Tolos e Mortais

Tolos e Mortais Bernard Cornwell

Resenhas -

Diego Lima 03/09/2021

O renomado escritor de romances históricos Bernard Cornwell, conhecido por pegar episódios da história do mundo e, a parir disso, revivê-los com a adição de seus protagonistas, levando o leitor para dentro dos campos de batalha, tramas políticas para a conquista de tronos e imersão a vida no dado período daquela obra. Todavia, no livro Tolos e Mortais, nos é apresentada outra proposta de enredo, não iremos adentrar em lutas sangrentas, mas no mundo dos espéculos teatrais de Wiliam Shakespeare.

Quem nos levará para acompanhar toda trama por trás das conhecidas peças cênicas de Shakespeare, será Richard Shakespeare, irmão mais novo do poeta. No livro vamos vendo como é composto um grupo teatral, onde mulheres não podem participar, e quem ocupa os papeis femininos são os atores mais jovens. Ficamos sabendo como era o funcionamento do teatros, como eram construídos, quantas pessoas cabiam, as técnicas usadas para melhor uso da acústica. E, principalmente, questões políticas e religiosas, os quais viam as encenações como perigosas.

No geral tolos e mortais cumpre seu papel de entretenimento, apesar de ter a história um pouco arrastada, muitas vezes cansativa, o ritmo não acelerar quase em nenhum momento, ainda assim, precisamos ressaltar a escrita de Bernard que foi destaque nesse romance, nos levando as primeiras cadeiras do teatro e vivermos as peças como se ali estivéssemos.

Wania Cris 09/11/2022

Mais um Bernardão pra conta!!
A estória dos irmãos Shakespeare, William (sim, ele mesmo) e Richard, no início do teatro profissional, seus desacertos, disputas, parcerias, afinidades, sob as mãos talentosas de outro grande escritor, Bernard Cornwell. Que estória gostosa!

Provavelmente pouca verdade há em tudo, mas a trama é gostosa ainda assim. Conheci um Bernard diferente de Artur e Uhtred, mas ainda muito agradável, engenhoso, mordaz, sensível.

A tradução de José Roberto O'Shea também é agradável e refinada, mas senti saudades de Antônio Calado (tradutor de Crônicas Saxônicas), porém não a ponto de comprometer a leitura.

Recomendo pra quem queira passar um tempo de qualidade. Senhor, como são tolos esses mortais...
Rodrigo 09/11/2022minha estante
Bravo!

José Carlos 07/06/2020

Fugindo dos padrões!
Cornwell fugiu dos padrões de seus livros de guerra, sempre muito elaborados, e nos entrega um livro sobre o início dos teatros, e da vida de Shakespeare, contada sob o ponto de vista de seu irmão! Leitura extremamente agradável! Fugiu dos seus padrões, e acertou em cheio!

@solitude_e_books 13/06/2021

Me siga no Instagram Solitude_e_books
Em Tolos e Mortais o maior autor de ficção histórica do mundo nos leva para o universo de Shekespeare, precisamente para o ano de 1595 no coração da Inglaterra Elisabetana, e é neste ponto da história que conhecemos o jovem e atraente Richard Shakespeare irmão do ilustre dramaturgo William Shakespeare, mas ao contrário do irmão já famoso Richard terá que batalhar muito para viver o sonho de se tornar um ator, pois em contraponto a este sonho existe a realidade de não ter um tostão no bolso e muito menos o apoio de seu irmão. E é em meio a este cenário desfavorável que o irmão mais velho o entrega aos cuidados de Sir. Godfrey, um clérigo cruel e pervertido que treina meninos para furtar e encenar.

Anos se passaram e agora Richard faz parte da trupe do irmão, mas eis que um precioso manuscrito é roubado e as suspeitas recai sobre ele, e é a partir deste momento que nosso protagonista embarca em uma aventura para recuperar o valioso texto e reconquistar a confiança da trupe.

Dos 28 livros que li do Sr. Cornwell posso afirmar sem um pingo de dúvidas que esse foi o que menos gostei, não foi por que ele apresentou algo novo mas sim por se tratar de teatro que é a artes que menos gosto, nesse caso a culpa é mais do leitor do que do escritor, por isso ignore minha resenha. ?

