As coisas

As coisas Tobias Carvalho

Resenhas - As Coisas

1 | 2 | 3 | 4

Allani Sousa 03/12/2022

a coisa e seus significados
Como não costumo ler resenhas dos livros peguei este livro ao acaso pois pensei que fosse de poesia e contos, mas é mais de contos e mais interessante do que pensei.

Com ele descobri que as relações são diferentes e não só por sexualidade, mas por uma série de fatores de envolvimento e intimidade.

Meio que não é meu local de fala então não quero falar coisas sem sentido, mas foi muito legal saber mais deste universo sem tantos mistérios e romantização, a verdade nua e crua e como ela é trágica, difícil e em alguns momentos pode ser bela quando se tem coragem.

Gostei dos cenários apresentados, onde alguns causam uma sensação de conforto, a escrita dos contos é bem envolvente, uma leitura bem legal onde acho que traz muita reflexão e identificação para muitos.

christian-rossi 29/09/2022

NADA ACIMA DELE! obrigado, tobias carvalho por ABSOLUTAMENTE tudo! esse é um dos melhores livros de contos que eu já li na minha vida. narra o cotidiano de forma tão seca, mas tão profunda. é tão bom pra pensar diversos aspectos das vivências homossexuais. é bom do início ao fim! obrigado, tobias carvalho!!

Caroline Vital 30/08/2022

Leitura boa, mas nem tanto
Há alguns (poucos) contos extremamente bons. Mas o livro é feito de contos muito muito muito curtos, não aprofunda muito.

Talvez seja intencional, já que a maioria fala sobre relações fugazes.

Dennys 27/04/2022

Em As coisas cada conto relata uma história do cotidiano de um jovem homossexual, desde as descobertas, ao sexo, ao amor, desamor, aceitação, a solidão e o preconceito. Tudo narrado de uma forma muito íntima, direta, é um retrato sincero, amargo, mas também sensível que somente quem já viveu na pele pode escrever com tanta propriedade.

Tobias Carvalho é um autor que tem uma escrita simples e fluída, uma praticidade muito conveniente com a trama proposta. Com certeza é um autor que guardarei o nome e pretendo conhecer mais de suas obras.

Daniel.Malaquias 15/03/2022

As coisas que são ditas
Descobri esse livro através de uma indicação de leitura pela revista Palavra, do Sesc. E ainda bem que o descobri pois foi uma das minhas melhores leituras de 2022, não só pelo fato das histórias em torno dos gays e de seus relacionamentos, afetos, família e vivências mas porque os contos são tão humanos, íntimos, de uma sinceridade que parece que o autor nos conta as histórias numa mesa de bar, ao som de Depeche Mode, bebendo umas e outras. As Coisas de Tobias Carvalho é um desses livros que te fazem bem, incomoda às vezes, todavia tudo que é bom também incomoda, nos faz refletir, nos dá prazer e ódio, sensações que alguns episódios despertam, ao menos despertou em mim. Indico por demais e vale lembrar que o autor foi o vencedor do prêmio Sesc de Literatura 2018.
Daniel 23/03/2022minha estante
Faço suas palavras as minhas

Daniel.Malaquias 25/03/2022minha estante
E por sinal é uma ótima leitura.

Douglas 14/03/2022

Quando estou começando a gostar de um conto ele acaba sem sentido, sem nenhuma reflexão ou algo que chame a atenção e esse livro é assim. Gostei apenas do primeiro e segundo conto, outros apareciam até interessantes porém se perderam no caminho.

O escritor sabe contar uma boa história, tem potencial e como é o primeiro livro dele vou esperar outros livros para ver se amadureceu.

Cristian Monteiro 02/03/2022

Excelentes contos
O autor costura de uma forma muito simples, potente e bonita as pequenas e grandes dores do cotidiano, sem floreios, sem exageros, apenas as vivências do dia a dia, com todas as frustrações, as dores, os gozos, as relações intensas e as relações banais, os percalços comuns de qualquer pessoa, potencializada pela carga de se aceitar (ou não) o que se é.

jessyca59 15/01/2022

Eu não sou uma grande apreciadora de livros de contos. Acho breve demais e rapido demais, raramente me envolvo 100% na leitura de um conto. Mas esse foi diferente, o autor fala sobre coisas mundanas, simples, que acontecem frequentemente, mas a sensibilidade com que ele trata cada assunto é impressionante e prende a atenção de uma maneira quase instantânea.

Acho que em nenhum momento eu fechei o livro sem pensar "meu deus eu quero ler mais palavras escritas por ele".

O livro é impecável e cada conto (até os que eu menos gostei) traz uma sensação muito forte que te prende desde a primeira palavra.

