O Segredo Entre Nós

O Segredo Entre Nós Thrity Umrigar

Resenhas - O Segredo Entre Nós

Beatriz 04/03/2024

Acompanhamos o desenrolar da história de vida de Bihma e sua neta, incrível como a personagem, mesmo sendo idosa, amadureceu e mudou mto seus pensamentos! Amei a amizade dela com Parvati e com as meninas, suas novas patroas, que ajudaram tanto com a Maya e finalmente mostraram que ela pode e deve ser tratada com dignidade! O final deixou um quentinho no coração!

Maria14000 21/01/2024

"Zindagi ek hai suhana/Yahan kal kya ho kisne jaana" ?
"O segredo entre nós" foi uma linda surpresa e presente para mim depois de um longo tempo me programando para ler a continuação de "A distância entre nós"; estava com receio de me decepcionar, pois o primeiro livro me cativou muito e estava colocando uma grande expectativa neste.
E que bom que não me decepcionou! Aqui continuamos acompanhando a difícil jornada de Bhima e sua neta Maya, mas agora com um adicional de sofrimento: Parvati - que mulheres, que guerreiras! Muito bom saber que tiveram suas lutas recompensadas; elas nos ensinam a importância das conexões, da solidariedade, de manter a esperança e os sonhos sempre vivos no coração, pois uma hora o "destino" sorri para nós de maneira grande ou pequena, mas sorri, porque "A vida é uma linda jornada/Quem sabe o que acontecerá amanhã?" (p.291) ?

"Não são as palavras que falamos que nos tornam quem somos. Nem os nossos atos. São os segredos enterrados em nossos corações." (p.235)

Lu 08/12/2023

Muito lindo, bem escrito, mas...
A escritora é de uma sensibilidade incrível para descrever o quotidiano, faz com que você entre na historia por imersão, você não lê, você ouve, vê os personagens e as situações de tão bem escritas e descritas.

As descrições não são cansativas, são feitas de maneira prática, interessante, bem escrita.
Você se sente dentro da índia, conhece a cultura, sente o nojo das pessoas, sente as castas, mergulha na cultura isso é fantástico.

Mas...
é uma história triste, de luta, arrastada e que parece que nada de novo acontece.

haylla.with.an.h 04/12/2023

Foi o melhor livro do ano
Eu sinceramente não tenho palavras o suficiente para descrever o quanto eu amei esse livro e o tanto que ele me tocou. Fazia muito tempo que eu não sentia isso.

Essa história é continuação de "A distância entre nós". Não sei o porquê a autora escreveu um segundo volume e o motivo de ter demorado tanto (cerca de 12 anos).

Mas eu fico muito feliz por essa história existir. Acho que todo mundo deveria ler. É muito importante que a gente tome consciência de realidades diferentes das nossas.

E a autora sabe fazer isso muito bem. A escrita dela é sensível, poética, brutal e imersiva. Ela constrói uma atmosfera muito realista e cria personagens complexos.

Parece que eles existem fora das páginas, como se fossem pessoas reais. E de certa forma são. Porque infelizmente muitos vivem de uma forma parecida com essa.

Não quero entrar em detalhes, mas esse livro é extraordinário e especial. Recomendo que você leia o seu anterior primeiro, a imersão será ainda maior.

Marcia 12/03/2023

Minhas impressões sobre o livro
Índia!! Quão instigante é você!?
Ahh que imersão cultural maravilhosa foi essa viagem a Índia através do livro "A segredo entre nós ". Esse livro foi uma experiência incrível, cheia de aprendizado, de muita emoção e cultura. O livro é  continuação do "A distância entre nós" mas pode ler independente dele, porem ter lido antes a vivência é muito melhor e mais proveitosa.
"Uma história de força, amizade e renovação diante das dificuldades da vida"
Esse livro vai nos contar a história emocionante de 2 mulheres indianas, já senhoras, que vivem sem privilégios, suas lutas e conquistas. No trajeto vamos conhecer muito da cultura, das crenças, comidas e o dia a dia do cidadão comum indiano. Andar pelas ruas de Mumbai, "ver" , "interagir" com alguns moradores e adentrar algumas casas
foi incrível.  Com as duas protagonistas conheceremos outros personagens e suas histórias.
Livro lindo e muito emocionante, daqueles que ao terminar nos sentimos diferentes, cheio de empatia e amizade pelos personagens.  Ja estou com saudades.
Recomendo muito esse livro e se puder acompanhado de uma xícara de chai.
Valeu!!

