O deserto dos tártaros

O deserto dos tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Angela594 18/05/2023

Angústia
A boa literatura causa efeitos físicos...o autor consegue envolver o leitor numa jornada angustiante, onde a passagem da vida, do tempo, dos propósitos vai se sucedendo, sem conseguir atingir um objetivo que pareça ter importância. Aos poucos o desespero vai se instalando, esperando em dolorosa agonia, que o protagonista Drogo tome as rédeas de seu destino...um livro triste sobre a efemeridade e a solidão humanas.

Jeep_ 18/06/2023

Aos poucos a fé se enfraquecia. Diffcil é acreditar numa coisa quando se está sozinho e não se pode falar com ninguém. Justamente naquela época Drogo deu-seconta de que os homens, ainda que possam se querer
bem, permanecem sempre distantes; que se alguém sofre, a dor é totalmente sua, ninguém mais pode tomar para si uma mínima parte dela; que se alguém sofre,
os outros não vão sofrer por isso, ainda que o amor seja grande, e é isso que causa a solidão da vida.

André Aquino 29/02/2024

Ninguém restitui os anos.
Apesar de curto, foi uma leitura duradora para mim, o desenvolvimento do livro me cansou diversas vezes, mas o ato final compensou toda a experiência.
O tema central e a ambientação se desenvolvem a partir das expectativas sobre guerras, mas aqui a verdadeira guerra é contra o tempo. Este implacável companheiro do homem.

Isaure0 17/03/2024

Não é uma leitura simples, mas é uma leitura reflexiva. A história do protagonista nos faz refletir sobre como lidamos com nosso tempo e o que esperamos do nosso futuro. Por vezes me senti angustiada com a inércia da personagem principal, mas também vi a mim e a muitos conhecidos retratados nesse lugar. Vale a pena.