Renan 11/09/2021

Eu amei como os contos são muito reais. Parece que é um amigo meu me contando uma história dele. O autor consegue variar a forma de escrita e narrativa em cada conto. Achei genial.

éllen 04/05/2021

?se a literatura pode oferecer empatia, ela já faz muito.?
com uma escrita simples e acontecimentos do cotidiano (ou nem tanto), é um livro sentimental e muito bonito. li rapidinho. apesar de não me "encaixar" no tema central do livro, tenho a noção da importância e da relevância dessa obra.
é uma leitura positiva pra qualquer um; além de ter uma experiência incrível com as histórias bem escritas e elaboradas, ter contato com algo pouco comum na literatura: a naturalização de relações homossexuais junto com a apreciação das suas particularidades.

?Se a literatura pode oferecer empatia, ela já faz muito.? ? Tobias Carvalho.

Lucas.Romano 03/01/2021

Gostoso de ler, as historias fluem bem, algumas passam rápido por não ter muito aprofundamento, outras que geram alguns questionamentos, algumas que deixam a imaginação fluir, mas a maioria são mais rasas, me identifiquei em dois contos. No geral é uma leitura gostosa.

Rony 02/01/2021

Mata virgem da literatura brasileira contemporânea
“Falta isso, né? Histórias para falar dessas relações que existem. (...) Só tão mostrando as historinhas em que o pessoal casa e vive feliz para sempre.”

E é justamente essa falta que torna este livro ainda mais significativo. É um golpe de ar fresco. É de uma sinceridade que impulsiona e alivia. Nestes contos eu me enxerguei e enxerguei alguns dos meus amigos, mas acima de tudo eu enxerguei verdade. Sobre comportamentos, sobre desejos, sobre dores.

Tobias Carvalho traça um mapa afetivo - ao meu conhecimento - inédito na literatura. Tal como o traçado da capa é algo que existe, mas não se consegue nomear, o autor percorre o caminho de um conto a outro, de um acontecimento a outro, de forma misteriosa, repetindo nomes ou objetos, fazendo pontes entre situações e significados. É uma linha tênue entre realidade e ficção, entre continuidade e independência, que ele caminha magistralmente, costurando uma imagem ampla e diversa da vida de jovens gays em grandes metrópoles brasileiras.

E eu entendo que talvez o livro não alcance a todo mundo tão facilmente. Entendo que algumas pessoas precisem de uma distinção mais clara entre o limite de um conto e o seguinte. Entendo que algumas pessoas precisem de mais acontecimento em cada um para sentirem que ele é válido por si só.
Mas esse livro me acertou em cheio. Nas coisas singelas que precisam ser escritas, lidas, refletidas. Nessas vivências que nos unem e nos deixam tão coisados.
Pra nós, às vezes, a distinção também não é clara.
Pra nós, às vezes, cada pequena coisa significa um mundo.

Luísa 08/12/2020

Bah, Tobias!
Essa leitura foi o meu primeiro contato com a literatura LGBTQIA+ brasileira (e gaúcha) e só posso dizer que amei. Por serem carregadas de sinceridade e autenticidade, as palavras de Tobias me conquistaram logo no início. Eu li o livro inteiro em uma sentada só e ainda fiquei com aquele gostinho de "quero mais" ao final de cada conto.

As histórias de Tobias abriram a minha mente para uma realidade que eu desconhecia e me fizeram pensar muito sobre diversos aspectos. Não tenho dúvidas de que alguns dos contos repercutirão nos meus pensamentos por um bom tempo.

"As coisas" não me parece uma experiência que você vive e esquece.

vasilisamorozko 03/11/2020

Achei Meio Qualquer Coisa
"Vi tudo em seu devido lugar. Vi a morte de perto, e ela era muito mais bonita do que eu imaginava. Era transparente, cristalina."

#6 - Um pouco decepcionada não é suficiente pra me descrever sendo bem real. Não que esse livro seja ruim ou coisa do tipo, eu só esperava mais, e sendo sincera não sei o que dizer nesta resenha porque claramente, não é um livro que eu indicaria mas também não colocaria na lista pior coisa que li na vida. Talvez se eu tivesse sentindo tocada de alguma forma teria sido uma experiência melhor, mas enfim.

mauriloamml 01/11/2020

O título meio que sinaliza que o conteúdo do livro será disperso, sem uma definição. Não existe uma temática (a não ser a descrição de encontros casuais), parece uma coletânea de contos eróticos. Vagamente há uma sensação de vazio e superficialidade do submundo de encontros de aplicativos.

1 | 2 | 3 | 4