Vox

Resenhas - Vox

Nadiamadu 23/04/2024

??????
Um livro "ok"
o livro não é ruim mas sei lá, acho que eu esperava mais. houve alguns acontecimentos no decorrer do livro que me prenderam e me deixaram com vontade de saber oq ia acontecer, qual seria o desenrolar da história, no quê que ia dar... mas no geral achei o livro meio fraco. a história é bastante arrastada (principalmente no meio) e no final as coisas acontecem muito rápido, sem uma melhor explicação dos acontecimentos para o leitor, como se as coisas tivessem se resolvido muito fácil (oq não combinou com a narrativa criada no decorrer de todo o livro) achei que as coisas se resolveram de uma maneira muito simples. mas os capítulos são bem curtinhos, oque para mim foi muito bom.
mas, afinal, é um livro "ok", não é ruim mas também nada demais, apenas ok.

gi 23/04/2024

MUITO FODA.
quando foi chegando o final, achei que ia ser ruim. mas foi surpreendente e encerrou o livro de uma forma muito boa. realmente fiquei indignada e revoltada com a distopia. amei muito

Karol 14/04/2024

Esqueci de fazer resenha de Vox ???????????????

Agora já fazendo mais de 2 meses que li, não sou capaz de fazer alguma decente.

Mas posso dizer que é diferente de tudo que já li, me lembra um pouco o conto da Aia mesmo eu ainda não tendo lido (mas sei da história). Achei ua distopia interessante, mas fria e agonizante principalmente pra nós mulheres.

Achei o final corrido demais, poderia incluir mais algumas páginas para finalizar de forma mais ?entendível?.

Camila1857 14/04/2024

Em uma realidade distópica as mulheres são silenciada... Uma história que assusta: quão longe estamos do pensamento dessa sociedade pura?
Mas, apesar de possibitar algumas importância reflexões, a história (principalmente os plots finais) poderia ter sido melhor desenvolvida.

No geral fica a reflexão deixada por Simone de Beauvoir:

?Nunca se esqueça de que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.?

Pietra 12/04/2024

Envolvente
Ao contrário da maior parte das resenhas desse livro nessa rede, eu não achei o livro corrido no final ? na verdade, achei a leitura fluida.

Os capítulos são curtinhos (no kindle estima 2min por cap.), então a leitura corre sem muitos empecilhos. Além disso, tem muitos diálogos e a história é envolvente.

Eu confesso que tive medo em muitas partes. Medo porque é assustador e porque eu não duvido nenhum pouco que alguém compactue com a ideia difundida pelos homens políticos dessa história. A gente sabe que muita merda pode sair da cabeça de um ?cidadão de bem?, e que ele tiver poder, ele faz.

Quanto à correria dos últimos 30%, algumas coisas poderiam ter sido melhor explicadas, isso eu concordo, pelo menos mais umas 50 páginas já organizariam melhor as ideias; masssss é importante lembrar que o ponto de vista é em 1a pessoa.

Então é inevitável dúvida, estado de choque, lembrar das coisas em pedaços. Como é em 1a pessoa, narrada no presente (?afirmo?, ?deito?, ?lembro?), eu compreendo 100% dessa rapidez, desse recorte nas explicações.

Talvez a autora tenha abraçado isso pra terminar o livro logo? Talvez. Mas não achei assim tão ruim.

????????,5 ?

Andressa S. 10/04/2024

Tinha tudo para ser incrível...
O enredo deste livro inicialmente me cativou por explorar um tema extremamente angustiante e provocador, instigando reflexões sobre a real possibilidade de tais eventos ocorrerem na realidade. Além disso, ele apresenta críticas incisivas relacionadas à posição das mulheres na sociedade, um assunto sempre relevante e necessário. Contudo, apesar de começar abordando essas questões profundas, senti que o tratamento do tema perdeu força e profundidade conforme a narrativa avançava.

Na primeira metade do livro, a narrativa eficazmente delineia um cenário onde mulheres e meninas são drasticamente limitadas, perdendo o direito à fala, ao trabalho fora do lar, e à educação avançada, sendo condicionadas a se tornarem meras esposas submissas. No entanto, ao progredir, a trama desvia para outros aspectos menos centrais e dilui o foco, tornando-se tediosa.

