Fascismo

Fascismo Madeleine Albright

Resenhas - Fascismo

Katia 05/02/2022

Leitura necessária
Abre nossos olhos para o contexto atual.
Há pontos que discordo, até porque a autora integrou o governo norte-americano, mas ainda assim, leitura válida.

Jazi @jazibooks 15/08/2020

Leitura necessária
O livro é claro, conciso e direto no assunto, com a precisão necessária pra abordar muito bem o tema sem deixar a leitura chata ou truncada.
Se você nunca leu nada sobre Fascismo, pode começar por esse livro, é um bom apanhado geral e vai te fazer querer ler muito mais sobre o tema.
Se já conhece o tema, esse livro vai agregar muito, com o diferencial de que somos apresentados a história de vida da autora e a tudo que o fascismo ocasionou em sua vida, as marcas que deixou em seu passado e como isso tudo contribui para que ela se tornasse essa escritora ímpar!
Recomendo muito a leitura!

Vinicius.Ferreira 17/06/2020

Um dos melhores livros de política que já li. Além de expor diversas características do fascismo, traz o entendimento que o fascismo é flexível, podendo assim ser cultivado nos extremos políticos (direita; esquerda). A autora é uma célebre diplomata e inunda a obra com diversos exemplos seguidos de seus contextos, o que remete a uma credibilidade significante. Observa-se nestes exemplos diferentes políticos e locais, como: Itália, Alemanha, Espanha, Rússia, Sérvia, Iugoslávia, Venezuela, Turquia, Hungria, Polônia, Coreia do Norte e EUA.
Uma obra excelente para ser lida nos tempos atuais, porém deve ser analisada conjuntamente com a história, visto que o fascismo é um processo gradual e necessita de diversos aspectos para ser aceito, no entanto em todas as vezes que foi imposto, fora desapercebido e apoiado pela população local.

Wilson.Oliveira 23/07/2023

Um livro muito bem escrito e com erudição e estilo. Porém, altamente anacrônico e forçado no uso da palavra Fascismo, usada até para rotular a autocracia norte-coreana. Uma obra que é mais útil para compreender a leitura liberal dos Estados Unidos (entenda-se, partido Democrata) dos seus antagonistas políticos que para compreender realmente o que é o Fascismo hoje e o que foi ontem.

Letuza 16/02/2020

Leitura é poder
Livro espetacular! Leitura fácil e didática.
Todos deveriam ler esse livro. Conhecer um pouco da história, das personalidades, dos estilos e da vida de líderes que colocaram seus interesses, seus egos, suas vaidades e frustrações na frente do bem do povo e da nação. Conhecimento é poder, é capacidade de análise e de escolha. E não estou me referindo só à situação que estamos vivendo no Brasil. Me refiro ao bairro, à cidade e ao mundo! Vale muito a leitura principalmente na atual conjuntura política.
danimaccedo 16/02/2020minha estante
Vai para minha lista ;)

Ronnie 08/05/2020

Em pleno século moderno, um alerta.
Quem imaginou que em pleno século moderno voltaríamos a debater o fascismo? Um relato histórico, minucioso, envolvente, esclarecedor, técnico. Incrível como vi o presente, nas escritas de fatos do passado. O fascismo assusta. E ele vive entre nós. Um livro didático, debruçado em fatos reais e estudos. Não se trata de um livro com posicionamento político, deixo claro. Mas, fundamental para compreendemos o período em que vivemos. Considero um livro obrigatório, pois como bem relata a autora, a palavra fascismo, muitas vezes é banalizada, por ausência de conhecimento, do que realmente ele é. Leiam.

Pamylla.Souza 21/10/2021

Uma viagem pela história.
Os primeiros capítulos são destinados à contar a história, fundo, a risca dos fascistas que habitaram e ainda habitam nossa terra!
Incrível como tudo começa.
Engraçado que se pegarmos os relatos sobre o Trump e aplicarmos sem tanta inteligência, temos o Bolsonaro, afinal aqui é mais fácil ser um tirano com essa população carente de educação.

O último capítulo é a chave de explicação final, onde se liga tudo.

regifreitas 11/11/2018

Madeleine Albright foi a primeira mulher a ocupar o cargo máximo na Secretária de Estado dos EUA, ocupando-o entre 1997 a 2001, no governo de Bill Clinton. Hoje ela é professora na Universidade de Georgetown, e uma especialista em democracia e governos autoritários.

Albright nasceu em Praga, na antiga Tchecoslováquia. Seu pai, um diplomata judeu, teve que emigrar para Londres com toda a família quando da invasão alemã àquele país, em 1939, sendo que três dos avós de Madeleine morreram em campos de concentração. Com o fim da Guerra, retornam à Praga, mas em 1948 tiveram que fugir novamente, agora por conta do domínio soviético, rumando finalmente para os EUA.

Nesta obra, Albright traça um panorama histórico do surgimento de alguns regimes de caráter autoritário. Iniciando com o Fascismo e o Nazismo, na Europa, compara-os com os seus representantes nos tempos atuais: Chaves e Maduro, na Venezuela; Erdogan, na Turquia; Putin, na Rússia; Orbán, na Hungria, Duterte, nas Filipinas; Kim Jong-un, na Coreia do Norte; e Trump, nos EUA. Todos esses líderes têm em comum discursos muito próximos aos pregados por fascistas e nazistas no começo do século XX. Albright alerta para o retorno desses discursos autoritários e o seu ressurgimento em todos os cantos do mundo nos últimos anos. E o mais assustador: a grande maioria deles chegou e está chegando ao poder através do voto popular!

