussurro, pouca atitude.
O livro conta a história de 3 amigas que trabalham há muitos anos em uma grande empresa de uma famosa marca de produtos esportivos e ocupam cargos importantes da área jurídica.
Quando o chefe direto delas, Ames Garrett, é posto como favorito para substituir o antigo CEO da companhia, as três amigas sabem do perigo real que esse homem pode oferecer as suas subordinadas tendo em vista um vasto histórico de intimidações, assédio moral e chantagens.
A tal sororidade proposta pelo livro se confunde em meio a tantas brigas internas e conflitos de interesses.

Mare 24/03/2021

Blé
As questões abordadas sobre as lutas feministas são importantíssimas e válidas, mas a história em si achei muito enrolada e lenta. No fim tudo é explicado de forma meio jogada. Podia ter desenvolvido os últimos 10 capítulos antes durante o livro. Alguns capítulos não colaboram com a história principal e ficam jogados, com intuito de passar uma mensagem feminista, o que é válido, mas sei lá, meio jogado pra falar o que tinha a dizer.

Edla 06/06/2020

Mulheres: GRITEM!
A complexidade da verdade que é abordada nesse livro a respeito da violência que nós mulheres somos submetidas apenas por sermos mulheres, por julgarem e abusarem de nossa dignidade e de nossos corpos é apavorante.
A sororidade é mais do que essencial numa sociedade em que falar da violência que as mulheres sofrem é vista de forma condescendente e "histérica".
Aqui é abordada a história de mulheres, cujos sonhos, família e trabalho são a base de suas vidas, e infelizmente além de todas essas responsabilidades essas ainda acabam se vendo presas numa espécie de "teia de sussurros" que circula pela empresa sobre homens que cometeram assédio sexual e fazem parte da "lista de homens cilada". Um desses é chefe superior e cotado como futuro presidente da empresa mas acaba sendo encontrado morto no que acredita-se ter sido um suicídio. A partir disso toda uma investigação por parte dessas mulheres e a "rede de sussurros" sobre a vida e a relação delas e desse chefe começa a ser desenrolada no decorrer da história.
Os quotes são extremamente sensíveis e emocionantes, e os plot twistes de arrepiar. A sensação que tive ao terminar foi de que queria gritar, em favor das mulheres e de que sim, acreditamos nelas!
Inalda 21/01/2021minha estante
Gostei bastante da sua resenha.

Dri 28/06/2020

Eu não sei como explicar o quão especial essa leitura foi para mim. Rede de Sussurros é um livro que expõe assuntos muito sérios e que precisam ser devidamente discutidos e entendidos.

Esse livro é importante por diversos motivos, um deles é a exposição de acontecimentos presentes em nossa sociedade que muitos escolhem não dar atenção ou que tentam esconder ou minimizar, situações essas muito sérias, crimes! A Chandler Baker escreveu essa história de uma forma incrível! Nunca tinha lido nada nesse formato, da maneira como foi escancarada, como um convite mesmo, como se ela dissesse ao leitor: "Oi, esse livro busca relatar os abusos diários que muitas mulheres passam, as mais diversas situações que as subjugam, envergonham e objetificam... então, senta e escuta o que nós mulheres temos a dizer".

Os assuntos abordados foram tão bem pensados, de maneira tão cuidadosa (no sentido de pensar na MULHER, falar das aflições, dificuldades e desafios pelos quais são submetidas), sem medo de apresentar ao leitor a realidade, o preconceito, de discutir sobre questões ligadas à maternidade, de denunciar o abuso.

O livro em si é um suspense que narra os acontecimentos ligados a um crime ocorrido na empresa de roupas esportivas chamada Truviv. Acompanhamos um grupo de mulheres (Sloane, Ardie, Grace, Rosalita, Katherine), cada uma delas com vivências, histórias e realidades diferentes, mas que ainda assim carregam algo em comum. Quatro delas são advogadas, enquanto uma é faxineira e todas trabalham nessa mesma empresa. Conforme vamos conhecendo cada uma, o leitor acaba tendo acesso a segredos e histórias marcantes do passado delas que são peças fundamentais à trama e de significativa influência nos acontecimentos presentes.

Rede de Sussuros não é um livro que antecipa muitos detalhes ao leitor, vamos coletando e descobrindo muitas informações a medida que os personagens também vão tendo acesso a tais fatos, mas o acontecimento principal já é revelado desde o início, ficamos encarregados apenas de entender como tudo ocorreu e quem era o responsável pelo crime.

