No Longer Human

No Longer Human Osamu Dazai

Resenhas - No Longer Human

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Maricita 08/04/2021

Esse livro foi extremamente difícil: a leitura é profunda, as palavras de Osamu são dolorosas e muitas vezes eu tinha que deixar o livro de lado um pouco para poder respirar um pouco.
Maricita 14/02/2022minha estante
Foi assim que eu me senti quando o li, mas talvez seja só uma experiência individual kkkk

Clari 13/04/2022minha estante
Está em português?

Maricita 14/04/2022minha estante
Sim!! Em português se chama Declínio de um Homem

Maria16577 06/11/2022

"Com os olhos vidrados conseguiu K. ainda ver como os senhores, mantendo-se muito próximos diante de seu rosto e apoiando-se face a face, observavam o desenlace. Disse:
– Como um cachorro! – era como se a vergonha fosse sobrevivê-lo."
(O Processo, Franz Kafka)

No Longer Human é indigesto e pela maior parte do tempo praticamente inalcançável. A escrita é objetiva e rápida demais sob qualquer parâmetro, tomada por frases carregadas de severidade e julgamento. Nada aqui parece natural: Yozo narra a sua história do ponto de vista de uma pessoa que se renegou por reiteradas vezes, e todas as suas falas parecem ter passado por um processo cíclico de previsão de possíveis julgamentos pelas outras pessoas.
Ainda nessa linha, mesmo os eventos narrados não parecem nem um pouco confiáveis, tanto por Yozo, em toda oportunidade, se retratar como uma pessoa inferior a qualquer ser humano, quanto por, ao mesmo tempo, ver todas as outras pessoas de forma simplista (segundo ele, não são tomadas pela angústia e dor profunda que ele sente desde sempre, e, portanto, devem ser menos complexas).
Mas a subjetividade (e mais, a prisão do narrador em suas múltiplas preconcepções) é clara desde o início, e contribui para uma experiência de leitura única. Não acho que tenha lido qualquer livro semelhante, e não acho que isso vai acontecer tão cedo.

gio 24/10/2021

?i had now ceased utterly to be a human being?
assumo que esse livro foi uma caixinha de surpresas e senti muita raiva de yozo, o protagonista, DIVERSAS vezes.
por isso sei que não fui decepcionada, chega a ser preocupante como é fácil se identificar com um personagem que cause tanta reflexão e incômodo no leitor, por isso penso que sejam fatores interdependentes.
demorei bastante para terminar esse livro, tem uma escrita bem pesada e cansativa, mas vale a pena.

tessacarstairs 01/09/2021

I definitely wish I'd have read the portuguese translation instead because this one was lackluster but well, it's done.
Although short, it contains significant details about the human mind and human beings in general. How we feel and act and how we shape ourselves to fit into what is expected from us by society. We create and impose rules onto ourselves in harmful ways. The tragedy that is the life of the MC is tremendously relatable, it's easy to see yourself in those situations, thinking of similar things.
Even then, the book has great pacing and is surprisingly easy to read which makes the reading a delightful experience.
Felipe Juan 04/02/2022minha estante
eu estava justamente lendo a edição em inglês e troquei para português depois parte por causa disso kk

esse tipo de livro assim realmente sinto que fica mais fácil de apreciar a leitura lendo na língua mais familiar para você

tessacarstairs 04/02/2022minha estante
acho q nesse caso é o idioma msm. na minha opinião pt soa mais "poético" que ingles e isso seria melhor p esse tipo de livro

manuela 17/04/2022

top livros que me dão medo de envelhecer
é isso. eu já li varios livros desse tipo mas devido ao contexto atual isso aqui me deixou com bastante medo de literalmente viver

clari 22/07/2023

Mine has been a life of much shame.
Ah, o que falar dessa obra fantástica? Poderia começar dizendo o quão difícil foi ler esse livro, não só pelo fato de existirem diversas expressões complexas em inglês, mas também a carga emocional que o mesmo carrega consigo. Por diversas vezes me identifiquei (mais do que gostaria), com os problemas que assolam a vida do protagonista, e por esse motivo tive que interromper a leitura frequentemente para absorver o que acabara de ler (além de me recuperar do dano emocional causado a cada parágrafo lido KKKK). Mas posso dizer que este livro me marcou de tal forma, que jamais irei esquecê-lo.

Sekhmet 02/11/2021

ÓTIMO
Conheci Osamu Dazai primeiro através de animes que retratavam o autor e também algumas de suas obras, e depois pelo ótimo filme Ningen shikkaku: Dazai Osamu to 3-nin no onnatachi, então tinha que ler alguma coisa dele, e obviamente, optei pela obra com alguns elementos biográficos.
Dazai viveu este livro. Ele usa elementos de sua própria infância, cobre sua própria depressão e registra algumas de suas tentativas de suicídio.

E ele acerta totalmente a mentalidade impossivelmente deprimida sem ser piegas ou melodramático. É um livro profundo, doloroso, real e ao contrário do título: Muito Humano.

Um livro sombrio, mas estranhamente bonito. Melhor leitura do ano.

Heloyse 05/03/2022

Maravilhoso
Não é uma leitura fácil.
Dazai escreve de uma forma maravilhosa, cada parágrafo é um soco no estômago que te deixa reflexivo.
Virou um dos meus livros preferidos, com certeza.

natalia 08/06/2020

Esse livro é extremamente profundo e melancólico. O jovem niilista Yozo me deixou em muitos momentos angustiada, seus questionamentos sobre a sociedade e os seres humanos são muito íntimos e não me pareceram em nada pedantes. Eu adorei ler essa história do ponto de vista artístico, mas é uma grande tragédia difícil de digerir as vezes.

maze 11/09/2022

Trágico
É uma história triste sobre um homem triste, mas ainda assim é o tipo de livro que tenho vontade de deixar na bolsa e de vez em quando ler algumas páginas porque me conforta.

Fazia muito tempo que queria ler um livro com uma escrita mais lírica e No longer human possibilitou isso desde a primeira página, é um livro que vale muito a pena.

cat lohn 03/01/2022

Cruelmente real
Quando me foi indicado esse livro, lembro de ter escutado sobre não ser um livro ?depression-friendly?. Que era um livro pesado e que talvez cutucasse algumas feridas naqueles que já estão machucados. Então, por esse motivo, demorei um tanto para lê-lo. Mas a verdade, no entanto, é que o livro é uma visão extremamente subjetiva ? e ao mesmo tempo tão coletiva ? da depressão e do isolamento que chega a ser cômico.
Além disso, o escritor é um mestre, um deus da escrita. Ele escreve tão bem, que por vezes até me questionei se os fatos narrados realmente aconteceram e se, talvez, o livro não fosse uma grande autobiografia disfarçada. Mas não. Quando se chega ao final do livro, dá pra perceber que o escritor não pensa exatamente como o personagem.
Eu adorei esse livro. Além de apresentar uma visão não tão comum do ser humano, ele ainda tem um quê filosófico.

1 | 2 | 3 | 4 | 5