A Menina da Foto. Minhas Memórias. Do Horror da Guerra ao Caminho da Paz

A Menina da Foto. Minhas Memórias. Do Horror da Guerra ao Caminho da Paz Kim Phuc Phan Thi

Resenhas -

Rosangela Max 18/11/2022

Uma referência de superação.
A autora conta sua história sofrida como uma das vitimas da guerra do Vietnã, principalmente em relação as graves queimaduras que sofreu com a explosão de bombas e com a perseguição do governo do Vietnã para torná-la a garota-propaganda do regime comunista do país. E, durante este processo de procura de cura e libertação, ela se tornou cristã e conta como Jesus à ajudou superar cada etapa.
É uma história difícil que mostra como o povo (sempre ele) sofreu em tempos de guerra e como o governo não fez absolutamente nada para ajudar seus cidadãos. Muito pelo contrário, fez de tudo para oprimi-los e mantê-los como reféns em um ciclo de miséria e violência.
Recomendo a leitura.
Tiago.Costa 19/11/2022minha estante
Eu gostei muito desse livro. E a maneira como ela encontrou o caminho de Cristo.

Livia Barini 19/11/2022minha estante
Vi uma entrevista dela. É de cortar o coração

Maria5540 04/11/2018

Maravilhoso
Linda história de como essa menina conseguiu superar todas as dificuldades, leva a reflexões profundas.

Livro em forma de diário, conta cronologicamente tudo que foi acontecendo até chegar aos dias atuais.

Fazia tempo que um livro não me prendia dessa forma.
Barbara.Tomaz 07/03/2019minha estante
É mesmo! Estou lendo o livro agora e ele prende, acho que é pq quando lemos, torcemos para que ela consiga.

Renatinha 09/07/2020

Não é só a história de uma foto
Quando adquiri o livro, não imaginei que fosse um livro religioso. Sim, a menina da foto relata sua emocionante história frente aos horrores da guerra e o que passou durante e depois do dia em que uma das fotos mais famosas do mundo foi tirada, mas também conta (e como conta) sua trajetória religiosa e o quanto Jesus a ajudou a superar suas dores e traumas.
Mas (aí vem o mas), em diversas partes do livro ela fala de sua fé em Jesus e que, depois que se tornou cristã Ele a ajudou em diversas ocasiões, obteve conquistas e superações.
Porém, a meu ver, antes de mudar de religião muitos fatos mostram que "coincidências" a ajudaram muito a se salvar das consequências daquela bomba, inclusive ser salva da morte.
Então eu me pergunto. Será que os deuses do Caodaísmo aos quais ela seguia já não a estavam ajudando? Não citarei todas as vezes que isso ocorreu senão virará spoiler, mas todos os acontecimentos estão lá no livro.
Também sou cristã e acredito que devemos respeitar a fé de todos, mesmo que não seja a mesma que a nossa... respeito a fé de Kim, a de antes e a de agora.
Rodrigo 09/07/2020minha estante
Comprei esses dias e não imaginava q tinha esse cunho religioso. Obg pelas colocações!

Sakurazuka 01/08/2023

Eu só fico imaginando quantas histórias não são contadas sobre as dificuldades dos civis nas guerras. Todo o terror que passam durante e depois da guerra.
Um livro fantástico de luta, superação, de apego, de buscar a paz. Uma foto que marcou o mundo e mudou a vida dela. Uma foto que era melhor não ter, era melhor não ter a guerra.
Bruce.Costa 02/08/2023minha estante
Vc dando 5 ??

Letuza 25/09/2019

Emoção e esperança
A foto da menina correndo das bombas de napalm durante a Guerra do Vietnã, nua, chorando, gritando, desesperada ficou famosa e choca. O livro A Menina da Foto é um livro de memórias escrito por essa menina, Kim Phuc Phan Thi. Ela tinha 8 anos quando a foto foi tirada. De lá para cá passou por muita dor, sofrimento, abandono, exploração, mas não desistiu de buscar sua felicidade. Na fé encontrou forças para lutar, buscar seus sonhos. É um relato emocionante, lindo, cheio de sentimentos... escrito com o coração.

