Juntos Somos Eternos

Juntos Somos Eternos Jeff Zentner

Resenhas - Juntos Somos Eternos

Tamara 23/07/2019

Se há um estilo de leitura que eu reluto sempre em colocar na lista de livros que eu quero ler, esse estilo é o juvenil, ou também conhecido popularmente como young adult. Um dos motivos que me fazem não ter apresso por essas obras na maioria das vezes é a falta de maturidade dos personagens, o que sempre me deixa bem frustrada, e muitas vezes os temas são trabalhados com certa superficialidade, o que também não entra nos requisitos que eu gosto em um livro, apesar de eu saber que essas história são atrativas para muitas pessoas.
Porém, para toda regra há uma exceção, e ocasionalmente alguns enredos simplesmente me chamam atenção e eu sinto que deveria lê-los pois seriam diferentes desse estereótipo do qual não gosto, e isso aconteceu com Juntos somos eternos, e felizmente a minha intuição estava correta e esse foi um livro muito mais surpreendente do que eu poderia imaginar. Logo nas primeiras páginas o livro já mostra a que veio, e ao invés de encontrarmos futilidades ou jovens imaturos, encontramos aqui três amigos com uma amizade linda e verdadeira, e são eles Lydia, Travis e Dilard que é conhecido como Dill, e cada um possui dilemas intensos, especialmente os dois garotos, que não tem uma vida nada fácil, e enquanto jovens como Lydia se preocupam com fatos como a ida para a universidade, Dillard precisa se preocupar em como ajudar a mãe a pagar as contas da casa depois que seu pai foi preso por pornografia infantil, bem como precisa ouvir diariamente o fanatismo da mãe religiosa e exaltações ao pai que era um pastor, o que faz com que o garoto sofra uma série de ofensas na escola e nas ruas, e também há Travis, que usa sua série literária de fantasia favorita para fugir do pai abusivo e intolerante. Assim, entre momentos descontraídos onde os amigos simplesmente passeiam, riem juntos e são apenas adolescentes, até momentos em que vemos o quão pesada é a vida de cada garoto e também acompanhamos a força da amizade entre os três, Jeff Zentner consegue nos inserir profundamente no enredo e nos toca de uma forma ímpar.
Nessa obra, são discutidos vários temas como religião, violência, luto, o abandono de sonhos, e também os caminhos inesperados que a vida nos impõe. Em certa altura da história, fui impactada por um acontecimento que jamais esperei e esse foi um dos pontos que mais mexeu comigo e me emocionou, especialmente pelo modo surpreendente como ele chegou, o que fez ser um dos livros mais lindos, e ao mesmo tempo dramáticos dentre os que já li nesse gênero.
Se fosse para escolher uma única palavra para definir essa história eu escolheria sensibilidade, pois é o que encontramos em cada uma das páginas, e ao final, apesar dos tons de tristeza que acompanham partes do enredo, também encontramos fortes traços de esperança, coragem, de sonhos realizados e uma expectativa de que as coisas podem sim ser diferentes. Para mim essa leitura foi incrível e fiquei com vontade de ler mais coisas do autor, então o recomendo muito e espero que quem o ler também tenha as mesmas sensações que consegui encontrar nessa linda história.

Vitória 12/09/2019

a coragem é linda
primeiramente não posso deixar de dizer que toda a mensagem de coragem nesse livro é incrível, e apesar de tratar de temas e situações muito pesadas foi uma leitura que eu percorri e finalizei com muita leveza.
a descrição dos sentimentos do dil foi algo que me causou tantos sentimentos que eu nem sei descrever ou definir em poucas palavras, e foi escrito com tanta responsabilidade que lugar de ser um gatilho foi muito mais como uma identificação confortável, principalmente pelo desfecho da história.
tenho algumas opiniões impopulares e com certeza a lydia sendo a personagem mais chata do livro é uma delas kkkkk achei ela super invasiva e pretensiosa, e ainda não consegui identificar se foi por causa dela que não dei 5 estrelas pro livro.
talvez eu tenha ido com muita sede ao pote, ouvi falar maravilhas desse livro, conheci o jeff na flipop e sou apaixonada por dias de despedida, no geral eu adorei, mas pra ser 5 estrelas faltou um quêzinho a mais...

resumindo jeff eu te amo

(Luh) 19/01/2020

Resenha: Juntos Somos Eternos | Jeff Zentner.

Dill, Lydia e Travis são melhores amigos e juntos formam o grupo dos excluídos do ensino médio de sua escola. Além do bulling escolar, Dill e Travis enfrentam sérios problemas dentro de casa e a amizade do trio torna-se essencial para que as coisas não fiquem ainda mais difíceis para ambos.

Juntos Somos Eternos é um young adult sobre o qual é difícil tecer comentários. Os temas aqui tratados são complexos e me causaram certo incômodo em alguns momentos, mas vou tentar construir uma opinião sobre a obra.

