Rede de Sussurros

Rede de Sussurros Chandler Baker

Resenhas - Whisper Network

DAbora311 14/10/2021

Incrível
Um livro necessário é o que posso dizer sobre, as dificuldades que mulheres passam nas empresas com abuso sexual, discriminação por serem mães e aquele sensação que tem que se esforçar mais pelo fato de ser mulher. Você conhece a fundo a história de 3 mulheres em seu cotidiano em uma empresa de advocacia, até que uma tragédia acontece. O que me prendeu foi como a autora consegue fazer você entrar na cabeça dessas mulheres e absorver todos esses sentimentos e acontecimentos e também a curiosidade da resolução do acidente.
Bibis8 15/10/2021minha estante
Menina, eu ti indico the morning show e o escândalo nessa temática.

DAbora311 15/10/2021minha estante
Kkkkkkkk eu sei

akasaori 11/07/2020

Uma história sobre mulheres no ambiente de trabalho. Demorei a me empolgar com a trama, mas é uma história muito bem construída.

Bianca | @citacaoemcitacao 15/07/2020

Recomendo!!
Além de todo suspense apresentado já no primeiro capítulo, me senti muito reconfortada em lembrar que alguns pensamentos/queixas/pressão da "perfeição feminina" não são só minhas, são de todas nós. Nenhuma está sozinha. Compartilhamos isso.

"Começamos a nos perguntar: ao sussurrar, estávamos guardando os segredos de quem, afinal? Os nossos ou os deles? (...)
A resposta foi chegando aos poucos. À medida que começamos a tirar a meia-calça, a exigir mais dinheiro, a marchar com chapéus cor-de-rosa e segurar megafones. À medida que construímos plataformas digitais, assistimos a aias e exigimos que as empresas oferecessem tamanhos que coubessem em nós. À medida que fomos ocupando espaços. À medida que cansamos de sussurrar."

Ju 30/09/2020

Gostei muito
O livro é bem escrito e a estória é boa, só achei que algumas partes ficaram muito maçantes e longas.

Roberta 30/12/2020

Rola aquela identificação, sabe?
Última leitura concluída do ano. A história do livro, enquanto suspense, não é lá muito surpreendente. A velha narrativa do "quem morreu?" e "quem matou?" não prende muito, uma vez que algumas conclusões tornam-se óbvias. É muito fácil deduzir quem é a vítima, embora a causa da morte possa causar alguma surpresa no final.

Mas, muito mais do que um Thriller, é o primeiro livro do gênero que leio com temática totalmente feminista, expondo situações em que sempre rola uma identificação. Mas a identificação mais forte foi com um caso de assédio na escola da filha da protagonista, em que parecia que eu estava lendo a minha própria história: a garota assediada sexualmente, a sensação de impotência, até que ela agride seu assediador para impedir que ele a toque e ela vai parar na diretoria porque "violência não é a solução", amenizando o fato de que o assédio era uma violência e ela estava apenas agindo em auto defesa.

É impossível ser mulher e não se identificar, no nível "sim, já passei por isso".

A leitura não tem uma narrativa fluida, mas vale a pena.

Elton 08/04/2021

Muito intrigante!!
Trata-se de um drama policial com discussões sociais incômodas. Prepare-se para sentir o estômago embrulhar com as nojeiras do ser humano.

Emanuelle 14/01/2023

Que livro NECESSÁRIO.
Livro que te faz pensar e repensar sobre acontecimentos da tua vida inúmeras vezes, principalmente se você for mulher.

Leitura que narra o dia a dia de como é ser mulher, em um ambiente de trabalho, em um lar, na escola dos filhos, entre os amigos.

Ainda sem palavras pro plot twist pq não tava imaginando (não o do último capítulo, o de antes).

5 estrelas com certeza por toda necessidade de passar essa leitura adiante, por fazer que a rede de sussurros torne-se rede de gritos!

Gu Vaz 08/05/2021

Chega de sussurros
A história acompanha três amigas que trabalham no setor jurídico de uma gigantesca empresa no ramo das esportes, e que a partir de um acontecimento com uma nova funcionária, decidem tomar uma decisão.
É muito interessante a claustrofobia do ambiente corporativo que a autora quer passar, principalmente para as mulheres em posições de poder que trabalham num ecossistema de maioria masculino, e ainda assim terem suas escolhas profissionais constantemente questionadas, invalidadas e zombadas. Há um mistério que se desdobra lentamente e é muito bem-vindo, um suspense. Discute -se questões não apenas pertinentes, mas urgentes.
Há uma ou outra conveniência por se tratar de uma obra de ficção com temas reais, porém de nada diminui a importância de se gritar os temas como abuso, assédio e a relativização que homens amam criar nessas situações.

