To The Lighthouse

To The Lighthouse Virginia Woolf

Resenhas - Rumo ao Farol

Carla Verçoza 04/04/2023

Que escrita maravilhosa tinha Virgínia Woolf! Livro deslumbrante, melancólico.
A primeira vez que tentei essa leitura eu era muito nova e acabei desistindo dele. Agora a leitura, apesar de exigir concentração, fluiu muito bem e me ganhou.
Na primeira parte acompanhamentos um dia da família Ramsey e alguns amigos na casa de praia. Mais do que acontecimentos, o foco aqui são pensamentos, sensações e impressões das personagens.
A segunda parte é sobre a passagem do tempo e temos também informações sobre o destino de algumas personagens.
Na terceira e última parte, alguns retornos para a casa de praia, já após a guerra. Ausências e afetos, enquanto enfim rumam ao farol.
Amei, recomendo muito a leitura.

caspaeletrica 29/03/2023

6/10: Rumo ao Tédio
Começo confessando que não compreendo o "hype" sobre esse livro. Parece uma grande crônica sem propósito. É claro que a grande sacada é a personalidade complexa de cada personagem, que nem é tão assim, sendo muitas vezes até fora da realidade. Entretanto, não posso dizer que é um livro ruim, tendo alguns pontos bonitos e legais, é ok.

Fernanda 28/03/2023

Difícil, mas Virgínia Woolf deixa a história bonita
Conta a história da família Ramsay e seus amigos que há 10 anos tentam ir o farol que tem perto da casa de veraneio da família Ramsay, mas algo sempre impede que esse passeio aconteça.

O livro é dividido em 3 partes. A primeira, ?A janela? e nela nós temos uma introdução de todos os personagens e também o que se tornaria a ultima vez em que todos ali presentes se reuniriam nesta casa. A segunda parte que é ?o tempo passa? tem uma estética bem melancólica devido as mortes de alguns personagens e as mudanças que ocorrem nesses 10 anos. Na Terceira parte ?O farol? temos o patriarca da família Ramsay tentando se aproximar de seus filhos e também a uma volta para a casa de veraneio e finalmente a ida ao farol. Esse livro não é uma leitura simples. Ele é escrito com fluxo de consciência, ou seja, é quando a mente vagueia de pensamento em pensamento. O que torna a leitura mais complicada ainda já que tem muitos personagens, no total 8 (fora os 8 filhos do casal que não tem narração) Apesar de achar a leitura difícil, percebi que absorvi bastante da leitura. Nem todo livro o intuito é que a gente entenda 100% dele, e depois que entendi isso, minhas leituras com certeza nunca mais serão as mesmas.

Alias, já que eu consegui ler esse livro, sinto que sou capaz de tudo agr.

Rafael Persan 27/03/2023

Você nunca chegará ao farol
Decidi que faria leituras mais cults neste ano e me arrependi ao ler Virgínia Woolf. Com todo respeito ao trabalhão da gata, mas realmente não deu pra mim, rs

@julia_inbookland 23/03/2023

Ao farol
É um livro dificílimo de ser lido e que exige muita atenção. Se eu não tivesse o incentivo do clube do livro que faço parte, eu não teria terminado. Não achei que a história te prende, mas achei fascinante a evolução dos personagens. Gostei muito que existe divergências em relação a personalidade dos personagens , dependendo apenas do ponto de vista. Minha personagem favorita foi a Lily, mas também gosto muito da sra Ramsay. Recomendo apenas para quem está muito disposto a ler Virginia Woolf, porque para quem está começando a ler clássicos agora, não é uma boa decisão!

CAcera3 08/03/2023

Ao farol - Virgínia Woolf
Ao farol é um livro bastante melancólico. Nele conhecemos a família Ramsay, mais amplamente representada na figura da Sra Ramsay. Eles estão em uma casa de passeio próximo a um farol e recebem alguns amigos.
O livro é dividido em três partes. Na primeira, que se chama ?na janela?, a Sra Ramsay é o centro das atenções e temos quase sempre a perspectiva dela ou sobre ela. A sensação que tive ao tentar ler essa personagem foi de que ela é uma maestra regendo uma orquestra formada pelos demais personagens da história. Isso não quer dizer que essa mulher tem um papel de liderança, pois em muitos momentos sentimos a repressão patriarcal dentro da qual ela vive. Enxerguei ela mais como alguém que é o equilíbrio, o ?farol? que guia os que estão ao seu redor. É para mim a personagem mais incrível do livro.
Na segunda parte, entitulado ?o tempo passa?, temos uma impactante descrição da casa de passeio e a passagem do tempo modificando tudo, isso entremeado de fatos da vida daqueles personagens ao longo desse tempo que passou.
Na terceira parte, chamada de ?ao farol?, vemos a casa reabitada após a guerra (que acontece dentro desses anos que se passaram) e reencontramos personagens. Nessa parte enxergamos as transformações internas das pessoas e as consequências dos acontecimentos anteriores. Revemos uma personagem que gostei muito, a Lily Briscoe, que me parece um contraponto à Sra Ramsay e é preciso ler para entender essa comparação. Apesar do livro conter essa carga muito grande de melancolia, eu vi o final, e até mesmo a construção da narrativa como um todo, uma maneira muito bonita e até otimista em certos pontos de ver a vida e a passagem do tempo.
Ao farol foi um livro que apresentou um nível a mais de dificuldade nos livros que já li da autora, e que mais uma vez me encheu de emoções que ora me nocauteavam e ora me enterneciam. É um livro absurdo de lindo!