Douglas 24/01/2023

A beleza da saudade entre nós.
Tem escritores que tem uma escrita única, intrigante e que sempre busca colocar algo novo em cada lançamento.

Esse é um livro que mergulha na alma dos personagens, abre cada porta da dor, humilhação, desespero, fome, falta de dinheiro e da desigualdade social. Também abre portas do riso, da companhia, laços familiares, amizade, solidariedade e da união.

A narrativa é poética porém pé no chão, tem charme e um toque especial, tempero e que destaca em todas as passagens do livro. Não tem nenhuma parte que tiraria, tudo que está escrito é importante e essencial para a trama acontecer.

Conhecer cada personagem é uma viagem confortável, outras vezes sentimos a dor, tristeza como se fosse a sua dor ou de alguém próximo. Muitas vezes a beleza machuca porém leva a novos caminhos de aprendizagem, a novas pessoas e ao crescimento profissional, psicológica e/espiritual.

Cada dia lendo ficava pensando na Parvati e Bhima, sinto que conheci cada um tomando chá com biscoitos. Ri, chorei e não quero esquecer tão cedo essas personagens encantadores e que são únicas. Favoritado.?

Larissa.Giorgetti 15/12/2022

Tá ti tempo esperando essa continuação, e no final ainda quero mais, muito mais
Sei que trihty tem esse jeito único de não dar finais em nenhum de seus livros, porém esse em especial eu esperava que fosse diferente, afinal é seu único livro que é uma continuação de outro
Gostei muito mais dele do que o primeiro, até por que, conhecemos uma nova personagem que ficou minha favorita da autora
Temos aqui sua marca registrada, um tapa de realidade e dureza, juntamente com um cenário tão vivido que parece que estamos na Índia mesmo
Gostei muito de saber como vão os outros personagens, só achei que a essência mesmo de o segredo entre nós, não foi muito elaborada.aqui, poderia ser um livro novo, ou até um spin off
Mesmo assim nota 5 com louvor e ainda gostaria de um terceiro livro

@bibliotecadedramas 10/11/2022

Segundo livro de Thrity Umrigar que leio, esse é uma continuação de “A Distância Entre Nós” que li recentemente e como a primeira história ainda está fresca na minha mente acabei escolhendo ele. Acho que já posso dizer que Thrity Umrigar é a Kristin Hannah indiana porque seus livros são densos, sofridos, belos e com muito, muito drama. Eu adoro.

"(…) Passa a noite sentada de pernas cruzadas no chão, levantando algumas vezes a urna que contém as cinzas, impressionada a cada vez com a incrível leveza do corpo humano. É difícil aceitar que o corpo físico se resuma àquilo. Mas e quanto a raiva de uma pessoa? E a sua voz? Sua risada? Sua arrogância? Sua irreverência? Seu humor, seu ego, sua honra, seu caráter? Essas impressões digitais de uma vida única simplesmente se evaporam e desaparecem com o ultimo suspiro? E, se for assim, de que vale toda a luta, os sofrimentos e os conflitos? Qual a diferença entre uma mulher viver ou não? Se foi amada ou mal-amada, educada ou analfabeta, deseja ou malquista pelos pais, se sofreu mágoas e traições, ou se ainda foi capaz de manter sua humanidade e nobreza? No final, pensa Bhima, não importa. É tudo pó e cinzas. É isso que significa ser humana, ela pensa: grãos de poeira organizados na forma humana – alguns escuros, outros claros, alguns altos, outros baixos, alguns machos, outros fêmeas, E, no final, a mesma rajada de vento desfaz todos eles."

