Hygge

Hygge Meik Wiking

Resenhas -

Jennifer 14/04/2024

Um conceito super possível para o Brasil
Quem ler este livro é falar que não é um conceito possível morando no Brasil eu sinto muito, essa pessoa não saiu da página 5.

Se você gosta de trabalhar a iluminação da sua casa para deixa-lá mais aconchegante, gosta de velas, bebidas quentes, vinho, se reunir com amigos, cozinhar junto com alguém, barulho de chuva, piquenique, ler? esse livro é pra você! E advinha: da pra fazer tudo isso no Brasil, sem precisar ir pra Dinamarca.

Eu sempre pratiquei Hygge sem saber. Sempre vi na iluminação, velas e bebidas quentes algo aconchegante. Sempre pratiquei o tal do Hygge inconscientemente e a primeira vez que ouvi esse termo foi com este livro. Ou seja, é uma prática bem possível né?

Hygge não tem tradução, mas podemos entender tudo aquilo que nos traz conforto, aconchego, aquela felicidade em detalhes que dinheiro não compra. O livro dá inúmeras dicas possíveis para praticar independente do local onde você mora, inclusive tem um capítulo só falando das práticas de Hygge no verão e no Brasil.

Vi algumas resenhas aqui no Skoob falando que não tem como aplicar no verão de 40° (mesmo tendo um cap falando sobre, mas ok) acredito que essas mesmas pessoas devem ter lido 3 páginas falando de neve e se limitou a isso.

Nicole Gonsales 10/04/2024

Hygge
Nunca mais esquecerei dessa palavra e de todo o significado dela. Após essa leitura só tenho certeza de que preciso conhecer a Dinamarca.
Gostei bastante, livro leve e rápido.

Anny277 04/04/2024

Eu gostei do livro e o que ele quer passar, apessar de ter visto comentários falando sobre a inviabilidade dele no Brasil, eu entendo que o livro não é um manual para que todas as culturas de adaptem a cultura dinamarquesa de hygge, mas sim um incentivo para que as pessoas, dentro das suas realidades, consigam criar seu próprio hygge, usando dos principios base que ele apresenta no livro:
- iluminação aconchegante
- se reunir com familiares e amigos
- preparar refeições
- comer em algum restaurante/ café/ padaria que vc se sinta bem, se sinta em casa, acolhido.
- encontros semanais com pessoas queridas.
- fazer atividades que te fazem bem
- saber dar valor ao que vc tem, ao que vc conquistou, mesmo que não seja grande, etc...
Não dei nota máxima porque em muitas partes ele é repetitivo, isso cansa um pouco, Mas acredito que seja um livro que merece um releitura anual, até porque da pra ler bem rapidinho.

am.dressa 28/03/2024

Mixuruca
Pra quem gosta de conhecer novas culturas, costumes etc, eh legalzin, porém nao sai de legalzin. propoe algumas mudanças para viver essa vida hygge mas algumas. coisas nao são muito aplicáveis no brasil hahaha sem contar que algumas coisas fogem da realidade da maioria dos brasileiros pobres.

LuAraujo 18/03/2024

Bem interessante
Através de exemplos práticos, dicas e sugestões, o autor nos convida a desacelerar, apreciar os momentos simples da vida e cultivar conexões significativas com os outros. Ele destaca a importância de criar um ambiente acolhedor e reconfortante em casa, de desfrutar de refeições compartilhadas em boa companhia e de valorizar as pequenas coisas que trazem alegria e contentamento.

Carlos398 14/03/2024

Já teve seu momento "hygge" hoje?
Ler esse livro foi um momento muito "hygge" haha. Mas o que significa "hygge"? Dando um spoiler, é uma palavra dinamarquesa difícil de ser traduzida, mas expressa a sensação de aconchego/bem-estar. Vou dar alguns exemplos do que é "hygge":
- Ler um bom livro numa tarde chuvosa, no seu sofá mais confortável, com uma xícara de café bem quentinho do lado.
- tomar um banho quente depois de um dia cansativo.
- observar o céu estrelado, com o crepitar de uma fogueira a sua frente, enquanto conversa com as pessoas que ama.

Várias outras coisas também podem ser "hygge", como comer um bolo bem gostoso, abraçar uma pessoa querida, fazer carinho em um doguinho.

Esse livro nos fala um pouco disso, de como podemos usar esse conceito para tornar nossas vidas um pouco mais agradáveis. Para isso, o autor nos conta um pouco da história, dos hábitos e da cultura do povo dinamarquês.

No geral, acho que todos nós sabemos o que é "hygge", mas ter uma palavra para essa sensação pode nos ajudar a lembrar um pouquinho mais de provocar intencionalmente esses momentos. Enfim, é uma leitura bem agradável!

