Sobrevivendo no inferno

Sobrevivendo no inferno Racionais MC's

Resenhas - Sobrevivendo No Inferno

raqueelbastos 06/04/2021

Muito mais do que apenas letras de músicas. Muito mais do que apenas um livro. Sobrevivendo no inferno é a realidade de vários e, infelizmente, ainda muito atuais.

Leitura não só obrigatória pra vestibular, mas pra moldar os pensamentos e a vida.

cat_book 13/10/2022

É um livro muito bom, quando eu comecei eu nao imaginava que eu ia gostar (comecei a ler pq sou cadela de homem e ele gosta de racionais) mas é um livro muito profundo e que me fez refletir muito sobre as criticas sociais que fazemos e nao sabemos nada sobre, realmente me fez olhar de uma maneira diferente

Eduarda.Silva 10/04/2021

Livro muito bom!!
Eu não possuia o hábito da leitura, comecei a ler pelo fato de ser obra obrigatória da UNICAMP 2022.
O livro é muito bom, principalmente para os fãs. Eu como fã, obtive o privilégio de possuir uma visão mais crítica sobre as letras das músicas, a maioria já estava gravada na minha mente, mas a partir da leitura, consegui perceber coisas que jamais perceberia apenas escutando a música como "qualquer uma".

NatyNatalia 28/01/2024

É bom, mas
Basicamente são as letras das músicas do álbum "Sobrevivendo no inferno". Então pra quem quiser economizar dinheiro, é só ouvir o CD. Tem alguns textos complementares no início no fim e algumas fotos, mas nada que não encontremos na Internet. O documentário é muito superior.

JoAo366 16/06/2023

Não foi para mim...
Obs: Antes de falar sobre o livro quero ressaltar que o grupo Racionais, é de extrema importância, pois representa vários manos, pessoas de diversas periférias e promovem uma nova visão da sociedade, que preza por mais igualdade, oportunidade e respeito.

Sobre o conteúdo do livro:
Eu esperava mais! O livro basicamente explica alguns aspectos de maneira superficial do grupo e em seguida apresenta as letras da música. Acho que poderia ser mais explorado com conteúdo, explicar o que cada verso da música busca enfatizar, detalhar mais bibliografia do grupo, e o seu papel na sociedade, etc...

Sobre as características físicas:
-Capa dura?
-Orelhas?
-Ilustração no decorrer do livro?
-Páginas off White?
-Qualidade das páginas(muito bom)?
-Fontes( Muito bom)?
-Prefácio e posfácio ?
- Coloração nas folhas externas ?

Opinião final: Não alcançou o que esperava, e nem se tornou um livro que me ensinou ou marcou algo, como eu achava. No entanto, vale a pena realizar a leitura e tirar suas conclusões, concepções, principalmente para quem gosta das obras dos Racionais

Giovanna 20/04/2022

Salve?
Não consigo pôr em palavras o quão impactante essa obra é. Posso dizer, como uma pessoa que não tem preferência por livros didáticos/políticos que esse é um dos melhores livros que já li.
A visão sociopolítica de todos os membros do grupo é surreal, isso é claro quando em suas letras possuem temáticas ?atuais? dentro de um álbum de 1997!!!
É maravilhoso que esse livro tenha sido incluso nas obras obrigatórias da Unicamp, porém acho que deveria ser incluso em outros vestibulares, faculdades, escolas? enfim, em todos os lugares, pois é uma leitura essencial para o entendimento da resistência preta no Brasil, narrada por pessoas pretas. Recomendo muito a leitura!!!
Dessa ( @queen_of_literature ) 20/04/2022minha estante
Trabalhei em uma livraria por quase um ano, o que não ia de gente procurar esse livro por causa da escola ou da faculdade não está escrito, toda semana praticamente.

Larissa Evelyn 11/08/2021

Falar sobre os Racionais é difícil pois é um grupo que revolucionou a história do país a história do país, da discografia, da cultura brasileira.

Máximo respeito aos mestres do rap brasileiro, aprender com Racionais e suas letras é uma obrigação diária.

