Que tipo de mãe é você?

Que tipo de mãe é você? Paula Daly

Resenhas - Que Tipo de Mãe é Você?

Rosi C. Caleffi 11/09/2019

Que tipo de mãe é você?

A vida de Lisa Kallisto, uma atarefada mãe de três filhos, vira de cabeça para baixo com o desaparecimento de Lucinda, 13 anos, filha de sua melhor amiga. Era Lisa quem deveria estar tomando conta da garota no momento do sumiço, mas por conta de um dia estressante, ela se esqueceu de buscá-la na escola. Só que Lucinda não é a primeira adolescente a sumir recentemente na pequena cidade, e, conforme vai desvendando mistérios relacionados ao desaparecimento da garota, Lisa começa a descobrir que sua pacata comunidade não é bem o que ela pensou que fosse... E que suas amigas também não são quem aparentam.

Esse thriller psicológico traz muitas mensagens que te faz pensar: as aparências enganam, a culpa permanente de uma mãe que se desdobra com suas inúmeras tarefas, a capacidade exacerbada de algumas pessoas em fazer tudo para manter uma família, a cobrança da sociedade em cima das mães.

Com uma narrativa fácil, esse livro te conquista logo na premissa e não deixa por desejar. Li em dois dias as 300 páginas. 4 estrelas.

Ronaldo 16/11/2019

Lisa é uma mulher atarefada, que se desdobra entre cuidar do marido, dos filhos e de uma ONG que acolhe animais abandonados e que por um descuido deixa de buscar a filha de uma amiga na escola, que então desaparece. A autora transita muito bem entre o suspense psicológico, o drama e o romance policial, narrando a vida numa pequena cidade onde as pessoas não são o que parecem e as máscaras vão caindo uma a uma. Pode ser que as cenas que descrevem o cotidiano dessas pessoas, principalmente da protagonista, cansem os leitores que estiverem buscando um thriller eletrizante, mas eu gostei. Muitas cenas não levam à nada, mas sempre dizem algo, principalmente se olharmos para o contexto geral da trama, que não quer falar apenas de um crime, mas na verdadeira combinação de acontecimentos aleatórios que levaram a esse incidente. A baixa autoestima, o excesso de trabalho, sem uma válvula de escape que nos leva a cometer erros que podem colocar o que mais importa a perder, a mania que temos de acreditar que a vida dos outros é sempre melhor que a nossa, quando não sabemos o que acontece na intimidade de cada família. E mesmo se desviando do assunto principal, ela não se perde, mantendo o interesse no sumiço da garota e seus desdobramentos. Livro bem planejado, bem desenvolvido e bem finalizado.

Jaque - Achei o Livro 26/03/2020

Thriller doméstico cheio de segredos e mentiras.
Que tipo de mãe é você? É um thriller que aborda muitos temas relevantes.
A trama principal envolve o sequestro da Lucinda, uma adolescente de 13 anos. Ela é filha de Kate, a melhor amiga da Lisa.
Lisa e Kate são amigas há muito tempo e suas filhas de mesma idade estão sempre juntas. Numa noite em que Lucinda iria dormir na casa da amiga, ela desaparece.
Lisa não se lembra desse compromisso e Kate devido ao hábito, não confirma se a filha realmente está na casa dela e é apenas no dia seguinte que ambas se dão conta da falha grave.
Acontece que Lucinda não é a primeira adolescente a ser sequestrada e Lisa começa a se torturar com o remorso.

A trama mostra duas famílias que lidam com seus problemas de maneira diferentes, enquanto uma é a mãe perfeita, dona de casa que dá conta de tudo; a outra precisa trabalhar fora e mal tem tempo para se organizar.
É um thriller sem reviravoltas mas interessante de acompanhar. As mentiras, traições e como as pessoas mostram aos outros apenas o que ela deseja que vejam.
Me lembrou um pouco os livros da Liane Moriarty.
Eu gostei muito da estória e o final me surpreendeu realmente. Eu imaginava algo bem diferente.
Não é de tirar o fôlego, mas valeu a leitura.

