Rede de Sussurros

Rede de Sussurros Chandler Baker

Resenhas - Whisper Network

Bia 07/10/2020

Suspense feminista
Rede de Sussurros é um suspense corporativo, estilo inédito para mim. Também é um suspense feminista, meus gêneros literários favoritos. Na história há reflexões sobre a culpa das mães que trabalham, sororidade, rivalidade feminina, vaidade, maternidade sem romantismo, assédio sexual. Gostei da forma sincera como esses assuntos foram tratados, os problemas reais das mulheres que trabalham em um ambiente machista como o corporativo. Me fez lembrar do livro Clube da Luta Feminista, Um Manual de Sobrevivência (para um ambiente de trabalho machista).

O livro mostrou como a união das mulheres é importante. Principalmente em situações de assédio e abuso sexual, crimes que muitas vezes as denúncias não são levadas a sério e os criminosos não são punidos. Principalmente quando são homens influentes e com poder aquisitivo, não é difícil pensar em exemplos. Mas a partir do momento que uma mulher tem que coragem de falar, ela está mostrando sua força para as outras vítimas, está mostrando que não estão sozinhas. Quando uma mulher decide falar, está dando voz às outras.

Leitora.Marina 04/08/2020

Quando peguei o livro pensei que fosse ter uma história de superação mas na realidade foi um livro surpreendente ao abordar assuntos super atuais presentes na vida de uma mulher.

Tamara 29/03/2020

Rede de sussurros foi um livro que me chamou atenção desde seu lançamento, mas como o tema prometia ser um tanto polêmico, resolvi esperar para ver as opiniões daqueles que o lessem, e assim que percebi que no geral as pessoas estavam gostando resolvi me envolver com a trama. Posso afirmar que esse foi um daqueles livros que nos sugam para dentro de suas páginas, a ponto de termos que ir fazer algo mas ficamos naquela história de "só vou ler mais algumas páginas" de tão envolvente que a história se mostra; além disso, o livro é um dos mais realistas sobre o mundo corporativo e o mundo feminino da atualidade, e a autora discorre com muita sabedoria a respeito da conciliação que as mulheres precisam fazer entre trabalho, maternidade, casa e marido, nos fala sobre como os homens veem mulheres como inferiores ainda nos tempos atuais, apesar de serem essas que conduzem tão bem as coisas em suas casas e muitas vezes em seus trabalhos, e podemos acompanhar tudo isso por meio da voz de três mulheres intrigantes e interessantes cada uma a seu modo. Em geral, meu parecer é que gostei muito do livro e faltou muito pouco para ser perfeito.
Na categoria assuntos discutidos ele certamente merece o maior destaque como já mencionei pois foi muito certeiro, direto e sem pintar cenários que não existem, apenas transmitiu o que mulheres sofrem em todas as partes do mundo, seja lá qual cargo que ela tenha. Além disso, a autora abordou muito bem o assédio, a forma como homens agem muitas vezes não sabendo ouvir um não, assediando mulheres e bajulando-as sabendo que se elas resolverem recorrer às autoridades geralmente esses homens seriam as próprias autoridades e suas denúncias acabariam dando em nada, e mais uma vez foi certeira no que transmitiu pois infelizmente essa ainda é uma realidade, o que obviamente não muda o fato de que cada vez mais precisamos denunciar aquilo que presenciamos quando acontecer. Ainda, outro ponto que me marcou intensamente e foi um dos responsáveis pela minha grande ligação com o livro foi o mistério, pois no início encontramos a narrativa de três semanas antes e no presente temos pessoas dando depoimentos, elas são chamadas de rés e não sabemos exatamente o que aconteceu, porém temos a impressão que está sendo investigado um assassinato, e foi isso que me moveu, o fato de os trechos de depoimentos serem apresentados nos intervalos da narrativa do passado, o que me fazia querer correr para chegar logo em mais um trechinho apresentado daquele mistério.
Por falar em depoimentos e mistérios, para os fãs de Pequenas grandes mentiras, da autora Liane Moriarty, achei esse livro bastante semelhante àquele no seu estilo de narrativa e no seu suspense, embora cada autora tenha sua peculiaridade, seu tema e são histórias diferentes.
Mas então eis a questão, o que me desagradou no livro a ponto de eu não poder dar as cinco estrelas? O meu desagrado se deveu aos atos de uma determinada personagem, e embora ache que as demandas dela eram válidas, seus dilemas e acusações eram verdadeiras como podemos acompanhar na história, em alguns momentos senti que a tal personagem, que não mencionarei para não influenciar as opiniões alheias, se rebaixou ao nível de ameaças e negociações para não expor aquilo que deveria ser exposto e não tinha preço e nem negociação que pudesse fazer aquilo se tornar válido, e achei isso injusto e errado, além de não ter aceitado muito bem o modo como ela trata seu marido, pois o livro também nos apresenta bons homens e nem todos devem ser generalizados e considerados os vilões mundiais. Em resumo, Rede de sussurros é um bom livro, que mexe com nossa mente e sentimentos, e como todo bom livro consegue nos despertar simpatia e antipatia pelos personagens já que acabamos os vendo como muito reais. Recomendo esse livro especialmente para as mulheres que com toda certeza se identificarão com muitas questões aqui presentes e se sentirão representadas, mas também indico para que os homens possam lê-lo e repensar suas atitudes, ou observar aquilo que jamais devem fazer.