A intenção da autora foi exatamente essa: não dedicar toda a importância da história ao mistério de quem havia cometido o crime, mas sim fazer o leitor entender como tudo tinha ocorrido, os porquês, o que o comportamento de alguém pode culminar, pode provocar. Nada é romantizado, tudo é tratado de forma muito responsável. É claro que ela nos fornece peças para que esse quebra-cabeça seja montado, mas isso é feito de forma muito gradual... Chandler Baker tem outras intenções com essa história, que fogem da ideia de *apenas* resolver o mistério estabelecido, ela tem coisas muito mais importantes a dizer.

Livro perfeito, muito bem construído e bastante necessário, que nos convida a refletir sobre a sororidade, sobre a necessidade de nós, mulheres, fazermos a nossa voz ser escutada, dos sussurros deixarem de ser segredos e passarem a ser, finalmente, evidenciados.

Adrieli 28/06/2020

Sensacional
Esse livro mexeu comigo de um jeito que não sei explicar, não é uma história arrebatadora, mas ela trata de pontos muito importante e que estão presentes no dia a dia (de muitas mulheres), que as vezes não enxergamos mesmo, talvez, sendo a pessoa que está passando por tudo aquilo. O assédio ainda é algo rotineiro, principalmente em ambientes trabalho onde há uma grande hierarquia. Esse assunto precisa ser mais discutido e histórias assim nos fazem refletir mais sobre o tema. Mesmo tratando do assuntos com muitas outras coisas envolvidas, mostra o poder das mulheres quando unidas. Então quando outra mulher se oferece para ajudar, você aceita. Entendeu?

Rita571 23/08/2021

Esperava mais
O começo foi muito lento, demorei gostar doq estava lendo.. Quase no fim ficou interessante mas o fim foi confuso ..

livrosdomath 22/05/2021

?Começamos a nos perguntar: ao sussurrar, estávamos guardando os segredos de quem, afinal? Os nossos ou os deles? Nosso silêncio acabava protegendo os interesses de quem no fim das contas??

@descobrinaspaginas 10/10/2020

Demorei a engatar, mas ..
Esse é o tipo de livro que incomoda. Incomoda porque muitas das situações são muito parecidas com aquelas na qual vivenciamos ou sabemos que acontece.

Uma das razões das quais fizeram a minha leitura não ter sido muito fluida foi a narrativa da autora que muda a visão dos personagens de forma muito rápida ficando confusa, então tinha parágrafo que eu precisava ler mais de uma vez para entender de quem era o pensamento e/ou fala.

Apesar de ter achado o único início um pouco arrastado e a princípio não ter me conectado muito com os personagens eu me envolvi e no fim não conseguia parar.

No fim, a mensagem que o livro trás é incrível e achei genial a forma como a autora conseguiu reunir uma série de pensamentos e comportamentos que que são impostos a nós mulheres.

Ariana.Freitas 30/12/2020

Livro reflexivo
Bom livro, no início um pouco parado, mas o tema é mega reflexivo. A narrativa te faz refletir sobre coisas que achamos "normal" erroneamente. Ótimo final, me surpreendeu, pois quando achei que já havia solucionado o mistério, eis que tenho uma surpresa.
Vale a pena ler.

Aline 16/03/2021

Nunca tinha lido nada dessa autora. Apensar de não ter achado que se enquadra bem no gênero suspense, gostei da leitura. Boa narrativa, personagens bem construídos, tem um desfecho interessante, porém previsível.

Ana Rúbia 27/10/2020

Livro surpreendente
LEIAM, ESSE LIVRO É NECESSÁRIO!
Esse livro além de englobar abusos pequenos que nos fazem se sentir desconfortáveis, mostra os abusos maiores e que ambos precisam ser expostos e denunciados. Me senti mais poderosa e com voz durante a leitura desse livro, principalmente durante o inicio de cada capítulo que sempre argumenta no primeiro parágrafo um tema sobre problemas que passamos na sociedade. Além de ser um thriller, ele mostra tantos outros lados de tantas outras mulheres que eu me emocionei e senti tudo na pele junto com elas. Ames é apenas a personificação de vários homens com essas mesmas atitudes abusivas e sexistas. Esse livro externa completamente o que significa o feminismo.