No Longer Human

Resenhas - No Longer Human

1 | 2 | 3 | 4 | 5

cat lohn 03/01/2022

Cruelmente real
Quando me foi indicado esse livro, lembro de ter escutado sobre não ser um livro ?depression-friendly?. Que era um livro pesado e que talvez cutucasse algumas feridas naqueles que já estão machucados. Então, por esse motivo, demorei um tanto para lê-lo. Mas a verdade, no entanto, é que o livro é uma visão extremamente subjetiva ? e ao mesmo tempo tão coletiva ? da depressão e do isolamento que chega a ser cômico.
Além disso, o escritor é um mestre, um deus da escrita. Ele escreve tão bem, que por vezes até me questionei se os fatos narrados realmente aconteceram e se, talvez, o livro não fosse uma grande autobiografia disfarçada. Mas não. Quando se chega ao final do livro, dá pra perceber que o escritor não pensa exatamente como o personagem.
Eu adorei esse livro. Além de apresentar uma visão não tão comum do ser humano, ele ainda tem um quê filosófico.

Maria16577 06/11/2022

"Com os olhos vidrados conseguiu K. ainda ver como os senhores, mantendo-se muito próximos diante de seu rosto e apoiando-se face a face, observavam o desenlace. Disse:
– Como um cachorro! – era como se a vergonha fosse sobrevivê-lo."
(O Processo, Franz Kafka)

No Longer Human é indigesto e pela maior parte do tempo praticamente inalcançável. A escrita é objetiva e rápida demais sob qualquer parâmetro, tomada por frases carregadas de severidade e julgamento. Nada aqui parece natural: Yozo narra a sua história do ponto de vista de uma pessoa que se renegou por reiteradas vezes, e todas as suas falas parecem ter passado por um processo cíclico de previsão de possíveis julgamentos pelas outras pessoas.
Ainda nessa linha, mesmo os eventos narrados não parecem nem um pouco confiáveis, tanto por Yozo, em toda oportunidade, se retratar como uma pessoa inferior a qualquer ser humano, quanto por, ao mesmo tempo, ver todas as outras pessoas de forma simplista (segundo ele, não são tomadas pela angústia e dor profunda que ele sente desde sempre, e, portanto, devem ser menos complexas).
Mas a subjetividade (e mais, a prisão do narrador em suas múltiplas preconcepções) é clara desde o início, e contribui para uma experiência de leitura única. Não acho que tenha lido qualquer livro semelhante, e não acho que isso vai acontecer tão cedo.

catarina!! 15/01/2022

um dos livros mais humanos possíveis
por mais que o título do livro diga claramente que é sobre não se sentir humano, eu penso ao contrário. toda a atitude do livro, até mesmo seu vocabulário chega a ser extremamente humano. no começo eu não esperava muito, até porque pra mim a escrita dele desde o começo é pesada (mesmo sendo maravilhosa) e toma tempo pra tomar coragem em ler cada capítulo sem precisar acostumar com cada cenário que é criado, mas foi surpreendente o quanto que esse livro conseguiu me tocar e estabeleceu um grande laço de tristeza em mim após ler ?

com certeza me fez pensar de outra forma. vale a muito a pena ler, ainda mais quando você já passou por um estado onde você mesmo se rejeita. você se coloca cada vez mais no lugar das notas e a sua visão muda de estilo depois que você termina! obra incrível

isa 02/03/2022

[*****]...eu sinto que eu não divia ter lido tão cedo kk, o jeito que ele via o mundo e lidava com as coisas me deu raiva pq me indentifiquei, quando terminei de ler senti aquele famoso vazio??

Heloyse 05/03/2022

Maravilhoso
Não é uma leitura fácil.
Dazai escreve de uma forma maravilhosa, cada parágrafo é um soco no estômago que te deixa reflexivo.
Virou um dos meus livros preferidos, com certeza.

manuela 17/04/2022

top livros que me dão medo de envelhecer
é isso. eu já li varios livros desse tipo mas devido ao contexto atual isso aqui me deixou com bastante medo de literalmente viver

Stefane35 17/07/2022

O declínio e a desgraça de um homem
Esse livro definitivamente não é pra qualquer um, a forma como a depressão é narrada é muito crua e é bem evidente que tem um cunho autobiográfico o que é bem presente em toda obra do Osamu Dazai. Algumas pessoas podem não gostar muito da forma como ele narra mas eu acho interessante porque se torna muito mais profundo e cheio de camadas toda a situação que o personagem passava, e principalmente a relação dele com o álcool e muitas coisas que ele passava eu vejo isso em pessoas da minha família e não é bonito. Esse livro me deixou muito pensativa e triste também, tinham partes que foram muito tocantes e pesadas mesmo, mas eu gostei muito, mas repito, não é para todos os tipos de pessoa, mas valeu a pena

maze 11/09/2022

Trágico
É uma história triste sobre um homem triste, mas ainda assim é o tipo de livro que tenho vontade de deixar na bolsa e de vez em quando ler algumas páginas porque me conforta.

Fazia muito tempo que queria ler um livro com uma escrita mais lírica e No longer human possibilitou isso desde a primeira página, é um livro que vale muito a pena.

Vivian.Tomazia 09/10/2022

O declínio de um homem é pra fude
Muito triste quase me matei, protagonista só sabe reclamar, até parece eu.

Juro, a leitura é triste do começo ao fim, pesada melancólica, não há como ler de uma vez só, se você se esforça demais para terminar em dois dias, você acaba em um limbo sem fim, porque nossa, pesado demais.

As atitudes do protagonista podem desanimar bastante na leitura, ou até te fazer desistir, há algo mais para o meio/fim que é de desistir realmente, não julgo quem tiver largado o livro depois daquele acontecimento. Mas apesar de tudo eu gostei, consigo ver exatamente porque Yozo foi um autor importante no Japão, ele conseguiu passar a melancólia muito bem, apesar de que ler é difícil de se ler.

lilice 13/10/2022

A vida de uma pessoa...
Esse livro é quase uma biografia então é difícil resenhar ou avaliar qualquer coisa, então vamos por partes:
É uma leitura difícil, te faz ter vontade de parar diversas vezes e requer tempo pra digerir certas coisas, mas eu acho que é uma leitura que vale a pena. É a visão de alguém que não consegue encontrar seu espaço no mundo e relata todo o sofrimento de não pertencer. É triste, dolorido e realista, acima de qualquer coisa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5