Mas vejo algumas ressalvas na obra de Albright. Uma delas, a omissão, por parte da autora, quanto à responsabilidade dos EUA no apoio a alguns governos ditatoriais, aliados seus, como foi o caso do Brasil, por exemplo. Documentos recentes comprovam a colaboração e interferência norte-americana no golpe civil-militar de 1964.

Mesmo assim, trata-se de uma leitura fundamental, atual e necessária!
Bia França 01/01/2019minha estante
Em como as "Democracias Morrem", faço a mesma ressalva, eles não falam do papel dos EUA nas ditaduras, nem sua influência direta nos governos do mundo até hoje. Excelente resenha!

Myria.Viana 04/03/2023

Um livro que deveria ser lido por todos, para que o mundo venga compreender o quanto podemos ser vulneráveis a ações extremas de patriotismo. Que tudo exagerado não faz bem para ninguém.

renatocaldas 03/08/2020

Li em ebook e afirmo:
Esta é uma obra documental - deve se ter em formato físico, ler, guardada pra consultas futuras e preservada como registro de memória do que estamos presenciando neste difícil momento de enfraquecimento e denegrir da importância dos valores democráticos em todo o mundo.

Se você quer entender o que é Fascismo, como ele surgiu e como está se tornando um modo pelo qual se transformam em simples questões
inerentemente complexas, essa obra será sua ?Bíblia? no tema.

Jadson 05/12/2020

Leitura essencial para entender o Brasil de 2020
O resumo das trajetórias dos governos facistas nos séculos XX e XXI é o pano de fundo para importantes reflexões sobre a sociedade que queremos e nossas opções políticas. Notável a facilidade com que se identifica as características facistas do governo e sociedade brasileiros de hoje.

douglaseralldo 14/10/2018

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE FASCISMO: UM ALERTA, DE MADELEINE ALBRIGHT OU LEIA ANTES QUE SEJA TARDE (SE JÁ NÃO FOR)...
1 - Comprometido com os direitos humanos, a liberdade e a democracia pelo mundo, Fascismo: Um Alerta é o que definitivamente se propõe, um sinal e um convite à reflexão, um alerta ao perigo do fascismo que incendeia o mundo (e como temos sentido, o Brasil não está imune desta força autoritária) e põe em risco evoluções globais, principalmente o ideal democrático, defendido intensamente por Albright, e acima de tudo, produzindo um cenário temerário de um novo mergulho em sombras e trevas da história da sociedade humana;

2 - Mas acima de tudo, devemos reforçar o caráter de autoridade presente nos ensaios que compõe este livro. Não só pelo fato de Madeleine Albright ter sido Secretária de Estado de 1997 a 2001 no governo de Bill Clinton e por razão de seu trabalho ter percorrido o mundo discutindo e praticando política. Também não e pelo fato de ter sido embaixadora da Onu, ou pelas disciplinas que leciona na Georgetown University. A riqueza e a autoridade lhe são fortemente conferidas pela marca da experiência, pelos relatos de que sofreu na pele e na prática os fascismos do Século XX, de quem não conhece as atrocidades de Hitler, Mussolini e outros pelos às vezes abstratos relatos. Albright foi vítima do fascismo, uma sobrevivente da 2º Guerra Mundial, e isso, claro, torna seus argumentos ainda mais potentes;

3 - Todavia, é claro que essa experiência a influencia de várias maneiras, especialmente com as condescendências à nação que lhe acolheu, os Estados Unidos, para quem dedica grande preocupação pós efeitos Trump e seus perigos, mas que nem sempre é capaz de observar com mais criticidade a longa história de imperialismo do país. Isso, contudo, não macula este verdadeiro manifesto pela democracia e pela liberdade que é esta publicação;

+: http://www.listasliterarias.com/2018/10/10-consideracoes-sobre-fascismo-um.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/10/10-consideracoes-sobre-fascismo-um.html

Cristiano.Goes 22/03/2020

Conhecer para evitar.
O carnaval me propiciou a leitura deste livro de autoria da ex-secretária de estado dos Estados Unidos Madeleine Albright. Expõe a trajetória de governos autoritários do passado e do presente. Suas palavras fazem um alerta aos perigos atuais contra a democracia.

Fernanda.Avila 27/06/2021

Fofocas políticas relevantes me interessam.
Adorei conhecer essa ilustre grande escritora e fofoqueira da política internacional. Madeleine Albright traça um panorama da maioria dos governos autoritários desde Mussolini até hoje, de um forma leve, didática e com umas salpicadas de fofocas que me fizeram gargalhar, especialmente quando ela descreveu o atual líder da Rússia. A autora é no mínimo espirituosa e dessa forma deixa um pouquinho da sensação (um pouquinho, não muito) de estarmos lendo uma ficção, quando na verdade estamos entendendo sobre política e história. Ela puxa sardinha para os EUA e fala como se seu país fosse um grande herói do mundo contemporâneo? Logicamente, ela faz isso. Mas, o livro é tão cheio de informações preciosas e bem escritas que vale a pena relevar aquele ranço que dá quando alguém coloca os EUA num pedestal. Recomendo a leitura aos amantes de história e política.