A história de Bhima continua após ser demitida por sua patroa – Serabai depois um grande segredo que caiu como uma bomba em suas vidas e que Serabai recusou-se a revela-lo. Bhima é uma senhora indiana extremamente pobre que luta diariamente para sobreviver na super populosa Mumbai – uma cidade que está em crescimento, mas que tem uma pobreza ainda muito maior. Bhima fará de tudo para garantir que Maya – sua neta, tenha uma vida que ela não teve através dos estudos, e durante essa luta de muito trabalho, muitas perdas ao longo da vida e muita pobreza, ela conhece Parvati (que inclusive é citada no primeiro livro), uma senhora também muito pobre que está todos os dias na feira vendendo suas seis couve-flores e que tem um passado bem triste e comovente.

O que eu amo ler nesses livros de escritores indianos como a Thrity Umrigar é a imersão na cultura dos costumes, comidas e crenças, mas também a dura realidade de milhares de pessoas principalmente em um país como a Índia, aonde as mulheres ainda são tratadas com inferioridade, sobretudo quando são marginalizadas por suas castas. Essa é mais daquelas histórias lindas, comoventes, mas terrivelmente tristes também, tirando as ultimas páginas que me incomodaram um pouquinho porque achei o final, beem no final, um pouquinho forçado, mas isso não tirou de nenhuma forma a grandeza que foi esse livro, eu já quero ler todos os outros de Thrity Umrigar.

site: https://shejulis.com/livro-o-segredo-entre-nos/

Amandaacf88 16/10/2022

Queria conseguir dar mais estrelas. O livro mais perfeito da minha vida. Ficará pra sempre em meu coração. ??

Gabriela - @livrosdegab 27/09/2022

Esse livro é a continuação de “A Distância entre Nós” (lançado em 2006 e que eu li em janeiro de 2018). Descobri ele através de um instagram literário no mês passado e na mesma hora peguei pra mim! Acredito que ele tenha sido lançado depois que acabei o primeiro (o ano também foi 2018) e assim essa informação demorou pra chegar na minha vida kkkkkkkkkk
Como já fazia dois anos e meio que li o primeiro, recorri a algumas resenhas pra refrescar a memória pois lembrava só de alguns fatos principais. Lembro que esse livro me tocou por ser uma história triste e injusta, mas me acrescentou muito por se passar na Índia e incluir diversos costumes, comidas, expressões que eu não tinha conhecimento.
Achei “O Segredo entre Nós” mais emocionante, com personagens mais cativantes, menos sofrido (mas ainda assim bem triste) e com reflexões profundas demais. Relacionamentos, arrependimentos, luta pela sobrevivência, enfrentamento do passado... É um livro que diz muito e de uma forma muito bonita.
Assim como no primeiro, nele podemos perceber que independente de castas, condições sociais, oportunidades da vida, nós, mulheres, carregamos distâncias e segredos em comum apenas pelo fato de sermos mulheres! (e por tudo que vem junto com isso, nessa sociedade tão patriarcal)

Viviane @resenhasdaviviane 10/09/2022

Mais emocionante que o primeiro livro
Esse livro é uma continuação direta do romance "A Distância entre Nós" que eu amei e favoritei no primeiro semestre de 2022, a história é emocionante e eu recomendo muito. Eu estava muito curiosa para saber o que aconteceria com a Bhima, sua neta Maya e seus antigo patrões os Dubash, o primeiro livro teve um encerramento muito triste para todos.

Esse livro começa do ponto onde o anterior parou, como Bhima perdeu o emprego na casa dos Dubash começou a procurar outras casas para limpar e trabalhos extras pra fazer, com a finalidade de conseguir se sustentar e manter Maya na faculdade. Além da Bhima e Maya, a vida trágida da Parvati que apareceu pouquissimo no primeiro livro, apenas para deixar uma característica que a destoaria dos demais, um enorme tumor em seu pescoço que parece uma bola de golf.

