Juntos Somos Eternos

Juntos Somos Eternos Jeff Zentner

Resenhas - Juntos Somos Eternos

Guilherme107 13/06/2022

O veneno das serpentes deixou podre!! ??
Mds que livro Ruim!!!
As refercências totalmente forçadas, OS personagens sem carisma.... Só digo que é podre.
Faça um favor a si mesmo e passe longe.. Esse livro tem tanta referencia a cobra que elas so podem ter apodrecido o livro (coitadas das cobras que tiveram contato com esse lixo).

Natália 17/09/2021

Me surpreendeu
Não esperava, mas houve um momento que o livro me emocionou muito. E a lição aprendida é nunca deixe de sonhar, acredite no seu potencial. Sua vida só vai mudar, quando você mudar e fizer a diferença nela.

Leticia.Ternus 15/05/2023

Surpreendente
Acredito que minha nota também tenha sido influenciada pelo fato de que eu não esperava NADA pelo título e pela capa. Inclusive escolhi ele para a leitura pois achei que não iria gostar muito e iria por o livro para troca novamente no skoob. Mas completamente fui surpreendida!
Livro maravilhoso, escrita maravilhosa. Inclusive chorei durante vários momentos da história e isso definitivamente não costuma acontecer. Super recomendo!

Paloma F. 22/04/2021

Foi um livro bem ok, nada de surpreendente, porém a história foi rápida de ler.

Dii Meneghesso 14/09/2020

Neste livro, acompanha-se a história de 3 amigos na reta final de seu estudo colegial, vivendo em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. Cada um com uma percepção diferente sobre suas vidas e que caminho seguir após o término das aulas.

Travis, Dill e Lídia são jovens comuns que não se sentem conectados ao meio onde vivem. Cada um com sua forma de lidar com a vida e o que esperar dela. Travis e Dill possuem uma vida muito diferente da vida que sua amiga, Lídia, leva... Eles vivem em meio a um caos familiar, cada qual com problemas distintos e com um em comum, que é a dificuldade financeira; isso os tornam 'reféns' de suas próprias famílias e não os fazem acreditar que poderiam ter uma vida muito diferente da que já vivem. Já Lídia vive em um ambiente familiar muito agradável com pais que a amam e a entendem,... com uma vida financeira bem estável e com uma mente bem evoluída e ambiciosa que a faz acreditar e buscar por uma vida mais promissora e livre das caretices e preconceitos das pessoas da cidade onde vive.

O livro aborda os dilemas sofridos por cada um deles em relação ao seus futuros, seus sonhos e frustrações, e suas válvulas de escapes.
No começo, não consegui enxergar no livro algo que realmente me prendesse à ele, embora identifiquei muitas características que se passa com a maioria dos (senão com todos) adolescentes. Ainda sim, quis saber o que o final da história reservaria para cada um dos amigos, e mesmo dois deles sendo mais previsíveis para mim, com um deles aconteceu um 'plot twist' que eu realmente não esperava, foi muito surpreendente para mim.. e a partir daí não consegui largar o livro até acabar, mesmo não conseguindo compreender o porquê do autor ter seguido por aquele caminho, acredito que foi o que deu mais ânimo e movimento à história.

giovanna | @theuniverse_bookshelf 25/11/2020

Um livro sensível, emocionante e muito bem construído
IG: @theuniverse_bookshelf

Dill, Lydia e Travis são três melhores amigos no último ano do ensino médio, cada um com uma história muito diferente do outro: Dill, apaixonado por música, passou a ser mal visto na cidadezinha onde mora após seu pai ser preso, e não consegue se imaginar mudando de vida e indo para a faculdade; Lydia, com melhores condições financeiras, tem um blog de sucesso e muitos planos para estudar na NYU; e Travis, fã da série de livros "Bloodfall", é um cara de bom coração que se sente satisfeito em continuar morando no interior, apesar de também passar por problemas em casa. Juntos, os três vivenciam o poder da amizade, a importância de seguir seus sonhos e precisam entender que o futuro nem sempre segue o que planejamos.

Foi curioso o processo de escrever a sinopse desse livro, porque ele não tem uma trama toda definida em que "reviravoltas vão acontecer" ou "os protagonistas terão que enfrentar vilões" e nem "o casal é separado pela doença"; ele é sobre três amigos passando pelos últimos momentos do ensino médio, com anseios, dúvidas e inseguranças quanto ao futuro, ao mesmo tempo em que lidam com questões pessoais que não são simples de resolver. E é isso. E não é ruim, é um dos meus favoritos! Acho que esse é um dos motivos que me faziam olhar torto para livros contemporâneos uns anos atrás: a princípio, antes de fazer a leitura, você parece ter se deparado com uma obra "sem objetivo", mas é apenas prosseguindo na narrativa que você entende o propósito da trama, e como se trata mais de uma leitura catártica e reflexiva do que de descobrir quem é o assassino, ou o vilão, ou qual o poder secreto a mocinha vai descobrir que tem.

Isso tudo foi para dizer que, se vocês lerem a sinopse oficial de "Juntos Somos Eternos", vão provavelmente pensar "e daí?" ou "hum, sem graça", mas que ela não faz jus à obra! Foi o segundo livro do Jeff que li e fez eu me apaixonar ainda mais pela sua escrita. Em suas histórias, ele aborda temas complicados, como luto, problemas familiares, saúde mental, de maneira muito realista - e, ao mesmo tempo, sensível -, e não é de se surpreender que você termine a leitura com os olhos meio inchados de chorar

E se vocês ainda não estiverem convencidos e quiserem mais um motivo para dar uma chance para os livros do Jeff, vou dar até dois: eu o conheci na FLIPOP de 2018 e é um amor de pessoa; além disso, ele fala português, porque morou um tempo aqui no Brasil heheh

Recomendo muito esse livro para quem gostou de "A Lógica Inexplicável da Minha Vida", do Benjamin Alire Sáenz!