Sopinha cobalthorn 25/07/2020

Meu deus estou apaixonada
Que livro surreal, o jeito que é abordado toda uma politica envolta de um enredo perfeito, serio uma verdadeira obra feminista

tavaresclr 05/08/2020

Um dedo na ferida mais que necessário
Esse livro é surpreendente e maravilhoso. As personagens cativam e não dá vontade de parar de ler. Algumas partes foram confusas, mas foram se desenrolando no final.

As lições, os insights e a história... incríveis! A amizade e a sororidade compartilhada pelas mulheres, nos faz pensar em tantas que estão do nosso lado.

A única coisa que gostaria de ter mudado, no final das contas, foi a ordem da última revelação. O final tranquilo foi super merecido.

Fecho com uma frase dita pela Rosalita: ?Quando outra mulher se oferece para ajudar, você aceita. Entendeu??.

Carous 09/05/2021

Nunca imaginei que esta seria uma leitura tão incômoda. Me deixou com nó na garganta, angustiada querendo salvar as personagens do Ames, dos advogados da Truviv, da opinião pública condenatória, do assédio e a autoproteção corporativa das empresas.

Até que percebi que as personagens ficariam bem, elas não são reais. Esta situação é fictícia. A autora controla o que acontece e como termina. Pode escrever um final feliz. A justiça será feita.

O que me fez mal foi a realização de que, apesar, de ser uma história de mentirinha, a temática não é. É um problema sério e real, sem solução; muitas vezes fechamos os olhos, viramos o rosto em outra direção, dizemos que interpretamos mal, apoiamos em silêncio a mulher que não fica calada porque temos medo de demonstrar apoio publicamente e sermos sabotadas. Não somos covardes ou desunidas; temos muito a perder se ninguém acreditar na vítima.

Acho que evitaria usar estupro na narrativa. Não foi irresponsável, não foi apelativo. Entendo porque a autora recorreu a isso e não está muito distante da realidade. Sejamos francos, nossas personagens estariam perdidas se não fosse por isso.

Mas me deixou desconfortável. E triste. Que na ficção tenha que se recorrer a métodos violentos para que assédio moral e sexual, comentários machistas apelidadas de "piadas" sejam vistos como comportamentos reprováveis e que na vida real não seja diferente. A violência sutil que nós mulheres sofremos no trabalho e em ambientes públicos, por exemplo, é sutil demais para alguns olhos. É "inocente demais" para que nossas reclamações valham alguma coisa, para que se veja que passaram do limite. Só quando algo brutal ocorre - como abuso sexual - que todos parecem abrir os olhos, perceber o erro, as empresas entendem que é um conduta que não devem estimular.

Eu gostei dos monólogos que antecediam o desenvolvimento da história. Focavam em questões do universo feminino - maternidade e as dificuldades de conciliar casamento, filhos e trabalho, como meninas são ensinadas a ficar caladas diante de assédios e agressões desde pequena, etc -. Não diziam nada de novo, mas não eram estereotipadas e colocavam todas as mulheres no mesmo saco. Foi reconfortante encontrar nas páginas algumas realidades iguais as minhas.

Não acho que este livro alcançará muitos públicos- principalmente o masculino - e é uma pena.
Taí um grupo que deveria tê-lo na mesa de cabeceira para ter uns insights sobre a realidade das mulheres.

Dei 5 estrelas e não me arrependo. Sei que se analisar melhor encontrarei algumas falhas na história. Por exemplo, como a interseccionalidade é quase inexistente. Afinal, Sloane, Grace, Ardie e Katherine têm suas diferenças, mas todas são formadas, brancas, cis, héteros - algumas inclusive estão em relacionamentos heterossexuais -, magras. Americanas. Há uma personagem que remedia isso. O enredo dela acompanha os das cinco advogadas mesmo com as óbvias diferenças entre elas - educação, financeiro, estado civil, nacionalidade -. Foge da bolha, lembra-nos que essas mínimas diferenças influenciam na hora de abrir a boca para denunciar comportamento indevido do superior, lembra-nos por que algumas mulheres não denunciam ou aceitam dinheiro. Há diversos cenários.