João Vitor Schulte 21/12/2020

Diferente e sensacional
Cornwell nos brinda com uma obra diferente de tudo que estamos acostumados,um livro sem as grandes batalhas, mas com as mesmas descrições fantásticas c o poder de transportar para cena e ainda assim, manter a história fluida e interessante.

DomDom 27/12/2020

O nome Bernard Cornwell já me chamava a atenção há anos, mas, até então, nunca tinha surgido uma oportunidade de ler algo dele. Quando "Tolos e Mortais" apareceu como opção de leitura, não pensei duas vezes. Juntar Cornwell e Teatro (minha área de formação), foi uma ideia pra lá de interessante.
A trama é narrada pela visão de Richard Shakespeare, irmão mais novo do grande dramaturgo inglês, William Shakespeare. A cada página virada, vamos sendo apresentados a rotina de uma companhia teatral de uma das épocas mais interessantes da História do Teatro. Egos inflados, talentos desperdiçados, cobiça, jogos de interesses, incertezas da profissão, concorrências entre companhias, etc., são alguns dos temas abordados brilhantemente pelo autor. A parte legal é que o Bernard conseguiu balancear a parte teatral: narrando processos dos ensaios das peças, as tomadas de decisões sobre qual peça apresentar, escolhas de elenco, criação de figurinos, maquiagem e cenários, as apresentações; e a parte pessoal: mostrando um pouco sobre a vida de Richard fora do trabalho, suas amizades, romances e hobbies.
"Somos atores e adoramos uma plateia. Às vezes, quando uma encenação não vai bem, é fácil pensar na plateia como o inimigo, mas, na realidade, a plateia faz parte da peça, porque o público interfere na maneira como atuamos." Página 245
A parte triste é que, apesar de estar lendo uma trama ambientada no Século XVI, podemos observar que os profissionais de Teatro hoje em dia ainda sofrem os mesmos problemas do que as personagens do livro.

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2019/02/tolos-mortais-bernard-cornwell.html

cadenthrones 27/03/2020

Uma boa primeira experiência com Cornwell.
É a minha primeira experiência com Bernard Cornwell, e reconheço que Tolos e Mortais não é a obra que define o autor e seu estilo, mas por ser um dos poucos de suas obras que não é uma saga (e espaço para elas é o que pouco tenho), e por se tratar de uma trama um tanto diferenciada do que costumava ler quando o encontrei pela primeira vez, fiquei interessado.
Gostei bastante do contexto de época muito bem representado por Cornwell e sua narrativa super prazerosa de ler, e entendi porquê o autor é aclamado por seus livros de época, mesmo que Tolos e Mortais possa ser a ponta do Iceberg. Tudo me pareceu muito realista e as situações, contexto social da época e o ambiente e pessoas em volto de Richard extremamente autênticos.
Além disso, dentro de minha interpretação pude entender a escolha do título, pois tudo na história parece-me tolice e fútil se lembrarmos os contextos de guerras reais com pitadas de ficção que o autor adora retratar, e ver como nos preocupamos muito com coisas simples que para nós são muito importantes, por vezes nos arriscando demais por isso, como é o caso de Richard mais para a frente na trama (o que ajuda ainda mais no meu gostar do personagem muito bem escrito, é muito bom e prazeroso poder acompanhar a história pelos olhos dele e vê-lo lutar pelo o que quer com princípios e sem ódio do irmão); ou também quanto à perseguição aos teatros como se eles fossem um mal a sociedade, quando hoje em dia sabemos muito bem que tudo isso era muita tolice por parte desses perseguidores.
Gostei muito dos personagens que são o foco da narrativa, sejam Wiiliam e Richard Shakespeare, como também Silvia e os membros do teatro de William - mesmo que não me lembre seus nomes, lembro de ter gostado muito deles e da interação uns com os outros (hehehe). E, como dito anteriormente, a narrativa de Cornwell é simplesmente hipnotizadora e prazerosa de se ler, então a trama simples que, nas mãos de um autor inexperiente ou que não tenha uma escrita muito especial ou característica, podia muito bem falhar em ser contada e a obra ser esquecida. Mas, como é o Cornwell, a história (felizmente) é outra em todos os sentidos, e facilmente esse livro podia virar mais uma série, e de bom grado eu a acompanharia, pois é um sentimento muito especial quando você se sente amigo dos personagens (o que aqui senti fortemente), e uma saga sobre Richard Shakespeare seria uma bem vinda, ainda mais se eu a acompanhasse por e-books!
A história em si é igualmente muito boa, mas como eu disse, tinha tudo para cair em esquecimento se outro autor o tivesse escrito, já que é simples e talvez mundana demais, mesmo que essa seja a premissa do livro, e possivelmente possa ter sido meu gosto e simpatia pelos personagens e meu investimento em Richard que deixou com que a trama fluísse muito bem e que me motivava com muito gosto virar cada página para saber o quê ia acontecer.
Por fim, queria parabenizar a editora, pois o acabamento gráfico e a diagramação só melhoraram a minha experiência com o livro! Depois de sua leitura, estou ainda mais motivado em ler as obras de Cornwell, ciente de que Tolos e Mortais é a excessão de sua regra quanto seu estilo de história.