Sempre estiveram a frente do seu tempo, hoje às periferias é em sua grande maioria evangélica, e eles já se compreenderam isso anos atrás, até hoje essas pessoas são esquecidas e são perdidas para o fundamentalismo religioso, quando não se puxa e faz o trabalho de base, nos perdemos.

A obra dos Racionais é um exemplo de trabalho de base para as comunidades, mostrando sua dor e sua realidade e nos fazendo aproximar das suas dores e delícias.

Realmente não são (apenas) artistas, suas letras são armas contra o preconceito, racismo e menosprezo da população negra, encarcerada e pobre

Uma pena o livro ser tão breve e introdutório, confesso que fugi de spoiler do livro até agora, não li resenhas nem comentários e me decepcionei, esperava muito mais tendo em vista a riqueza desse grupo.

No mais, vale muito a pena a leitura.

Gustavo.Martins 12/07/2021

Pra quem é fã
Um texto introdutório perfeito do Acauam Oliveira, depois segue as letras das músicas do grupo Racionais, o leitor pode pular ou aproveitar para ouvir o álbum lendo as letras.

Luana1648 29/05/2023

MAIS QUE SOBREVIVER
As ruas de São Paulo exalam Racionais, as pessoas são Racionais.Por isso foram e são essenciais para a juventude.
Eles em suas canções falam o que sentem, o que vêem.
Para um olho desatento um incentivo ao crime, para um cidadão de periferia e negro, uma perspectiva de futuro de mais que SOBREVIVER.

natsavl 12/01/2023

sobrevivendo ao inferno
achei bem interessante, conta cada detalhe desse álbum incrível que entrou na vida de milhares de pessoas. racionais mc's sempre passam a visão da realidade e isso é algo extremamente importante para refletirmos.

RobsBia 11/05/2023

Então?
Quando eu achei que iria iniciar o livro, ele acabou. Tudo que foi escrito está muito bem embasado e com certeza prende a atenção do leitor. No entanto, você espera muito mais?.
Por ser um tema real, ele poderia ser muito mais explorado. Deixou um gosto de quero mais e terminou com a letra do próprio CD.

Cleber 12/03/2021

A voz e a arte da periferia
Uma obra que sempre nas listas de melhores e mais influentes discos da música brasileira, Sobrevivendo no Inferno trás a voz da periferia para toda sociedade e pode-se dividir o plano musical do país em antes e depois do álbum dos Racionais. Me peguei lendo as letras no ritmo das musica. Para quem gosta de histórias, as letras dos Racionais são um prato cheio, com músicas e histórias para ouvir e refletir. O texto de introdução ajudou bastante para entender o contexto da época em que a obra foi lançada e nos coloca dentro do universo polico e musical do país.

Mariana113 18/12/2022

Achei que haveriam analises, comentários após cada música mas não houve e isso me decepcionou um pouco. Apesar disso, gostei das músicas e da introdução. Vale a pena ver os videos do Chavoso da USP sobre

_5illgabriel_ 15/02/2022

Uma das maiores obras da cultura brasileira
É inegável o quão importante "Sobrevivendo No Inferno" é para a música brasileira, o grande sucesso do álbum marcou o cenário do final dos anos 90 e alavancou o hip hop nacional, a expressão periférica apresentou sua nova vertente. Cada verso compõe uma poesia EXTREMAMENTE carregada de significado e as músicas foram TÃO elaboradas que apresentam um nível de expressionismo muito grande. Essa expressão pura, o retrato fiel e a produção explicam o fato da obra ser clássica e fundamental.

O livro apresenta uma análise muito interessante que deveria ser lida antes caso alguém que nunca tenha escutado o álbum queira ouvir e as fotografias são verdadeiras obras visuais. Acaba que o livro é uma parte dessa obra, que é textual (livro), musical (álbum), visual (fotos) e audiovisual (clipes).

Não tem mais, "Sobrevivendo No Inferno" é uma obra MAGNÍFICA

JAlia 06/07/2021

Uma lição para a vida
Não existem palavras que descrevam a sensação de ler este livro. Fora que, acompanhado das músicas, por sua melodia, a forma que é cuspida na nossa cara, é de arrepiar.
Caio 25/09/2022minha estante
eu amo esse! ??