Mas é narrado de uma maneira que soa legítima e não uma palestrinha rasa que ensina o padre a rezar missa.

E eu gostei que Grace, Ardie e Sloane não são perfeitas. Sloane é a que mais tive dificuldades de engolir. Ela é infiel, insistente, vacila com Ardie não achei que se desculpou propriamente, mas é assim mesmo. Não podemos colocar as vítimas numa caixa nem agir como se um deslize delas merece como punição assédio.

A nota final que a autora escreveu para o leitor explicando um pouco como surgiu a ideia para o livro e como foi o processo joga uma luz porque é uma história tão certeira na proposta. A autora teve sua cota de problemas no trabalho. Ouviu suas amigas reclamarem da mesma coisa. Acho que foi por isso que achei o texto dela tão bom e envolvente.

leaoliterario 10/04/2020

Quando uma mulher se oferece para ajudar, você aceita. Entendeu?

Hedu 27/06/2020

E vamos de suspense feminista.
Eu, particularmente, não tinha lido o gênero de suspense com alguma pegada bem politizada. Foi bem fácil de ler, eu comi o livro, e fiquei apreensivo, mas não me fez ficar completamente apaixonado.

@eve 07/07/2021

O livro que mais demorei para ler
Demorei exatamente 7 meses para acabar esse livro, confesso que nem me lembro mais dos detalhes do começo. Por que demorei tanto? Esse é um gênero que não costumo ler, por isso não senti que ia pra frente a leitura, não estava me prendendo mas eu odeio abandonar livros, então continuei na luta e enfim acabei. Acho que é um livro bom sim, mas demorou pra chegar nas melhores partes... Do meio pra frente ficou interessante, mas eu já estava sem esperanças. Enfim, bom porém não pretendo ler mais livros desse gênero.
O plot foi perfeito, fiquei chocada em como o livro melhorou 100x no penúltimo capítulo! A mensagem que ele trás também é muito importante, sobre mulheres se unirem e não se virarem umas contra as outras porquê em situações como essa o apoio é muito importante!

Rafaela Rezende 03/05/2020

Leitura mais que necessária
Esse livro é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa, principalmente mulheres, pois além de ser uma história encorajadora, deixa um grande ensinamento "Quando outra mulher se oferece para ajudar, você aceita. Entendeu?"

Bia | @psicosedelivros 20/02/2020

REDE DE SUSSURROS
REDE DE SUSSURROSㅤ💬 @intrinseca

“— 𝑵𝒂𝒐 - 𝒓𝒆𝒕𝒓𝒖𝒄𝒐𝒖 𝒅𝒆𝒑𝒓𝒆𝒔𝒔𝒂. — 𝑵𝒂𝒐 𝒑𝒓𝒆𝒄𝒊𝒔𝒐 𝒅𝒆 𝒅𝒐𝒂𝒄𝒐𝒆𝒔, 𝒏𝒂𝒐 𝒑𝒓𝒆𝒄𝒊𝒔𝒐 𝒅𝒆 𝒄𝒂𝒓𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆.
— 𝑷𝒂𝒓𝒂. 𝑬𝒔𝒕á 𝒎𝒆 𝒐𝒖𝒗𝒊𝒏𝒅𝒐? 𝑷𝒂𝒓𝒂 𝒄𝒐𝒎 𝒊𝒔𝒔𝒐. 𝑸𝒖𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒂 𝒎𝒖𝒍𝒉𝒆𝒓 𝒔𝒆 𝒐𝒇𝒆𝒓𝒆𝒄𝒆 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒋𝒖𝒅𝒂𝒓, 𝒗𝒐𝒄𝒆 𝒂𝒄𝒆𝒊𝒕𝒂. 𝑬𝒏𝒕𝒆𝒏𝒅𝒆𝒖?

A Truviv Inc é a principal marca de roupas de esportes do mundo, patrocinadora de grandes atletas, um ambiente de trabalho quase totalmente masculino. Em um ambiente onde a mulher é minoria, e o machismo corre em um nível elevado, é impossível não ouvir sussurros, piadinhas machistas e insinuações.

Ardie, Sloane e Grace são colegas de trabalho, trabalham no setor jurídico da empresa e sempre tiveram que trabalhar o dobro para provar seu valor como profissional.

Há boatos de uma lista sobre homens que tem um comportamento inadequado dentro do ambiente de trabalho. E o nome de Ames Garrett, chefe delas está na lista. Essa lista foi criada como uma alerta para as mulheres que trabalham diretamente com esses profissionais.