Kelly.duarte 28/03/2020

O livro me prendeu do início ao fim, e em nenhum momento esperava aquele final, até agora digerindo. Gostei de ter a versão do vilão, o modo desprezível como ele pensa. Lisa a personagem principal, nos mostra quem sempre uma mãe imperfeita é uma mãe ruim, muito pelo contrário, a personagem mesmo com todas as dificuldades, tinha grande empatia por todos, amava seus filhos e marido genuinamente, e mesmo sendo insegura, me fez admira-la e me identificar com ela! Amei o livro e a escrita da autora!

Aline.Wagner 19/01/2022

Um thriller muito bom!
De início, pelo título, achei que fosse um livro de autoajuda ou coisa do tipo. E eu, como uma mãe de primeira viagem, insegura, me interessei. Mas quando li a sinopse, vi que se tratava de um livro cheio de suspense e dramas familiares. Claro que comprei neh, rsrs.

É um livro com uma escrita fluida, fácil, gostosa de ler. Devorei o livro, em 2 dias havia lido tudo.
Me identifiquei muito com a protagonista, com todos os problemas e dificuldades que ela enfrenta, tentando conciliar filhos, casa, marido e trabalho. O livro é dividido entre as narrativas da protagonista Liza, da detetive Joanne e do sequestrador.
No final, a autora faz uma nota falando sobre o acontecimento que a fez escrever esse livro. Achei bem interessante.

? Recomendo muito esse livro!

Leide.Madalena 07/04/2020

QUE TIPO DE MAE E VC?
LEITURA VALIDA, COMECOU MEIO PARADO, MAIS CONFORME VAI AVANÇANDO VAI DESENROLANDO A TRAMA, AUTORA CONSEGUIU SURPREENDER EM VARIAS PARTES.

Samillymiranda 02/07/2020

Assustador e muito real.
"Situações de vida ou morte significam coisas diferentes para pessoas diferentes."

Enquanto lia, me questionei como era louco até que ponto alguém poderia ir para tentar salvar sua família. É um retrato triste e cruel sobre a maternidade, sobre como a sociedade está sempre cobrando tanto das mulheres, a busca pela perfeição e o que a frustração é capaz de fazer.
Eu provavelmente leio muitos livros de suspense, pois chutei os mais diversos tipos de desfechos e acabei acertando. Mas apesar de ficar um pouco óbvio a partir da metade da história, não o tornou ruim.
A minha personagem favorita com toda certeza é a detetive Joanne, sua personalidade e profissionalismo foram um ponto marcante.

Iara.Garcez 16/04/2021

Um livro emocionante que levanta questões sobre a maternidade. Como a mãe que trabalha se sobrecarga das vida cotidiana. Um trillher psicologico, perturbador com um final surpreendente.

eduardahaizr 03/09/2021

Eu gostei muito do livro.

Ele mostra muito como nem todos a nossa volta são perfeitos como imaginamos, mostra muito o lado de uma pessoa que se inferioriza e se culpa pelo desaparecimento da filha de sua amiga. A autora soube muito bem esconder o verdadeiro plot do livro a nos fazer ficar chocados com o final.

É uma leitura bem simples e leve. Sem muitas palavras difíceis, ambientado em um lugar frio aonde nos dá possibilidade de imaginar cenários diferentes do que costumamos ler em livros assim.

A história tem a "visão" de três personagens sendo um narrado em primeira pessoa e dois em terceira pessoa. Achei um pouco pesado ler os capítulos que são sobre um desses personagens, então por isso alerto de possíveis gatilhos ligado a pedofilia.

É um livro que recomendo, pois me tirou da famosa ressaca literária e ainda te possibilita ler todo em apenas um dia.

Karmille 30/12/2021

Abrindo os olhos para uma realidade
Paula Daly abordou de forma espetacular um tema extremamente relevante ao longo da história. Enquanto acompanhamos a vida de Lisa virar de cabeça para baixo é muito fácil se identificar com o sentimento de culpa e ansiedade por n corresponder a expectativas sociais.

O enredo da história realmente interessante não prende no primeiro capítulo, mas até o terceiro já dá para se sentir completamente envolvida na história. A leitura foi fluida apesar que alguns podem achar que tem algumas cenas fortes em que é necessário respirar, eu particularmente não senti isso.

Contudo acho que a autora peça no final que foi meio abrupto, e chega a ser fácil dizer que ele foi surpreendente já que no fim não houveram pistas de fato do que estava acontecendo, se acompanhássemos só a Lisa isso seria compreensível uma vez que é uma personagem muito envolvida emocionalmente.