Instagram @maecomlivros

Anaalmeida 06/03/2023

Simplesmente espetacular!
Um livro ótimo pra quem quer entender o famoso fluxo de consciência, no qual Woolf é magistral.

Eduardo 23/02/2023

Invasão de privacidade
O protagonista desse livro é o pensamento. As ações só são importantes como desdobramentos das reflexões, recordações, inseguranças, hesitações, preconceitos e julgamentos dos personagens.

Virginia Woolf faz uma captura (ou um quadro, para usar o recurso metalinguístico da própria obra) da mente humana, investigando as relações e convenções sociais pelo avesso.

Ao farol, toda aquela gente repensa seus papéis na sociedade. A dona de casa, o intelectual, a mãe, o pai, a esposa, o marido, a artista. O que tudo isso significa? Precisa significar algo?

Trumbiquei demais no começo da leitura, estreante no universo da autora, mas subitamente me peguei seduzido pela escrita intrincada, pelas colagens de intimidades, pelos borrões do cotidiano.

Tudo é como um sopro sobre o mar, que provoca ondas barulhentas. Volta e meia, a luz do farol encontra uma Sra. Ramsay perdida em seus pensamentos, realizando ações mecânicas. Pega no flagra, o raio-X a examina.

Virginia pintou aqui uma tela com áreas iluminadas, muitas sombras, contornos esfumados, linhas tortas, vazios. Para mim, impressões.

nanda00s 08/02/2023

tempo orgânico
"Não posso deixar de dizer para mim mesma: como certas partes de ao farol são maravilhosas! suaves & maleáveis, &, acho, profundas, & jamais uma palavra errada durante uma página inteira (woolf, 1980, p.132)"

Jessica 07/02/2023

Virgínia sendo Virgínia.
O segundo livro que leio da autora e não me adaptei muito a forma da escrita. Realmente eu acredito que não cheguei ao mesmo patamar de compreender esse toque artístico nos livros. Ao Farol é um romance que se passa em memórias de verões passados em St Ives. O livro traz bastante detalhes o que faz com que leitores desatentos (com eu) se percam. Por muitas vezes parei a leitura e precisei voltar ou simplesmente segui para ver se aquele detalhe era necessário. Enfim, talvez eu devesse simplesmente desistir de ser cult e poupar vocês de lerem resenhas cheias de lamentação assim kkk. Obrigada pela atenção.
Gleidson 04/03/2023minha estante
Gostei do que vc escreveu! Eu tenho vontade de ler esse, pois li Mrs Dalloway recentemente e gostei muito. Mas sobre isso que vc falou em ter dificuldade e tal, acho que vou ter isso com Ulisses do James Joice.

Isa 04/02/2023

virginia woolf é uma deusa, ela escreve tao bem que você fica preso no livro e especialmente nesse livro, ela detalha cada personagem descrito, faz você conhecer toda a profundidade de cada personagem, te fazendo entender por que eles sao assim. essa mulher é simplesmente extraordinária.

Natali Pacheco 27/01/2023

Incrível demais! Como todo livro da Virginia, é denso e profundo, o que pode deixar a leitura mais lenta? mas acredito que esse é um livro que deve ser lido devagar. Demorei quase um mês pra ler ele e em alguns momentos sentia que precisava de uma pausa, seja pra refletir sobre as citações ou pra respirar, já que dá um certo sufoco esse ritmo intenso de leitura.
É difícil falar sobre esse livro porque ele ultrapassa as palavras, os sentimentos. Ao ler senti como se fosse uma viagem pra psique, como se estivesse dentro da mente de alguém; e ao mesmo tempo, dentro de uma pintura. Se faz sentido não sei, mas é puramente arte, um primor da literatura.

Pericinoto 25/01/2023

Clássico de Virgínia Woolf
No início, a leitura se mostra um pouco difícil mas, à medida que o texto evolui, se vai adentrando na história e o livro é absolutamente genial.

Mariana 21/01/2023

Livro bom demais! A experiência de ler esse é extraordinária?
O enredo, a escrita, tudo é ótimo.
Essa edição é boa demais, o prólogo adicionado é muito bem feito.