Bela 11/12/2019

Uma história sobre perdão e paz
Quem nunca viu a foto com uma menina queimada correndo nua na estrada após um ataque com napalm na guerra do Vietnã? Esta imagem está presente em qualquer livro de história que fale sobre esta guerra. Mas, se você nunca a viu, esta foto estampa a capa do livro A Menina da Foto, que conta a história de Kim Phuc e como a sua vida foi transformada pelos horrores da guerra. Mas, por mais que possa parecer inusitado, não há ódio nas palavras de Kim, muito pelo contrário, na verdade ela nos conta sobre como encontrou a paz.

"A verdade é que todos nós somos filhos da guerra, mesmo que nunca tenhamos visto uma bomba cair do céu. Há uma batalha dentro de nós, e o espólio é nossa alma. Deus me mostrou que, em algum nível, todos sabem o que é sofre e lutar, o que é ter cicatrizes que não se pagam facilmente. 'Diga as pessoas que eu lhes darei forças para suportar a dor.', o Senhor me incentiva todos os dias. Eu tive que dizer adeus ao sonho de me tornar médica, mas talvez a cura da alma seja tão importante quanto a do corpo. E eu a considero uma tarefa bem nobre."

Kim teve uma infância repleta de amor, brincadeiras e muitas risadas, como a de qualquer outra criança criada em um lar saudável. Porém tudo mudou quando, aos seus oito anos de idade, ela foi atingida em um bombardeiro de Napalm. Foram muitas cirurgias e salas de hospitais até que Kim pudesse voltar para casa, apesar de muitos acreditarem que ela não conseguiria resistir. Mas esse era apenas o começo da sua luta contra as queimaduras, a dor e o pré conceito. Além disso, quando terminou o ensino médio, Kim começou a ser procurada por agentes do governo para dar entrevistas que eram distorcidas em porpaganda em prol do regime socialista do Vietnã.

Com uma agenda cheia e imprevisível ela não conseguia dar andamento aos seus estudos e via o seu sonho de se tornar médica ficar cada dia mais distante. Kim se sentia usada, sozinha, defeituosa e cheia de ódio. Até o dia em que ela encontrou, em uma biblioteca, enquanto se escondia dos agentes do governo, um livro que contava a história de um homem que sofreu por amor. Mas não se tratava de uma desilusão amorosa, ele havia escolhido viver uma dor de morte para salvar aqueles que o aceitassem como Senhor. Kim conhecia a dor e muito se admirou com este amor. Foi quando tudo mudou para ela.

"Se esse Jesus fosse quem realmente dizia ser, e se ele realmente suportara tudo o que disse ter suportado, então, quem sabe, eu poderia encontrar sentido em minhas cicatrizes e finalmente chegar a um acordo com elas?"

Mas o livro não acaba aí, a autora aborda ainda a sua saída do Vietnã, seu casamento, a chegadas dos seus filhos, seu relacionamento com a sua família e o modo como eles reagiram quando ela deixou a religião em que foi criada desde o seu nascimento e que era tão devota, bem como a maneira como ela se tornou embaixadora da ONU. Uma história tocante que aborda principalmente o perdão e como o ato de perdoar nos liberta e nos traz paz. Eu não tenho o hábito de ler muitas biografias, pois sinto que muitas das vezes o autor acaba se perdendo em detalhes e torna o enredo cansativo demais. Mas, a narrativa de Kim é fácil de acompanhar e a sua história merece ser conhecida por todos. Para que nunca nos esqueçamos do que a guerra nos causa e que possamos aprender que em Cristo há perdão, vida e liberdade.

"-Até que encontrei a fé. Não uma crença vaga, mas o tipo de fé no qual a pessoa conhece a Deus e se entrega a ele. E sabem o que descobri ao ser envolvida pelo Deus de amor? Que não há medo quando a fé é exercitada. [...] Decidi que, para caminhar pela fé, preciso abrir mão dos meus medos: do medo daquilo que vocês podem pensar ao ver minha pele estranha; medo do que vocês podem dizer ao meu respeito muito depois de nos despedirmos deste evento; medo de como se sentirão em relação a mim ao notar quanto sou desfigurada..."

site: https://www.sigolendo.com.br/

Antonio Maluco 25/04/2020

Filme
O livro conta histórias novas sobre a protagonista do livro e a vida dela daria um bom filme nos cinemas

Sylvia 25/04/2020

Emocionante
Que livro emocionante! Que relato lindo e profundo...somente leiam!