O cenário distópico esboçado pela autora prometia explorar profundamente as reações e adaptações das meninas anteriormente livres para expressarem-se, agora subjugadas a uma nova ordem que restringe suas palavras a um limite diário. Essa promessa de aprofundamento no impacto psicológico e social dessa mudança, infelizmente, não foi cumprida.

Ao invés disso, a história desloca sua atenção para um romance proibido que parece superficial e mal explorado. Os desafios e conflitos cruciais da narrativa são resolvidos de maneira apressada e superficial, não fazendo jus à complexidade dos temas propostos. O desfecho concentra-se nas ações redentoras de um marido arrependido e um romance oculto, deixando de lado as questões mais amplas e significativas levantadas no início, o que resulta em uma conclusão insatisfatória que não faz jus ao potencial inicialmente estabelecido pela trama.

Livinha 09/04/2024

A premissa dessa obra é genial? seu desenvolvimento é bem ruim. Estamos nos Estados Unidos em meio a uma distopia: as mulheres só podem falar até 100 palavras por dia. Caso ultrapassem, são eletrocutadas - todas tem um contador de palavras que, ao ultrapassar as 100, causa choques cada vez mais intensos, podendo chegar, inclusive, a morte. No meio deste caos, temos a protagonista, uma cientista muito bem sucedida que teve de ser colocada no campo doméstico para cuidar de seus 4 filhos, enquanto seu marido pode trabalhar. O fluxo de pensamento da personagem é incrível: você vê ela estando com raiva da Instituição e, consequentemente, projeta no seu marido (que é a única figura adulta masculina em sua vida). E é a partir daí que a protagonista vai tentar ?quebrar? essas regras em relação as mulheres. Genial e com um leve toque de ?O Conto da Aia?. Mas depois as coisas se misturam e é como se a autora esquecesse a premissa principal. Ela começa a ir para o campo científico sobre um doença aleatória e entram animais em teste, um cientista vilão altamente estereotipado e um relacionamento que só estereotipa as mulheres. Eu sinceramente só estou dando 2,5 estrelas pela premissa, porque se dependesse do desenvolvimento e final, eu provavelmente daria 1 estrela. Ah, o final só deixa tudo ainda mais confuso.

Rayssa.Travalha 04/04/2024

Agonia
Acredito que ler sobre o silenciamento das mulheres sempre será uma tortura para mim. É aguniante, da raiva ler a manipulação das novas gerações para acreditar em algo tão absurdo. O sentimento de não ter voz ou poder para decidir nada em nossa vida ou daqueles que nos cercam.
Me lembrou muito uma mistura de "Conto da Aia" e "1984".

Vivian24 02/04/2024

O livro tava muito bom até chegar ali na metade. Sei lá, o final não me desceu legal por alguns motivos que não vou dizer, pois seria spoiler e ai, achei que seria diferente. Não que seja ruim, só não é muito bom?

Sophia.DaAvila 31/03/2024

VOX
Assim como no livro, não direi muito . Perturbador. Emocionante. Surreal. Desesperador.
O final poderia ser mais, porém foi a medida certa.

Stéphanie 29/03/2024

Um bom livro. Passei raiva. Achei a premissa interessante. Mas achei o final super corrido.
Não explicaram direito algumas coisas.
Porém é uma leitura boa.

Hyttalo0 27/03/2024

Esperava mais
O livro não é ruim. Sempre fui atraído por realidades distópicas, e mesmo os capítulos não sendo de leitura difícil e nem longos eu não consegui me conectar com o livro a ponto de me prender na leitura (o que aconteceu somente no final dele). Mas pode ser que seja apenas comigo essa impressão.

Brunna 26/03/2024

No começo a história se arrasta até não poder mais, e no final tudo se resolve de forma tão rápida que eu fiquei "???" Mais já?? Tipo, a história aborda um tema que sempre vai ser importante falar, o lugar da mulher na sociedade, mas msm tratando de questões tão profundas achei o assunto bem jogado, personagens que estavam no lugar certo na hora certa...

Mas se a gnt ignorar todas essas partes, a história te prende e tem pontos que te deixa chocada, como a HR em q p marido dela diz que era melhor quando ela não falava (?) ou quando o filho diz que é obrigação dela ir ao mercado comprar leite (?) (todo o contexto da cena te deixa com MT raiva)

Amigo?!?!?!?

Enfim..