Renan 31/01/2021

Simples e bom
História simples mas uma leitura cativante, não tem o mesmo peso de outras obras do autor. Apesar de ser ficção, a base histórica de pesquisa para obra é válida e tirando o romance, é ótimo para conhecer o contexto histórico e costumes da época.

Bernardo 31/03/2021

Como são tolos esses mortais!
O livro me agradou bastante! Cornwell prova mais uma vez que sabe criar obras que prendem os leitores.
Desta vez o autor troca o frio na barriga antes de grandes batalhas pelo frio na barriga antes de grandes espetáculos.
Uma obra mais contemporânea, com uma ótima narrativa, que consegue suprir a falta de tridimensionalidade da maior parte dos personagens.
Dal Farra 02/04/2021minha estante
Tu escreve demais!

Dal Farra 02/04/2021minha estante
Posso beijar a tua boca?

Douglas 26/11/2018

Tolos e Mortais
E pela primeira vez, Bernard Cornwell me decepcionou.

Ao ler que seu livro novo era ambientado na Inglaterra elizabetana, e que giraria ao redor de William Shakespeare, não consegui manter as expectativas baixas. E isso, admito, foi um erro de minha parte.

Mas também há faltas do autor nessa trama. Comparada a outras obras dele que eu li (e foram algumas), "Tolos e Mortais" apresenta um enredo sem emoção, sem peso e com o mais fraco dos protagonistas de Cornwell.

Richard Shakespeare é generico e um amalgama fraco de varias personagens anteriores dele. Tem algo de Richard Sharpe, um pouco de Thomas de Hookton e até diria, a honradez do Lorde Derfel. Mas fraco em todos estes aspectos.

Cornwell tenta fazer de William Shakespeare uma figura controversa, como fez com Lancelot. Mas também fica algo vazio e sem motivo.

A história, que gira em torno de "Sonho de uma noite de Verão", é enfadonha e tem muitos poucos momentos brilhantes, daqueles que Cornwell sabe fazer, infelizmente.

É difícil admitir, mas meu autor favorito também tem seus erros. Só podemos esperar que esta seja a exceção que confirma a regra e que Bernard Cornwell volte a fazer livros incríveis.
Rique Viola 09/12/2018minha estante
Tenho muita vontade de ler "Stonehenge" do Cornwell e muitos dizem que a escrita não é tão boa como em "As Crônicas de Artur" e "O Último Reino", o mesmo vale para "O Forte". É ruim ficar com um pé atrás, mas cada autor tem seus altos e baixos.

Douglas 20/12/2018minha estante
Com certeza, não dá pra exigir sempre a qualidade da trilogia do Arthur, onde ele tava no ponto mais alto na minha opinião. Mas realmente achei tão vazia essa história aqui =/

André L. Pavesi 23/01/2021

Um pouco abaixo
Um dos meus autores favoritos, Cornwell ficou um pouco abaixo do esperado com este livro. Ainda assim, um livro divertido.

Henrique Moutinho 25/03/2020

O inicio do teatro
Richard Shakespeare, irmão de William Shakespeare, existiu, mas não se sabe quase nada a seu respeito. Portanto é o personagem perfeito para Cornwell desenvolver sua narrativa. O livro se passa no final do século XVI e mostra o inicio do teatro e o ambiente da época que propiciou sua disseminação e o surgimento de grandes escritores, como o próprio William Shakespeare.