Mika 01/06/2021

Suspense da era #metoo?
A princípio Rede de Sussuros não foi um livro que me arrebatou, parecia que autora jogou muitas informações desnecessárias, além de que a proposta era pra ser um thriller de suspense feminista, e o mistério não é apresentado de cara... Sim, eu sei, um cara morre, (não é spoiler), mas a autora foca mais no feminismo do que na investigação, e as transcrições dos interrogatórios que aparecem no fim de cada capítulo, parecem desconexas com a história em si. Porém, tudo muda aos 80% do livro, e isso fez minha nota mudar de 2 estrelas para 3,5. É uma leitura legal, e que no fim de deixa de boca aberta, e eu amei isso, por que confesso que ao chegar na metade do livro não fazia a menor ideia de onde aquilo ia me levar, e no fim me levou ao coração partido e a indignação, imagino que essa era realmente a proposta da autora.

Alexandra Barbosa 22/03/2020

Thriller feminista.

A ideia que o livro trouxe sobre as dificuldades que as mulheres enfrentam no dia a dia foi bem interessante. Mas a parte de suspense deixou a desejar.

Tainá 23/03/2020

Thriller?
Eu esperava mais de uma história que foi vendida como um thriller feminista. Me surpreendi com poucas das revelações finais, a maioria deu pra ir descobrindo ao longo do livro. E achei meio arrastado até quase o final. A partir de 75 ou 80% fica tudo bem corrido para dar tempo de finalizar a história. Há discussões interessantes sobre o papel das mulheres no mercado de trabalho, mas acho que a autora tenta tratar de tantos temas num só livro que acaba ficando tudo meio superficial. E achei a estrutura da narrativa beeeeem parecida com Pequenas Grandes Mentiras da Liane Moriarty (livro que eu gostei bem mais que esse hehe)

Bruna Canella 01/09/2020

Um livro extremamente relevante e necessário. Todo mundo deveria ler, inclusive homens!

Uma narrativa espetacular! Eu adorei quando percebi que o narrador era a voz de uma mulher, mas fiquei um pouco confusa por não saber que mulher, especificamente, estava narrando. No fim, quando li a nota da autora e entendi a razão da narrativa... ah! Eu amei! Achei extremamente significativo e fez todo o sentido!

O que mais gostei nesse livro foram as reflexões que ele causa ao longo da trama. A abordagem essencial do livro é o assédio sexual no ambiente de trabalho. Mas também somos apresentados à temas como maternidade, bullying e assédio na escola, maternidade x trabalho, depressão pós-parto, entre outros. Ao longo dos capítulos nós somos apresentadas, pela narradora, à situações e sentimentos que muitas de nós vivenciamos e experienciamos ao longo da vida.

O desenvolver da história como um thriller, no entanto, não me cativou muito. Os elementos que caracterizam o livro nesse gênero são bastante fracos. Não que seja ruim! É bom! Mas é previsível. Eu descobri quase 100% dos plots antes destes acontecerem. Por isso minha nota foi 4.

Também não consegui sentir conexão com as personagens principais e fiquei em dúvida sobre a real motivação destas em vários momentos. Às vezes parece que elas realmente fazem tudo em nome da sororidade, às vezes parece que estão mais preocupadas com seus interesses. Não duvidei em nenhum momento que houve assédio sexual. A dúvida foi com relação ao caráter meio dúbio das personagens em certos momentos. Além disso, estas personagens são meio fúteis e claramente não tem conhecimento dos próprios privilégios, a única que passa um pouco mais longe disso é a Ardie.

Também achei desagradável que o livro reforce alguns estereótipos, como: pessoas brancas norte-americanas em cargos de poder e imigrantes tentando a sorte nos EUA em cargos considerados "inferiores". Acho esses estereótipos um desserviço. É algo que faz parte da realidade? Infelizmente, sim. Mas a autora poderia ter utilizado isso como uma forma de crítica ao sistema, mas não foi o caso.

Mesmo que hajam pontos negativos, o livro traz uma mensagem clara e importante: abusadores não passarão!

Eu diria que esse livro é um grito em meio ao silêncio, em meio aos nossos sussurros constantes.

Thalita.Romolu 20/05/2021

Os primeiros 25% da leitura foram um soco no estômago. Acho que a maioria das mulheres já viveu ou viu várias das situações abordadas no ambiente de trabalho. O problema desse livro foi os 75% restantes.
As personagens não cativam, e a história enrola demais, fazendo com que você sinta até raiva delas pelas atitudes egoístas e pela falta de sororidade entre si.
O mistério que deveria manter um suspense na trama acaba sendo bem óbvio e clichê. Não me instigou em querer desvendar algo que nem era tão abordado no decorrer dos fatos.
Esperava uma história com heroínas, com mulheres fortes que se ajudam e não que apenas contam com a sorte.

Jubs 02/07/2020

Essencial para mulheres
Sobre o livro: fiquei um pouco desestimulada no início da leitura e me sentia um pouco travada, como se as coisas não andassem. Precisei encarar como um trabalho mesmo, investimento em horas para dar continuidade e sair do limbo em que havia parado.
Sobre o enredo: e que boooooom que eu insisti! Não é exatamente sobre o que acontece no livro, mas sim sobre essa rede de apoio de mulheres, que sofrem porque lutam, mas que não abaixam a cabeça de volta, se limitando num lugar que algum homem determinou.
Sororidade!