Bhima e Parvati fazem uma parceria na feira, com a primeira entrando com os produtos e a segundo alugando o melhor ponto da feira e ainda vendendo seus seis couve-flores velhos para os mesmos clientes de sempre. A amizade entre as duas cresce no decorrer da história, assim como a amizade de Maya e as novas empregadoras da avó são apresentadas com uma riqueza de detalhes e emoções.

Esse livro conseguiu ser ainda mais emocionante do que o primeiro, apresentando todas as realidades de Bombain e as diferentes caracteristicas do seu povo, nem todos são bons ou ruins, são pessoas centradas em costumes antigos que não conseguem mais separar das suas vidas. A escrita da autora continua muito fluída e envolvente, consigui me importar com a vida de cada personagem coadjuvante ou protagonistas, todos são escritas com uma personalidade cativante e como os capítulos são curtos a leitura fica ainda mais fácil.
Sander.Garcia 10/09/2022minha estante
Ah.. até que enfim, encontrei alguém que tenha lido Thirty Umrigar ???

Sander.Garcia 10/09/2022minha estante
Além desses eu já li "O filho de todos" (achei bom, mas nem tanto) e "A hora da história"(que achei maravilhoso) e vc? Quais dela já leu?

Viviane @resenhasdaviviane 10/09/2022minha estante
Que legal! Eu só li dois da autora "A distância entre nós" e " O segredo entre nós". Vou procurar esses que você falou.

Sander.Garcia 10/09/2022minha estante
Eu pretendo ler mais dela..

Ana Caturelli 10/08/2022

Um história humana e comovente
O livro é a continuação do livro A distância entre nós.
A protagonista Bhima luta para conseguir um novo trabalho, ela acaba se descobrindo em outra função, além de empregada de família.
Com seu esforço ela vai conseguir uma vida mais digna, porém com muitos percalços e muitos reencontros.

karol 12/07/2022

favorito do ano
terminei essa leitura de madrugada e desde então tava processando essa história. é até difícil descrever em palavras, mesmo que eu tivesse acesso a todas que existem no mundo, o que senti ao acompanhar as trajetórias de tantas mulheres maravilhosas, tanto nesse como no primeiro volume da duologia (a distância entre nós).

o que essa autora faz é magnífico, para dizer o mínimo. a forma como ela consegue captar a atenção do leitor, construir personagens cativantes e dar uma aula sobre os hábitos e costumes indianos é fenomenal.

eu nunca tinha lido nada escrito por alguém da índia ou/e que se passasse por lá, logo foi uma grata surpresa! tô muito curiosa por outras obras da Thrity e arrisco dizer que aceitaria mais um livro sobre essas personagens ?.

no primeiro volume, conhecemos Bhima e sua
família (Amit, Pooja, Gopal e Maya), bem como a favela em que vive, e o contraste entre ela e
sua patroa Serabai com sua família (Feroz, seus sogros, Dinaz e Viraf). no segundo, somos introduzidos a novas pessoas: Chitra e Sunitabai, um casal de lésbicas, e Parvati, uma senhora desbocada, solitária e miserável. o que todas essas pessoas tem em comum, sobretudo as mulheres? os traumas que carregam.

cada uma delas contraria a ideia de que as
mulheres são o sexo frágil. como podemos ser frágeis se o tempo inteiro somos obrigadas a
carregar nossos próprios fardos e os de terceiros? se temos que ser boas esposas, boas mães e boas empregadas? se algo dá errado e levamos a culpa por tudo?

se não obedecemos ao ideário de mulheres
submissas e obedientes, somos descartáveis. de alguma forma, todas elas foram descartadas, invisibilizadas e violentadas. são mulheres reais, como eu, sua mãe ou uma amiga sua!

se chegou até aqui e se interessou um pouquinho, dê uma chance a essa leitura. você vai chorar e sorrir, ter raiva e suspirar de amor. amei demais ?