O que mais me incomodou foi a abordagem da famosa fé doentia. Dill é filho de um pastor que é preso após se envolver em um grande escândalo. O pregador da palavra de Deus era na verdade um ser humano detestável que usava seu carisma ardiloso para se aproveitar da fé alheia. Ele representa o tipo mais repulsivo de cristão e o pior é saber que existem várias cópias dele na vida real.

Ultimamente não tenho aproveitado leituras dramáticas focadas em adolescentes, mas depois de concluir esse livro vejo que é porque não via motivo para tanto sofrimento naquelas histórias. Juntos Somos Eternos é extremamente dramático, porém razões é que não faltam. A realidade de Dill e Travis é tão dolorosa que eu dava graças por pertencer a uma família amável, afinal, se não encontramos apoio em nossos próprios pais como vamos enfrentar as dificuldades do mundo afora? Ainda mais em uma época tão difícil como a adolescência onde há todo aquele dilema sobre decidir o que fazer da vida.

Aliás, esse é outro ponto importante abordado aqui. A transição para a vida adulta e toda a indecisão e desespero que isso acarreta nos jovens, principalmente nos que não tem esperanças e condições para um futuro grandioso.

A única ressalva que tenho para a história ocorreu no plot twist. Achei que o momento do acontecimento poderia ter tido um pouco mais de descrição, senti falta de uma carga emocional mais forte.

Enfim, foi uma leitura muito proveitosa e que recomendo a quem está a procura de uma narrativa intensa!

Rapha 14/02/2020

Um comovente manifesto sobre a amizade
Eu me surpreendi muito durante a leitura. O que parece um romance despretensioso entre três amigos, acaba virando um verdadeiro manifesto sobre amizade, lealdade e empatia. Cada um dos três protagonistas são únicos, com planos de fundo raros de se ver em livros deste gênero. Me comoveu bastante!

Babbi 13/03/2020

Esse livro é perfeito,é como ter a beleza de todos os tipos de amor eternizados em uma história. Chorei

Yasmin.Streit 28/07/2020

Crescimento
Um livro capaz de envolver e surpreender muito! No início, confesso, não estava conseguindo me adaptar a realidade dos personagens. Como podem aceitar um relacionamento familiar abusivo desse jeito, eu pensava. Acompanhar a evolução de cada um, o crescimento pessoal, a conquista de sonhos pequenos porém sinceros, não aceitar que a família escolha seu destino. Dill, Travis e Lydia ensinam muito sobre o que é amizade!

30/09/2020

Leitura é gostosa, a história acaba cativando. Os personagens são legais, e apesar de serem pessoas tão diferentes umas das outras, o autor conseguiu equilibrar bem as perspectivas de mundo deles. É um livro rápido de ler, apesar das coisas sombrias que acontecem. Me vi refletindo sobre a vida em várias falas de todos eles. Aconteceram umas coisas que me deixaram extremamente triste, não esperava mesmo que fossem acontecer. Outras que eu imaginei que fossem acontecer mas acabou que não. Eu leria ele novamente sem problema algum.

Ana Almeida 09/02/2022

Que leitura foi essa gente?! Um dos meus preferidos já! Amo livros que me fazem rir, chorar, e chorei um monte hein?! ?

Hans.wife 02/09/2023

:p
Escrita fluida e história interessante, mas sinceramente esperava mais.
Primeiramente preciso ressaltar a escrita desse autor (é muito boa de verdade), porém não posso dizer o mesmo da história, várias partes desconexas e sem sentido algum, partes irrelevantes e desnecessárias que podiam simplesmente não ter existido, por exemplo, uma morte que ocorreu no meio do livro (quem leu sabe de quem eu estou falando), foi do nada, não teve importância nenhuma na história, totalmente desnecessária. O que mais me revoltou foi que o personagem que morreu era importante e na minha opinião tinha as melhores tramas do livro, a impressão que ficou foi que o autor ficou com preguiça de terminar a história desse personagem e decidiu matar ele.
O autor fala muito sobre religião nesse livro, assunto que sinceramente não me interessa muito, e eu realmente gostei dessas partes, o jeito que ele fez críticas sutis mas que estavam ali foi muito interessante.
Resumão: a escrita é incrível mas a história é bem ok.

sellaty 09/11/2023

Simples....
Simplesmente calmo, sereno, sem muitas reviravoltas porém com um acontecimento que marca a virada e a forma de vida dos principais. 3 jovens totalmente diferentes, lidando com situações diferentes mas sempre juntos e apoiando um ao outro.

Até os 60%, eu não dava nada por esse livro, continuei lendo só pra reclamar com decência quando terminasse, mas depois realmente me interessei por como iria se desenvolver todo o luto e amor deles.

Me deixou triste em alguns momentos? sim.
Recomendo? depende.

Maria13201 01/12/2023

Juntos somos eternos
O livro sinceramente não me impressionou muito, já li alguns outros exemplares que abordavam de temas parecidos, o livro tem potencial sim, a escrita é boa, a leitura foi consideravelmente fluída, não me apaixonei mas não acho que foi uma perda de tempo. Me colocou em uma pequena ressaca literária, mas vamos voltar a trabalhar nessa questão kkkkk