Lety Tate 13/03/2024

O que é o "ruga"?
Pra começar, Hygge se lê "ruga" hahahaha me senti uma boba quando, logo no início, o autor explica isso.
O livro é lindo, de altíssima qualidade e traz informações que algumas pessoas podem julgar bobo, mas eu achei extremamente interessante. Identifiquei diversos fatores hyggelight que ué já praticava. Porém, aí vem a questão, com qual frequência? Vivo reclamando de estresse, que não dá para fazer nada, mas dá. E esse livro me mostrou isso. Cinco minutos é o suficiente pra mim. Curto momentos com pessoas e momentos sozinha. Todo dia dá para acender minha vela de lavanda que eu amo, ler umas poucas páginas de um livro, fazer carinho nos meus gatos ou só apreciar o céu. Pequenos momentos de paz no dia-a-dia.
Achei muito agregador o livro e, ontem, quando eu o finalizei já sentei para começar o meu caderninho de gratidão.

Biað´ï¸ 18/02/2024

AMEI AMEI AMEI MTO
Aprendi mto sobre amor e estilo de vida com esse livro.
Li ele com a minha mãe, e foi um momento hygge enquanto a gnt lia.
A escrita dele é mto boa, leve, direta e simples, ele dá um quentinho no coração e agr quero ir visitar a dinamarca kakakskka
Recomendo mto pra todo mundo seja lá qm seja, msm vc N gostando na Dinamarca e essas coisas, o livro fala sobre a beleza das coisas simples e confortáveis (com dados estatísticos lindamente ilustrados)
As ilustrações são lindas, só achei as fotografias meio nhe, acho q elas podiam representar melhor o Hygge

Carla.Parreira 18/01/2024

Wiking, Meik Hygge: o segredo dinamarquês para viver bem (Meik Wiking). Melhores trechos: "...Não importa se estamos sentados à beira de um rio, numa praia bonita ou mesmo no quintal de casa ou num parque próximo: estar cercado pela natureza ajuda a baixar a guarda e acrescenta certa simplicidade. Quando estamos imersos na natureza, não somos dominados por aparelhos eletrônicos divertidos nem ficamos fazendo malabarismos com uma série de opções. Não há luxo nem extravagância, apenas boa companhia e boas conversas. Os elementos simples, vagarosos e rústicos são o caminho mais rápido para se chegar ao hygge... Chalés nos obrigam a viver de forma mais simples e mais devagar. Eles nos obrigam a sair, a nos reunir, a aproveitar o momento presente... Um dos principais problemas da vida adulta é que nos tornamos focados demais nos resultados de uma atividade. Trabalhamos para ganhar dinheiro. Vamos à academia para perder peso. Interagimos com pessoas para fazer networking e crescer na carreira. O que aconteceu com fazer as coisas só porque são divertidas?... Cuidar dos seus tomates enquanto bate papo e bebe café com os colegas de horta é tanto hyggelig quanto meditativo... Quando analisaram os resultados, os pesquisadores do estudo descobriram que os participantes que abandonaram o carro ou o ônibus ao longo dos anos e passaram a se deslocar de bicicleta ou a andar a pé se tornaram mais felizes depois disso..."

Mayara 10/01/2024

Leitura muito proveitosa
Para quem gosta de fazer estudar outras culturas ou tem interesse em home decor tbm, é uma ótima leitura.

Rudibirck 03/01/2024

Viva com felicidade e prazer
A questão aqui, é vivermos cada dia, cada momento, com felicidade. Sentir cheiros, sons, superfícies nos fazem mais felizes, sem dúvida.

Siliane.Ferrari 21/12/2022

Gostei muito
O livro estava em minha lista fazia um bom tempo. Gosto muito das tradições dos países Nórdicos. Nesse livro, o autor explica sobre a importância de aproveitar o momento, ter um tempo para você e como aproveitar cada coisa. Super indico a leitura.

VinAcius49 13/08/2022

É possível mudar?
Bom, o livro te apresenta de maneira muito bem contextualizada que sim, é possível mudar. Desde que estejamos dispostos a viver o processo que muitas vezes não é nem um pouco confortável.
Poucas vezes refleti sobre a influência que nossos ambientes podem exercer sobre nós. Numa linguagem simples me senti em vários capítulos convidado a refletir sobre meu contexto, ambiente e principalmente minhas reações. Confesso que ainda estou elaborando algumas das reflexões.
Espero levar comigo a ideia de ter uma mentalidade fixa para as coisas não é muito funcional. E quero cultivar mais a ideia de expressar minha gratidão com as pessoas que convivem comigo. Porque às vezes vou vivendo no automático e esqueço de dizer: ei, te amo e sou grato por ter você na minha jornada.
Por fim, recomendo a leitura e não vou me alongar para não transformar a resenha num desabafo ou extensão do meu diário.
Rafaela1549 30/09/2023minha estante
Olá gostaria de saber onde posso encontrar esse livro por favor!