Ana 22/06/2020

Sensacional!
Um livro que me emocionou muito e me fez repensar muita coisa! Kim mostra através da fé em Deus, como ela conseguiu alcançar a tão almejada paz e fazer as pazes com o passado, além de perdoar todos aqueles que lhe fez mal. Um livro necessário, uma história necessária!

Cris 24/02/2024

A menina da foto
É uma autobiografia da vietnamita Kim Phuc Phan Thi, a menina da famosa foto, que mostra os horrores da guerra, principalmente para crianças. Ela conta como aquele dia mudou a vida dela, como foi conviver com as queimaduras, dores o tempo todo, traumas, abusos, rejeição... Kim relata como foi o processo conhecer Jesus, o que a ajudou a conseguir perdoar os que a prejudicaram e a fez encontrar um sentido para tudo que aconteceu. Achei muito bom, até por eu gostar da temática "cura interior", é incrível como Jesus pode curar e transformar nossas vidas. Transcrevo aqui um dos trechos que me tocaram mais:

"Escolha libertar seu coração do ódio. Sim, seremos magoados nesta vida. Sim, sentiremos que temos todo o direito de fazer aqueles que nos prejudicaram pagar pelas feridas que sofremos. Mas a verdade é esta: somente Deus é capaz de fazer justiça aos males que conhecemos. E carregar ódio e amargura significa abrir mão de uma vida bonita. Aproxime-se de Deus. Escolha amar a Deus. Apoie-se na força sobrenatural de Deus, sabendo que esse é o único meio de fazer coisas sobrenaturais. Abra mão do ódio. Abra mão da amargura. Deixe Deus fazer o que só pertence a Ele"
(Kim Phuc Phan Thi)

joaoaranha 17/10/2020

Baita testemunho de vida
Na?o ha? teologia no mundo que toque mais o corac?a?o do que um testemunho da fidelidade divina. E e? isso o que temos em "A menina da foto", de Kim Phuc Phan Thi, pela Mundo Cristãos.

A histo?ria desta mulher que sofreu com os horrores da guerra do Vietna? e que viu Deus transformar a sua vida no cotidiano e, com a ajuda de uma foto histo?rica (ganhadora do pre?mio Pulitzer), teve a sua vida completamente mudada, servindo de testemunha da ac?a?o de Deus e da vida em fe? e em esperanc?a.

Baita histo?ria de vida. Recomendado.

livrariadossonhos 15/12/2020

"Se eu tão somente pudesse voltar para o hospital, onde ninguém se encaixava nos padrões! Ali todos tinham um problema, uma doença, uma deficiência, uma cicatriz, uma dor. Eu me misturava tão bem àqueles desajustados! Mas aqui? Até minha melhor amiga estava assustada demais para chegar perto!"
Kim Phuc vivia uma infância normal e feliz com sua família, até que um dia precisou passar pelo momento mais aterrorizante de sua vida, que não deixou apenas feridas em sua pele, mas também feridas em seu coração.
Após passar pela experiência traumática de viver os horrores da guerra, Kim se tornou uma jovem infeliz e que já não via mais sentindo em sua vida, ela acreditava que nunca se casaria por causa de suas queimaduras, causadas pela bombas de napalm, e que nunca seria capaz de gerar filhos devido as suas feridas graves.
Kim por muito tempo acreditou que sua vida não tinha mais solução, se sentia sozinha e perdida, ela se perguntava onde estavam os deuses de sua família e porque eles não a ajudaram no seu pior momento. Por muito tempo ela se questionou sobre sua situação, mas um dia ela encontrou Jesus e foi a partir desse momento que sua jornada até a paz começou. Kim passou a deixar Deus guiar a sua vida e a confiar totalmente nele e, a partir desse momento ela conseguiu perdoar a todos os seus inimigos.
Uma história emocionante e que tem muito a ensinar, neste livro Kim vai trazer muitas lições incríveis e vai mostrar que não importa o quão difícil pareça nossos desafios, se entregarmos nossa vida à Deus e deixarmos Ele guiar nossos caminhos, poderemos vencer todas as nossas batalhas.

Tiago.Costa 03/03/2021

Testemunho de Fé
Simplesmente um livro maravilhoso. Histórico por relatar a vida no período da guerra do Vietnã. E as transformações que vieram não vida da pessoa no pós guerra até hoje.