A narrativa do livro é em terceira pessoa e intercala entre as três protagonistas e os depoimentos de um caso sob investigação que está diretamente ligada a elas e a empresa, a medida que acompanhamos as histórias das três, também somos expectadores do andamento desse caso, cujo assunto nos é omitido, e revelado apenas no momento certo.

Rede de Sussuros narra histórias da vida real, fala sobre maternidade e a realidade de ser mãe, fala sobre bullying e abuso sexual. O livro também explora questões pessoais femininas de forma um pouco generalizada, o que me fez refletir sobre o quão certos assuntos femininos são expostos como uma fórmula única, o que de fato as vezes é, mas as vezes não.

Há duas vertentes trabalhadas na trama, o lado da mulher e o do ser humano no geral, e como julgamentos são inevitáveis.

Esse livro é de extrema importância e traz um alerta não apenas para as mulheres, mas para a sociedade como um todo.É um grito de alerta e nos mostra sobre sororidade e empoderamento feminino.

site: https://www.instagram.com/psicosedelivros/

Michele.GaviAo 19/05/2021

No começo não estava gostando, mas depois que entendi o significado da história ficou super interessante. Um livro que fala de abuso sexual e de como mulheres são silenciadas e sempre posto em dúvida quando falam.

Fla 21/04/2020

Rede de Sussurros - Chandler Baker
As amigas Sloane, Grace e Ardie trabalham na Truviv, empresa de roupas esportivas onde atuam na parte jurídica. O ambiente de trabalho foi muito propício para que elas desenvolvessem uma amizade fora da empresa e compartilhassem suas vidas, segredos e problemas pessoais.

Tudo parecia ir bem até que o presidente da Truviv morre e uma grande tensão paira sobre a cabeça de todos os funcionários. Quem seria a pessoas mais qualificada para ocupar esse cargo?

Ames Garret é o mais cotado para exercer essa função, porém seu passado na empresa é carregado de segredos que podem destruir sua carreira. Sempre com pinta de conquistador e com habilidade em persuadir pessoas, Ames se aproveitava do seu patamar para conquistar algo a mais fora do profissional com as mulheres a sua volta.

Em meio ao cenário de luto e aflição que Sloane, Grace e Ardie estão enfrentando, uma lista denominada HOMENS CILADA, começa a circular pela cidade com nomes de todos os homens que já cometeram algum tipo de assédio no ambiente de trabalho, e para complicar ainda mais suas vidas, outra funcionária é acrescentada ao quadro. Katherine Bell, uma jovem promissora que carrega muitos segredos, chega para abalar as estruturas dessa amizade.

Ao mesmo tempo que as coisas vão se desenvolvendo na Truviv, a vida pessoal das personagens principais vai ganhando notoriedade e outros assuntos são levantados como o bulling sofrido pela Abigail, filha da Sloane, o divórcio conturbado da Ardie e a depressão pós parto da Grace.

A trama contém uma narrativa em terceira pessoa e podemos dividi-la em dois momentos, o antes e o depois. Alguns diálogos, por sua vez, foram apresentados de forma vaga em alguns momentos o que nos leva à vários questionamentos que não são respondidos ao decorrer da leitura. A personalidade e atitudes de alguns personagens me causaram um certo desconforto em muitos momentos.

Os temas levantados nessa obra são extremamente relevantes no nosso cenário atual como movimento #METOO (movimento contra o assédio e agressão sexual), entretanto, faltou aprofundamento nessa questão. O bulling e a maternidade são dois assuntos muito bem retratados nessa obra e conseguiu passar a mensagem muito bem e na minha opinião foram melhor desenvolvidas do que mesmo a questão da luta feminina pelo assédio.

site: https://resenhasdaflablog.com.br/rede-de-sussurros-chandler-baker/

Mila Góes 24/01/2021

Rede de sussurros
O livro é extremamente chato até bem mais da metade da leitura mas trata de um tema extremamente importante e pertinente no mundo atual, que nos leva a vários insights e ressignificações, e já na reta final fica bastante interessante. Ainda assim, não da pra desconsiderar que ele é bem chato a maior parte do tempo.

danni 12/04/2020

o livro é bom mas eu não o classificaria como um thriller, como a autora o vende. a narrativa me lembra muito os livros da liana moriarty (apesar de nunca ter lido nada dela?) pela atmosfera de segredos e fofoca etc. dando 1 estrela pelas personagens principais, 1 estrela pela narrativa e 1 estrela pelo final. como um thriller, acredito que a história teria sido melhor apresentada se organizada de outra maneira.