5⭐/❤️

Mel 24/02/2022

É...
Em resumo foi um livro muito bom teve romance, luto, amizade
Foram de um quase suicídio a um começo de namoro estranho jkk
No final deixou a desejar, tipo a menina tá lá na rodoviária chorando e... fim?? Nem um epílogo com reencontro mas passamos por isso
Dill merecia tanto, merecia tudo
Tyler e Amélia também...
Enfim gostei da leitura e me prendeu por um tempo considerável

DiasDaii14 15/09/2022

Um dos melhores livros que já li, tem emoção, tem comédia, tem amizade, tem luto, lutas, depressão, amor? tudo! Que história linda! É completo! Sério, todos devem ler esse livro ? Ganhou meu coração!
P.S: Eu gosto de livros na pegada adolescente ?

Naty 02/11/2020

Só o começo é bom, pois a autora, a partir da metade do livro, torna algo bem abaixo das expectativas. Ainda mais no final, sendo que também tem o fato de que não houve muito aprofundamento, de forma mais dramática, sobre o caso do padrão domador de cobra.

juliaa 23/07/2022

bomm
nao sei oq pensar sobre, mas é um livro bom, tem uns plots q eu nao imaginava e que me deixaram bem mal, mas vale a pena

ysmasc 17/01/2022

nossos valores mudam, e tá tudo bem!
Dill ensina a quem lê a sua história, que tudo bem mudar os próprios valores com o passar do tempo. Você não deve se sentir mal porque decidiu que Medicina, por exemplo, não é mais o seu sonho. Que ir para uma cidade grande, diferente da que cresceu, não faz mais tanto sentido quanto fazia antes. Isso se encaixa em diversos outros contextos, dentro das particulares de cada um.
Outro ensinamento dessa obra é que nem todo mundo liga tanto assim para as nossas ações e/ou jeito de se vestir. Devemos deixar nosso pedestal narcísico. Tudo bem ser do seu jeito, se isso te faz feliz. Tudo bem ser autêntica e decidir se vestir de uma forma diferente do "aceitável" ou gostar de músicas "estranhas". Tudo bem ser você, do seu jeitinho, se é isso que te mantém vivo e faz a vida ter cor.
Outrossim, podemos perceber que não faz sentido interferir no jeito que o outro escolheu para viver, se é isso que o faz se sentir bem.
Há também a percepção da importância da amizade em nossas vidas, e em como somos eternos e deixamos marcas em quem deixamos entrar no nosso cotidiano, assim como essas pessoas deixam na gente ? "meio que faz questionar o que a gente vai deixar" (pág. 96).
São muitos temas que tocam o nosso interior durante a leitura. O mais importante é sempre lembrar que devemos descobrir quem somos e sermos isso de propósito. "Não podemos controlar o vento, mas podemos ajustar as velas. Se você não gosta da estrada que está caminhando, comece a pavimentar outra" (pág. 107). É isso! ?

*4,5 porque houve um acontecimento que achei um pouco chato. Ia usar o termo "desnecessário", mas talvez não tenha sido.

Bibliotecária 30/07/2020

Então... Separados Somos Finitos (?)
Parece que acabei de ler uma outra versão de LOLA E O GAROTO DA CASA AO LADO: 1) Assim como a Lola, Lydia é engajada no mundo da moda, é durona, fora dos padrões e também é mimada e acha que seus problemas são superiores aos de todos. 2) O pai da Lydia é a junção exata dos dois pais da Lola e foi o personagem de que mais gostei (apesar de ele aparecer pouco e fazer muito as vontades da filha). 3) Tem vários pais - e uma mãe - extremamente problemáticos! 4) Tem baile também.

Demorei horrores pra me conectar com a história e só comecei a achar mais interessante do meio para o final. Infelizmente o Travis não me pareceu ser peça tão fundamental na amizade do trio, ele meio que só estava por ali. Apesar disso, ele foi muito bem desenvolvido nos trechos da história que eram sobre a vida pessoal dele.

Foi uma leitura rápida, mas que não correspondeu às expectativas. Acho que esperava muito após ter visto tantos comentários positivos e recomendações. Mas alguns pontos são válidos de se destacar:
- o luto é abordado de forma real, mas delicada e sem romantização
- as descrições são bastante sinestésicas
- a parte psicólogica e emocional dos personagens é bem desenvolvida (precisaria de outra resenha pra falar sobre o Dill)
- o final é realista
- o livro tem MUITAS frases de efeito e isso só não deixa a leitura maçante porque o autor escreve bem:

? Estou cansado de ver jovens morrerem. Estou cansado de ver o mundo acabar com pessoas boas. Estou cansado de viver mais do que quem deveria viver mais do que eu. Fiz dos livros a minha vida porque eles me permitem escapar deste mundo de crueldade e selvageria. Eu precisava dizer isso em voz alta para alguém além dos meus gatos. ?

E essa frase causa ainda mais impacto no momento em que estamos vivendo, pois os livros, agora ainda mais do que nunca, são o melhor refúgio. Inclusive, já tô indo para minha próxima leitura ;)

(Curiosidade: No início da leitura comentei que o trio me lembrava Harry-Hermione-Rony e, no decorrer do livro aparecem mesmo outras referências ao universo Harry Potter. Uma delas é quando questiona-se em quais casas a Lydia e o Dill se encaixariam na saga literária favorita do Travis.)