No Longer Human

No Longer Human Osamu Dazai

Resenhas - No Longer Human

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Maricita 08/04/2021

Esse livro foi extremamente difícil: a leitura é profunda, as palavras de Osamu são dolorosas e muitas vezes eu tinha que deixar o livro de lado um pouco para poder respirar um pouco.
Maricita 14/02/2022minha estante
Foi assim que eu me senti quando o li, mas talvez seja só uma experiência individual kkkk

Clari 13/04/2022minha estante
Está em português?

Maricita 14/04/2022minha estante
Sim!! Em português se chama Declínio de um Homem

tessacarstairs 01/09/2021

I definitely wish I'd have read the portuguese translation instead because this one was lackluster but well, it's done.
Although short, it contains significant details about the human mind and human beings in general. How we feel and act and how we shape ourselves to fit into what is expected from us by society. We create and impose rules onto ourselves in harmful ways. The tragedy that is the life of the MC is tremendously relatable, it's easy to see yourself in those situations, thinking of similar things.
Even then, the book has great pacing and is surprisingly easy to read which makes the reading a delightful experience.
Felipe Juan 04/02/2022minha estante
eu estava justamente lendo a edição em inglês e troquei para português depois parte por causa disso kk

esse tipo de livro assim realmente sinto que fica mais fácil de apreciar a leitura lendo na língua mais familiar para você

tessacarstairs 04/02/2022minha estante
acho q nesse caso é o idioma msm. na minha opinião pt soa mais "poético" que ingles e isso seria melhor p esse tipo de livro

manumqsn 03/05/2023

A good boy, an angel
A leitura desse livro era intragável pra mim uns anos atrás: tudo ressoava com uma familiaridade dolorosa.
Decidi tentar de novo, e me trouxe um conforto muito grande saber que pude ficar imersa sem sacrificar muito de mim; misoginia à parte (parênteses insanos), é refrescante ver que a perspectiva alheia nem sempre é cruel como a nossa.
ps: o Yozo é a versão menos insuportável do Holden Caulfield
Tetê 31/05/2023minha estante
Amor amo tudo que vc escreve poste mais

ray 12/12/2021

Meu psicológico tá completamente abalado depois de terminar esse livro. Saí com uma crise existencial, o personagem principal do livro é alguém muito identificável, apesar de doentio. O livro faz jus perfeito ao título.
João Gustavo O Grande 12/02/2022minha estante
Se você racionalizar o suficiente nada vai te abalar.

Melina 03/01/2023

nhe
superestimado. prometeu muito e entregou apenas um personagem incel que necessitava de acompanhamento psicológico
Barbara.Sanches 20/03/2023minha estante

Kalci 25/04/2020

A história do Paiaço Chupetinha
Paiaço Chupetinha

natalia 08/06/2020

Esse livro é extremamente profundo e melancólico. O jovem niilista Yozo me deixou em muitos momentos angustiada, seus questionamentos sobre a sociedade e os seres humanos são muito íntimos e não me pareceram em nada pedantes. Eu adorei ler essa história do ponto de vista artístico, mas é uma grande tragédia difícil de digerir as vezes.

naoomi 20/09/2020

só tava disponível pra download em inglês e a tradução deixa muuiito a desejar

kiki.marino 03/12/2020

Tudo passa
"Everything passes"

"A sociedade, a sociedade ,a sociedade... " cansei um pouco de ler isso,.
O mesmo tema de Schoolgirl, mas aqui ficção com toques autobiográficos.

Um caso de trauma  psicológico reprimido na infância,do desenrolar de uma desordem mental (depressao)   ,sintomas de ptsd que alienou o protagonista de si mesmo  e dos  valores e indivíduos da "sociedade" ao qual se torna refém. Tão  reprimido, que ele toca brevemente no assunto e pode escapar  de um leitor distraído.
Seu  estado de medo constante, de ações diárias como sair a rua, se tornam tarefas árduas, tudo isso fica exposto  com a mudança  pra Tóquio :  um ser medroso,hiper sensível e auto flagelante .  Ao morar sozinho ,prende a sua âncora em relação com mulheres  bebidas, droga, 'e um único " amigo".
Não  o considero misógino,  sua visão e relacionamentos com as mulheres da sua vida  e norteada pelo ato que sofreu na infância.
O que as torna um enigma que não compreende mas que são seu breve conforto e escapatória no seu tormento emocional. Anjos e demônios.

Anjo não foi, apenas um desajustado, não há como escapar de papéis na sociedade, ele nao quis ser  a vítima,nem o menino rico...mas um palhaço,que também  se desfaz sofrivelmente .

Algo de indiferença, desprezo, compaixão, foi o que senti ao ler as memórias de Yozo. Retratos de uma juventude e mundo em crise no pós guerra.
Sim apesar do seu auto desprezo Yozo era um humano, quanto ao escritor deixou uma boa obra.

Lara 02/01/2021

não é um livro fácil de ler mas é extremamente bem escrito e um clássico da literatura asiática. deixa muitas reflexões e me fez questionar muitas coisas na minha vida e na minha sociedade.

wAnnah_ 19/04/2024

He was a good boy, a angel
Esse livro é muito intenso, em vários quesitos. Osamu dazai sempre se questionava sobre o significado de ser humano e ele mesmo se questionava se era humano, durante sua vida ele passou por muitas coisas, sendo objetificado por mulheres, sendo desprezado por familiares e amigos. É um livro muito emocionante, tem horas que você tem que parar de ler para poder respirar, você sente muito bem oque o autor quer transmitir, a angústia, o medo, a incerteza, o medo e o terror de não se sentir humano. Osamu dazai deseja morrer, mas ele não gostar de sentir dor, perder sangue, ou se machucar mesmo ele querendo ter uma morte/suicídio violento, ele não quer sentir a dor.

"The thought of dying has never bothered me, but getting hurt, losing blood, becoming crippled and the like?no thanks."

Esse livro com certeza é um livro que tem uma carga emocional imensa, mas também traz muitas frases marcantes que nos fazem refletir, o inglês é bem fácil de se entender!

"Unable as I was to feel the least particle of confidence in my ability to speak and act like a human being, I kept my solitary agonies locked in my breast. I kept my melancholy and my agitation hidden, careful lest any trace should be left exposed. I feigned an innocent optimism; I gradually perfected myself in the role of the farcical eccentric."

Suna 25/08/2021

Dúvida na tradução
Não sei se foi impressão mas li um pouco da edição em inglês e em português e percebi que teve bastante diferença em algums contextos, o que no caso desse livro é algo que pode interferir bastante na interpretação.
É literalmente a história contando o "declínio de um homem"

gio 24/10/2021

?i had now ceased utterly to be a human being?
assumo que esse livro foi uma caixinha de surpresas e senti muita raiva de yozo, o protagonista, DIVERSAS vezes.
por isso sei que não fui decepcionada, chega a ser preocupante como é fácil se identificar com um personagem que cause tanta reflexão e incômodo no leitor, por isso penso que sejam fatores interdependentes.
demorei bastante para terminar esse livro, tem uma escrita bem pesada e cansativa, mas vale a pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5